Swan Neck Regulator

  • 11 Respostas
  • 3935 Visualizações
*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Swan Neck Regulator
« Online: 11 Maio 2012 às 12:42:51 »
Pessoal,

O ajuste de marcha pelo regulador na ponte do balanço atura na espiral, aumentando ou diminuindio a sua amplitude, estou certo?

Isso até parace simples num regulador (pitaâo, índice, esse troço tem vários nomes, não é?).

Mas como funciona, como atua um sistema tipo Swan Neck duplo, como esse do cal 90 da Galshutte? (a imagem foi copiada da net - http://www.watchtalkforums.info/forums/official-glashuette-original-forum/44113.htm.

Abraços.

Átalo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #1 Online: 11 Maio 2012 às 13:17:08 »
Atalo, o regulador não muda a amplitude do balanço, mas sim o comprimento útil da espiral, encurtando ou alongando esse comprimento e assim mudando a frequência de oscilação do balanço, e logo, a marcha.

O regulador é montado por interferência, ou seja, por pressão, e ele tem uma certa resistência para mover para um lado ou para o outro. Porém, qualquer regulador é muito sensível. O pescoço de cisne nada mais é que uma mola presa ao regulador e que permite um ajuste bem fino por meio do parafuso. Ou seja, sem esse recurso, você fica empurrando o regulador para lá e para cá até achar a regulagem certa e é normal você passar do ponto. Com o pescoço de cisne, você apenas gira o parafuso e o regulador se moverá gentilmente de maneira microscópica, permitindo um ajuste mais fácil e mais rápido, além de mais seguro.

Esse Glashutte apenas possui um pescoço de cisne para regulagem do porta-pitão também, permitindo um ajuste mais fino e mais preciso da abertura do escapamento. Só isso.

A tempo: não confundir isso com a espiral dupla de Straumann, usada nos Moser:


fonte: site da H. Moser & Cie.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 11 Maio 2012 às 13:21:02 por Adriano »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #2 Online: 12 Maio 2012 às 18:19:10 »
Caro Átalo, gostei do tema abordado, e muito boa a resposta do caro Adriano, agora deu para entender o funcionamento de como regular um balanço como estes !! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #3 Online: 12 Maio 2012 às 18:37:41 »
Amigo Adriano...
E essa "espiral dupla de Straumann"? ? ?
Essa criação tem que objetivo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #4 Online: 12 Maio 2012 às 18:55:59 »
Caro Paulo Sergio, sei que não foi direcionado a mim essa questão, mais dê uma olhadinha neste link...

http://www.worldtempus.com/en/brands/partner-brands/hmoser-cie/supplementary-information/technical-innovations/straumann-double-hairspring-escapement/

Bacana a sua abordagem também, caro Paulo Sergio.

Creio que dá para ir adiantando a resposta esperada do caro Adriano!!


Abraços,
Cigano!

Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #5 Online: 12 Maio 2012 às 19:13:19 »
Obrigado pela resposta amigo Cigano!
Por vezes, pergunto sobre um assunto postado de forma "direta" a quem postou, com o intento de ter uma resposta, digamos, "pessoal" sobre o assunto, entendeu amigo?!?!?!  ;) ;) ;)
A leitura "simples" do que na rede mundial encontramos tira, por assim dizer, a opinião pessoal, que vem aliada ao conhecimento, como muitos, neste Fórum, colocam em suas respostas!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
« Última modificação: 12 Maio 2012 às 19:15:17 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #6 Online: 12 Maio 2012 às 19:20:47 »
Obrigado pela resposta amigo Cigano!
Por vezes, pergunto sobre um assunto postado de forma "direta" a quem postou, com o intento de ter uma resposta, digamos, "pessoal" sobre o assunto, entendeu amigo?!?!?!  ;) ;) ;)
A leitura "simples" do que na rede mundial encontramos tira, por assim dizer, a opinião pessoal, que vem aliada ao conhecimento, como muitos, neste Fórum, colocam em suas respostas!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Sim caro Paulo Sergio, entendo, e nada melhor que a resposta do caro Adriano, que é um profissional na área !!
Lembrando que foi apenas uma prévia á resposta do amigo Adriano!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #7 Online: 15 Maio 2012 às 09:49:33 »
Obrigado Adriano,
Eu estava confundindo mesmo as coisas, usei o termo amplitude pensando na interferência que a alteração do comprimento útil da espiral teria na oscilação do balanço e acabei me enrolando com os conceitos.
Valeu.
Átalo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #8 Online: 15 Maio 2012 às 10:11:22 »
Resumidamente, a espiral dupla de Straumann tem algumas vantagens, como por exemplo compensar os erros da outra espiral. Mas o que acho mais importante ainda é o fato de manter o centro de gravidade sempre no eixo do balanço, sem deslocá-lo lateramente durante a contração e expansão, e principalmente sem pressionar o eixo do balanço para o lado, coisa que fatalmente acontece com qualquer espiral mesmo as de Breguet.

Porém, isso não é uma solução prática. É bonita, mas não prática pois só um relógio de alto nível pode usar isso, pois as duas espirais têm que estar perfeitamente ajustadas, senão, traz mais problema do que se usasse uma só. Não é uma solução para produção em massa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #9 Online: 15 Maio 2012 às 16:33:33 »
Estava passeando pelo google eu achei essa foto, eu juro que nunca tinha visto nada igual!!


Balance Cock and Patent Micrometric Regulator; also Balance Wheel and Hair Spring, Showing Patent Hair Spring Stud.
[Fonte: chest of books]

Pela imagem, o sistema usado, é do tempo dos Flintstones!! ;D ;D

Eu apenas achei bacana a foto!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #10 Online: 15 Maio 2012 às 17:36:29 »
Mas nessa foto não vejo dupla espiral, mas apenas uma, com overcoil. O sistema de micro-ajuste me lembra os da Zenith antigos.


Flávio

Re: Swan Neck Regulator
« Resposta #11 Online: 15 Maio 2012 às 19:18:59 »
Obrigado Adriano!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio