Seamaster 300m: Co-Axial ou não?

  • 14 Respostas
  • 4193 Visualizações
*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Online: 15 Maio 2012 às 12:51:22 »
Pessoal,

Tentei procurar antes na "pesquisa" para não incomodá-los com alguma coisa que já pode ter sido discutida por aqui, mas não encontrei nada. Gostaria de saber quais as diferenças entre o Seamaster 300m vendido até 2011 (foi isso mesmo?) e o novo Co-Axial. O movimento novo é muito diferente?

Pergunto porque é possível conseguir bons preços num modelo anterior novo (pelo menos 30% mais barato do que o Co-Axial) e eu queria entender essa diferença... Lá fora já não se encontra mais, mas aqui ainda existe em algumas lojas e talvez estejam "queimando". Vale aproveitar? Sabem me dizer quanto custava um Seamaster 300m novo pré movimento 2500?

Pois é... Uma semana depois do roubo do meu Daytona já comecei a andarilhar por aí procurando coisas interessantes (usados), mas acabei botando um Seamaster no pulso e balancei! Não sei se é porque estava habituado ao Daytona, mas achei o Moon muito leve, o Sea "vestiu" melhor pra mim (além do Moon custar praticamente o dobro e não ter data, que faz falta no uso diário...).
 
Obrigado!

LF

*

vinniearques

Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #1 Online: 15 Maio 2012 às 12:59:42 »
Olha a diferença está no escapamento o Co-axilal é mais moderno e melhor do que o antigo, pois atenua o atrito e  o desgaste de algumas peças e assim o movimento apresenta menos manutenção e maior precisão do relógio!

alem de ser construído pela Omega mesmo, o que dá o glamour de "In-House" para o escapamento!


Quanto ao resto do movimento não sei as diferenças ou se elas de fato existem!


*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #2 Online: 15 Maio 2012 às 13:16:16 »
Pois é... Eu dei uma olhada em um Forum gringo ontem de noite (mas já estava cansado do dia de labuta...) e alguém disse que isso não ajudava muito, porque reduzia o desgaste e necessidade de manutenção só em alguns mecanismos, então, as revisões continuariam sendo necessárias na mesma periodicidade anterior por conta dos outros componentes do movimento...

Agora você me levantou outra curiosidade! O movimento anterior era ETA ou próprio da Omega? (apesar de ser tudo Swatch hoje em dia...rs)

Abs!

LF

*

vinniearques

Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #3 Online: 15 Maio 2012 às 13:20:09 »
o 2500 é base Eta sem sombra de duvidas, com modificações mais Base ETA!

o 8500 é Omega In-House ou baseado num Piguet, isso não sei dizer, mais quanto ao 2500 é ETA

*

vinniearques

Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #4 Online: 15 Maio 2012 às 13:23:03 »
e sobre a manutenção não sei dizer, mais que a precisão do novo escapamento é melhor isso é comprovado!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #5 Online: 15 Maio 2012 às 14:03:52 »
O Coaxial 2500 (tenho um Planet Ocean) é baseado no 2892 da ETA, mas com tantas modificações que é irreconhecível. O 8500 é um projeto novo, com duplo tambor de corda, acabamento singular no mercado (aquelas faixas concêntricas ao invés das Geneva Bars são muito legais), mais reserva de marcha...Enfim...É um melhor movimento, não se pode negar.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #6 Online: 15 Maio 2012 às 14:44:38 »
O calibre 8500 não entra nessa questão pois não equipa os 300m. Diga-se de passagem, o 8500 não tem nada a ver com a F. Piguet.

Então, respondendo objetivamente à questão, os 300m antigos usavam o calibre 1120, baseado no ETA 2892 com algumas modificações. Quando passou a ser co-axial, passou a usar o calibre 2500 que é um 1120 com escape co-axial e balanço free-sprung. A tendência é de que o 2500 te ofereça um desempenho melhor, ou pelo menos um desempenho mais estável e mais fiel ao feito na fábrica, pelo conjunto do co-axial com balanço free-sprung. E ele não extende o período entre revisões; apenas mantém melhor o desempenho entre as revisões. De todo modo o desempenho teorico de ambos é o mesmo, ambos são cronômetros.

Mas honestamente, eu não deixaria de aproveitar uma boa promoção no modelo antigo por causa disso.

Abraços!

Adriano

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #7 Online: 15 Maio 2012 às 15:29:48 »
Muito obrigado pelas respostas! Vocês têm idéia de qual é a diferença de preço entre eles? Pelo que apurei, nos USA o novo custa U$3.000,00, mas não consegui descobrir quanto custava o antigo... Assim, me parece que o que tenho é um bom preço (por volta de R$5.800,00, novo, na caixa, importação oficial), mas estou meio sem elementos pra apurar se tá legal mesmo!

Obrigado novamente!

Abs.,

LF

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #8 Online: 15 Maio 2012 às 15:45:11 »

Mas honestamente, eu não deixaria de aproveitar uma boa promoção no modelo antigo por causa disso.

Abraços!

Adriano

É nisso que estou pensando, sua resposta me ajudou bastante Adriano, obrigado! Isso porque eu tava procurando uma máquina mais em conta para o dia-a-dia depois que me tomaram o Daytona... Não sei se vou ter coragem de bater o martelo, mas com ele no pulso fiquei doidinho, ainda mais porque nunca tive Omega!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #9 Online: 15 Maio 2012 às 16:06:48 »
Primeiramente caro LF, seja muito bem vindo, e sinto muito pelo ocorrido com seu Daytona, e espero que faça um bom negócio na escolha do seu Omega!! ;)



Specifications
Caliber:   8500
Base Movement:   Manufacture Movement
Power Reserve:   60 Hours
Jewels:   39 Jewels
Description:   Co-Axial Escapement, Free sprung balance - 2 barrels mounted in series. In-House Manufacture Movement.
[Fonte: www.omegarolex.com]

Vídeo fantástico do 8500, eu acho muito bacana esse projeto!!
http://www.youtube.com/watch?v=Kp5oby6nzxA&feature=related

Two questions  ??? ;D
A diferença para o 8501, seria pelo fato do rotor e ponte do balanço ser em ouro 18k ?
Qual foi o 1º movimento Co-Axial, foi o 3201 ?




Specifications
Caliber:   2500
Base Movement:   ETA 2892-A2
Power Reserve:   44-48 Hours
Jewels:   27 Jewels
Description:   Date - The movement comes in 3 Variants: 2500A, 2500B, and 2500C.
[Fonte: www.omegarolex.com]


Não achei um vídeo bacana do 2500.
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #10 Online: 15 Maio 2012 às 16:38:47 »
Sim, a diferença do 8501 está nas peças de ouro. Vale lembrar ainda que as versões "B" dos 8500 e 8501 possuem também espiral de silício.

O primeiro movimento com co-axial foi o 2500, equipando um De Ville. E a tabela que o Cigano postou está desatualizada: o 2500 já existe na versão "D", com roda de escape de 3 níveis fabricada pelo processo LIGA. Já há mais de um ano, inclusive.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #11 Online: 15 Maio 2012 às 16:49:24 »
Caro Adriano, obrigado pela atenção e informação.  ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #12 Online: 15 Maio 2012 às 18:45:03 »
 Eu tenho esse aqui ainda na garantia:





 Que deu trabalho para regular e hoje faz + 2,5 seg/dia, podendo melhorar...

 O mais antigo é esse:



 Tem boa precisão e fez 2 revisões trocando peças e não baratas! :-[

 Acho que não há grandes diferenças entre os calibres para o uso normal, talvez com o passar do tempo o co-axia mostre mais durabilidade.

 Abs,l
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

DonPepe

Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #13 Online: 16 Maio 2012 às 08:40:32 »
LF,

Sem entrar nos detalhes técnicos, pois ainda não tenho conhecimento suficiente para contribuir com o que os colegas já colocaram, te falo da experiência de uso no dia a dia. Tenho um Seamaster 300m "Bond" (2220.80) que uso com bastante frequência no meu dia a dia.

É um relógio que veste bem, com acabamento fantástico, pesado no pulso (o que pessoalmente me agrada) e que combina tanto com o jeans e polo do final de semana quanto com o terno e gravata do dia a dia. Vem com certificado COSC com caixa e manuais muito bonitos. É um relógio que apesar de não ser barato (comprei na Amazon por uns $2.800 na época), entrega muito pelo que custa.

Resumindo, minha opinião pessoal é: se você experimentou e gostou, vá sem medo pois não vai se arrepender.

Um abraço.

Arriba!
Don Pepe

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Seamaster 300m: Co-Axial ou não?
« Resposta #14 Online: 17 Maio 2012 às 12:44:54 »
Pois é! Não consegui ver onde ele fica devendo pro Sub 116610 e custa menos da metade do preço... Vou me programar pra trazer um na minha próxima viagem aos USA  :)