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[Desmonte] Movimento Seiko 7019A.

Iniciado por Cigano, 28 Maio 2012 às 03:47:22

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Cigano

Caros colegas, eu desmontei um movimento 7019, da Seiko da Era Pandolfi  ;), daquele relógio que está no "Antes e Depois"...
Fiz esse desmonte antes da "geral" que dei nele.
Agradeço desde já, ao caro amigo Pandolfi, pela oportunidade e apoio !! ;)

Vamos lá... :D


Preparando o espirito para o desmonte do movimento, que para mim era novidade até então.


Movimento de frente, preparando para a retirada dos ponteiros.



Ponteiros sacados, estão em estado de 0km, inclusive o luminoso.



Mostrador retirado, em bom estado, porém já aparece uma mancha leve, das 3hs até as 7hs.



Retirado o rotor de corda, repare que é nele que fica o rolamento, o módulo automático é conhecido como Magic Lever, achei mais fácil de desmontar!!



Âncora e sua ponte, já retirados.



Retirada a Roda de Transmissão.



Retiradas, a Roda de Carga, Pino Excêntrico e Magic-Lever (mola que se parece um "V")



Ponte de rodas, retirada.




Retirado o Tambor de Corda, e as Rodas de Escape, Intermediária, e de Segundos.



Desmontando a parte do calendário, Mola Clique e disco dos dias da semana, retirado.





Retirada, a ponte que seguras as engrenagens do calendário.



Retirada, o disco do dias do mês do calendário e sua mola clique.



Retirada o "Dedo" e roda do calendário, e a Roda de Horas...



Agora sem a Chausseé, posso remover a Roda de Centro.



Pronto, Roda de Centro e sua ponte, retiradas.

Imagem Impróprias Para Menores, Contem Cenas De Nudez!! ;D ;D ;D

Platina principal praticamente "desnuda"... ;D

Caros colegas, esperem que gostem, e por favor, qualquer dicas, broncas e sugestões, serão muito bem vindas!!
Pois como os colegas sabem, ainda estou em faze de aprendizagem, então pode haver alguns errinhos por aí...

Agradecimentos:
Caro amigos mestres Meneghetti, Wilson, Paulistano e Adriano, pelas dicas e ensinamentos, pois são de grande valia mesmo, sem eles eu não poderia ter a facilidade que tenho hoje de montar e desmontar, limpar e lubrificar movimentos. Valeu mesmo!!

E ao caro amigo Pandolfi, por dar essa grande oportunidade, cedendo os relógio, que aos poucos venho mostrando aqui, e confesso que ando meio devagar, por motivos pessoais... Mais logo logo, volto com tudo.... ;)

Em breve, um desmonte de uma 6309A ::) 8)



Muito obrigado desde já caros colegas!! ;) 8)

Uma ótima semana para todos!! :D
Abraços,
Cigano!

Paulistano

muito legal...esses movimentos da seiko são ótimos de desmontar/montar....sem sustos.
poste o resultado final para a gente ver...de preferência faça um filminho com o bicho funcionando.
grande abraço e PARABÉNS!

Wilson

Valeu Cigano !

muito bom mesmo !
Gosto muito desses desmontes, mas estou meio sem tempo...
vou preparar algumas coisinhas aqui também,


vou lhe enviar MP

Grande abraço,


wilson


Dede

Parabéns caro Cigano, belo desmonte...
Éééé... faz o filminho com o bicho funcionando, agora estou com as ferramentas só esperando pra colocar o orientinho pra funcionar...
Todos estamos sem tempo... mas damos o nosso jeitinho né!? vou ver se encontro alguma sucata hoje no centro para treinar e trabalhar... mais tarde acho que tem desmonte por aqui...

Abração

Adriano

#4
Cigano, não tenho visto em seus desmontes a desmontagem completa de contra-pedras. Tente treinar isso, especialmente nos Diafix das rodas de escape. Esses aí até são fáceis pois se desmontam como o Diashock do balanço, mas aqueles dos 6119 são cheios dos truques.

Mas é fundamental que você consiga fazer essa desmontagem, limpeza, lubrificação e remontagem com perfeição. É preciso abilidade em todo o processo. Se precisar, te dou dicas de como fazer o jeito mais certo.

Ah, e procure comprar um pincel "lapiseira" de fibra de vidro, para remover essas ferrugens em peças de aço e latão sem banho que não saem só com a lavagem.

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

:o Voilá amigo Cigano, isso é alem de um desmonte, um tutorial, acho legal o jeito que fez, da para os curiosos aprenderem mais, segundo o passo a passo, estou aguardando ele limpinho e montadinho, para min surpreender...

Abraço amigo e continue assim.

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Meneghetti

 8) 8) 8) 8) Belo serviço amigo e aluno  8) 8) 8) 8) um post melhor do que outro cada dia melhor heim amigão parabéns  8) 8) 8)
Abraços  8) 8) 8) 8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8)

Lourival

Cigano, mais um post bacana! Parabéns ... você tem sido uma inesgotável fonte de inspiração pra mim!
Estou completando uma revisão de um Seiko 7009 inspirado nas suas e depois posto aqui!
Abraços,
Lourival

Cigano

#8
Citação de: Paulistano online 28 Maio 2012 às 07:22:02
muito legal...esses movimentos da seiko são ótimos de desmontar/montar....sem sustos.
poste o resultado final para a gente ver...de preferência faça um filminho com o bicho funcionando.
grande abraço e PARABÉNS!

Muito obrigado caro amigo Paulistano, pois é, eu acho mais legais do que os da Orients para desmontar, apesar de serem meio parecidos, parecem dar menos dores de cabeça para montar e desmontar

Então caro Paulistano, esse movimento está faltando o balanço, estou esperando passar umas turbulências aqui (-$$)  :-[ :-\ para eu correr atrás de algumas peças e ferramentas.

Eu também gosto de fazer aqueles filminhos do funcionamento, pois é gratificante ver em forma de novo!!

Muito obrigado pela sua visita caro Paulistano, até breve!! ;)

Tenha uma ótima semana!! 8)


Citação de: Wilson online 28 Maio 2012 às 08:44:52
Valeu Cigano !

muito bom mesmo !
Gosto muito desses desmontes, mas estou meio sem tempo...
vou preparar algumas coisinhas aqui também,


vou lhe enviar MP

Grande abraço,


wilson



Olá caro Mestre Wilson, muitíssimo obrigado mesmo, eu sou muito fã dos seus trabalhos, pois são uma grande fonte de inspiração...
Já fico ansioso para ver suas postagens...
Pode enviar MP, quando quiser, quando possível responderei o mais rápido possível caro Mestre!!
Obrigado pela honra !!

Tenha uma ótima semana!


Citação de: Dede online 28 Maio 2012 às 09:25:18
Parabéns caro Cigano, belo desmonte...
Éééé... faz o filminho com o bicho funcionando, agora estou com as ferramentas só esperando pra colocar o orientinho pra funcionar...
Todos estamos sem tempo... mas damos o nosso jeitinho né!? vou ver se encontro alguma sucata hoje no centro para treinar e trabalhar... mais tarde acho que tem desmonte por aqui...

Abração

Olá caro Dede, como vai ??
E parabéns pelas ferramentas, agora sim vai facilitar e muito no seus estudos....
Espero que consiga algumas por aí, e compartilhe conosco o seus desmontes, pois assim todo mundo aprende um pouco e debatendo dúvidas e gerando postagens com dicas dos caros mestres do fórum!!
Muito obrigado caro Dede, até o próximo, que será um 6309A !!

Tenha uma ótima semana!!

Citação de: Adriano online 28 Maio 2012 às 10:31:04
Cigano, não tenho visto em seus desmontes a desmontagem completa de contra-pedras. Tente treinar isso, especialmente nos "Diafix" das rodas de escape. Esses aí até são fáceis pois se desmontam como o Diashock do balanço, mas aqueles dos 6119 são cheios dos truques.

Mas é fundamental que você consiga fazer essa desmontagem, limpeza, lubrificação e remontagem com perfeição. É preciso abilidade em todo o processo. Se precisar, te dou dicas de como fazer o jeito mais certo.

Ah, e procure comprar um pincel "lapiseira" de fibra de vidro, para remover essas ferrugens em peças de aço e latão sem banho que não saem só com a lavagem.

Abraços!

Adriano

Olá caro Adriano, é muito bacana ver suas postagens, sempre com ótimas dicas e explanação a respeito do que está sendo discutido.
É verdade, eu ainda tenho medo de desmontar essa parte dos movimento, eu já troquei dessas que são aparafusadas naquele Landeron que ganhei do Paulistano, pois a que estava lá não estava legal. Tenho medo de não conseguir remontar, pois eu já tentei uma vez de um Orient 4694X, não obtive exito com a experiência, pois aquela "molinha" de pressão, a que tem 3 pontas, eu não conseguia encaixar a última para finalizar, fiquei umas 2 ou 3 horas tentando e nada, depois disso não tentei mais por medo!!

Gostei da dica do pincel, não sabia que existia esse tipo de material, onde posso encontrar ??

Opa dicas são muito bem vindas para mim, se preferir passar aqui publicamente, seria bacana que acabaria com dúvidas de outros colegas também, caso contrário, pode ser por MP !!

Vou seguir sua dica e treinar com as sucatas que tenho aqui, e vou dar umas pesquisadas a respeito, pois eu sempre quis aprender essa parte dos contras-pedras e tal !!

Por hora muito obrigado mesmo caro Adriano !!

Tenha uma ótima semana!

Citação de: Filipeandrade online 28 Maio 2012 às 10:54:09
:o Voilá amigo Cigano, isso é alem de um desmonte, um tutorial, acho legal o jeito que fez, da para os curiosos aprenderem mais, segundo o passo a passo, estou aguardando ele limpinho e montadinho, para min surpreender...

Abraço amigo e continue assim.

Filipe



Muito obrigado caro Filipe, e fico feliz por ter gostado, antigamente eu fazia simples, sem comentários, mais os colegas começaram a perguntar e exigir mais, então acostumei a fazer assim, e fica até mais bacana.
Ele já está limpo e montado, mais eu não lubrifiquei, pois está parado sem o balanço, assim que eu conseguir, eu irei desmontar lubrificar, e fazer um "filminho" para vocês verem.

Muito obrigado caro Filipe, até o próximo!! ;)

Tenha uma ótima Semana!!


Citação de: MENEGHETTI online 28 Maio 2012 às 12:24:51
8) 8) 8) 8) Belo serviço amigo e aluno  8) 8) 8) 8) um post melhor do que outro cada dia melhor heim amigão parabéns  8) 8) 8)
Abraços  8) 8) 8) 8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8)

Muito obrigado mestre, pois se não fosse você, eu teria medo de abrir um relógio nos dias de hoje!!
Até o próximo!!
Tenha uma ótima semana!! ;)


Citação de: Lourival online 28 Maio 2012 às 13:21:43
Cigano, mais um post bacana! Parabéns ... você tem sido uma inesgotável fonte de inspiração pra mim!
Estou completando uma revisão de um Seiko 7009 inspirado nas suas e depois posto aqui!
Abraços,
Lourival

Caro Lourival, fico muito lisonjeado com suas palavras, e fico feliz por meus desmontes te inspirar, e torço muito por seus desmontes, e gosto de vê-los também, pois com eles aparecem muitas dicas de alguns mestres, e acabam virando um "Super Post" !!

Puxa que legal, e as 7009 se parece muito com este 7019, pois são da família 70XX.
Já fico no aguardo de sua postagem, do seu desmonte!!

Até o próximo, tenha uma ótima semana!! ;)

Obrigado pela participação caros colegas!! 8)
Abraços,
Cigano!

Adriano

#9
Cigano, esse pincel é uma ferramenta simples, acho que é barato também. É da Bergeon, parece uma lapiseira. Acho que as fornituras do Centro devem ter. Só recomendo cuidado com você mesmo porque quando você limpa algo com ele, ele solta as farpas de fibra de vidro e o troço espeta que é uma beleza. É inofensivo, mas incomoda pacas quando uma ferpinha entra na pele e fica até uns dias incomodando.

Sobre a desmontagem das contra-pedras, é questão de prática mesmo. Vá aos poucos: treine apenas a retirada e recolocação do bloco amortecedor completo. Treine repetidas vezes nos Incabloc e nos Diashock. Os Incabloc são mais fáceis porque a mola não sai do lugar, ou pelo menos, não em situações normais. Você solta uma perninha e depois outra, com a pinça bem fina, e levanta a mola-lira como um capô, e tira o bloco de dentro. Para lavar sem danificar a mola, volte ela na posição. Depois, para abrir a mola sem o bloco presente é um pouco mais difícil. Aí pode usar um pica-óleo fino para levantar ela denovo. O importante é ter em mente que é uma peça bem delicada. Qualquer força é demais. Nunca use qualquer força.

No Diashock não é muto difícil também. Basta girar mola até que as perninhas saiam pelo recesso existente Aqui recomendo usar um palito de plástico ou de laranjeira. Evite a pinça pois ela pode danificar a mola, riscar o bloco e "espirrar" a mola. Evite palito de dente também porque ele solta ferpas e suja a máquina. Para montar, já com o bloco no lugar, o truque é evitar que a mola espirre. Para isso, posicione a mola sobre o bloco, e aqui vi precisar de duas mãos. Com a mão secundária, posicione a ponta de uma pinça sobre a contra-pedra. Desse jeito é impossível que a mola saia voando. Com a mão principal, use o palito para encaixar uma lingueta no recesso e gire a mola até que as três linguetas passem pelo recesso e a mola fique fixa.

Já nos Diafix, aquele da roda de escape do 6119, esse é bem chato, pois a mola não deve sair do chaton, mas às vezes sai e é um saco colocar de volta. Uma dica: nunca coloque a mola na posição normal dela sem o bloco presente, pois é muito difícil abrir a mola denovo.

Já sobre os blocos, tanto faz se é Incabloc ou Diashock, é a mesma coisa. A contra-pedra quase sempre vai estar presa no bloco, principalmente se estiver suja. Para soltar, mergulhe o bloco todo na benzineira e mexa até a benzina dissolver o grude e a contra-pedra soltar do bloco. Lave bem o bloco, esfregue com pincel se preciso, e faça o mesmo com a contra-pedra. A dificuldade aqui é manipular o bloco e a contra-pedra sozinha com uma pinça sem espirrar. É preciso batante destreza. O fundamental é sempre checar se tudo ficou limpo. Inspecione com lupa 15x ou 20x. Não pode haver qualquer resíduo, muito menos aquela névoa gordurosa do óleo velho. Aí, lubrifique a contra-pedra como você já deve ter visto em manuais. Uma gota perfeitamente redonda, bem centralizada, entre 1/2 a 2/3 do diâmetro da contra-pedra. Aí, novamente, é preciso destreza para colocar a contra-pedra no bloco. Tem que ser de uma vez só, a contra-pedra tem que encaixar de primeira no bloco. Se encostar na beirada, vai borrar o óleo e vai ter que lavar tudo denovo. Aí é uma questão de gosto pessoal: tem relojoeiro que prefere deixar a contra-pedra com a parte lubrificada para cima e levar o bloco de cabeça para baixo até a contra-pedra. E tem relojoeiro que prefere pegar a contra-pedra, virar ela e levar ela até o bloco. Eu prefiro a segunda opção, consigo centralizar melhor a contra-pedra e evitar que ela esbarre na beirada do bloco.

Feito isso, é só colocar o bloco no lugar e montar a mola. Dê uma última inspecionada se a lubrificação está certinha no centro da contra-pedra depois de tubo montado. A lubrificação da contra-pedra do balanço é fundamental para o bom funcionamento de qualquer relógio e pode ser a diferença entre ele funcionar bem ou funcionar mal.

Treine. É o único jeito.

Abraços!

Adriano

Lourival

#10
Citação de: Adriano online 28 Maio 2012 às 21:38:55

Sobre a desmontagem das contra-pedras, é questão de prática mesmo. Vá aos poucos: treine apenas a retirada e recolocação do bloco amortecedor completo. Treine repetidas vezes nos Incabloc e nos Diafix. Os Incabloc são mais fáceis porque a mola não sai do lugar, ou pelo menos, não em situações normais. Você solta uma perninha e depois outra, com a pinça bem fina, e levanta a mola-lira como um capô, e tira o bloco de dentro. Para lavar sem danificar a mola, volte ela na posição. Depois, para abrir a mola sem o bloco presente é um pouco mais difícil. Aí pode usar um pica-óleo fino para levantar ela denovo. O importante é ter em mente que é uma peça bem delicada. Qualquer força é demais. Nunca use qualquer força.

Já nos Duofix, aquele da roda de escape do 6119, esse é bem chato, pois a mola não deve sair do chaton, mas às vezes sai e é um saco colocar de volta. Uma dica: nunca coloque a mola na posição normal dela sem o bloco presente, pois é muito difícil abrir a mola denovo.

Bom dia Adriano,
estou acompanhando com interesse estas dicas suas, pois gostaria de desmontar um destes também mas, acabei me confundindo com os tipos ...
Neste post, você faz referência a três tipos ... e eu acho que só conheço um, o Incabloc!  ???
Os outros dois não tenho a menor ideia de como são ::)
Me refiro ao Diafiz e ao Duofix (ou são a mesma coisa ... apenas erro de impressão  ;) :D)
Como são estes?

Paulistano

#11
gostaria, apenas, de fazer uma pequena ressalva: sobre a desmontagem, limpeza e recolocação das "mola lira" que seguram as contra pedras das rodas do 6119, por exemplo.
TENHAM MUITO CUIDADO AO RETIRAR E COLOCAR ESSA MOLA, POIS ELA É MUITO FRÁGIL, AMASSA COM GRANDE FACILIDADE, sem falar que ela pula com muita facilidade...se perde não só no manuseio como durante a lavagem, mesmo em máquina de lavar.

a lubrificação da contra pedra é fácil...o difícil é recolocá-la no lugar exato pois, ao contrário da contra pedra do incabloc (que vc pode virá-lo ao invés de manusear a pedrinha), naquelas você não tem como virar a platina...é necessário fazer uma "manbra" com a pinça para recolocá-la...o que requer treino e habilidade.

portanto, minha recomendação é TREINAR, numa sucata, pois se perder a mola etc não será um prejuízo.

grande abraço.

Adriano

#12
Lourival, Diafix e Duofix são coisas diferentes. Um é da Seiko outro da Kif. E tem o Diashock que é um antichoque para o balanço. O Diafix é um sistema de contra-pedra para outras partes da rodagem, como acontece na roda de escape do 6119. Pode ter uma mola de formato especial, como é no caso do 6119, que é o Diafix clássico, ou pode ter uma mola no mesmo formado do Diashock, bem mais fácil de manusear.

Diashock e Diafix só encontrará em Seiko. O suíço Novodiac ou Etachocs é parecido, usa o mesmo sistema de mola. Nos suíços, vai encontrar também os Kif, de formato específico também. É o que se vê sempre nos Rolex.

Abraços!

Adriano

Lourival

Citação de: Adriano online 29 Maio 2012 às 08:53:11
Lourival, Diafix e Duofix são coisas diferentes. O Diafix é um antichoque para o balanço, o Duofix é um sistema de contra-pedra para outras partes da rodagem, como acontece na roda de escape do 6119. Pode ter uma mola de formato especial, como é no caso do 6119, que é o Duofix clássico, ou pode ter uma mola no mesmo formado do Diafix, bem mais fácil de manusear.
Olá Adriano, você tem fotos ou saberia onde tem destes dois tipos para melhor identificação/compreensão?

Adriano

#14
PS: misturei os nomes. Onde eu dizia Diafix queria dizer Diashock, e onde se lê Duofix, lê-se Diafix (Duofix é o sistema da Kif).

Busquei no google, foto da net:


Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=seiko+duofix&start=97&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1280&bih=557&tbm=isch&tbnid=MbTmkPyFoQWLpM:&imgrefurl=http://uhrforum.de/seiko-skyliner-werk-6220b-deckstein-sicherung-t57625&docid=ZuIJr9lZSWn-fM&imgurl=http://uhrforum.de/attachments/157949d1285229746-seiko-skyliner-werk-6220b-deckstein-sicherung-dsc_1648.jpg&w=1280&h=851&ei=ub3ET6HaC5T4ggePysz4CQ&zoom=1&iact=rc&dur=393&sig=100727501333754068443&page=7&tbnh=153&tbnw=204&ndsp=16&ved=1t:429,r:26,s:97,i:27&tx=155&ty=9


É um Seiko 6220. No balanço usa Diashock, e na roda de escape, 3ª e 4ª roda, usa Diafix clássico. Mas na 3ª está faltando a mola e a contra-pedra.


E aqui:


Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=seiko+4s15&num=10&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1280&bih=557&tbm=isch&tbnid=yZHtXSB5vbK4BM:&imgrefurl=http://www.network54.com/Forum/78440/message/1141477642/Rate%2BETA2824,%2B6R15,%2B4S15,%2B7S36%2Beach%2Bon%2Ba%2Bscale%2Bof%2B1-10%2526gt%253B%2526gt%253B%2526gt%253B&docid=cy9AbD2xqVOmoM&imgurl=http://www.network54.com/Realm/4S15/Yema2.jpeg&w=800&h=600&ei=Zr7ET_qMHpLuggek7ZDvDg&zoom=1&iact=hc&vpx=92&vpy=138&dur=650&hovh=194&hovw=259&tx=128&ty=85&sig=100727501333754068443&sqi=2&page=1&tbnh=111&tbnw=163&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0,i:68

É o famoso 4S15, usa Diafix diferente, no mesmo formato do Diashock.

Abraços!

Adriano

Cosentino

Caro Cigano,
Que beleza de imagens.
Espero um dia enveredar por este caminho.
Abraços e parabéns!

Cigano

Citação de: Adriano online 28 Maio 2012 às 21:38:55
Cigano, esse pincel é uma ferramenta simples, acho que é barato também. É da Bergeon, parece uma lapiseira. Acho que as fornituras do Centro devem ter. Só recomendo cuidado com você mesmo porque quando você limpa algo com ele, ele solta as farpas de fibra de vidro e o troço espeta que é uma beleza. É inofensivo, mas incomoda pacas quando uma ferpinha entra na pele e fica até uns dias incomodando.

[...]


Abraços!

Adriano


Fico muito grato pela sua atenção e pela paciência em escrever esse belo texto sobre essa parte dos desmonte que ainda me assusta um pouco. Como você disse caro Adriano, o negócio é treino mesmo, e com o tempo estarei conseguindo realizar esta tarefa, e já guardei o seu texto no pc para me servir de base para os treinos!
Muito obrigado mesmo pela grande aula, vou tentar, em breve eu voltarei falando sobre as minhas tentativas. !! ;) 8)


Citação de: Paulistano online 29 Maio 2012 às 08:33:17
gostaria, apenas, de fazer uma pequena ressalva: sobre a desmontagem, limpeza e recolocação das "mola lira" que seguram as contra pedras das rodas do 6119, por exemplo.
TENHAM MUITO CUIDADO AO RETIRAR E COLOCAR ESSA MOLA, POIS ELA É MUITO FRÁGIL, AMASSA COM GRANDE FACILIDADE, sem falar que ela pula com muita facilidade...se perde não só no manuseio como durante a lavagem, mesmo em máquina de lavar.

a lubrificação da contra pedra é fácil...o difícil é recolocá-la no lugar exato pois, ao contrário da contra pedra do incabloc (que vc pode virá-lo ao invés de manusear a pedrinha), naquelas você não tem como virar a platina...é necessário fazer uma "manbra" com a pinça para recolocá-la...o que requer treino e habilidade.

portanto, minha recomendação é TREINAR, numa sucata, pois se perder a mola etc não será um prejuízo.

grande abraço.

Caro Paulistano, obrigado pelo adendo, pois irei ter muito cuidado nessa hora, pois eu já fiz uma tentativa mal sucedida em um balanço de um Orient.... :-[
Muito obrigado pela dica, vai ficar como um texto de referencia para mim!! ;)

E caro Lourival, ótima abordagem, pois eu também tinha essa dúvida, pesquisei um pouco, mais parecem tudo quase igual !! ;D


Citação de: Cosentino online 29 Maio 2012 às 10:02:25
Caro Cigano,
Que beleza de imagens.
Espero um dia enveredar por este caminho.
Abraços e parabéns!

Muito obrigado caro Cosentino, pois é o minimo que posso fazer pelo fórum, em troca do meu aprendizado, e de muitos colegas por aqui... Espero que em breve eu veja algum desmonte seu por aqui, comece com uma sucata, desmontando com calma e sempre mantendo a mesma ordem, quando você perceber, já estará facilitado para outros desmontes!!

Obrigado, até o próximo!! :D
Abraços,
Cigano!