Menu principal

[REVIEW] Vostok Amphibia (ВОСТОК АМФИБИЯ)

Iniciado por edulpj, 30 Maio 2012 às 17:26:07

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Seu relógio é um Vostok Komandirskie, Alberto. Um relógio elogiadíssimo inclusive. Quase comprei um deles. Mas meu alvo era uma caixa de inox, razão pela qual acabei optando pelo Amphibia.

O código de caixa do Komandirskie é 811, onde o último algarismo "1" corresponde a acabamento CROMADO. O movimento do Komandirskie é o Vostok 2414 (24 mm diâmetro, corda manual, ponteiro de segundos central, calendário simples, à prova de choque).

Existe o Komandirskie Automático, que usa o mesmo movimento do Amphibia, o 2416b e tem bezel idêntico ao Amphibia. É o modelo utilizado pelos falsificadores. Basta trocar o mostrador que fica "quase" igual ao Amphibia.

A boa notícia para os aficcionados do Komandirskie, é o recente lançamento do "New Komandirskie". É automático (movimento 2416b), caixa 340 ("0" = AÇO INOXIDÁVEL) e tem um design mais moderno. A má notícia, é que não sai por menos de 160 obamas...

Cigano

Caro Alberto, muito bonito o seu Vostok também.. Parabéns pela peça, e pulseira caiu muito bem nele!!

E os (descascados) encare como "marcas históricas"... pois melhor assim do que re niquelar !!

Será que essa gambiarra, funcionaria em latão ??
http://www.youtube.com/watch?v=A0xFlIQ9MhQ&feature=related

Abraços,
Cigano!

edulpj

O problema do latão descascado, não é nem tanto a mudança de cor... Com o suor da pele, mais duas coisas acontecem:

1. A superfície sofre uma corrosão que a deixa porosa e conseqüentemente mais áspera que uma lima

2. Um cheiro de azinhavre insuportável contamina a pele.

A re-cromeação, é problemática. Seja qual for o banho, o fato é que uma cromeação só fica boa se a base for super-polida. Se estiver crespa, vai ficar um brilho não uniforme.

Cromeação, é um processo muito delicado que exige um controle de qualidade estúpido pra dar certo. O cromo na verdade, leva a fama, mas é a menor parte do processo. Se a peça é de base ferrosa (p.ex.: aço), é necessário um banho inicial de COBREAÇÃO, pois o segundo banho que é de NÍQUEL, "não pega" na base ferrosa. Depois da cobreação, vem o banho de NÍQUEL ÁCIDO, ou melhor, uma niquelação onde a solução eletrolítica tem pH baixo. Depois do degundo banho, vem o terceiro, de NÍQUEL ALCALINO, onde a solução eletrolítica é de pH alto.

O cromo é o quarto e último banho, que tem a finalidade de apassivar a cobertura e endurecer o níquel.

Quando a base é não ferrosa derivada de cobre, como no nosso caso o latão, não se faz o primeiro banho.

O que "mata" a qualidade dos banhos, é a CONTAMINAÇÃO. O correto, é lavar em soluções especiais as peças a cada banho. Por fim, lavar em água tão limpa quanto possível, para tirar as soluções de limpeza. Em fábricas onde não há critério ou capricho mínimos, tira-se peças de um banho, dá uma lavada bem meia-boca e já coloca no outro,  pra "ganhar tempo". Essa pressa toda, contamina os banhos que em pouco tempo provocam um prejuízo na adesão.

Tenho um farol de bicicleta feito em latão e cromeado... Foi fabricado na década de 40 e não tem nenhum ponto de descascamento...

murilolsd

Típico tópico que dá gosto de ler. Parabéns a todos! :) :)
Para variar ::) ;D, me surgiu uma dúvida: podemos afirmar que os VOSTOK são 100% russos e 100% "in house"?
Abraços,
Murilo

automatic

Muito legal o tópico !!!
Acho que os tópicos REVIEW deveriam ficar separados em uma sub pasta no fórum.

Tem muita informação boa aqui mas infelizmente como quase tudo fica na raiz dos diretórios, fica tudo meio esquecido.

edulpj

Citação de: murilo online 12 Junho 2012 às 20:39:16
Típico tópico que dá gosto de ler. Parabéns a todos! :) :)
Para variar ::) ;D, me surgiu uma dúvida: podemos afirmar que os VOSTOK são 100% russos e 100% "in house"?
Abraços,
Murilo

100% russos e 100% "in house". Mas só sobraram DUAS fábricas na Rússia que são totalmente verticalizadas, a Vostok e a Luch... A rigor, esta última não é exatamente russa e sim BIELORUSSA...

murilolsd

Obrigado, Edu!
Lá vou eu para o SMIRS... ;D
Abraço,
Murilo

bicolico

Bom dia Edu,

Embora "off topic", satisfação em descobrir um ex-bandeirantino por aqui. Também "sofri" na Rua Estela por 7 anos...Que saudade...Só que, em 78, eu estava iniciando minha jornada por lá ( 5ª Série do ginásio...como se dizia à época )... Terminei o colegial em 84 ( Biológicas ) e depois fui aprender ( ainda aprendendo...) a cuidar do sorriso da galera...

Um forte abraço

Fábio

PS: Quer dizer que em 78 dava para andar a pé de Rolex pela Paulista....

edulpj

Desculpe a demora... Passei um dia infernal hoje. Meu pai faleceu hoje cedo e a coisa foi punk por aqui... Em 1978, eu estava no 1o. colegial. Se dava pra andar de Rolex na Paulista??? Sussa...

Quanto aos sorrisos, meu filho mais novo tá prestando vestibular de Odonto no final do ano. Torce por ele...

Forte abraço

Eduardo

Paulo Sergio

Sinto muito pelo ocorrido edulpj...
Força!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

bicolico

Puxa Edu, lamento profundamente...

Meus mais sinceros sentimentos por sua imensurável perda.

Desejo muita força a você e familia...Se eu puder ajudar ou ser útil de alguma maneira, não exite em me contactar.

Um grande abraço a você e óbvio que estou torcendo pelo ingresso de seu caçula em tão nobre e apaixonante profissão...Coloco-me à sua inteira disposição.

Fábio

Filipeandrade

Edu, tb sinto muito imagino o aperto,

Abraços e estamos ai
Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulistano

meus sinceros sentimentos, amigo Edu.
resta a certeza de seu pai ter feito um bom "trabalho" aqui neste plano, tendo formado uma linda família.
repasse meus sentimentos a toda sua família.
grande abraço.

Alberto Ferreira

Salve...

Eduardo,...
Quem já viveu esta situação sabe que embora seja "natural" que os pais precedam os filhos, até na morte, é mesmo dureza.

Eu sei que pela formação que você sempre demonstra aqui, isso será considerado.

Que fique, portanto, de minha parte, um silencioso abraço de condolências.
Alberto

Pandolfi

Eduardo, meu prestativo amigo, receba meus sentimentos pela passagem do seu pai, perdi o meu há mais de 50 anos, sei o que é uma perda dessa...
Grande abraço.
Pandolfi.

edulpj

Muito obrigado aos amigos pela força... Acabei de chegar do sepultamento. Meu pai apesar de morar aqui em Bauru, deixou expresso em vida que queria ser sepultado em sua cidade natal (Brotas - SP). Por mais perto que seja daqui (100 km +/-), só aumentou a tristeza e a dor.

O "veinho" viveu plena e intensamente. Morreu com 85 anos de uma maneira muito suave. Estava sentado à mesa do café da manhã e simplesmente inclinou a cabeça pra frente. Minha mãe só se deu conta quando ele parou de responder...

E vamos em frente... Essas maquininhas que todos nós temos em nossos pulsos e/ou bolsos, não nos deixam esquecer que o tempo passa...