Menu principal

Qual o relogio de pulso mais antigo ainda fabricado?

Iniciado por Arkitekt, 31 Maio 2012 às 12:06:45

tópico anterior - próximo tópico

Arkitekt

Qual o relogio de pulso mais antigo ainda fabricado, e que seu design continua o mesmo, outra qual o mecanismo mais antigo ainda fabricado?desde ja valeu pessoal!!!!!!!!!

Adriano

Vou chutar: Speedmaster Professional.

O primeiro foi em 1957, mas ele tem exatamente as mesmas características técnicas e estéticas desde 1969. Tudo é igual, exceto pulseira. Todas as outras peças são totalmente intercambiáveis entre qualquer modelo fabricando entre 1969 e 2012. E 861 sofreu somente mudança de nomenclatura e uma ou outra pequena modificação até o 1861, o suficiente para considerar ainda o mesmo mecanismo de 1969.

E o projeto e início da fabricação do Lemania data da década de 1960. O Lemania já existia um pouco antes de ser usado no Speedy Pro.

Abraços!

Adriano

Arkitekt

Citação de: Adriano online 31 Maio 2012 às 12:16:51
Vou chutar: Speedmaster Professional.

O primeiro foi em 1957, mas ele tem exatamente as mesmas características técnicas e estéticas desde 1969. Tudo é igual, exceto pulseira. Todas as outras peças são totalmente intercambiáveis entre qualquer modelo fabricando entre 1969 e 2012. E 861 sofreu somente mudança de nomenclatura e uma ou outra pequena modificação até o 1861, o suficiente para considerar ainda o mesmo mecanismo de 1969.

E o projeto e início da fabricação do Lemania data da década de 1960. O Lemania já existia um pouco antes de ser usado no Speedy Pro.

Abraços!

Adriano

valeu Adriano, eu achava que era la pela década de 20 ou 30 ;D ;D

abs!!!!!!!!!!!

edulpj

Cartier Santos???

Se não houve nenhuma alteração no projeto, foi lançado em 1904 e é fabricado até hoje...

Arkitekt

Citação de: edulpj online 31 Maio 2012 às 12:29:39
Cartier Santos???

Se não houve nenhuma alteração no projeto, foi lançado em 1904 e é fabricado até hoje...

pois é, também achei que fosse, mas e o colega Adriano não comentou sobre provavelmente é porque já não utilizam o mesmo movimento!!

abs!!!!!!!!!

Adriano

Não considero o Cartier porque não há mais nada no atual Santos que tenha a ver com o relógio do Santos Dumont... só a marca. Até porque o relógio do Santos Dumont mesmo, ninguém sabe bem como era. Há foto dele? Nunca vi. Acho que ninguém nunca viu.

Até porque o "Santos de Cartier" não foi lançado em 1904. O Cartier feito para o aviador é de 1904, mas o mesmo modelo começou a ser vendido somente em 1911. Esse sim, já vi foto. Agora, alguém saber dizer se desde então a Cartier chamava o modelo se Santos? Tenho a impressão de que a Cartier começou a usar esse nome somente na década de 1970.

De todo modo, voltando ao Lemania, o 2310, que é o 27 CHRO C12 ou 321 pela Omega, é de 1942. Já o Lemania 1873, que é o Omega 861, começou a sair do forno em 1965 mas não sei exatamente qual foi o primeiro relógio a usar ele e quando foi. Não tenho certeza absoluta de que foi no Speedy Pro.

De todo modo, considero que o Speedmaster Professional de 1969 é o relógio que menos passou por mudanças até hoje. No relógio como um todo, todas as peças são 100% intercambiáveis entre um 1969 e um 2012. Há mudanças grandes nas pulseiras, pois os padrões de qualidade mudaram, assim como os métodos de produção. Mas ainda assim, são intercambiáveis. O mesmo vale para a tampa do fundo, cujas inscrições mudaram mas a intercambiabilidade permanece. Quanto ao mecanismo, 95% das peças dos 861 são intercambiáveis com os 1861. Aliás, essas peças não mudaram de referência. Ou seja, ao se pedir uma peça para um 1861, a maioria delas ainda são do 861 ou 860, ou ainda, do 320.

Por isso considero que o relógio permanece praticamente o mesmo em todos os sentidos desde 1969 até hoje. Não me lembro de outro exemplo parecido.

Abraços!

Adriano

edulpj

Há uma foto do relógio original de Santos=Dumont... Vi essa foto na "Encantada", a casa de Santos=Dumont em Petrópolis - RJ. Nisso, já se vão quase quarenta anos. Naturalmente, nem o relógio nem os detalhes chamaram minha atenção naquela época. Acredito que a foto ainda esteja lá.

Havia ainda uma grande quantidade de pertences pessoais e fotos de pertences no finado Museu da Aeronáutica de São Paulo no Ibirapuera. Se alguém lembrou de preservar essas imagens, é muito provável que haja uma foto do relógio no meio...

Desotti

Achei uma foto do Cartier Santos de produção normal ano 1916, portanto feito 12 anos após a criação do original por Louis Cartier para Santos Dumont:

Fonte: Luxury Insider

De qualquer maneira, com excessão do design básico, realmente não há mais nada em comum com os Cartier Santos atuais.

[[]]'s

flávio

Ah...Se formos levar a ferro e fogo, interior, exterior, o Speedy. Mas eu tenho um ponto de vista diferente do Adriano e, neste sentido, de cabeça, o Santos manteve-se inalterado (o design) até hoje. E os Tank? O que dizer dos Reverso?

Flávio

thomas.bnu

O Seiko 5 deve ter lá um bom Histórico também nesse quesito!  ::)

JotaA

Citação de: thomas.bnu online 31 Maio 2012 às 19:00:31
O Seiko 5 deve ter lá um bom Histórico também nesse quesito!  ::)

Mas Seiko 5 não é um modelo!

É uma linha da Seiko.

João de Deus

Eu tenho um Speedmaster Moon Phase e gostaria de saber se este calibre 1866 também poderia ser considerado como antigo.
Abs

João
João

pt-tissot

Outra hipótese: Tissot Visodate.

Tenho um exemplar datado do dia 7 de maio de 1963, em excelentes condições de funcionamento (após o devido restauro claro), mas tenho ideia de que ainda existem exemplares mais antigos.

Adriano

Acho que só há duas hipóteses: ou a do Speedmaster Professional, de acordo com o meu raciocínio, ou o Santos de Cartier, de acordo com o raciocínio da maioria. Pois se a única consideração a ser feita é a permanência do nome do modelo e de uma ou duas características originais, então é impossível qualquer relógio ser mais antigo que o Santos.

Omega Constellation, Speedmaster num geral, Seamaster
Tissot Seastar
Mido Commander
Breitling Navitimer
Rolex Oyster Perpetual

...todos esses perdem de longe do Cartier.

Abraços!

Adriano

edulpj

Lembrei do Fusca... Tive um 1950 "split window". NENHUMA PEÇA dele é igual a nenhuma peça de um 1995 (por exemplo). O velho motor 1200 cm3, era apenas visualmente parecido com o 1600 "moderno". A caixa de câmbio era completamente diferente. De qualquer forma, ambos eram VW modelo Sedan. Beetle para os britânicos, Käfer para os alemães, Magiolino para os italianos e Fusca pra nós.

Costuma-se dizer que foi o carro mais fabricado no mundo em todos os tempos. Se levarmos a rigor as diferenças, então ele perderá esse recorde. E nem mesmo o Ford modelo T conseguiria manter o recorde, pois TAMBÉM tinha dúzias de diferenças do primeiro para o último ano de fabricação...

De qualquer forma, eu já era um admirador do Speedmaster... Agora, sou mais admirador ainda...