Menu principal

Baterias

Iniciado por Lourival, 12 Junho 2012 às 08:21:43

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Tópico antigo...
Porém, sempre há tempo para atualizações, não é mesmo?
Seguem as perguntas aos amigos:
- Quais são as melhores marcas de baterias atualmente?
- Há baterias mais recomendadas hoje em dia, em termos de durabilidade e confiabilidade (em termos de "segurança" contra vazamentos)?
Abraço
Paulo Sergio

flávio

Apesar de eu não ser relojoeiro, longe disso, minha opinião: a Renata foi, é e provavelmente continuará sendo a referência em baterias mas... O problema para mim não são as marcas, mas a quantidade ABSURDA de baterias falsas no mercado, de todas as marcas referência, como Renata, Casio, Citizen, etc

Adriano

Flávio, não sei se sabe, mas a Renata teve que fazer um trabalho de marketing entre os relojoeiros pois tinham péssima reputação, especialmente por vazarem com facilidade e sem aviso. Pode perguntar para qualquer relojoeiro.

Hoje o problema não existe mais. Mas não acho que são exatamente referência. São mais por força do "bairrismo" suíço. Pois várias marcas até hoje não vêm com pilhas Renata de fábrica (normalmente usam Maxxell).

Abs.,

Adriano

flávio

O marketing me pegou então hahahahhs. Quando penso em bateria em relógios suíços a Renata é a primeira coisa que me vem na cabeça. Nem pensei na maxwell, e de fato vejo muitas no mercado. Falsificam também?

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

Também achava que a Renata era a top. Acho que eu tinha essa impressão porque sempre vejo, em fotos, baterias da marca  equipando relógios a quartzo de grandes marcas, tipo Rolex e Omega.

Adriano

Renata é top, mas por algum tempo aparentemente não foi. Sobre falsificação, na verdade acho que tudo falsificam. Qualquer marca.

Mas o que rolou com a Renata é que ninguém queria usar por causa dessa má fama. Contando a história do meu ponto de vista: quando comecei a trabalhar no ramo, imaginava que todo mundo usava Renata também. Fui descobrir que não só não usavam como evitavam a todo custo. Ninguém sabia explicar o motivo de tantos vazamentos com baterias, inclusive em perfeita ordem de validade e armazenamento, atingindo relógios ainda na garantia de venda e até mesmo de estoque das lojas. Estou falando de fins de 1990, início e até meados dos 2000. Os relojoeiros diziam (mas me parecia ser mais achismo do que qualquer outra coisa) que era por causa de nosso clima. Então todo mundo usava Energizer, Maxell, Sony, Panasonic e etc.

Ocorre que lá pelo início dos anos 2010 o SG do Brasil nos perguntou se usávamos pilhas Renata, pois estavam sendo cobrados para que todos os autorizados de marcas do SG usassem Renata (que é do SG, como sabem). Eu como gerente da WT acabei ficando à frente dessa tratativa, e a resposta era que não usávamos havia anos. E perguntaram o motivo, muito embora soubessem, pois esse problema já assolava desde que o SG do Brasil tinha oficina própria. E nem que quiséssemos, não havia mais ninguém importando Renata havia anos, dada a rejeição pelo mercado.

Em alguns meses o SG intermediou com um importador no Brasil e junto veio um representante da Suíça falar diretamente com os consumidores na ponta. Eu os recebi e nos explicaram que a produção foi toda reestruturada e que o produto foi muito melhorado (embora, como bons suíços, nunca assumiram que o produto tinha algum defeito). E de fato, em pouco tempo deu para perceber que o produto não apresentava problemas e ainda oferecia embalagens melhores e codificações de produção e data melhores.

Optamos por passar a usar quase que exclusivamente Renata, que embora mais cara, nos dava a segurança de comprarmos diretamente do importador/distribuidor, o que garante não só que sejam originais, mas que sejam "frescas", com prazo de validade longo, segurança que nunca tivemos quando usávamos Energizer, Maxell, pois comprávamos de revendedores aqui e ali, dependendo do preço e prazos de validade.

Mas reafirmo que hoje elas têm tanta qualidade como outras marcas reputadas (e vice-versa) como Energizer, Maxell, Sony, Panasonic.

Aliás, como curiosidade, tenho notado que quase todo mundo que usa máquinas Ronda usam pilhas Maxell de fábrica. E o Richemont desenvolveu em parceria com Maxell umas pilhas de altíssima autonomia para alguns modelos Cartier e Baume (era segredo até pouco tempo), e que já estão em uso há uns 2 anos. E ainda os AP, que vêm de fabrica com Energizer.

Moral da história, todas por aí são boas. E há ainda uma marca alemã pouquíssimo conhecida no Brasil que é a Varta, que faz todo tipo de pilha/bateria e são muito boas. Tem também as japonesas Murata, empresa muito tradicional no ramo mas muito pouco conhecida no ocidente.

Abs.,

Adriano

Paulo Sergio

Caramba!!!    :o :o :o
Quanta informação amigos!!!
Sempre há atualizações... bom saber...
Nesse tema, pergunto:
- Sabem o motivo de termos 2 ou mais nomenclaturas para uma mesma bateria (exemplo: a 371 é também conhecida como SR 920 SW)?
- Têm informação se essa nomenclatura teria uma tendência de unificação?
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Como isso nunca foi padronizado, cada fabricante deu o nome que quis.

Ao menos a nomenclatura da Maxell e outras japonesas tem um sentido, pois seguem a padronização do International Electrotechnical Commission (IEC). "SR" refere-se às de óxido de prata enquanto "LR" refere-se às alcalinas. O "R" é simplesmente por serem "round". A numeração é o tamanho delas. O diâmetro é arredondado para um número inteiro com 1 ou 2 dígitos enquanto a altura é representada por dois dígitos. Exemplo, a 920 tem 9,5 mm de diâmtro por 2,0 mm de altura. A 621 tem 6,8 mm de diâmetro por 2,1 mm de altura. E o "SW" faz referência às "low drain" (baixa drenagen) enquanto as "W" são "high drain".

As nomenclaturas européias como das Renata não faz sentido algum (que eu saiba).

No entanto as de lítio recebem nomenclatura padronizada. Todas as marcas usam a mesma e começa com "CR", indicando ser de lítio, e a numeração é o diâmetro e altura, com dois dígitos cada. Logo, uma 2016 tem 20x1,6 mm, a 2325 tem 23x2,5 mm e assim por diante.

Abs.,

Adriano

Paulo Sergio

Caramba amigo...
Obrigado por mais essa aula!!!
Abraço
Paulo Sergio