Menu principal

COMO DAR CORDA CORRETAMENTE!

Iniciado por Macwill, 14 Junho 2012 às 21:41:36

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

Citação de: vinniearques online 12 Novembro 2012 às 17:21:08
Não, e só tirar a proteção que já vem no pote e colocar ele lá dentro do cofre!

No caso da silica, normalmente se coloca dentro de um saquinho ventilado!

Só dentro do cofre? mas e o estojo?

Ok, irei furar algumas sacolas, e colocar dentro do cofre, também serve né?

vinniearques

UMas duas dentro do cofre já deve ser suficiente (não sei o tamanho do cofre né) mais eu faço assim e nunca deu B.O

jokr82

Cara voce é mesmo amigão, Obrigado, irei fazer isso hoje!

Abraços  ;) ;D

Carbonieri

espero que sua empregada não acesse este site  ;D ;D ;D
Citação de: jokr82 online 12 Novembro 2012 às 17:02:56
Obrigado amigos Flavio e ao amigão Paulistano!

Eu nunca dei corda pra trás e pra frente, comecei a fazer isso, depois de ter lido que o Adriano e o mestre Alberto tinham falado quer era bom fazer o movimento da coroa pra trás e pra frente, se eu não me engano!

É que como eu não tinha WW, quando a corda acabava, eu fazia isso, dava algumas voltas e pronto, deixava o relógio guardado!

Mas depois de ter lido que não é bom deixar os relógios ficarem rodando no WW, eu desliguei e guardei!

Portanto 2 relógios estão com a data dia 5, e dois com corda!

Agora eu como sempre curioso ai vão as perguntas:

1- como eu deixei os relógios gurdados no estojo, eu deixei no meu cofre, pois não quero que minha empregada veja, vai que ela rouba algum  :-\ pois bem a Pergunta: eu posso pegar mofo?

2-com os meus relógios a quartz eu não me preocupo tanto, mas fiquei agora(Domingo) que eu guardei os automáticos, fiquei preocupado! O que eu devo Fazer  ???

3- O que voces fazem?

Obrigado a todos!

Abraços  ;D ;)
sic transit gloria mundi

Carbonieri

a sílica, se não me engano, com o tempo satura e não tira mais a umidade, não sei se isto é verdade, alguém tem essa informação ???
sic transit gloria mundi

vinniearques

Sim é verdade, ela perde o efeito com o tempo!

Neme

Johny, já vi algumas vezes em fotos, como esta da sua caixa, que vc tem um Victorinox Diver, ou estou enganado???   Pois bem, poste fotos dele aí.............. ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)   e se não usa, passa pra cá que o farei ;D ;D ;D ;D ;D

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

Paulistano

Citação de: jokr82 online 12 Novembro 2012 às 17:02:56

1- como eu deixei os relógios gurdados no estojo, eu deixei no meu cofre, pois não quero que minha empregada veja, vai que ela rouba algum  :-\ pois bem a Pergunta: eu posso pegar mofo?

O EFEITO DO MEU REMÉDIO ESTÁ ACABANDO........DEPOIS NÃO RECLAMAAAAAAA!

NÃO JOKR, VOCÊ NÃO VAI PEGAR MOFO! kkkkkk

NO MÁXIMO UM FRIEIRA ENTRE OS DEDOS, SE NÃO SECÁ-LOS CORRETAMENTE...

abs.

Alberto Ferreira

Citação de: vinniearques online 12 Novembro 2012 às 17:51:41
Sim é verdade, ela perde o efeito com o tempo!

Salve!

Mas a sílica gel pode ser "reciclada", praticamente indefinidamente, em geral aquelas dos "saquinhos" têm uns grãos que mudam de cor para indicar a saturação.

Por exemplo, quando as tais "bolinhas" ficam rosadas, está saturado, e então é só por em um forno (aquele do fogão mesmo) por alguns minutos numa temperatura de uns 150 graus.
A cor volta ao azul e ela está outra vez pronta para voltar ao uso eficaz.

A frequência com que isto deve ser feito dependa do nível de umidade do local.

Abraços!
Alberto

Paulistano

alguém sabe onde eu compro silica em saquinho?

Alberto Ferreira

No ML.

Pode procurar, pois tem de vários tipos (com diferentes indicadores de saturação) e oferecidas em embalagens maiores ou menores.
Já fracionadas, ou não.

Foi lá que eu comprei as que eu uso aqui.

Alberto

Jmm

Já tive problema com regeneração de sílica em temperatura "elevada" (150°C), tentei acelerar o processo e perdi a sílica.
Só por curiosidade: a silica é muito empregada para desumidificar ar que faz compensação de volume de tanques de óleo lubrificante e isolante que devem ser livres de umidade. Na ocasião em que perdi a sílica, secava um filtro desumidificador de ar de um transformador de potência.

Sugiro que a temperatura seja em torno de 60 a 70°C caso utilize estufa (É a temperatura usual para regeneração de filtros.). No caso do forno de fogão mesmo, o que é mais usual em nosso caso (hobby), fique observando porque a regeneração será muito rápida, questão de minutos.

Abraço!

Alberto Ferreira

Salve!

Grato pela correção, Jmm!

É verdade.
Eu "barafundi a confunda"  ::)
Ou, falando sério, eu confundi a barafunda...    :P

Foi isso mesmo, eu confundi os materiais dissecantes e fiz um comentário errado!

Na verdade a instrução dos 150 graus está mesmo bem exagerada e errada, ela pode se aplicar aos cristais de sílica (industrial - em sacos de tecido de meio quilo - que acompanham equipamentos nos containers marítimos) dos quais eu também tenho alguns aqui, mas não genericamente àquela forma "gel", aquela vendida em saquinhos perfurados de plástico, como eu citei.
Desculpem a minha falha!

Em última análise, sigam as instruções que (em geral) acompanham os respectivos produtos.
Elas costumam ser bem claras!

Grato mais uma vez e um abraço, Jmm!
Alberto

Jmm

Caro Mestre Alberto,

Só fiz a observação porque alguém poderia deixar por tempo prolongado no forno e não ter o resultado esperado. A sílica perderia sua capacidade de absorção. A cor azulada seria restaurada mas "as bolinhas" ficariam quebradiças. A forma como descreveu em seu comentário pode ser aplicada entretanto, com uma temperatura de 150°C, seria necessário ficar observando a regeneração que seria muito rápida.

Então, melhor não esquentar muito, vamos devagar! ;)

Abraço!
José Mário

Alberto Ferreira

Salve!

Sim. É isso aí.

Mas aqui, como dizem que também acontece lá nas "bancas do jogo de bicho"  :D, vale o escrito...  ;)

Então é sempre melhor deixar bem claro, corrigir, mesmo sob a pena da "repetição".
E com isso tentar diminuir as chances de indução a erros de quem posteriormente vier a nos ler.

Valeu!
8)

Um abração!
Alberto

Neme

Amigos, por dúvidas,  tive de ressuscitar este tópico.
Afinal, li muito sobre dar corda em relógio estritamente mecânico,  à cada 24hs.
Pois bem, se eu der à cada digamos 40 horas, sei lá,  tem algum problema?
Digo isso, pois sinto que a coroa fica um pouco mais leve e facil de ser manipulada quando se passa mais tempo...
Abs.
Neme!

Adriano

Por "estritamente mecânico" você quer dizer "corda manual"? Caso sim, problema não. Inconvenientes, sim.

Se você tiver um relógio de 42 horas de reserva de marcha, você usará ele por horas com a corda quase acabando e isso muito provavelmente alterará a marcha do relógio. Você sofrerá mais com imprecisões. Segundo, a total inconveniência de um dia dar corda às 8 da manhã, depois à meia noite do dia, depois sabe lá que horas. Mais cedo ou mais tarde vai ter que acordar no meio da madrugada para dar corda ou vai acordar de manhã sem corda. Não faz o menor sentido.

E a questão da corda ficar mais macia, não procede. Pode ficar quando você começa a dar corda. No meio do ato de dar corda, conforme ela vai ganhando tensão, ela vai ficando dura denovo. Ou seja, você vai dar o mesmo tanto de corda "dura" que daria a cada 24 horas e ainda mais um pouco de corda "mole". Pointless.

Então não faz o menor sentido. Dar corda a cada 24 horas permite que a corda seja aproveitada no seu trecho ótimo, do modo que ela é projetada, e é conveniente para sua rotina pois dá-se corda todo dia mais ou menos à mesma hora.

Do mesmo modo, dar corda mais que uma vez por dias também é bobagem. É "esforço" desnecessário e faz a corda trabalhar mais tempo em tensão mais alta, o que acaba prejudicando ainda mais a marcha.

Abraços!

Adriano

Carbonieri

dar corda, pelo menos pra mim, ter que ser sempre na mesma hora, por exemplo ao se levantar, ou ao deitar, senão eu esqueço. Tem que se tornar algo "automático", se ficar marcando hora pra dar corda a gente acaba se esquecendo...
sic transit gloria mundi

Neme

Poxa Adriano, era isso mesmo que gostaria de saber!
Respondeu até mesmo outras dúvidas minhas.
Valeu!
Abs.
Neme!

Veiga

É isso mesmo, o Adriano sempre acrescenta com sua intervenções nosso conhecimento.
Ontem na Watch Time, tive lula particular sobre o tema ao buscar o Moon excelentemente regulado pelo Ederson.
Meu abraço em todos, Veiga.