Tissot Couturier

  • 10 Respostas
  • 3406 Visualizações
*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Tissot Couturier
« Online: 18 Junho 2012 às 11:19:46 »
Amigos,

Estou pensando em adquirir esse relógio.

Alguém saberia me informar se ele recebe corda pela coroa?

http://www.tissot.ch/?mod_collections65/products_1110

Agradeço desde já,

Abs,

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #1 Online: 18 Junho 2012 às 11:50:23 »
Sim. Aliás, não tem nenhum automático suíço que não aceite corda auxiliar pela coroa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #2 Online: 18 Junho 2012 às 12:24:56 »
Sim. Aliás, não tem nenhum automático suíço que não aceite corda auxiliar pela coroa.

Abraços!

Adriano

Adriano,
Isso para movimentos novos e antigos?
abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #3 Online: 18 Junho 2012 às 13:40:28 »
Novos com certeza, antigos, 99% de chance. Aliás, nunca vi um automático suíço que não aceite corda pela coroa. Não quer dizer que não exista. Deve existir, mas nunca vi.

Abraços!

Adriano

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #4 Online: 18 Junho 2012 às 17:00:38 »
obrigado.
abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Offline wilbor

  • ****
  • 262
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #5 Online: 18 Junho 2012 às 21:51:26 »
Boa noite Adriano!

Existe algum motivo para isso, ou é apenas uma coincidência?

Abraços!


Sim. Aliás, não tem nenhum automático suíço que não aceite corda auxiliar pela coroa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #6 Online: 18 Junho 2012 às 23:22:49 »
Tradição e técnica. Relógios automáticos nasceram como contrações de relógios de corda manual, na Suíça. E por anos seguiram como relógios de corda com uma espécie de gambiarra para que carregassem com o movimento do pulso.

Só lá pra década de 1960 começaram a ser projetados do zero como tal. E seguiram assim, aceitando a corda pela coroa. Ou seja, uma questão técnica foi mantida mesmo quando nâo necessária, mas por tradição.

A Seiko é que fugiu da regra e projetou um automático sem corda pela coroa. Primeiro por filosofia, de que seu sistema é eficente o suficiente para dispensar a corda pela coroa. Segundo, por simplicidade. E terceiro por estética, pois sem a necessidade de servir para dar corda, a coroa podia ser bem pequena e embutida na caixa. Vide o desenho de quase todo Seiko 5...

Abraços!

Adriano

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #7 Online: 19 Junho 2012 às 09:34:04 »
Pois é,
Tenho um Mido (Multifort Superautomatic) que não aceita corda pela coroa. Não sei quando foi fabricado.

Particularmente prefiro que tenha opção de dar corda pela coroa.

*

Alberto Ferreira

Re: Tissot Couturier
« Resposta #8 Online: 19 Junho 2012 às 09:53:25 »
Salve!

Pois é...
Eu também nunca vi um automático suíço que não tenha a opção de "corda pela coroa".

Mas, como bem disse o amigo Adriano, isso não quer dizer que não exista.


Jmm,
Qual é o movimento utilizado no seu Multifort Superautomatic?
Você teria uma foto, do movimento, para nos mostrar?

Um abraço a todos!
Alberto

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #9 Online: 19 Junho 2012 às 10:17:14 »
Vou providenciar.

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Tissot Couturier
« Resposta #10 Online: 03 Julho 2012 às 12:34:27 »
Corrigindo a informação da mensagem anterior.

Demorei responder porque não tenho ferramenta pra abrir o fundo do relógio, que é octogonal. Levei pro relojoeiro ver.
O movimento desse Mido é um 917P. Nesse link podem ver fotos do mecanismo: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Mido_917P
Acreditava que não recebia corda porque era muito pesada e nunca forcei. A coroa desse relógio não é original, por isso ficava muito pesado pra dar corda. Foi só colocar uma coroa maior que isso foi corrigido.
Não conheço detalhes técnicos do movimento mas na minha opinião como usuário (é o relógio que mais uso, 2 ou 3 dias por semana) o sistema automático é 'muito bom' e, mesmo com a coroa certa agora, nem preciso dar corda.

Tenho esse relógio há pouco mais de um ano e, como não apresentava variação no funcionamento e o vendedor afirmou que tinha revisado recentemente, não levei no relojoeiro, assim não conhecia sua máquina.
Peço desculpa aos colegas pelo equívoco.

Abraço!