Menu principal

Novo crono automático - ETA C01.211

Iniciado por Adriano, 18 Março 2009 às 14:34:34

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve! A ETA está com uma novidade no mercado: um "novo" cronógrafo automático chamado C01.211. Chamo de "novo" pois esse dito cujo é aquele tal que vi na feira de Basel do ano passado equipando um Tissot PRC 200. O relógio foi mostrado ano passado, discretamente, em um cantinho da vitrine do stand, e nenhuma informação mais concreta apareceu de lá até esta semana, ou seja, uma semana antes da feira deste ano.

Eu comentei no meu artigo da viagem sobre esse mecanismo, que era um mistério: possuia características construtivas de um Lemania 5100. Creio até que eu esteja sendo um dos primeiros a colocar a notícia na internet. O que sei até agora é que:

- é um mecanismo exclusivo para a Tissot
- possui escapamento e âncora de material sintético. Qual? Não sei...
- possui 15 rubis
- possui frequência de 21.600 bph
- tem a mesma construção dos Lemania 5100, ou seja, pillar-plate, espaçador de plástico, rotor unidirecional...

O curioso disso tudo é que a Lemania não foi integrada pela ETA, como ocorreu com a Valjoux, entre outras. Logo, tudo indica aí que houve uma "troca de figurinhas" entre empresas concorrentes em teoria (ainda que membras do Swatch Group). A frequência mais baixa (comparada com a 5100) me chamou atenção, mas deve ser decorrência do tal escapamento de "material sintético". Ninguém me convence de que ele não é baseado no Lemania 5100. Uma pena não ter herdado o acumulador de minutos central.

É isso, acho que é uma novidade interessante. Vamos ver se na semana que vem haverá notícias mais frescas. E é claro que vou "investigar" o caso.  8)

Vejam fotos do PRC 200:

Abraços!

Adriano

Enéias

Adriano:

Poderíamos dizer que a relojoaria mecânica está efetivamente de volta a todo vapor? Levando em consideração esse mecanismo exclusivo para a Tissot... ???

Mauro

Caros Amigos,

Pelo que vi na Suiça dia 18 de Fevereiro em Le locle , a máquina é bom e bem funcional,

Fora todas as dicas feitas pelo Adriano, a máquina veio particularmente para substituir o Valjux 7750 dos crono mecânicos Tissot, essa foi a sacada pelo que entendi,

Eneias ,

Creio que a relojoaria mecanica está de volta sim e a todo vapor , no meu ver ja faz uns 6 a 7 anos que voltou com toda força, com a volta das complicações e dos Turbilhões,

Abs,

Mauro

igorschutz

Humm... muito interessante!
Espero que liberem mais informações sobre este novo movimento em breve, estou curioso.

Já entrando no campo da especulação, acredito que este movimento seja uma alternativa de mais baixo custo ainda para a ETA do que o 7750. Talvez estejam querendo subir o 7750 de gama...
Digo isso pois não estariam lançando este movimento na Tissot a toa.
A Tissot é tradicional, mas ainda sim é da classe mais baixa do Swatch Group. E, além do mais, esta linha PRC 200 é uma linha mais em conta da Tissot, não?

Fosse este movimento de mais alta gama que o ETA 7750, provavelmente seria lançado na Longines (a Omega já tem o seu "in house").

Com isto, e notando que a construção do novo movimento segue a linha do Lemania 5100, que é focada na facilidade de construção e baixo custo (peças estampadas, plástico pra todo lado), só espero que o tal "material sintético" do escapamento e âncora não seja "plástico" (se bem que seria demais esperar peças de silício num Tissot, mas nunca se sabe!)...

Quanto ao questionamento do Enéias, assim como o Mauro, eu também já acho que a relojoaria mecânica está a todo vapor, mas por enquanto em vapor de perfume francês, pois muita coisa boa tem sido lançada, mas com preços astronômicos!
Esse lançamento da Tissot, se seguir a linha de pensamento que tracei acima, estará na contramão da indústria, o que é muito legal para "nóis que é pobre"!

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Muito interessante.
Eu concordo em parte com as considerações ("especulativas"  ;)) do amigo Igor.
E também acho que a "pontaria" estaria sendo feita para "baixo" mesmo. Mas no sentido da posição na linha de movimentos e não da qualidade.

Mas há uma coisa que ficou meio que "amortecida", sem maiores esclarecimentos (para mim pelo menos, é claro) é aquela questão de que a ETA, em um dado momento, não forneceria mais ébauches (acho que no caso são movimentos completos,...).
Como ficou, ou ficará, isso?

Como estariam entrando os chineses (e outros fabricantes "alternativos" à ETA) nesta equação?

Será que este lançamento já seria alguma resposta sendo posta na mesa?

O que acham, ou sabem, os amigos?
???  ::)

Abraços a todos!

igorschutz

Alberto,

Faz um tempo que não leio mais nada sobre este assunto, mas até onde eu sei, a ETA cessará o fornecimento de ébauches, apenas, passando a comercializar somente movimentos completos e montados, que acredito serem muito mais caros que os primeiros.

É aí que entra a Selitta e outros "players", com seus ébauches "genéricos" de movimentos ETA.

Vou pesquisar mais sobre como está esse assunto, pra saber se mudou alguma coisa.

Abraços,

Igor

Adriano

A coisa está na mesma, diminuido-se gradativamente o fornecimento de ébauches, que deve terminar em definitivo em 2010. A Selitta está fornecendo mecanismos de excelente qualidade e já fez mudanças no projeto original da ETA. Tem bastante gente elogiando.

Abraços!

Adriano

flávio

Citação de: igorschutz online 18 Março 2009 às 16:41:39
Humm... muito interessante!
Espero que liberem mais informações sobre este novo movimento em breve, estou curioso.

Já entrando no campo da especulação, acredito que este movimento seja uma alternativa de mais baixo custo ainda para a ETA do que o 7750. Talvez estejam querendo subir o 7750 de gama...
Digo isso pois não estariam lançando este movimento na Tissot a toa.
A Tissot é tradicional, mas ainda sim é da classe mais baixa do Swatch Group. E, além do mais, esta linha PRC 200 é uma linha mais em conta da Tissot, não?

Fosse este movimento de mais alta gama que o ETA 7750, provavelmente seria lançado na Longines (a Omega já tem o seu "in house").

Com isto, e notando que a construção do novo movimento segue a linha do Lemania 5100, que é focada na facilidade de construção e baixo custo (peças estampadas, plástico pra todo lado), só espero que o tal "material sintético" do escapamento e âncora não seja "plástico" (se bem que seria demais esperar peças de silício num Tissot, mas nunca se sabe!)...

Quanto ao questionamento do Enéias, assim como o Mauro, eu também já acho que a relojoaria mecânica está a todo vapor, mas por enquanto em vapor de perfume francês, pois muita coisa boa tem sido lançada, mas com preços astronômicos!
Esse lançamento da Tissot, se seguir a linha de pensamento que tracei acima, estará na contramão da indústria, o que é muito legal para "nóis que é pobre"!

Abraços,

Igor

Tomara então, porque aí eu COMPRO! kkkk!

Flávio

igorschutz

Olha esse agora:

Novo calibre ETA A08.231:

Fonte: Pre-BASEL 2009 – Longines Column Wheel Chronograph @ TimeZone

Que equipará este relógio:

Fonte: Pre-BASEL 2009 – Longines Column Wheel Chronograph @ TimeZone

Numa apresentação recente, de acordo com esta fonte, Nick Hayek, CEO do Swatch Group, afirmou que ambos os calibre, C01.211 e A08.231, são desenvolvimentos da ETA em parceria com a Frédéric Piguet.
O primeiro é um calibre bastante simplificado e voltado para a montagem com o máximo de automação, e será utilizado pela Tissot e Swatch.
O segundo é mais tradicional e sofisticado, e será utilizado pela Longines, Tiffany e Hamilton.

Agora, sinceramente, o foda vai ser decorar esses números de calibre... :P

Abraços,

Igor

Malima

Putz ... grande sacada a decoração da roda de coluna ... azulada ... ficou de muito bom gosto e deu um charme especial ... desta forma esse cálibre vai fazer sucesso ... talvez até mais do que o 7750  !! ;)

Abraços !!

Marcos Lima

Alberto Ferreira

Citação de: Malima online 20 Março 2009 às 15:43:39
Putz ... grande sacada a decoração da roda de coluna ... azulada ... ficou de muito bom gosto e deu um charme especial ... desta forma esse cálibre vai fazer sucesso ... talvez até mais do que o 7750  !! ;)

Abraços !!

Salve!

Ficou legal,...
Além de "enfatizar" a presença da dita cuja, ponto tão valorizado por tantos.
Eu creio que tenha sido esta, se não a única, certamente a principal razão de tal "decoração".
;) :D

Abraços a todos!

Adriano

Fantástico! Acho que muita gente estava ansiosa para ver novidades no plano dos mecanismos. Por outro lado, isso era esperado, com a queda das patentes dos velhos workhorses.

Mas o C01 deu um nó na minha cabeça: ETA, com pitaco da F. Piguet, com cara de Lemania? Que salada! Achei bacana a notícia de que ele poderá ser usado pela Swatch. Eu compraria um Swatch com essa máquina.

O A08 deve ser com embreagem vertical, não? Afinal é a tendência, é o melhor design e tendo em conjunto desenvolvimento da F. Piguet, tudo indica que sim. Investigarei também!  8)

Abraços!

Adriano

igorschutz

É, Adriano, não vai ter jeito mesmo... não vou conseguir dormir direito enquanto não apresentarem decentemente estes movimentos novos e fizerem uma dissecação total neles! ;D

Detalhes... preciso de detalhes!!! :P

Pô, eu falo, a gente tinha que reunir uma galera aqui do Fórum e ir barbarizar numa BaselWorld qualquer! Ver uns trecos desses em primeira mão seria o máximo! 8)

Abraços,

Igor

Altex

Adriano

O saco é que o stand da ETA é esquisito. Parece que não gostam de dar informação. Dão um cataloguinho mixuruca, mesmo para a imprensa. Vou tentar insistir este ano e ver se acho um cabra lá para metralhar ele com perguntas. Aliás, o ideal é que eles montassem uma apresentação oficial para a imprensa, como ocorre com os lançamentos dos relógios. Mas acho pouco provável mesmo porque a imprensa num geral não se interessa muito por esse lado técnico. Mas vou ver o que consigo.

Eu queria conseguir uma visita na Sellita também, para conhecer uma fábrica de movimentos, e ver o que eles têm de novidades.

Abraços!

Adriano

amadeu

pessoal. em algum momento do forum houve alguma discussao sobre as vantagens da roda de coluna.
alguem lembra em qual topico foi?
acho qeu seria interessante relembrar.
ou o adriano dar uma explanada.

amadeu.

Adriano

A roda de colunas não oferece vantagem técnica. Ela apenas é mais cobiçada que o sistema de cames por ser mais tradicional, mais cara de se fabricar, e bem mais bonita de se ver. O came, por sua vez, pode ser estampado (nem sempre é, como nos Omega 861, em que é usinado). É meio sem graça.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Com certeza já teve um tópico sobre isso, mas há MUITO tempo. Duvido que esteja até mesmo no backup do falecido Fórum.

Mas este assunto não tem muito segredo: o acionamento por roda de colunas não tem vantagens, propriamente ditas, sobre o acionamento por came. São apenas métodos diferentes para se chegar a um mesmo resultado.

Os defensores mais ferrenhos da roda de colunas dizem que acionamento do botão neste método é mais macio do que no came.
Eu concordo com essa afirmação, mas com uma ligeira alteração: em regra isso é verdade, mas não em 100% das vezes. Há acionamentos por came que são tão macios quanto por roda de colunas, como em cronógrafos de alta qualidade (um Speedmaster Pro), no entanto, realmente espera-se que, em se tratando de movimentos de igual qualidade, o acionamento por roda de colunas seja mais suave.

O fascínio dos entusiastas em relação à roda de colunas se deve à uma maior dificuldade na sua fabricação frente ao came, e admirador que é admirador acha que quanto mais complicado, melhor...

Abraços,

Igor

flávio

Citação de: igorschutz online 21 Março 2009 às 13:41:05
Com certeza já teve um tópico sobre isso, mas há MUITO tempo. Duvido que esteja até mesmo no backup do falecido Fórum.

Mas este assunto não tem muito segredo: o acionamento por roda de colunas não tem vantagens, propriamente ditas, sobre o acionamento por came. São apenas métodos diferentes para se chegar a um mesmo resultado.

Os defensores mais ferrenhos da roda de colunas dizem que acionamento do botão neste método é mais macio do que no came.
Eu concordo com essa afirmação, mas com uma ligeira alteração: em regra isso é verdade, mas não em 100% das vezes. Há acionamentos por came que são tão macios quanto por roda de colunas, como em cronógrafos de alta qualidade (um Speedmaster Pro), no entanto, realmente espera-se que, em se tratando de movimentos de igual qualidade, o acionamento por roda de colunas seja mais suave.

O fascínio dos entusiastas em relação à roda de colunas se deve à uma maior dificuldade na sua fabricação frente ao came, e admirador que é admirador acha que quanto mais complicado, melhor...

Abraços,

Igor

Legal é ver que estão voltando a colocar a Longines onde deveria estar. Sobre as rodas de coluna, minhas experiências sempre foram o contrário: nos de colunas, acionamento mais duro e "pancadão", pláaaaaaaaaaaa. A título de curiosidade, meu crono mais preciso e mais macio ainda continua sendo o speedmaster com módulo (reduced). O mais duro, o Longines Avigation, como módulo e...RODA DE COLUNAS! kkk

Flávio

Adriano

Mas o acionamento do ETA 2894 não serve de parâmetro para nada... Não há comparação. Além disso, os cames ou rodas de colunas usados em módulos também não servem de parâmetro.

Abraços!

Adriano