Menu principal

Vidro safira tenho como saber?

Iniciado por charles, 07 Julho 2012 às 19:05:16

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: Filipeandrade online 11 Julho 2012 às 15:59:26
Tenho um relógio com vidro de safira côncava, cheio de micro *riscos furos* do dia a dia...

Será que tem qualidade de safira diferente?

Abraços

No que tange a dureza não; safira é safira.

Mas a transparência muda de acordo com a qualidade. Safiras de boa qualidade tem um índice de transparência maior. Tem umas chinocas aí que são safira, mas parecem eternamente enevoadas, meio leitosas, às vezes meio rosa.

PS: acho que sua safira é convexa, e não côncava, certo?

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: jokr82 online 11 Julho 2012 às 16:05:47
Ow Adriano, fala assim não, se não voce vai me deixar enlouquecido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  :P :P :P :P

Vou olhar todos hoje em casa, da última vez, minha esposa falou: É preciso realmente de internar, Meu Deus olha o que voce tá fazendo  :o ::)

:-\ :'(

Agora o Adriano e Alberto falando assim  ::) ;) ;D

Pois é. E não comece a procurar muito riscos nas safiras do seus relógios, pois é capaz de você achar...

Abraços!

Adriano

Filipeandrade

;D ;D é isso ai Adriano.

O engraçado é que os riscos não são riscos retos e sim furinhos..hehehe

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

BigPaul

Eu percebi uma coisa todos os relogios que tenho que sao de safira se olhar perpendicularmente o mostrador nota-se uma cor levemente azulada

agora nao sei se isso é regra para todos

Paul

Adriano

Paul, esse azulado é efeito do tratamento anti-reflexo. Hoje quase todo relógio"bão" tem o tratamento pelo menos na face interna.

Abraços!

Adriano

vinniearques

e que eu particularmente não gosto não!

esteticamente falando mesmo!

Rafa_Almeida

Eu já gosto do anti-reflexo, não gosto quando ele arranha ou "descasca"!

Adriano

Eu gosto muito do tratamento anti-reflexo, realmente embeleza qualquer relógio, especialmente em ambas as faces. Mas sob pena dos riscos que o externo pode sofrer. Para um uso cuidadoso, de colecionador, funciona. Mas como um "beater" para o dia-a-dia, fatalmente vai riscar.

O que também não é o fim do mundo: riscou, é só polir e arrancar fora, e ficar só com o anti-reflexo interno. Melhor ter o A.R. externo e aproveitá-lo por um tempo, mesmo que depois arranque ele de vez, do que só tê-lo do lado interno desde o início.

Para mim o A.R. externo não é um problema porque mal risco meus relógios, quanto mais os vidros.

Abraços!

Adriano

flávio

O anti reflexo é bonito porque o relógio fica como se não tivesse vidro algum! Porém, como dito, por mim, só por dentro. Sobre safira e diamante. Já contei aqui que convivi muito tempo com uma mulher e ela usava dois relógios (aliás, dados por mim): um Tissot T Round Diamonds e um Longines Dolce Vita. E ambos muito arranhados na safira e eu sem entender o motivo. Certo dia, ao acordar no meio da noite, entendi...Ela dormia com uns dois anéis cheios de brilhantes, que não tirava para nada. Na suas "mexidas" noturnas, raspava os anéis com trocentos brilhantes nos relógios. Descobri e contei para ela! Até parece que ligou: não estou nem aí, relógio é para usar.

Minha mãe também recebeu de mim um Dolce Vita. O dela é diferente: zero na safira, parecendo que saiu do lixo no resto, precisando de polimento URGENTE! Disse a mesma coisa para minha mãe que havia dito à ex. A resposta foi a mesma... :-X

Flávio

vinniearques

Flavio o pior de tudo é que não é só o sexo feminino não viu, meu pai tem um seamaster Bond que foi polido que nem o toba do antigo dono e tento convencer ele a polir direito e o que ele me responde: eu não, nem ligo pra isso, não vejo diferença!

Filipeandrade

;D ;D  Vinnie, meu pai diz o mesmo que o seu pai...

Agora minha mãe, ficou apaixonada por um Hamilton que comprei NOS dos anos 70, dial TV. E nos dia das mães eu o presenteei com ele. Esses dias para cá, ela perguntou se vende desses acrílicos quadrados para o relógio, falei que tinha no ebay, agora ela está usando o relógio dia e noite, se bobear até dormindo com ele...srrsrs (detalhe, antes ela só usava pra certas ocasiões).

Agora entre os cristais, prefiro logicamente a safira, mais depois vem o acrílico, de fácil polimento e por ultimo o cristal mineral, que se arranhar, compensa compra um novo...

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

jokr82

Eu concordo plenamente com tudo os que os membros falaram.

Menos com o Flávio e com o Vinnie boy, eu ligo muito para riscos, a primeira coisa que eu faço quando bato meu relógio em algum lugar é, olhar pro pulso, contra a luz e ver se riscou  :-[

Agora advinhem de tanto eu ficar fazendo isso, até minha esposa tá fazendo  ;D

Pergunta:

Sobre o AR!! o meu 1887 e o Link tem, mas é do lado de fora ou dentro?? como que eu posso saber?

Abs  ;)

Adriano

Todo relógio que tem A.R. do lado de fora, tem do lado de dentro também. Não existe só do lado de fora. Ou é só do lado de dentro ou é em ambas as faces.

Para saber, só no olhômetro, pelo reflexo. Cristais fatalmente geram dois reflexos, um de cada face. Sem A.R., o reflexo é da mesma cor da luz que incide. Com A.R. interno, aparecem dois reflexos, um na cor natural e um segundo, atenuado, azulado, ou roxeado, ou rosado, como uma sombra do reflexo principal. E quando tem dos dois lados, todo reflexo é atenuado e tem essa coloração.

Enfim, seu 1887 tem em ambas as faces.

Abraços!

Adriano

Dalll

Nas minhas buscas por um vidro de safira sob medida, me falaram sobre um tal de "vidro safirado". 

Alguém sabe o que é realmente ?

Att. 

Carbonieri

a safira usada nos relógios, pelo que sei é sintética, logo vidro safirado acredito tratar-se da mesma coisa....masssssss não tenho convicção disto  8)
sic transit gloria mundi

Dalll

encontrei este na Web (safira sintética)
http://www.krysworks-store.com/ProdCSF300.html

porém não encontrei nada referente a este outro!

Citação de: Carbonieri online 08 Janeiro 2014 às 14:42:42
a safira usada nos relógios, pelo que sei é sintética, logo vidro safirado acredito tratar-se da mesma coisa....masssssss não tenho convicção disto  8)

GuilhermeLago

Provavelmente, a expressão "vidro safirado" se refere ao uso de ambos os materiais como o Seiko Sapphlex. O cristal de vidro mineral recebe uma lâmina de safira sintética justaposto a ele. A idéia é associar a maior resistência à quebra do vidro, por ser mais flexível, com a dureza da safira.

É diferente do Hardlex, que é um vidro mineral quimicamente endurecido (marca 7 na escala de Moh).

É interessante que a safira e o rubi são o mesmo cristal de óxido de alumínio (corundum). Hoje em dia, os rubis usados nos relógios são também sintéticos. Acredito que eles mantenham a coloração vermelha por mera tradição, o que se consegue adicionando impurezas de cromo no cristal.

Toda safira usada industrialmente é sintética.

Abraços!

Adriano

O "safirado" é um termo, digamos, inventado. Por isso mesmo seu uso pode ser equivocado. Existe um tipo de cristal mineral com um revestimento de safira, e existe um cristal misto de vidro mineral com safira. Agora, não sei se o termo "safirado" refere-se ao primeiro ou segundo método.

No primeiro caso, do mesmo modo que o tratamento anti-reflexo é uma película mineral impregnada no vidro, você pode fazer uma película de safira. Porém o único vidro industrial que conheço assim é o Sapphlex da Seiko, que ela nem usa mais, não sei por que razão. Existe outro método que é o vidro mineral fundido com óxido de alumínio em alta temperatura e pressão, resultando num material homogêneo. A vantagem é que não corre o risco de "delaminar" ou riscar o tratamento. Mas tanto um como o outro não são tão resistentes quanto uma safira (que é sempre sintética) e acredito ser um troço em desuso para vidro planos pois o custo não deve compensar, já que fabricar safiras redondas e planas (ou seja, que requerem o mínimo de etapas no processo) é bastante barato.

Sendo que o problema é encontrar isso sob medida, seja lá o que exatamente o "safirado" significa, creio ser tão improvável conseguir uma única unidade "custom made" quanto uma safira. Que basicamente é impossível, não existe confecção de safira sob medida, para uma unidade apenas.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: GuilhermeLago online 08 Janeiro 2014 às 15:14:28
...

É interessante que a safira e o rubi são o mesmo cristal de óxido de alumínio (corundum). Hoje em dia, os rubis usados nos relógios são também sintéticos. Acredito que eles mantenham a coloração vermelha por mera tradição, o que se consegue adicionando impurezas de cromo no cristal.

...

Abraços!

Os rubis (que, como bem dito, nada mais são do que safiras vermelhas) ainda são usados para facilitar a visualização e inspeção. Já viram como é difícil achar os "rubis" em mecanismos que usam safiras transparentes? E é bem difícil de inspecioná-las. Sobre os rubis serem sintéticos, na verdade são assim não apenas hoje em dia, mas há mais de um século. Rubis sintéticos são muito melhores para aplicações mecânicas pois são simplesmente perfeitos, livres de impurezas e "defeitos" cristalográficos que prejudicam sua resistência.

Abraços!

Adriano

Dorotheo

Adriano, boa tarde.
Ninguém no Brasil dá novo banho AR em safiras? Sabe como seria esse processo?
Aqueles micro riscos no AR realmente tiram o sono de muita gente, e pensar em retirar o AR, mais ainda. Fica-se entre a Cruz e a espada.
Desde já muito obrigado.
Abraços.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire