Menu principal

Panerai OP XIX: base Valjoux? quais as modificações?

Iniciado por LF, 24 Julho 2012 às 12:31:40

tópico anterior - próximo tópico

LF

Pessoal,

Tudo bem? Estou pesquisando um diver, ou, talvez não propriamente um diver, mas um relógio que goste de nadar e com o qual eu possa ir à praia e mergulhar (de snorkel, até 10m) sem maiores preocupações. Depois de experimentar alguns Panerai e bater papo com o Estrela, comecei a ver a marca com mais carinho. Em todo caso, ainda tenho medo de pagar muito caro por uma máquina muito básica. Não me incomodo com o fato de ser "in-house" ou não; me incomoda muito mais o custo x benefício.

Um dos modelos que eu gostei é o PAM 00361 e o calibre dele é o Panerai OP XIX. A base é Valjoux, mas não sei qual... E também não sei quais as modificações que a Panerai introduziu. Alguém (Adriano??? rs) pode me ajudar a conhecer melhor esse calibre, com base nas fotos e especificações?

Movement: automatic mechanical, Panerai OP XIX calibre, 13¼ lignes, 30 jewels, Glucydur® balance, 28,800 alternations/hour, Incabloc® anti-shock device. 42 hours power reserve. Côtes de Genève decoration for bridges and oscillating weight, burnished blued screws. Chronometer Certificate (C.O.S.C.).
Functions: hours, minutes, seconds. Flyback chronograph with 2 counters, tachymeter scale.

Obrigado!!!

LF

Adriano

Não sei responder com nenhuma precisão.

Primeiro porque ninguém sabe ao certo o que cada manufatura modifica do calibre base. Supõe-se sempre que corda a escapamento completo (balanço, espiral, roda de escape e âncora) sejam personalizados. Mas até a rodagem pode ser exclusiva.

Além disso, nem tenho certeza de qual é a origem da base usada pela Panerai, se é da ETA ou se é da La Joux-Perret, e em qual estágio a Panerai compra os movimentos.

Abraços!

Adriano

LF

Adriano, muito obrigado pela ajuda!

Pois é, realmente é bem difícil encontrar essas informações... Já passei algumas horas pesquisando (em todos os foruns gringos de Panerai, inclusive) e ninguém sabe de nada. Com certeza é uma marca muito mais apreciada por questões estéticas do que mecânicas, mas como não tenho grandes informações e acho a parte mecânica importante, fica complicado fazer alguma escolha.

Não tenho a menor idéia se esses calibres são mais robustos do que os Panerai in-house (P3000, P9000...), nem mais ou menos sofisticados... E isso não parece guardar muita relação com o preço de cada relógio... V. sabe de alguém que tenha experiência de desmontagem/manutenção desses relógios? Novamente obrigado pela ajuda!

Abs!

LF

Adriano

Na verdade, só o fabricante pode dar essa certeza. Pois, por exemplo, eu não sei com certeza absoluta todas as modificações que a Omega por exemplo faz nos 7750. Não dá para saber visualmente. Tem roda que pode ter um desenho de dentes ligeiramente diferente e isso não se vê nem com lupa.

Abraços!

Adriano

michelim

LF ,

Este relógio é muito bonito!

Mas eu acho que crono não combina com diver.
O meu Speedmaster coaxial possui resistência de 100 metros mas nunca foi numa piscina. Não sei, sempre fica um medo de apertar o botão do crono e inundar o relógio todo....

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

LF

hehehehe é por isso que no Daytona os botões do crono tem rosca :P nessa foto dá pra ver claramente a rosca no botão de zerar:

De qualquer forma, mesmo desrosqueado (infelizmente não tenho nenhuma foto dele desrosqueado e, agora, por motivos de força maior, não vou conseguir mais fotografá-lo...) ainda tinha o-rings que impediam a entrada de água em uso moderado (piscina, por exemplo...). Não sei como é o sistema do Panerai - nem se tem sistema! - mas deve ter alguma proteção, né? Acho bonito o que você postou, mas o que me deixou vidrado (a ponto de considerar comprá-lo no lugar de um Sub) foi o 00361:

O que acham?

Abs!

LF

JotaA

Já que pediu!!! Toma!!!  ;D ;D ;D

Pensou no Panerai Submersible?

Diver com cara de diver.

LF

hehehehehe eh bem legal também, mas eu acho ele pouco versátil... uma das coisas que to achando muito divertido nos Panerais é a troca de pulseiras! o submersible combina com poucas, não fica legal com aquelas vintages de couro (na minha opinião, né?) e eu não preciso de 300m  ;)

o modelo que eu gostei mais, de cara, foi o 112. daí acabei trocando umas mensagens com o estrela e ele falou dos calibres in house (que o 00361 não tem, mas enfim...) e eu fui pesquisar mais sobre a marca e acabei descobrindo o que eu postei e também alguns SONHOS como o PAM00317 (chrono monopulsante com reserva de marcha de 8 dias e caixa de cerâmica, foto abaixo, cerca de U$30.000,00........)

abs!!!

LF

jfestrelabr

LF to sentindo qual vai ser o seu proximo relógio heheheheh, to sentindo, comigo foi a mesma coisa, começei a pesquisar e quando vi ja estava apaixonado pela panerai, hoje tenho boné, relogio,camisa polo, bonequinho de mesa etc.....
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Rafa_Almeida

Também já vi esse filme! Kkkkkkkkkkkkkk  ;D

Abraços,

Rafa

flávio

Como o Adriano disse, há muita coisa diferente neste movimento. Para começar, ele é flyback. Porém, quem fez o Flyback? Mistério...Acho que pode ter sido a La Joux Perret, que sempre fez muita coisa para terceiros (Hublot, por exemplo). Quanto a roscas, que fique claro: o que dá resistência aos relógios é um bom retentor, rosca não serve para nada. No caso do Daytona, elas so servem para evitar o acionamento involuntário do crono sob a água.

Flávio

jfestrelabr

"Quanto a roscas, que fique claro: o que dá resistência aos relógios é um bom retentor, rosca não serve para nada. No caso do Daytona, elas so servem para evitar o acionamento involuntário do crono sob a água."

É isso mesmo, porem ja ví alguns videos de mergulhadores acionando os cronos do Daytona sob a água, portanto a vedação nada tem a ver com a rosca ok.

Rolex ou Rolex.

LF

Citação de: flavio online 25 Julho 2012 às 10:35:53
Como o Adriano disse, há muita coisa diferente neste movimento. Para começar, ele é flyback. Porém, quem fez o Flyback? Mistério...Acho que pode ter sido a La Joux Perret, que sempre fez muita coisa para terceiros (Hublot, por exemplo). Quanto a roscas, que fique claro: o que dá resistência aos relógios é um bom retentor, rosca não serve para nada. No caso do Daytona, elas so servem para evitar o acionamento involuntário do crono sob a água.

Flávio

Flávio,

Sim, sim. Rosca pra impedir o acionamento e o retentor pra evitar a inundação. Mas agora fiquei com uma dúvida: os o-rings aos quais eu me referi e o retentor que você falou são a mesma coisa? Estou falando daqueles anéis de borracha entre os botões e a caixa; no Daytona era possível vê-los claramente ao desrosquear os botões do crono.   

Obrigado!

LF

flávio

Sim. As coroas Rolex são uma maravilha de engenharia e tem até 3 retentores. Veja:

http://www.horologist.com/rolex_crown.htm

Flávio

LF

Citação de: jfestrelabr online 25 Julho 2012 às 10:23:29
LF to sentindo qual vai ser o seu proximo relógio heheheheh, to sentindo, comigo foi a mesma coisa, começei a pesquisar e quando vi ja estava apaixonado pela panerai, hoje tenho boné, relogio,camisa polo, bonequinho de mesa etc.....

Pois é Estrela e Rafa... No meu caso não foi nem com a pesquisa que a paixão começou porque eles nunca tinham me interessado em razão do tamanho (tenho pulso fino). Até que num belo dia em que eu havia trabalhado desde as 6 da manhã até as 5 da tarde non-stop, quando finalmente acabei todos os prazos do dia, resolvi, esgotado, almoçar no shopping Iguatemi JK pra visitar a loja nova da JLC e relaxar um pouquinho  ;D Qual não foi minha surpresa ao ver, além da JLC, uma IWC e uma Panerai lado a lado... Eu já havia encerrado o meu expediente, então, resolvi fazer o tour completo e confesso que deixei a Panerai por último.

Lá chegando, comecei com um Radiomir de 42mm, porque é menorzinho, mas o vendedor me convenceu a provar um Luminor Marina.

Em português claro: f*deu!!! hehehe aí sim eu comecei a pesquisa e fiquei doidinho porque o leque de opções é tão, tão amplo... Materiais de caixa, dials, calibres... A cada dia que passa tenho um novo favorito. Socorro!!!  :o

Abs!

LF

João de Deus

João

igorschutz

Valor é algo totalmente subjetivo. Diga-nos você o que acha.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

João de Deus

Acho que não valem o que custam, principalmente os modelos que utilizam movimentos genéricos com ETA.
João
João

jfestrelabr

Citação de: João de Deus online 31 Outubro 2012 às 09:47:54
Acho que não valem o que custam, principalmente os modelos que utilizam movimentos genéricos com ETA.
João

Viu como valor é algo subjetivo hehehhe, conheço colecionadores que lhe queimariam na fogueira agora por esta declaração hehhee.
Rolex ou Rolex.

vinniearques

Citação de: jfestrelabr online 31 Outubro 2012 às 09:51:24
Citação de: João de Deus online 31 Outubro 2012 às 09:47:54
João

Viu como valor é algo subjetivo hehehhe, conheço colecionadores que lhe queimariam na fogueira agora por esta declaração hehhee.

Exato Estrela!

E completando, o João queimaria na fogueira esses colecionadores, ou seja continua tudo na mesma, SUBJETIVO!

Eu particularmente acho que vale o preço deles seminovos na media de 10 mil ( nos modelos comuns) (inclusive quero um pro ano que vem Submersible usado) mais não sei se pagaria 20, 25 mil neles zerinhos!