Relógios com calculadora da Seiko

  • 9 Respostas
  • 4279 Visualizações
Relógios com calculadora da Seiko
« Online: 01 Agosto 2012 às 10:52:15 »
 Acho que todo mundo aqui já viu aqueles Casio com calculadora que tiveram seu auge nos anos 80/90. Pelo menos eu, nunca tinha visto outro relógio com calculadora que não fosse Casio. Até hoje...









Mais aqui:
http://pocketcalculatorshow.com/nerdwatch/fun2.html

P.S. Tá bom, o teclado da calculadora não está exatamente no relógio como nos Casio, mas vocês entederam o espírito da coisa.

Um abraço,
Davi

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #1 Online: 01 Agosto 2012 às 17:10:43 »
Salve!

Davi,
Os Seiko´s que você mostrou, por exemplo, o DATA 2000 da primeira foto, na verdade não são apenas "calculadoras", eles são "agendas" (ou, na verdade, são "micro computadores").

Aquela "baia" junto do teclado permite a transferência de dados entre os dois "elementos", o que é usado no pulso (onde fica o "resumo" dos dados) e a "base" (onde está o teclado, para atualização).


Eu tenho um UC-3000.



Que faz conjunto com a base, UC-3100


Fotos da NET

Abraços,
Alberto
« Última modificação: 01 Agosto 2012 às 17:17:09 por Alberto Ferreira »

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #2 Online: 01 Agosto 2012 às 17:44:41 »
Salve Alberto.

Na verdade, eu usei o termo "calculadora" de sacanagem mesmo, sabendo das funções adicionais do relógio. Só não imaginava que alguém por aqui teria um  ;D

Você chegou a usar o seu na época? Gostaria de saber de um usuário como era a interface e se efetivamente conseguia substituir uma calculadora avulsa com uma agenda de papel.

Um abraço,
Davi

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #3 Online: 01 Agosto 2012 às 17:48:07 »
Caro Davi, além da Seiko e Casio, tem Citizen, Alba, Pulsar, HP, Timex entre outras!!
Bacana, parece que entramos em uma máquina do tempo, quando vemos esses vintages digitais, que viraram febre nas décadas de 80/90!!
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #4 Online: 01 Agosto 2012 às 18:29:49 »
Salve!

Sim, Davi, eles funcionam.
A interface inclusive funciona numa boa, sim.

Eu tive dois, e recentemente comprei um módulo de pulso avulso.
Mas, o que eu tenho ficou como peça de coleção.


Eu explico,
Na verdade eles não são muito práticos, por assim dizer, e se comparados às ferramentas que temos hoje, estão simplesmente superados.

Capacidade de armazenamento de certa forma "restrita" (para os padrões de hoje), as "manobras" de atualização, e até as baterias (o UC-3000, por exemplo, usa uma CR2325, que já é meio "chatinha" de se encontrar, etc).
Por coisas assim, hoje, eles são mesmo peças de coleção.
 8)

Abraços,
Alberto

*

BigPaul

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #5 Online: 01 Agosto 2012 às 20:36:04 »
Acheii bem interessante estes Seiikos

muito legal

Paul

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #6 Online: 01 Agosto 2012 às 22:34:14 »
Salve!

Além das marcas citadas pelo Cigano, e da Casio que realmente tem uma grande quantidade de modelos, a Seiko também teve lá os seus...

Apenas ilustrando com alguns modelos.


SEIKO C515 5009 - circa 1982


SEIKO C439 5010 - circa 1980


SEIKO C153 5007 - de 1977 (o primeiro da marca com calculadora)

Origem de todas as fotos aí acima: NET

Abraços a todos,
Alberto

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #7 Online: 02 Agosto 2012 às 07:18:20 »
Alberto e Cigano, realmente "relógios-calculadora" são um ramo da família dos digitais que eu não conheço! Engraçado como foi só cutucar para aparecer esta profusão de marcas e modelos :)

Um abraço,
Davi

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #8 Online: 02 Agosto 2012 às 11:43:30 »
Salve!

É isso aí, Davi.

E, ainda dentro do tema (eu creio...) não nos esqueçamos daquela nossa "praia" maior... Não é?
Daquela onde a maioria de nós prefere tomar o seu banho de "sol"...  ;)

Pois há relógios mecânicos também com "calculadoras".  Claro que eu aqui falo num certo sentido figurado...    ;)

Afinal nós temos os modelos com "réguas de cálculo", ábacos, etc, usados para as operações mais variadas.
Desde operações matemáticas, por assim dizer, básicas, às mais específicas, como cálculos de dados de voo, datas (calendários) e outros.

Mas, independentemente de qualquer outra coisa, muitos deles (sejam "digitais", ou não) são bastante colecionáveis, sim, e alguns marcaram mesmo as suas respectivas épocas, etc.

E há sites específicos na NET sobre quase todos eles.

E aqui vai uma "curiosidade"...
Eles podem ser razoavelmente "antigos"...

Neste site ---> http://sliderulemuseum.com/PocketWatch.htm...
...há a ilustração de um de bolso, pelo que lá é dito, de 1890


Abraços,
Alberto


PS:
Ah!  ::)
Tempos atrás, nós falamos sobre os relógios com régua de cálculo, e no caso nós falávamos dos da Seiko.
E eu me lembro de uma pergunta do Douglas, que naquela época procurava pelas instruções para o uso daquela função.  Na verdade ele procurava as instruções originais daquele modelo Seiko, o clássico 6138 7000T.

Pois bem,...
Após algum tempo eu localizei na NET um manual, em PDF (embora não específico daquele modelo mencionado). Mas eu acabei esquecendo de compartilhar...  :-[

Mas,...
Como sempre há tempo para compartilhar uma informação, aqui vai...

http://www.seikowatches.com/support/ib/pdf/rt01_e.pdf

Abraços a todos!
Alberto
« Última modificação: 02 Agosto 2012 às 13:25:15 por Alberto Ferreira »

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Relógios com calculadora da Seiko
« Resposta #9 Online: 02 Agosto 2012 às 12:26:40 »
Outro arquivo semelhante, em português:

http://www.citizenwatch-global.com/support/pdf/enhanced/p.pdf

Achei muito legal esse acessório (régua de cálculo) no relógio.
Tenho atração por objetos antigos e conheço a régua de cálculo mas não tenho nenhuma.
Um engenheiro que trabalha comigo e formou no final da década de 70 trouxe uma que ele usava na escola para me presentear. Estava de férias no período e ele deixou a régua guardada no armário me esperando. Nesse meio tempo alguns contratados depedraram o vestiário e furtaram alguns pertences e lá se foi a régua. Acredito que nenhum deles saberia do que se tratava o objeto.