Menu principal

Tride Suiça: AP, PP & VC

Iniciado por João de Deus, 02 Agosto 2012 às 19:41:40

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Gostaria de levar uma discussão sobre as marcas AP, PP & VC e seus relógios sem complicações (Calatra, Roual Oak e Patrimoni).
Se compararmos este modelos com outras marcas como Omega (Aqua Terra 8500), Rolex (Date Just II) entre outras, sempre com o mesmo material da caixa (ex ouro).
Porque as marcas da chamada Triada são MUITO mais caras? Seus relógios teoricamente são feitos para durarem mais? Ou a construção é super primorosa? Ou tudo isto e mais um pouco?
Abs

João
João

LF

Bom... Já que ninguém mais habilitado se prontificou até agora, aqui vou eu arriscar algumas linhas ;D

Acho que só uma comparação entre Rolex e Audemars Piguet já ajuda a explicar bastante coisa. Enquanto a AP faz uns 20 ou 25 mil relógios por ano, a Rolex fabrica 2000 por dia... Mesmo assim, em número de funcionários a diferença não é da mesma ordem, já que a Rolex tem 3000 e a AP aproximadamente 1000 funcionários.

Por isso, é óbvio que existe muito menos manufatura na fabricação de um Rolex do que na fabricação de um AP. É mais ou menos como comparar um Porsche a uma Ferrari. Os dois podem até ter a mesma performance, mas a Ferrari nunca produziu carros em série até muito recentemente, quando lançou um modelo de "baixo-custo" chamado California, justamente para competir melhor (no preço) com os esportivos de luxo das marcas de produção em série.

Outra coisa: não sei se você já teve a oportunidade de segurar um Patek na mão e dar corda no bicho... Aquilo é completamente maravilhoso, o peso, o acabamento, os detalhes... São obras de arte, artesanais, incríveis. Sem brincadeira nem exagero: faz um Daytona parecer um Swatch ao lado dele.

Abs!

LF

michelim

Citação de: LF online 03 Agosto 2012 às 01:51:51
. Sem brincadeira nem exagero: faz um Daytona parecer um Swatch ao lado dele.

Falou tudo!! Tive a mesma impressão
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Adriano

Citação de: michelim online 03 Agosto 2012 às 06:57:36
Citação de: LF online 03 Agosto 2012 às 01:51:51
. Sem brincadeira nem exagero: faz um Daytona parecer um Swatch ao lado dele.

Falou tudo!! Tive a mesma impressão

+1

Abraços!

Adriano

michelim

Em Aruba tive a oportunidade de colocar no pulso um PP nautilus. Em foto eu achava um relógio muito feio, mas quando coloquei no pulso vi porque a Patek é a Patek! Tudo passa a impressão de bonito, bem feito, proporcional, uma obra de arte por si só!!!

TUZ40

Eu nunca tive o privilégio de ver um PP na mão. :(
"All your base are belong to us"

mmmcosta

Os três são fantásticos, mas os detalhes - como em qualquer produto de altíssimo padrão - são que os diferenciam dos "meramente" excelentes. ;)

Muito embora o Calatrava seja o Patek que menos me interessa. Não pela simplicidade, até porque o modelo da Lange de que mais gosto é um dos mais "simples", o Richard Lange. Entre os citados acima, o VC Patrimony é meu preferido. 8)
Marcelo

LF

Marcelo,

+1! Vacheron Constatin Patrimony Contemporary, pra mim, é "O" relógio social. Vinte e tantos mil Obamas em ouro branco... ai ai

:)

Abs!

LF

João de Deus

Coloquei este assunto em discussão porque tenho um amigo que além de colecionador também negocia algumas peças.
Tive oportunidade de ver em mãos os modelos PP Calatrava Travel Time; VC Patrimony e AP Royal Oak, todos mecânicos e caixa em outro branco.
Analisando os modelos em questão, independente da beleza, achei o PP muito superior.
Abs

João
João

mmmcosta

Muito superior em quais aspectos?
Marcelo

João de Deus

Achei o acabamento do mostrador e das cifras, estás numerais, superiores aos dos outros modelos (VC e AP).
O movimento do PP que estava a mostra através do back transparente é absurdo de bonito.
Claro que é MINHA impressão.

João
João

flávio

A própria origem das marcas indica o conceito por trás. Relógios eram relógios, não aparatos de luxo. A Rolex então que o diga, seus modelos sempre foram instrumentos profissionais, não coisas de luxo. Patek, Vacheron, Audemars, por anos foram as marcas efetivamente de luxo no mercado. Por mais paradoxal que pareça, essa história de relógios caríssimos com inventações de moda é algo mais novo (ou bem antigo...). No século XX, relógios eram estritamente relógios, mas as marcas citadas iam além.

Mas que fique claro. Apesar de todo cuidado na produção das marcas citadas, elas nunca foram absolutamente integradas na época áurea. Pelo contrário, as 3 usavam ebauches JLC, modificados ao gosto de cada uma.

Eu, honestamente, acho que o mercado de relógios atual é um tanto quanto "estranho". Dizem que AP, VC, Patek, etc, são relógios absolutamente artesanais, quando não são. Aí, você pega algo efetivamente feito de acordo com as técnicas antigas, com um acabamento primoroso e de fato artesanal como, por exemplo, os Marco Lang, Roger Smith, etc e....Custam mais barato do que as marcas citadas! Pior: a Patek manteve-se fiel à tradição de relógios clássicos e de luxo que fez sua fama. Apenas uma opinião, mas me digam em que lugar se encontra a AP atualmente? Eu não sei muito bem que caminho eles tem seguido! Ora parecem-se com a Hublot, com seus Offshore cheios de frescura, ora parecem essas novas marcas cheias de complicações na linha Jules Audemars...

Eu sei lá. Gosto de produtos "honestos", se são caros, baratos, etc, outra história.

Flávio

Correia

Reconheço a imensa qualidade das marcas mencionadas, por uma vez tive um Patek nas mãos, e, mesmo um leigo como eu reconhece a brutal qualudade de uma peça desse calibre.

Mas a maior parte não faz a minha praia...ficaria com o "singelo" Daytona e com o Swatch...não sou de Maybach e Lexus... ;D...um Audi S8 chegava bem para me contentar ;D ;D ;D

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

mmmcosta

Marcelo

Paulo Sergio

Muito lindo esse relógio mmmcosta!!!
Valeu por compartilhar!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Penso na linha do Flávio... a AP de fato anda esquisita. Sei lá, tem até rappers como endorsers. Não é preconceito, mas é fato que o estilo extravagante, de gosto bem duvidoso, não combina com a imagem que tenho da AP na minha cabeça. Sei lá, um Breguet definitivamente não combina com o estilo "pimp"... tanto quanto a AP.

Eu também não sei até que ponto eu gastaria em determinados PP. Sei lá, tem muito PP por aí que dá fácil para comprar um Simplicity do Dufour... e tem muito PP que parece "enlatado" perto de um Dufour. Enlatado no sentido de industrializado demais, por incrível que pareça.

Abraços!

Adriano

michelim

michelim

michelim

Agora eu reparei na pulseira que ele usa, da Camille Fournet. É a pulseira mais phodda do universo que já vi! Tem croco até no lado interior  :o :o :o

michelim