Menu principal

Calibres Audemars Piquet 3120 x Rolex 3135.

Iniciado por Lobão, 07 Agosto 2012 às 12:10:07

tópico anterior - próximo tópico

Lobão

Olá amigos deste fórum eu gostaria de uma comparação entre estes dois calibres, qual seria o melhor?
Abraço,
Lobão.

João de Deus

Acredito que o AP é superior, mas vamos aguardar os mais entendidos em parte técnica.
João
João

Cigano

Olá caro Lobão, eu tinha em meus favoritos esse review deste esato calibre da AP.
AP3120

E esse aqui é famoso já na rede, que é do 3135, também, é um ótimo review!!
Rolex 3135

Vou dar uma lida, depois eu volto!! ;)
Abraços,
Cigano!

Adriano

Pra mim, mesma coisa. Sensíveis vantagens e desvantagens em cada um empatam a comparação. O AP é mais caro por causa do rotor de ouro. Tirando isso, ambos compartilham das mesmas filosofias técnicas, como simplicidade de construção, balanço de inércia variável...

Porém o Rolex é mais antigo e está mais que provado. O AP 3120 já sofreu alguns updates desde o lançamento e eu diria que ainda está em fase de aperfeiçoamento. Acredito que num futuro será lembrado como um grande calibre.

Opinião particular: prefiro o AP. Ainda é um AP bem "industrial", mas ainda acho-o um pouco mais refinado que o Rolex. Não quer dizer que eu ache melhor, só acho-o refinado.

Abraços!

Adriano

flávio

Sob qual aspecto? Ao que se propoem a fazer, que é marcar o tempo com precisão, não vejo grandes diferenças. Já na parte estética...Eu já vi um desses AP sob lupa e, comparando-o ao Rolex...Bem, as fotos das reviews citadas falam por si. A Rolex preza muito seus escapamentos, com pontes exclusivas para o balanço, balanço com ajuste de momento de inércia (free sprung), overcoil, etc. Mas asteticamente, acabamento mesmo, e equilíbrio harmônico do desenho...

Flávio

LF

E na conclusão do review, o escritor ainda prefere o bom e velho ETA ao Rolex. Uma coisa que eu não sabia é das joint-ventures que ele cita... Entre Richemont e Rolex, por exemplo, para o desenvolvimento de novas tecnologias. Realmente faz sentido em termos de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Outra coisa: estou gostando bastante dos Panerai ultimamente e, cada vez mais, perdendo o preconceito com relação aos calibres que não são in-house. Ainda não estou totalmente confortável em gastar mais de U$5.000,00 num relógio com calibre base 7750 (a impressão inicial é de que estaria comprando gato por lebre) mas começo a ver que não existe tanta diferença assim com relação a um 3135, por exemplo.

O que vocês acham?

Abs.,

LF

jfestrelabr

LF em relação ao 7750 x 3135 não vou entrar no mérito, agora em relação ao panerai in house ou não ai eu entro da seguinte forma, se for para vc e o modelo que vc quiser só tiver com 7750 modificado então porque não? eu ja tive um 104 e era um calibre modificado, o relógio trabalhava perfeitamente ta certo que o coração dele não era in house, mas e dai??? hoje os panerais mais valiosos são todos compostos por calibres modificados, 7750,JL, rolex, então se tratando de PAM acho que não tem erro, vai mais do modelo que vc quer ào movimento que o equipa.

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Rafa_Almeida

Amigos,

Quais as diferenças do 3120 para o Calibre 3126/3840 que equipa meu AP?!?

Abraços,

Rafa

LF

Citação de: jfestrelabr online 07 Agosto 2012 às 13:14:20
LF em relação ao 7750 x 3135 não vou entrar no mérito, agora em relação ao panerai in house ou não ai eu entro da seguinte forma, se for para vc e o modelo que vc quiser só tiver com 7750 modificado então porque não? eu ja tive um 104 e era um calibre modificado, o relógio trabalhava perfeitamente ta certo que o coração dele não era in house, mas e dai??? hoje os panerais mais valiosos são todos compostos por calibres modificados, 7750,JL, rolex, então se tratando de PAM acho que não tem erro, vai mais do modelo que vc quer ào movimento que o equipa.

Sim, a começar pelo mais lindo de todos, o "Fiddy" PAM00127 :)

flávio

Rafa, o movimento base é o mesmo. Há um módulo aí. Sobre as tais "conclusões" do cara, entre Rolex e ETA 2892, acho ultra mega super questionáveis. Aliás, se olhássemos estritamente do ponto de vista de projeto, o Rolex já seria melhor na partida, por ter um escapamento muito mais "redondo" do que os ETA com reguladores. Tirando isso, não conheço UMA DESIGNAÇÃO do ETA 2892 que, se não for modificada pelo fabricante, funcione direito. Uma! Eu só tive problemas com 2892, que não carregam direito, param de funcionar sem motivo aparente, enfim, uma desgraça. Meu Longines Avigation, cuja base é um ETA 2892, que o diga: ele não funciona direito NEM POR DECRETO, simplesmente não carrega no meu pulso e, no WatchWinder, só se estiver no programa mais veloz. E olha que ele já passou por duas revisões em autorizadas, que fizeram epilame, fuzilame, ultralame, nãoseioquelame e não funciona nem a porrete!

O 2892 top usado no meu Speedmaster automático carrega muito melhor, quando funciona, vai bem, obrigado mas...Já parou de funcionar uma vez sem qualquer motivo aparente e foi parar na revisão onde nem os caras de lá detectaram o que era! Mas vai bem, obrigado, já há uns dois anos.

O Francelino, que era o autorizado Omega de Brasília - e seu filho tem credencial para falar sobre os movimentos, já que fez todos os treinamentos na Omega de Biel, o Adriano sabe de quem falo - simplesmesmente tem ódio mortal do 2892, que julga um movimento sensível, cheio de frescuras e de difícil obtenção de isocronismo adequado no longo prazo. Para terem uma idéia, ele o compara aos série 1000 da Omega, que tiveram que ser retirados de linha pouco depois do lançamento, por erro de projeto, vindo a serem substituidos pelos 102X.

Não é de se estranhar que na maioria das fábricas que usam os 2892 e não sejam detectados problemas, a mola seja diferente, sistema de carga e até escapamento. Vide os Omega 2500 e mesmo os 1120.

Aliás, como já ressaltei aqui, constitui um verdadeiro mistério para esse humilde autor sem muitos conhecimentos como a Omega faz um 2892 que presta, pertence ao Swatch Group e, até hoje as modificações do sistema de rolamento/carga da Omega não tenham sido adotadas em todo grupo!

Eu custei a comprar meu primeiro Rolex! E, mesmo quando comprei, não dei o devido valor à marca. Sim, o movimento deles é tosco, não tem muito firulas de acabamento, olhando nas próprias fotos acima, vê lá se a Rolex iria chanfrar rodas com a AP faz mas...Os malditos movimentos da Rolex NÃO DÃO DEFEITO! Eu comparo esses movimentos a verdadeiros motores v8 americanos, barulhentos, toscos, mas que...Bem, entenderam meu ponto de vista. A Rolex se sobressai numa produção absurda de quase 1 milhão de relógios por ano onde tudo vira cronômetro e, pior, com um movimento tão tosco que até com 3 quilos de pó dentro ele ainda funciona! É fantástico!

Hoje, portanto, observo um movimento bem acabado e babo. É a epítome do trabalho micromecânico. Por outro lado, babo mais ainda ao pensar como a Rolex consegue fazer os movimentos dela funcionarem até com serragem metálica dentro - algo que foi detectado pelo Walt Odets numa famosa review de uns 15 anos atrás sobre o calibre 3000 - e certificá-los como cronômetros!

Esses caras são foda! Se alguém me pergunta hoje qual relógio "de barão" escolher, sendo que só pode ter um, digo no ato: um Rolex, porque pelo menos dor de cabeça não vai te dar. Sim, vai ter dar quando precisar fazer a revisão, porque eles cobram caro e só eles fazem. Mas enquanto você precisará mandar o seu ETA 2892 toba para revisão de 3 em 3 anos, seu Rolex rodará 15 sem perder lá muita amplitude, sem escapamento coaxial, sem nada, e com 3 quilos de óleo encharcando tudo lá dentro. Isso sim é micromecânica ao que se presta. Quem diria que escreveria isso algum dia, mas é a realidade, nua e crua!

Flávio

igorschutz

Nossa, chefe, o que fez você admirar a Rolex desse jeito? :-*
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

jfestrelabr

Flavio e suas aulas kkkk, se pegarmos os maiores post desse camarada da para montar um livro rs.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

Igor,ter usado meu longines ontem e ele ter parado de funcionar com pouco mais de 15 horas

Correia

Amanhã vou vender meu SMP com 1120... ;D

Gostei do seu texto Flavio, interessa muito o que lemos mas mais aquilo que nós verificamos com os nossos olhos, nas nossas coisas.

Pessoalmente só posso falar bem do 2892(Omega 1120), tem 5 anos(se bem que não tem muito uso...e sempre trabalha depois de usar 1 dia entre 48 a 50 horas :)), mas pelo pouco que sei "disto" é um calibre mais elaborado que um 2824, p. ex.

Só que pelo que tenho visto, o 2824 é também ele como o V8 americano, qualquer 1.8turbo dá corda nele, mas daqui a 20 anos o V8 continua a bombar e o outro provavelmente nem por isso ;D
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Mario_Fpolis

Flávio, caríssimo, duas coisas:

1 - Parabéns, até o Igor veio comentar tua mensagem. Ave, Igor!

2 - Pelo que falaste, vais virar fã da Seiko em quanto tempo? Pois eles produzem milhões de relógios, que mesmo sem isocronismo algum funciona, e até bem em muitos casos. :D ;D :D ;D :o 8)
Amplexos do Mário

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

;D

E...
Sobretudo...
A César o que é de César. 

;)
Abraços a a todos!
Alberto

Mario_Fpolis

E, Alberto, o bom filho a Roma torna! ;D

É como já dizia Nero, Calma, Roma não queimou em um dia.

Igor, bom demais te ver de volta! Sentimos e muito tua falta. A casa é tua, quase que literalmente.

Amplexos do Mário

Adriano

Ora, melhor que um fórum com um Schutz, só mesmo um fórum com DOIS Schutz!!!  :D :D :D :D :D :D :D

Abração Igor! O resto, já sabe!

Adriano

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

E o pior...
Um fórum sem nenhum deles.  :(

Abraços a todos!
E bom "retorno", amigo Igor!
Alberto
8)