O que importa é a sua felicidade!!

  • 85 Respostas
  • 20855 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #20 Online: 20 Agosto 2012 às 11:45:34 »
Caro Adriano, a 7s26, consegue ser pior que as 7005/7009 ??

A 7s36, teve alguma mudança significativa ou não, em relação as 7s26 !!
Lembrando que tenho um belo SKX009, que adoro muito, e é presente de um caro amigo forista!!

Aliás, tem até um tópico gigante no WUS, destinado aos SKX007/9 originais, ou modificados, tem até umas do meu lé (orioginal é claro, e sempre será !! ::)

Pois eu acho bacana o sistema de carregamento delas, e pelo que li em alguns fóruns das "gringas", são bem eficientes!!

Eu sou muito feliz com todos os meus relógios, pois sinto-me muito bem, seguro e confortável com eles !!

Tenha uma ótima semana! ;)

Bem, eu pelo menos nunca me lembro de ter dito que a 7005/7006 sejam ruins. As 7002/7009 são uma evolução piorada, e a 7Sxx termina de piorar. A 7S36 tem dois rubis a mais que a 7S26, rubis que para mim só servem para mudar a contagem e posicionar os produtos equipados com eles em outra categoria. Pois é a mesma coisa.

Aí vou tentar falar isto pela enésima vez: o problema da 7S26 não é de projeto, é de qualidade de fabricação. O sistema de carregamento dela é ótimo. É o mesmo usado no 8L35 do Marinemaster, no 9Sxx do Grand Seiko. É maravilhoso. Só que vem tão mal lubrificado de fábrica, na 7S26, que não carrega direito. Meus dois últimos relógios são equipados com a mesma máquina: 7S26. Estou felicíssimo com ambos e só estou usando eles direto há 3 semanas. Mas só reforçaram a minha opinião de que são uma porcaria: o FFF não carrega direito. Uso o dia todo, no dia seguinte está parado. Já o SKX009, faço estritamente o mesmo uso dele, e fica funcionando 2 dias direto. Esse FFF é só mais um dos 7S26 que tenho que vêm tão porcamente lubrificado de fábrica que faz com que um dos mais eficientes sistemas de carregamento não funcione direito.

E eu desejo que todos os usuários de 7S26 da face da terra se sintam bem, seguros e confortáveis com eles, EXATAMENTE COMO EU ME SINTO COM MEUS SETE OU OITO 7S26!!!! Apenas desejo também, que todos eles respeitem o meu direito de achar elas umas porcarias, e principalmente, que sejam maduros o suficiente para não levarem minha opinião sobre um simples mecanismo como uma ofensa pessoal.

Aliás, putz, nem sei por que eu estou falando tudo isso denovo. Eu prometi para mim mesmo que não falaria mais sobre isso. Vou tomar dois dedos de suco e já volto.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 20 Agosto 2012 às 11:54:10 por Adriano »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #21 Online: 20 Agosto 2012 às 12:19:30 »
Ah tá, na última tentativa "to make my point". A 7S26 é um EXCELENTE produto. Ela entrega muito pelo que custa. Mas é um péssimo mecanismo de relógio. Ponto.

Se custar barato e cumprir seu papel for sinônimo de qualidade, então eu tenho que colocar ela no mesmo patamar de um, sei lá, Patek Philippe CH 29-535.

Vamos falar de carros, que todo brasileiro é entendido: aquele carrinho chinês, o tal do QQ, é um produto de qualidade? Ora, ele tem 4 rodas, te leva do ponto A ao B, e ainda é super econômico, e é barato pacas! Ou seja, ele faz o mesmo que um Bentley Continental Flying Spur, aliás faz melhor, bebe menos, e custa 1/100 do preço. Isso faz dele um primor de qualidade? Isso coloca ele na mesma "bacia". Ou o Bentley é pura enganação? Pode fazer do QQ um excelente produto industrializado, mas não faz dele um primor tecnológico da indústria automobilistica.

Agora sim, vou tomar meus dois dedos de suco de laranja... e o resto de Gin.

Abraços!

Adriano

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #22 Online: 20 Agosto 2012 às 12:34:12 »
Pessoal,

Tópico muito bacana. Passei por essa dúvida quando comecei a gostar dos Panerai porque o valor é muito alto, não só em termos absolutos, mas também em termos relativos (comparação com o que a concorrência entrega por preços semelhantes).

Acho que a grande resposta pra essa questão é a que o Igor falou: não levar gato por lebre, ou melhor, ter consciência do que está comprando. Isso é o que eu mais busco aqui no Fórum mas com um certo limite porque, senão, como o mesmo Igor bem falou em outro tópico (não te conhecia, mas, que bom que você voltou!), não vou comprar mais nada.

Nessa mesma linha, Adriano, por favor, não pare com os seus comentários técnicos porque alguns proprietários desse ou daquele calibre vão torcer o nariz. Eu entendo plenamente o seu raciocínio sobre custo x benefício e concordo com ele. Digo mais: nós, leigos, precisamos dessas informações para formar as nossas convicções. Ainda sobre o tema: podemos colocar o P.3000 na bancada pra ver como ele funciona?

Abs!

LF

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #23 Online: 20 Agosto 2012 às 12:37:37 »
Adriano, eu estava interessado no assunto e compreendi bem a sua argumentação.

Suas explicações são verdadeiras aulas para iniciantes na horologia como eu.

Obrigado pela explicação! ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline wilbor

  • ****
  • 262
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #24 Online: 20 Agosto 2012 às 13:09:23 »
Ia dizer a mesmíssima coisa!

Adriano, eu estava interessado no assunto e compreendi bem a sua argumentação.

Suas explicações são verdadeiras aulas para iniciantes na horologia como eu.

Obrigado pela explicação! ;)

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #25 Online: 20 Agosto 2012 às 13:57:42 »
Por isso que eu continuo depois de alguns anos sendo sue fã Adriano!

 ;D

Meu conceito já mudou tantas vezes, eu hoje acredito em prazer pessoal. Fim, nada além disso. Pode ser ele com um Patek, com um Breitling, um Omega, um Seiko, um Cassio ou um Armani. Prazer é de cada um.
What the next step ?

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #26 Online: 20 Agosto 2012 às 14:21:05 »
o problema é o seguinte.

a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra.

chega aqui e se depara com uma quantidade absurda de conhecimento que está espalhado nesse fórum graças à generosidade dos frequentadores, sendo os posts do adriano um exemplo, mas não sendo ele o único caso desta generosidade.

mas, ao ver tanta gente comentando rolex, IWC, patek e etc, espanta-se um pouco. e esquece que a questão da qualidade é relativa a diversos pontos.

a qualidade relativa ao preço cobrado.
a qualidade relativa ao estado da arte da horologia
a "qualidade" que serve apenas à exposição de status - infelizmente essa é a que a grande maioria dos consumidores de relógios vê.....

essa última eu ignoro. as duas primeiras eu observo. e sigo sim os passos do adriano, não cegamente, mas por que, p.q.p.! que posts de qualidade, que artigos ótimos, que didática!

eu mal consigo trocar as pulseirinhas dos meus seikinhos sozinho. mas isso não me impede de ver a absurda relação custo benefício de um monster com bracelete. que outro relógio a esse preço entrega o que a seiko entrega nesse modelo?

pois é, aprendi a ver essas coisas aqui. da época que tive rolex, há anos atrás, não me lembro da precisão deles, muito menos de detalhes de construção. mas lembro como eu andava com eles na rua com um certo orifício corporal extremamente fechado.... hehehe


relógio mecânico, não sendo aquelas porcarias chinesas do ml que aparecem a 100 pilas, não atrasando ou adiantando 5 minutos ao dia, já permitem alguma admiração, gosto, prazer ao usar. pois precisão por precisão, um casio digital que faça 15s ao mês já é mais preciso que muitos mecânicos...

o gosto está em ter a maquininha, e perceber suas idiossincrasias. sim, tenho 3 7s26. todo dia xingo algum deles. mas tão aí, e não faz diferença nenhuma no meu dia a dia a variação deles. mas o resto do relógio sim, e é nisso q tb sigo o adriano.

tenho outros em vista? tenho... virão com o tempo. um skx009, um poseidon, um citzen ny0040.... no tempo certo esses brinquedinhos virão. e garanto pra vcs, serão vistos pela cidade no meu pulso, em cima da bicicleta, durante meu trabalho, durante as aulas q ministro...

não tenho relógio pra ocasiões especiais, pois o tempo corre de modo igual seja a ocasião especial ou não: um segundo é sempre um segundo. a vida inteira.
 

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #27 Online: 20 Agosto 2012 às 15:46:33 »
...saber que quando compro um relógio de $200 estou levando um relógio de $200 e não um de $2.000, e mais, bem resolvido o suficiente para saber que não é porque é meu ou porque eu comprei, que é a maior maravilha do mundo. A questão é justamente saber fazer essa espécie de auto-crítica contra a própria coleção...
...Exato: o conceito de qualidade é relativo, muda de pessoa para pessoa....
...Apenas desejo também, que todos eles respeitem o meu direito de achar elas umas porcarias, e principalmente, que sejam maduros o suficiente para não levarem minha opinião sobre um simples mecanismo como uma ofensa pessoal....

Muito legais estas afirmações, e tenho certeza que todo mundo concorda... até a hora que o próprio relógio esteja envolvido... aí o racional some... 

...a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra...

Isto acontece muito mesmo, e quando o cara descobre a "verdade"... é a hora de culpar o mensageiro... Afinal, a culpa de eu ter comprado um lixo não é minha, ou do cara que me vendeu, ou do cara que fabricou, mas sim do cara que descobriu...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #28 Online: 20 Agosto 2012 às 16:02:55 »
Acho que depois de apanhar muitooooooo (durante 10 anos) hoje vejo custo-benefício, estética, maquinário, etc..independente do $$ do relógio... pois caro e barato é relativo...e já passei por muitas coisas nessa vida pra dizer isso.....e "status" nem se fala....não vejo como problema e nem muito menos como ostentação para querer demonstrar isso!!!...ATÉ PORQUE USO RELÓGIO PRA MIM. PONTO FINAL. E NÃO PARA OS OUTROS....tanto que ultimamente em vez de estar com o que eu comprei recentemente...já faz "séculos" que estou com um MARINA MILITARE - 47mm - UNITAS 6497...trabalhando "pianinho" e me dando MUITO PRAZER em usá-lo....quando tiver vontade de usar o que comprei ou um PANERAI...vou lá e uso...no final das contas....tudo relaciona-se com o prazer e o sonho e é isso que nos leva adiante em tudo, inclusive no mundo horológico....Abraços BC :) :) :) :)

"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #29 Online: 20 Agosto 2012 às 16:04:58 »


...a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra...

Isto acontece muito mesmo, e quando o cara descobre a "verdade"... é a hora de culpar o mensageiro... Afinal, a culpa de eu ter comprado um lixo não é minha, ou do cara que me vendeu, ou do cara que fabricou, mas sim do cara que descobriu...
[/quote]

eu também acho que é por aí
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

vinniearques

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #30 Online: 20 Agosto 2012 às 16:06:12 »


...a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra...

Isto acontece muito mesmo, e quando o cara descobre a "verdade"... é a hora de culpar o mensageiro... Afinal, a culpa de eu ter comprado um lixo não é minha, ou do cara que me vendeu, ou do cara que fabricou, mas sim do cara que descobriu...

eu também acho que é por aí
[/quote]

Mich temos inclusive um caso recente né?  ;) ;) ;) ;)


abraços russos a todos  8) 8) 8)

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #31 Online: 20 Agosto 2012 às 16:12:49 »
Obrigado pelos seus esclarecimentos, Adriano. Fazem muito sentido para mim.

Mas isso, para mim, continua não fazendo dela um mecanismo de qualidade absoluta (e não qualidade relativa, se é que existe isso).

Qualidade relativa existe, sem sombra de dúvida. Na verdade, é como qualidade é conceituada: http://asq.org/glossary/q.html (5o. verbete)
Marcelo

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #32 Online: 20 Agosto 2012 às 16:32:20 »
...a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra...

Isto acontece muito mesmo, e quando o cara descobre a "verdade"... é a hora de culpar o mensageiro... Afinal, a culpa de eu ter comprado um lixo não é minha, ou do cara que me vendeu, ou do cara que fabricou, mas sim do cara que descobriu...

pois é.  as pessoas, na sua santa ignorância, confundem marca com produto. não são necessariamente a mesma coisa. quantos fabricantes, não apenas de relógios, que têm produtos com uma gama de qualidade muito ampla, desde o produto mais barato até o de altíssima qualidade? grand seiko tb é seiko, mas 7s26 é uma coisa, GS é outra....hehehehe

e mais, tem gente que não enxerga nada além de aparência. dei um champion de 50 pilas prum amigo. ele adorou: douradinho, mostrador claro e com números grandes pra ele enxergar, pulseira em couro (?). o comentário dele foi que eu tenho muito bom gosto pra dar presente a ele, mas péssimo gosto na hora de usar o relógio que uso.... tentie explicar o que é um iso diver... entendeu? claro que não.

aqui discutimos produtos. lá fora, marcas. e assim caminha o mundo.


*

rasbrito

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #33 Online: 20 Agosto 2012 às 17:15:29 »


...a pessoa compra o relógio, e depois aparece aqui não pra aprender sobre ele, mas para ter uma afirmação, um confirmação da compra...

Isto acontece muito mesmo, e quando o cara descobre a "verdade"... é a hora de culpar o mensageiro... Afinal, a culpa de eu ter comprado um lixo não é minha, ou do cara que me vendeu, ou do cara que fabricou, mas sim do cara que descobriu...

eu também acho que é por aí
[/quote]
Por isso a frase:
"Não existe mulher feia, seu amigo é que viu...
Em relação aos posts do Adriano, fui um dos que (no inicio) se sentiu ofendido com a "esculhambada" no 7S26... hoje entendo completamente e me sinto ainda mais feliz e satisfeito ao comprar relógios com esse movimento (e já tenho uns 4 ou 5).

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #34 Online: 20 Agosto 2012 às 17:16:53 »
Obrigado pelos seus esclarecimentos, Adriano. Fazem muito sentido para mim.

Mas isso, para mim, continua não fazendo dela um mecanismo de qualidade absoluta (e não qualidade relativa, se é que existe isso).

Qualidade relativa existe, sem sombra de dúvida. Na verdade, é como qualidade é conceituada: http://asq.org/glossary/q.html (5o. verbete)

Ok, mas quando falamos de máquinas, existe um conceito bem definido de qualidade, que não é relativo nem subjetivo. É totalmente matemático, exato. Chama-se fator "Q" de osciladores harmônicos assim como o balanço do relógio. A fórmula envolve a amplitude do balanço a partir de seu ponto de repouso, seu momento de inércia, coeficiente angular de atrito de qualquer origem, coeficiente de elasticidade da espiral, torque do escapamento, amplitude máxima de oscilação, frequência de vibração angular e frequência de vibração em Hz.

Os quesitos mais importantes, sabemos que máquinas baratas carecem deles: baixo coeficiente de atrito, pois isso depende totalmente da qualidade de fábricação e isso é visível com lupa de 20x, alto torque no escapamento, o que também é precário em movimentos baratos, seja pela inferior qualidade do órgão motor (cojunto de corda, tambor e sua lubrificação) e a própria sequência de perdas por atrito em toda a rodagem, frequências mais altas e espiral com módulo de elasticidade mais estável. Tudo isso é impossível nesses relógios. Basta ver o porque um balanço de 7S26 deve custar US$ 5,00 e o de um Frederic Piguet basiquinho custa US$ 400,00. Estamos falando do preço de uma peça específica, e não do relógio todo. O preço da peça nãop envolve marketing, posicionamento de mercado, nada. É o custo de fabricação + margem de lucro e ponto final.

E a frequência: a melhor maneira de melhorar o isocronismo de um escapamento de baixa qualidade é aumentar sua frequência. Seria extremamente eficaz que as máquinas de entrada da Seiko tivessem escapamentos de 28.800 a/h. Isso sozinho requeriria melhor qualidade de fabricação, e o balanço de boa inércia e a corda de alta tensão ajudam a minizar os erros de isocronismo. Agora, 21.600 a/h em escapamento barato, não funciona. Frequência baixa (ou altíssima) é para escapamento bom.

Enfim, há sim como calcular matematicamente a qualidade de ums 7S26 e compará-la com qualquer outro mecanismo. Esse é um parâmetro padrão na indústria relojoeira para avaliação de seus produtos, e por isso mesmo não é de se espantar que não tenhamos acesso claro à esse dado, nem aos dados que compõe o cálculo. Esses parâmetros são escolhidos na fase de projeto e conferidos nos propótipos ou produtos finais por equipamentos especiais, normalmente a laser, como o Witschi "Laser Velocimetre"

Ah tá: de maneira bem simplista, o fator "Q" é quanto tempo leva para o balanço parar de oscilar a partir do instante que parar de receber impulso.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 20 Agosto 2012 às 17:38:46 por Adriano »

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #35 Online: 20 Agosto 2012 às 17:46:27 »
Na verdade o conceito de que qualidade é relativa é uma definição da American Society for Quality. Joseph Juran, que ao lado de Deming foi a maior autoridade no assunto, definiu-a como "adequação ao uso". Um mecanismo de US$ 400 não é adequado ao uso de um "assembler" que tem como objetivo colocar um produto pronto e acabado por US$ 200 no mercado.

Já Philip Crosby, outro grande nome da área, definiu qualidade como "conformidade aos requisitos". Quando um ou mais componentes custam além do que um "assembler" está disposto a pagar, tais elementos não estão conforme determinados requisitos, provavelmente definidos pelo departamento de compras.
Marcelo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #36 Online: 20 Agosto 2012 às 17:57:46 »



 ;D ;D ;D

Tô sacaneando, mas é que só entendo de relógio mesmo. Sério!

Abraços!

Adriano

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #37 Online: 20 Agosto 2012 às 17:59:25 »
Parabéns ao criador deste tópico!!  Realmente muito discutido este assunto.
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #38 Online: 20 Agosto 2012 às 18:31:05 »
Adriano,
Eu acho que o "conceito" (termo) qualidade não está sendo utilizado da melhor forma aqui.
Para mim, o uso do termo padrão (norma, classe) seria mais adequado.
Na premissa que o movimento 7Sxx é de baixa qualidade, mas é a qualidade que atende as necessidades da Seiko para os produtos onde ele é utilizado, o que não significa que esteja dentro dos padrões da indústria (COSC, selo de genebra, etc.) ou nossos (de cada um).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #39 Online: 20 Agosto 2012 às 19:22:10 »
Adriano,
Eu acho que o "conceito" (termo) qualidade não está sendo utilizado da melhor forma aqui.
Para mim, o uso do termo padrão (norma, classe) seria mais adequado.
Na premissa que o movimento 7Sxx é de baixa qualidade, mas é a qualidade que atende as necessidades da Seiko para os produtos onde ele é utilizado, o que não significa que esteja dentro dos padrões da indústria (COSC, selo de genebra, etc.) ou nossos (de cada um).
Bem posto, FALCO.
Marcelo