O que importa é a sua felicidade!!

  • 85 Respostas
  • 20852 Visualizações
*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #40 Online: 20 Agosto 2012 às 20:22:04 »
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Valeu Experts!!
« Resposta #41 Online: 20 Agosto 2012 às 23:30:03 »
Amigos, boa noite:

Não sei se posso chamar assim, ou não,mas percebi que este último tópico que fiz, , rendeu uma boa conversa entre os experts daqui.
Enfim, só queria dizer que achei isso muito legal, pois como sou um leigo no assunto, um mero apreciador e hoje um pouco mais conhecedor dessas máquinas, me sinto bastante honrado de te absorvido o máximo de informações neste fórum.
Valeu!

Neme.
« Última modificação: 20 Agosto 2012 às 23:46:47 por Neme »
Abs.
Neme!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #42 Online: 21 Agosto 2012 às 00:11:08 »
é, essa tá uma boa discussão.... como sempre, aprendendo muito....

mas adriano, perguntinha básica de newbie pra mestre: melhora-se o 7s26 com uma boa regulagem de um bom profissional? ou é caso perdido mesmo, não tem jeito de forma alguma?

pq se não tem jeito de forma alguma é questão de projeto mesmo. se uma regulagem melhora, é questão de mão de obra. não falo de desempenho de COSC. falo de +/-7 ou 8 s/dia.

no caso de relógios como os skx da seiko, acho o movimento abaixo da qualidade do resto do relógio. mas pode ser apenas impressão minha.


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #43 Online: 21 Agosto 2012 às 00:46:35 »
Caso perdido porque não tem isocronismo. Você acerta uma posição e desacerta outra. E mesmo que acerte entre posições, tudo vai para o espaço quando a condição de corda muda. É ridículo. Quando você acha que deixou perfeito, tira um boletim dali 4 horas e já mudou tudo, quanto mais 24 horas depois. Mesmo que cheque e re-cheque a abertura do escapamento, a posição dos pinos do regulador e o paralelismo entre eles, e acerte a centralidade da espiral na vertical e horizontal, mesmo com a facilidade dos sistema tipo Etachron adotado nas versões "B"...nem o Alfred Jaccard e o Joseph Ory juntos dão jeito nessa máquina.

A questão é essa: nenhum ajuste ou regulagem se mantém, nem por poucas horas.

Abraços!

Adriano

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #44 Online: 21 Agosto 2012 às 07:51:09 »
Caso perdido porque não tem isocronismo. Você acerta uma posição e desacerta outra. E mesmo que acerte entre posições, tudo vai para o espaço quando a condição de corda muda. É ridículo. Quando você acha que deixou perfeito, tira um boletim dali 4 horas e já mudou tudo, quanto mais 24 horas depois. Mesmo que cheque e re-cheque a abertura do escapamento, a posição dos pinos do regulador e o paralelismo entre eles, e acerte a centralidade da espiral na vertical e horizontal, mesmo com a facilidade dos sistema tipo Etachron adotado nas versões "B"...nem o Alfred Jaccard e o Joseph Ory juntos dão jeito nessa máquina.

A questão é essa: nenhum ajuste ou regulagem se mantém, nem por poucas horas.

Abraços!

Adriano


ai desgraça! o negócio é ter vários, usar um por dia, assim nunca se percebe essas coisas, já que tem que ajustar a hora logo cedo.... ;D ;D

obrigado pela resposta, mestre!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #45 Online: 21 Agosto 2012 às 08:20:47 »
Adriano, bora fazer um mano-a-mano entre o 7S26 e o Vostok 2416B? Movimento tosco é o que há...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #46 Online: 21 Agosto 2012 às 09:24:31 »
Na boa? Acho que o 7S26 perde...

Abraços!

Adriano

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #47 Online: 21 Agosto 2012 às 09:45:50 »
Adriano, no caso do 7S36 (que equipa o military), esses conceitos todos que vcs vieram comentando neste tópico, tbm vale?? Pois vi em uma resposta sua que o 7S36 nada mais é do que um 7S26 com 2 rubis a mais.
Percebi que no meu 7S36 (comprado recentemente), houve uma média de +9s/dia  ......acho então que para um calibre deste está bom não??
Abs.
Neme
« Última modificação: 21 Agosto 2012 às 09:47:30 por Neme »
Abs.
Neme!

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #48 Online: 21 Agosto 2012 às 09:55:47 »
Adriano, no caso do 7S36 (que equipa o military), esses conceitos todos que vcs vieram comentando neste tópico, tbm vale?? Pois vi em uma resposta sua que o 7S36 nada mais é do que um 7S26 com 2 rubis a mais.
Percebi que no meu 7S36 (comprado recentemente), houve uma média de +9s/dia  ......acho então que para um calibre deste está bom não??
Abs.
Neme

até onde sei, vale sim. dois rubis a mais pra dizer que é uma linha superior, sem o ser de fato.

mas o interessante é que esses  movimentos são workhorses. sem isocronismo, a gente reclamando sempre, tendo que acertar de vez em quando, mas durando muuuuuito tempo. ou seja, o seu, com 9+s/d vai ficar mais ou menos assim pelos próximos 20 ou 30 anos.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #49 Online: 21 Agosto 2012 às 09:58:35 »
O que não é grande coisa, já que temos EBs funcionando por aí depois de décadas...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #50 Online: 21 Agosto 2012 às 10:55:40 »
Adriano, no caso do 7S36 (que equipa o military), esses conceitos todos que vcs vieram comentando neste tópico, tbm vale?? Pois vi em uma resposta sua que o 7S36 nada mais é do que um 7S26 com 2 rubis a mais.
Percebi que no meu 7S36 (comprado recentemente), houve uma média de +9s/dia  ......acho então que para um calibre deste está bom não??
Abs.
Neme

Vale para qualquer 7Sxx e afins.

Média diária funciona para o usuário, na prática, mas não significa absolutamente nada em termos de qualidade de manufatura. Isso se dá por grandes compesações. Tenho várias 7Sxx com marcha média perto dos +6s/dia, mas vai ver a variação entre posições... passa dos 20s/dia.

Então se me perguntar: +9s/dia está bom? Sim, ótimo. Serve muito bem ao dia-a-dia como para qualquer pessoa. É a mesma história do carro, o QQ. Te leva de casa ao trabalho, e do trabalho para casa? Sim. E isso é mais que o suficiente. Mas dá para dizer só por isso que é uma primazia automobilística?



Abraços!

Adriano

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #51 Online: 21 Agosto 2012 às 11:19:40 »
Olá amigos, bom dia... Meu nome é Fabiano e apesar de não ter postagens no fórum mas já o acompanho há bastante tempo. Estou achando muito interessante este tópico e bastante esclarecedor, principalmente no meu caso, que não conheço nada tecnicamente.

Vejam só, tudo o que tem sido dito sobre o movimento 7SXX está confirmando algo que eu já estava desconfiado. Tenho dois modelos do Seiko com a 7S36B e gosto bastante deles. O que me deixou com a pulga atrás da orelha, de uns tempos pra cá, foi minha mais recente aquisição, um Parnis com movimento Seagull. Volto a dizer, não entendo nada tecnicamente, mas já havia lido em alguns lugares que a reserva de marcha do 7SXX é de aproximadamente 42 horas... O Parnis tem reserva de marcha de 40 horas e o meu modelo tem inclusive um marcador para ela. Pois bem, para minha surpresa o Parnis tem se mostrado bem mais preciso que os Seikos e também com reserva de marchar maior, em torno de 4 horas... Porque foi surpresa pra mim ? Porque afinal de contas estou comparando um Seiko, marca de reputação e qualidade comprovadas com um Parnis, marca chinese e recente. Agora, tecnicamente falando, Adriano, essa situação que coloquei tem sentido tecnicamente, pelas características dos dois movimentos ou meus Seikos estão desregulados ?

Parabéns pelo tópico e é um prazer fazer parte do fórum.

Abraço
Fabiano
« Última modificação: 21 Agosto 2012 às 11:24:33 por depinho »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #52 Online: 21 Agosto 2012 às 11:23:29 »
Como uma imagem vale mais do que mil palavras...

Vejam o comportamento de 4 relógios diferentes em um teste de longa duração, com um pouco menos de 10 minutos. No quadro inferior da tela vê-se a flutuação de marcha, e no superior, a flutuação de amplitude. Todos foram testados com corda cheia após uma hora de repouso, menos o Marinemaster que deve estar com +/- 3/4 de corda e com repouso de uns 20 minutos, o que se fosse para fazer diferença, faria para pior.

Seiko SKX007, fabricado em 2009, comprado novo, com pouco uso, em perfeita ordem de lubrificação, equipado com 7S26B. Está regulado (!!!!!) e faz uma média de uns +7 s/dia. Porém o gráfico dispensa comentários e basta compará-lo com os outros exemplos abaixo.








Seiko Samurai, fabricado em 2004, em perfeita ordem de lubricação, equipado com 7S25A. Fotos do relógio omitidas pois o relógio não é meu. Observar a variação de amplitude no início do teste e o comportamento inverso da marcha, revelando o péssimo isocronismo pois a marcha não deveria flutuar em quase um segundo a cada 2º de amplitude.






Seiko Marinemaster, fabricado em 2010, comprado novo, com uso razoável, em perfeita ordem de lubrificação, equipado com 8L35.







Omega Seamaster GMT, revisado em autorizada há uma semana, com corda e outras peças novas, equipado com calibre 1128, baseado no 1120, que por sua vez é baseado no ETA 2892-A2, com certificado COSC.







Resumindo: o Marinemaster e o Omega revelam uma flutuação normal para qualquer mecanismo de qualidade. Já o 7Sxx revela uma entrega de força deficiente ao escapamento, com flutuações que podem ter origem na corda, ou em qualquer parte da rodagem, seja por problemas de centralidade da rodagem, folgas, imperfeições nos perfis dos dentes, etc. etc. etc., defeitos que nem são provenientes do escapamento e por isso, basicamente não estão sujeitos a ajustes. Assim como revela o péssimo isocronismo.

Abraços!

Adriano

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #53 Online: 21 Agosto 2012 às 11:33:12 »
Ok... Então minhas observações fazem sentido  :) Ao que tudo indica o Seagull utilizado no Parnis é melhor que a 7S36 utilizada no Seiko.

Realmente é um assunto muito interessante... Obrigado Adriano.
« Última modificação: 21 Agosto 2012 às 11:38:16 por depinho »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #54 Online: 21 Agosto 2012 às 11:34:33 »
Beat error de 0.4 ms prum SKX tá bom, hein?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #55 Online: 21 Agosto 2012 às 11:36:23 »
Show Adriano!!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #56 Online: 21 Agosto 2012 às 12:08:17 »
Beat error de 0.4 ms prum SKX tá bom, hein?

Isso é fácil de atingir, é só regular no porta-piton. Precisa ver se ele mantém isso entre posições, e aí depende dos pinos do regulador, entre outros fatores. Veja que o 7S25A está com zero. Me mesmo assim o isocronismo é ruim, e sem mudar de posição. Não há Cristo.

Abraços!

Adriano

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #57 Online: 21 Agosto 2012 às 12:40:52 »
Adriano, muito Obrigado pela aula!!!

“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #58 Online: 21 Agosto 2012 às 12:57:18 »
É por muito do que foi discutido aqui que eu vejo pouco sentido nestes relógios automáticos de baixo custo (vale dizer aqui que eu não concordo com a afirmação que "relógios automáticos tem alma" e todo este papinho). Basicamente pelo mesmo motivo que não entendo um turbilhão que faça menos de 10s~15s por dia. Não quero me estender na explicação, mas, sempre falando minha opinião, claro, se admiro a engenharia dos mecânicos, o produto final não poderia ter desempenho ruim, não basta funcionar, ou funcionar razoavelmente... tem que ser bom, e, abaixo de um mínimo, nem de graça...
Entendo que atingem um nicho, mas estes skx..., monster e etc. não são para mim, acharia MUITO mais interessante um SKX com uma 7c46 dentro do que com uma 7s26... talvez exista e eu não saiba, para variar...
Mesmo motivo que me faz pensar e repensar sobre comprar um autozilla, tenho alguns ecozilla's aqui e não consigo justificar a diferença de preço por um relógio tão similar com movimento pior (minha opinião).

Adriano, não sei se tem como saber ou chutar isto, mas fabricar uma 7c46 é mais caro que uma 7s26 ?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: O que importa é a sua felicidade!!
« Resposta #59 Online: 21 Agosto 2012 às 13:09:06 »
(...) acharia MUITO mais interessante um SKX com uma 7c46 dentro do que com uma 7s26... talvez exista e eu não saiba, para variar...

Existe. Eu tenho um:


Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES