Homens de Canivete

  • 196 Respostas
  • 104461 Visualizações
*

edulpj

Homens de Canivete
« Online: 02 Setembro 2012 às 11:12:20 »
Não sou um artista das letras como o confrade Solano... Por isso, passo a seguir uma belíssima crônica do escritor Fernando Sabino...

"Os homens, incidentemente, se dividem também em duas categorias: os que são e os que não são de canivete.

Eu, por mim, confesso que sou homem de canivete. Meu pai também era: tinha na gaveta da escrivaninha um canivete sempre à mão, um canivetinho alemão com inscriçõesd e propaganda da Bayer. Não se tratava de arma de agressão, mas, ao contrário, destinava-se, como todo canivete, aos fins mais pacíficos que se pode imaginar: fazer ponta num lápis, descascar ma laranja, limpar as unhas.

É, aliás, o que sucede com todos os homens arrolados nesta categoria a que honrosamente me incluo – os homens de canivete: são pessoas de boa paz e que só lançariam mão dele como arma defensiva quando se fizesse absolutamente necessário.

Alegria de criança que não abandona o homem feito: a de ter um canivete. Era de se ver a excitação de com que meu filho de dez anos me pediu que não deixasse de lhe comprar um na Alemanha. È perigoso – advertem os mais velhos, cautelosos – cautela que não resiste à minha convicção de que o menino saberá lidar com ele como é mister, pois tudo faz crer que virá a ser, como o pai, um homem de canivete.

Os mineiros geralmente são. Quem descobriu isso, penso, foi o Otto, que não deixa de sâ-lo, ainda que de chaveiro e, certamente, por atavismo – pois me lembro da primeira pergunta qe lhe fez seu pai ao chegar um dia ao Rio:

- Você sabe onde fica uma boa cutelaria?

Sempre fui um grande freqüentador de cutelarias. Quando o poeta Emílio Moura aparece pelo Rio, não deixo de acompanhá-lo a uma dessas casas para olhar uns canivetes – pois se trata de um dos mais autênticos homens de canivete que eu conheço, e dos de fumo-de-rolo. Entre meus amigos mais chegados, embora nem todos o confessem, muitos fazem parte dessa estranha confraria. Paulo Mendes Campos não esqueceu de recomendar-me determinada marcad e canivete ao saber de minha viagem – e, se bem me lembro, seu pai é um dos infalíveis portadores de canivete que se tem notícia. Rubem Braga também deixou-se denunciar numa esplêndida crônica, “A Herança”, que pode ser lida em Borboleta Amarela, a respeito de um irmão que abria mão de tudo, mas reclamava do outro a posse de um canivete.

Alguns continuam sendo homens de canivete, mesmo que hajam perdido o seu ainda na infância. Aliás, os homens de canivete vivem a perdê-lo, não sei se pelo prazer de adquirir outro. Para identificá-lo, basta estender a mão e pedir: me empresta aí o seu canivete. Se se tratar de alguém que o seja, logo levará naturalmente a mão ao bolso e retirará o seu canivete. Foi o que fez Murilo Rubião, por exemplo, que é outro: ao chegar da Espanha, a primeira coisa que me exibiu foi seu belo canivete, adquirido em Sevilha.

Para terminar, digo que não há desdouro algum em não ser homem de canivete. Há homens de ferramenta, de isqueiro, de chaveiro e até de tesourinha. Graciliano Ramos não era homem de navalha? Homens de revólver é que não são uma categoria das que mais admiro: até parece que não são homens, para precisar de uma proteção que lhes poderia propiciar, em caso de necessidade, um simples canivete."

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #1 Online: 02 Setembro 2012 às 12:10:35 »
 Maravilha! :D :D :D :D :D

 Hoje temos homens de celular... :-\ Homens de cartão de crédito! :P  Homens de mulher macho! :-* Menos de canivete...

 Me lembro de uma propaganda antiga da fabrica de cigarros Lafayete:

 " Adão foi feito de barro

   Cortado de canivete!

   Seu moço me dê um cigarro

   da fabrica Lafayete... "


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Homens de Canivete
« Resposta #2 Online: 02 Setembro 2012 às 12:45:48 »
Hoje temos homens de celular... :-\ Homens de cartão de crédito! :P  Homens de mulher macho! :-* Menos de canivete...

Como assim, cara-pálida?

Eu me considero um legítimo Homem de Canivete!

Minha última aquisição é este, um Navaja Espanhol com lâmina em damasco:





Um grande abraço

Paulo Rocha

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #3 Online: 02 Setembro 2012 às 12:56:13 »
Meus dois prediletos, são um Victorinox que eu troquei as talas para madeira e um canivete tipo Buck feito por mim...

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #4 Online: 02 Setembro 2012 às 13:23:05 »
 Caro Paulo

 Você é Paulo e é Rocha!!!! :D :D :D :D :D :D

 Pode usar canivete, faca e facão!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

 Eu como sou Nordestino vou é de Peixeira mesmo! :o :o :o :o :o


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #5 Online: 02 Setembro 2012 às 16:04:27 »
Paulorocha, esse navaja tem cara que é laminado, é isso mesmo?

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #6 Online: 02 Setembro 2012 às 16:19:42 »
Meu masterpiece:



Aproveitei a viagem e aprendi também a fazer o estojo de couro...

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Homens de Canivete
« Resposta #7 Online: 03 Setembro 2012 às 05:11:43 »
Paulorocha, esse navaja tem cara que é laminado, é isso mesmo?

Se você se refere ao "desenho" do aço da lâmina, é um aço damasco. Basicamente, são dois aços diferentes caldeados (soldados à marteladas) e dobrados diversas vezes. Neste canivete o aço além de ser dobrado foi também torcido, formando este padrão de desenho.

Meu masterpiece:

Aproveitei a viagem e aprendi também a fazer o estojo de couro...
Eduardo, Meus mais sinceros parabéns! :D
Já fiz muitas facas, mas até hoje ainda não tive coragem de fazer um canivete. Um dia ainda hei de fazer! O seu está muito lindo e o estojo ficou perfeito.
Mais uma vez, parabéns!
« Última modificação: 03 Setembro 2012 às 05:15:06 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #8 Online: 03 Setembro 2012 às 06:36:44 »
Me inspirei no Buck 110, Paulo... Mas com algumas alterações... A primeira e mais óbvia, a madeira das talas. O Buck usa nogueira. Eu fiz com algo muito melhor... Ypê roxo... O Buck, é rebitado. Se você observar na foto, tem dois parafusos nele. Soltando esses dois parafusos, o canivete pode ser completamente desmontado para limpeza e lubrificação. Até hoje, não vi nenhum canivete comercial que tivesse essa característica.

Uso bem pouco esse "buckaipira"... Certa vez, eu saía do banco (fica na típica "rua do comércio" na minha cidade...) e um policial me abordou perguntando o que tinha no estojo. Eu disse a ele: "um canivete". E ele pediu pra ver. Aí veio com aquela historinha idiota de medir a lâmina com o dedo e me disse que aquilo era "arma branca"...

Com uma calma que até hoje não sei de onde eu arranjei, expliquei a ele, que NÃO EXISTE ARMA BRANCA, pois não há previsão legal para arma branca no Brasil ("nulla crimen sine previa legem" - obviamente NÃO FALEI esse brocardo pra ele...). O cara então tentou "crescer" pro meu lado, dizendo que seria obrigado a apreender a arma.

Pedi a ele então, que formalizasse a apreensão, lavrando um termo de apreensão onde constasse o nome, posto e função dele... O cara quis saber porque... E eu disse: "Porque vou entrar com um processo para reaver o canivete e tomar as providências cabíveis contra o senhor"... Ele ainda tentou crescer de novo pro meu lado, dizendo que pra formalizar a apreensão, teria de me levar pro distrito... Calmamente, estiquei os dois pulsos lado a lado pra ele e falei: "Pode levar"... Eu já estava esperando ganhar um par de braceletes, mas o gambé devolveu o canivete pra mim, puto da vida e disse: "o senhor é muito abusado mesmo... pode ir embora"...

Tenho ciência de meus direitos e sei perfeitamente o que posso e o que não posso fazer em termos de equipamentos de cutelaria, mas esse episódio, é muito emblemático da QUALIDADE ZERO dos policiais que temos em nosso país. Enquanto estiverem soltos na rua, policiais desse baixo nível, que se consideram aptos a julgar, apenar e executar na rua mesmo, não vou carregar um canivete que deu um trabalho louco pra construir...

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Homens de Canivete
« Resposta #9 Online: 03 Setembro 2012 às 07:03:58 »
Parabéns pela atitude Eduardo! Eu também não entregaria e ainda citaria o R-105 para deixar bem claro que conheço a legislação.
Só não concordo com o "qualidade zero"... A massiva maioria dos policiais conhece muitíssimo bem a legislação e pode ter certeza de que este que te abordou não era exceção. Se realmente ele não conhecesse a R-105 teria te levado para a DP (e provavelmente tomado um esporro do delegado). Ele queria é ficar com o canivete pra ele, isto sim...

PS.: existem canivetes industrializados 100% desmontáveis sim. O meu de uso diário é um S&W 24-7 igual a este (foto da net):
« Última modificação: 03 Setembro 2012 às 07:09:02 por paulorocha »
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #10 Online: 03 Setembro 2012 às 09:07:13 »
Parabéns pela atitude Eduardo! Eu também não entregaria e ainda citaria o R-105 para deixar bem claro que conheço a legislação.
Só não concordo com o "qualidade zero"... A massiva maioria dos policiais conhece muitíssimo bem a legislação e pode ter certeza de que este que te abordou não era exceção. Se realmente ele não conhecesse a R-105 teria te levado para a DP (e provavelmente tomado um esporro do delegado). Ele queria é ficar com o canivete pra ele, isto sim...

PS.: existem canivetes industrializados 100% desmontáveis sim. O meu de uso diário é um S&W 24-7 igual a este (foto da net):


Bem... Se não conhece a legislação, o policial tem QUALIDADE ZERO... Se conhece a legislação e tenta usá-la contra o cidadão, tem QUALIDADE ZERO... Não confio em polícia... Até hoje, precisei deles de maneira extrema e crítica, QUATRO vezes... FALHARAM NAS QUATRO. Peço a Deus que não me coloque em situações de dependência de polícia, pois sei que nessas situações, estarei NA MÃO DO CAPETA...

P.S.: Obrigado pela dica do desmontável...

*

Pandolfi

Re: Homens de Canivete
« Resposta #11 Online: 03 Setembro 2012 às 11:32:19 »
Vejam o meu Boy Scout:



Grande abraço.
Pandolfi

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #12 Online: 03 Setembro 2012 às 13:58:46 »
 Putz... sou um homem de canivetes... sempre os tive aos 7 ou 8 anos ganhei do meu pai um daqueles chaveirinhos que vendiam em Aparecida do Norte, fiquei encantado... mas acabei perdendo o bichinho :'( :'(
 
     Durante um bom tempo colecionei Victorinox, canivetes automáticos, pica fumo... etc. Uso diariamente um chaveiro Victorinox com tesorinha, lamina e lixa com ponta de chave de fendas, muito pratico, já dei vários de presente para amigos...

   Na minhas férias vi um senhor num hotel utilizando o Opinel para descascar uma laranja, pensei na hora " Tá ai um bom presente para meu pai" quando encontrei nas lojas fiquei apaixonado pela simplicidade que confere um grande beleza a peça e não pude deixar de trazer um para ele e outro para mim ( o meu de filetar) ;)

    Ainda ficou faltando um Laguiole e uma destas navajas como a do Paulo ( linda por sinal..)

Abs a todos

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #13 Online: 03 Setembro 2012 às 14:27:15 »
Ganhei meu primeiro canivete de meu pai com 12 anos de idade... Certas coisas, precisam ser dinásticas... Quando meus filhos completaram 12 anos, cada um ganhou seu próprio Victorinox... Spartan, of course...

Neste ano, meu filho mais velho foi estudar nos EUA... Dia desses, chegou uma caixinha pelo correio endereçada por ele... Dentro tinha um Climber da Victorinox... Nessas horas dá uma vontade louca de chorar... Dia desses, o muleque tava ganhando um canivete... Hoje ele dá um de presente pro véio...

Re: Homens de Canivete
« Resposta #14 Online: 03 Setembro 2012 às 18:01:31 »
Opa, mais um "homem de canivete" se apresentando:



Estes são o que eu uso diariamente (não todos juntos, claro), mas a coleção é bem maior...

Abraços
« Última modificação: 03 Setembro 2012 às 18:03:11 por Anjari »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #15 Online: 03 Setembro 2012 às 18:44:29 »
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Homens de Canivete
« Resposta #16 Online: 03 Setembro 2012 às 19:29:07 »
Abraço
Paulo Sergio

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #17 Online: 03 Setembro 2012 às 20:47:09 »
Simples, Paulo Sérgio... Há uma lacuna legal clássica no Brasil em relação a instrumentos perfuro-cortantes. Ainda que muitos deles possam ser utilizados como instrumentos de agressão, não são propriamente definidos como tais. Uma faca Mundial para cortar pão, com suas  8 polegadas de comprimento é dúzias de vezes mais perigosa que um canivete suíço. Se você sair das Lojas Americanas com uma faca dessas que acabou de comprar, nenhum policial vai tomá-la de você.

Nessas contradições de ser/parecer/poder ser usada como arma, as lâminas acabaram por ficar num "limbo jurídico". Não há legislação clara que as regulamente e menos ainda uma legislação que discipline a posse/porte.

Aí vem o brocardo latino: "Nulla crimen sine previa legem" ou como é citado em português, NÃO HÁ CRIME SEM LEI ANTERIOR QUE O DEFINA.

Gambé pode morrer de vontade de tomar um canivete meu como presente, mas vai ficar na vontade mesmo...

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Homens de Canivete
« Resposta #18 Online: 04 Setembro 2012 às 07:23:38 »
Opa!!

Mais um que esta sempre de canivete!!! Antigamente ele andava na cinta!! Mas atualmente ele anda no "bolsinho" da calça!!

Eu uso um Victorinox Climber.


foto da net

Confesso que sempre fui e continuarei a ser caipira por isso gosto dessas coisas!

Mas na minha adolescência achava o máximo o canivete do Mcgiver!!! ;D ;D ;D dai a influencia de qual ter!!!

Grande abraço

Rodrigo STR
« Última modificação: 04 Setembro 2012 às 07:28:31 por - STR - »

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

edulpj

Re: Homens de Canivete
« Resposta #19 Online: 04 Setembro 2012 às 07:51:10 »
É um Climber desse aí que meu filho me mandou... A diferença está apenas nas talas, que são vermelhas mas num acabamento fosco...