Menu principal

os 9 relógios mecanicos mais influentes de todos os tempos

Iniciado por Arrais, 30 Março 2009 às 23:47:10

tópico anterior - próximo tópico

Arrais

Achei uma referência a este link na internet e resolvi compartilhar com os amigos. O site lista os relógios mecanicos mais influentes...Concordo com alguns, outros nem conhecia mas penso que devemos as estas maquinas a tecnologia dos modernos.

Link para a pagina: http://www.popularmechanics.com/technology/industry/4298102.html

Enfim, espero que vcs gostem  ;)

Abraços

Arrais

p.s: Em Inglês

RodrigoGastal

Pois vejam só, eu tenho oito dessa lista!  8)

Quem me dera...  :P

[]'s

flávio

Para vocês verem. Eu simplesmente não concordo com a lista do cara e vou além: tenho lá minhas dúvidas se o relógio de Perrin Freres foi o primeiro no gênero. Tenho que consultar meus livros...

Agora, relógio realmente influente na lista é apenas o Rolex. O resto...

Talvez o Royal Oak, que lançado na década de 70 se mostrou realmente revolucionário, mas este nunca poderia ser colocado numa lista dos 10 mais.

Lista ruim.

Flávio

Tá aí um bom tópico. E para vocês? Depois coloco a minha, para não influenciá-los.

Flávio

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Huuummm!
Eu também não gostei daquela  lista, não...  ::)

Bem,... do meu modesto ponto de vista.
Eu não vou me ater a marcas e nem preciso de nove na minha lista dos mais "influentes".

O primeiro.

H1 de John Harrisson (~1735)

Este foi fácil.  ;) :D

O segundo.

O primeiro relógio (portátil) a corda, na opinião de muitos, por Peter Henlein (~1480-1542)

O terceiro

O primeiro relógio automático, por John Harwood (~1923).

Eu aguardo as opiniões e visões dos amigos.
;)  8)

Abraços a todos!

flávio

Bem, como já havia ressaltado, na minha singela opinião, a lista do cara é horrível, misturando o que é caro ou de luxo com o que realmente influenciou a relojoaria mecânica. Neste sentido, aí vai minha lista, que tentei ao máximo reduzir a nove, mas acabou ficando com 16. Paciência...E deixei muitos de fora. Não vou colocar fotos, mas explicação rápida do motivo:

- Algum relógio alemão portátil do século 16 (existem pouquíssimos sobreviventes, de fabricantes desconhecidos). O motivo, óbvio, pois foram os primeiros, pela primeira vez a hora podia ser "carregada" por uma pessoa;

- O H 4, não preciso dizer porque;

- O relógio feito por Tompion a pedido de Hooke para provar que ele havia inventado a mola espiral (relógio desaparecido). Também não preciso dizer a importância dele;

- Primeiro relógio com escapamento de cilindro de Graham, porque implementou, de forma prática, um novo escapamento, praticamente sepultando o de vareta, em uso há séculos;

- Primeiro cronômetro de Earnshawn e o primeiro de Arnold, também não preciso dizer porque;

- O primeiro relógio de Lepine que abandonou a construção integral e aderiu às pontes, também não preciso dizer porque;

- Os relógios Souscription de Breguet (sim, os Souscription, não algo complicado, essas besteiras), porque criou o sistema de consórcio no mundo e, querendo ou não, abriu a possibilidade de pessoas normais, não reis, rainhas, etc, terem um Breguet nas mãos, ainda que mais simples e, quiça, nem ao menos acabado por ele. Mas faz parte da minha lista;

- Roskopf, por criar um relógio razoável, mas extremamente barato, e colocar nas mãos de todos, agora não apenas de classe média alta e ricos (os souscription, por exemplo), o horário "na mão". Sem contar a grande sacada da produção em massa e design do troço;

- O primeiro relógio de Harwood automático, por motivos óbvios (apesar de este não ter dado certo comercialmente...);

- Rolex Oyster, por criar algo realmente robusto que foi copiado por todos e sobrevive até hoje;

- Os Elgins e Lips elétricos, por indicarem o que estava por vir;

- Os Accutron, por indicarem mais ainda...

- O Beta 21 e o Seiko a quartz, por sepultarem uma tecnologia vigente há séculos;

- O Pulsar, por indicar que o futuro do relógio estava na eletrônica pura;

- O protótipo de Daniels com escapamento Coaxial, por mostrar que a tal tecnologia ainda podia chegar a algum lugar, e pela persistência do cara;

- Finalmente, o primeiro Swatch, por resgatar a indústria das cinzas.

Sério, não pensei muito na lista, mas a do cara é horrível. Fico com a minha. Concordam, discordam, tirariam algum? Colocariam algum? Se fosse fazer uma com 9, teria que pensar, pois estes aí foram escolhidos a dedo e tirar algum, na minha opinião, é difícil.

Flávio

igorschutz

Poxa Flávio, nem pra lembrar do "Queen Charlotte's Watch", do nosso amigo Thomas Mudge... o primeiro relógio com escapamento de âncora... :'(

Magoou...

;D

Abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Wadley

Já li diversas vezes, que o primeiro relógio automático foi inventado por John Harwood.

Afinal, quem inventou o mecanismo automático ?  Foi o John Harwood ou o Perrelet ?

Wadley
Wadley

flávio

Citação de: igorschutz online 01 Abril 2009 às 13:27:20
Poxa Flávio, nem pra lembrar do "Queen Charlotte's Watch", do nosso amigo Thomas Mudge... o primeiro relógio com escapamento de âncora... :'(

Magoou...

;D

Abraço,

Igor

Então são 17 kkkkk! Para verem como é difícil. Quanto a Harwood, inventou e colocou em série o primeiro automático de pulso (aliás, eu não lembro de cabeça se outros movimentos automáticos surgiram, mas acho que sim...Tenho que consultar meus livros. Mas que o dele foi o primeiro colocado no mercado e produzido em série, foi). Perrelet criou o primeiro relógio automático, mas era de bolso. Em série, que eu lembre, os de Breguet foram os primeiros. Mais uma vez, tenho que consultar meus alfarrábios, como dizem aí! kkkk

flávio

O tópico não tem resposta há 120 dias...Ok, sou Administrador hahahahah! Encontrei-o perdido no google e, sinceramente, escrevemos coisas nesses anos que, se compilássemos (há um bom post no fórum antigo em que cada um disse quais marcas entendia como as mais influentes de todos os tempos. Deu o que falar) criaríamos um livro. Esse tópico não deu o que falar, mas acho que poderia ter dado. Macumba! Está ressucitado! Quero ver se alguém o complementa!

Flávio

Tariki

De fato, às vezes fica difícil encontrar algo específico no fórum. Talvez uma sessão separada com os posts "densos" em conteúdo ajudasse.

Gravina

A coisa não vai, pois falta o Speedmaster ::).................largada queimada :'( :'( :'( ;D

Abs

Gravina

Ps. Honorável amigo Tariki, você está tão pequeno neste seu avatar...............como vc. consegue?.....Um abração  ;)dg

mestreaudi

Essa lista do Flávio está legal!! Com as complementações do Igor e do Gravina ficou melhor ainda!  ;)

Os mais recentes da lista são o Co Axial do Daniels e o 1º Swatch (era aquele do Hayek q ele não vendia nem a pau?).

Será q ainda teremos algum lançamento q mereça estar na lista?

É complicado, parece q as tecnologias já atingiram um patamar de perfeição.
Um Co Axial não aparece todos os dias, é preciso um gênio e muito suor para q isso aconteça...

Enfim... oq acham?

Abraços!
Rafael.

Bruno Recchia

PQP, que lista vagabunda !!

primeiro, acho IMPOSSSIVEL decretar quais foram os 10 mais.

Segundo, quais critérios ? Valem todos  os relogios ? Ou so de pulso ?

Terceiro, pra mim um relogio influente é obrigatoriamente o primeiro a lançar uma tecnologia ou funçao.

Ponteiros extensiveis ? Isso mudou definitivamente a historia da relojoaria, com certeza...  ???

AP RO ? mudou cetramente algo, so nao sei o quê.  ::)

ih, esquece...

Abraços,

Bruno

Bruno Recchia

Aah,, ja  ia essquecendo...

Quanto ao primeiro automatico, a coisa é assim... Existiam varios relogios de bolso chamados "a secousses". Você tinha qque sacudir pra carregar. Sao esses os Breguet ditos "automaticos"do fim do século XVIII.

Quanto ao primeiro automatico A ROTOR, esse foi atribuido durante muito tempo a Perrelet. Mas um amigo, o Joseph Flores, fez uma pesquisa durante mais de 20 anos, e acabou provando que o inventor é na verdade Hubert Sarton, um inventor belga !

Abraços,

Bruno

Gravina

Citação de: Bruno Recchia online 30 Julho 2010 às 09:25:18
PQP, que lista vagabunda !!

Epa!!!....não vamos exagerar....... :-*
A lista até que é bonitinha, mas ordinária ;D...............como era a Lucélia Santos naquele filme ;)

Abs

Gravina

Serafim

Citação de: flavio online 01 Abril 2009 às 11:33:06

Caro flávio,
desculpe o palpite, mas também não seria interessante colocar nessa lista algum dos que mandaram a indústria para as cinzas? Tipo algum dos japoneses?
Só uma sugestão.

Abraços aos amigos,
Serafim

flávio

Citação de: Serafim online 30 Julho 2010 às 13:56:13
Citação de: flavio online 01 Abril 2009 às 11:33:06

Caro flávio,
desculpe o palpite, mas também não seria interessante colocar nessa lista algum dos que mandaram a indústria para as cinzas? Tipo algum dos japoneses?
Só uma sugestão.

Abraços aos amigos,
Serafim

O paradoxo é que não há relógio que tenha mandado a indústria suíça para o buraco (lá vem discussão...), como abordei no meu texto, o Novo Paradigma, no site mãe. Os Suíços tinham faca e queijo na mão e, para dizer a verdade, também o relógio (o Beta 21). Aliás, o grande lance da história relojoeira suíça, estudado nas escolas de economia, é justamente esse: eles tinham tudo na mão! Eles lançaram a tecnologia primeiro que os japoneses! Eles só não estavam preparados para ACREDITAR que haveria uma mudança de paradigma, e encararam sua própria tecnologia como uma "brincadeirinha". Paradoxalmente - e vejo isso hoje - foi a própria quebradeira Suíça que manteve a indústria de alto luxo. Se naquela época os suíços houvessem pegado o bonde da história, estariam fazendo relógios baratinhos, ferramentas, assim como os japas. Sepultariam a indústria mecânica e seguiriam outra. A indústria suíça hoje existe - vejam como o mundo dá voltas - porque ela própria se autodestruiu nos anos 70!

Ou seja, se olharmos a ferro e fogo, o relógio que engoliu os suíços foi criação deles próprios: o Beta 21.

Flávio

shun

Esse tópico tá bom demais..!

Flávio dando um show de literatura e conhecimento histórico, com suas devidas interpretações!

Vou me abster e só acompanhar esse tópico..!

Abração!

igorschutz

Dizem algumas fontes que os suíços tentaram jogar os relógios quartzo pra baixo do tapete, cediços de que a tecnologia tinha potencial para acabar com a indústria do relógio mecânico. Os japas se aproveitaram pois o impacto sobre sua indústria seria bem menor.

Manja? Quanto maior o tamanho, maior a queda.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

EduBSB

Citação de: flavio online 30 Julho 2010 às 00:08:55
....
Esse tópico não deu o que falar, mas acho que poderia ter dado. Macumba! Está ressucitado! Quero ver se alguém o complementa!

Flávio

Bela ressuscitada, Flávio. Um excelente aprendizado.

Edu.