Menu principal

Bvlgari-Bvgari - Fiz besteira polindo o vidro!!!

Iniciado por MarquinhosRJ, 19 Outubro 2012 às 11:33:57

tópico anterior - próximo tópico

MarquinhosRJ

Caros amigos,

Acho que cometi um crime digno de julgamento no STF rs!
Eu tenho por hábito muitas vezes quando chego em casa deixar o relógio na bancada do meu banheiro e sinceramente nunca me preocupei com isso ou tão-pouco tive algum problema em meus relógios por conta de submetê-los à vapor da água, variações de temperatura, etc. Mas algo que no meu julgamento é estranho aconteceu com esse meu Bvlgari. Um belo dia peguei o relógio e vendo que o mostrador estava embaçado fiz aquela instintiva ação de esfregar a camisa no vidro do relógio, melhor dizendo, devo ter feito isso várias vezes, até que percebi uns pontinhos no vidro, que não era arranhado mas não saía.

Esse vidro é anti-reflexivo, tal como no breitling também que por sua vez nunca teve qualquer problema nesse sentido.
Pois bem, o que eu percebi é que por alguma razão é como se tivesse corroído esse tratamento anti-reflexivo do vidro e foi aí que surgiu a idéia doentia de eu mesmo polir o relógio...

Peguei uma dremmel, coloquei a pecinha de polimento, pasta de polir carro vencida e vamos lá....
RESULTADO: O vidro ficou todo embaçado!!! piorei drasticamente a situação a ponto de inviabilizar de usar o relógio, ele ficou com o vidro como se tivesse um efeito craquelado.

Como até agora eu nunca precisei de manutenção nesses relógios eu estou com dificuldade em achar um lugar que troque esse vidro por outro.
Fui no seu Jessé (relojoeiro da barra) e ele me passou um endereço no centro, no prédio da av rio branco 123, mas liguei lá e só levando lá pra ver.

No último sábado, munido de boa paciência e uma dose grande de saudade de usar meu relógio, fui eu lá novamente com a dremmel e um pouco mais de 'pressão' no polimento e melhorou muito! praticamente saiu todo o craquelado embaçado e ficou nas bordas apenas onde tenho receio de impor mais força por conta da proximidade do bezel/caixa do relógio.

Enfim, o que eu queria avaliar é o seguinte:

Porque isso ocorreu? Não é pertinente que isso aconteça em um relógio tão caro
Porque no breitling isso nunca aconteceu? O traamento anti-reflexivo dos dois é semelhante ou há alguma diferença?
Por fim, onde consigo trocar esse vidro aqui no Rio?

Qualquer ajuda nessa hora é bem vinda!

Em tempo, aí vão meus brinquedos!

Abraços,

MarquinhosRJ

vinniearques

flávio

Seus problemas acabaram! O lance é que as fábricas insistem em tratar com anti reflexivo as duas faces do vidro. É maravilhoso, pois você não o enxerga, etc e tal. Por outro lado... Tomemos como exemplo meu Omega PO. Se você toca o vidro com os dedos, ele mancha como se ficasse rosa. Mancha de dedo, mas que é acentuada pelo tratamento anti reflexo. Você lava ou limpa com um pano.

Resumo da SUA história. Mande polir o vidro para retirar todo o tratamento anti reflexo da face externa. Você terá um cristal anti reflexo muito bom ainda, só com o tratamento interno e não precisará gastar na troca de um cristal. Visualmente, o cristal ficará a mesma coisa, porque e impossível saber a olho nu se há anti reflexo externo no vidro.

E...Sabe o que disse a Quimera de 3 cabeças? Não se meta em coisas que não conhece! ;)  Tentar polir o cristal com um dremel foi osso!

Flávio

MarquinhosRJ

Flavio e Vinnie, obrigado pelas respostas!

Vou tentar mandar polir o vidro então pra ver como fica!
Realmente, a dremmel foi brabo, sou réu-confesso rsrs!

Abs.,

MarquinhosRJ

flávio

Cara, o tal anti reflexo do lado externo em relógios "ferramenta", como o PO, costuma ser até uma bola fora! A safira não arranha, mas o tratamento anti reflexo sim. Há várias pessoas que, putas com isso, ao enviarem seus relógios para revisão, pedem para tirar o tratamento externo, deixando apenas o interno. Várias fábricas já perceberam isso e, hoje, fazem seus modelos apenas com o tratamento interno.

Resumindo: leve o relógio a um BOM RELOJOEIRO, pelo amor de Deus, aí no Rio tem autorizada Omega, por exemplo, e mande retirar totalmente o tratamento externo e recoloque o cristal. Visualmente você não verá diferença para o que era antes e, funcionalmente, não terá tanta diferença, o anti reflexo funciona do mesmo modo.

Há situações curiosas, porém, e aí peço ajuda aos que poem a mão na massa.

Minha mãe PERDEU lentes de óculos Zeiss porque tinham o maldito tratamento anti reflexo externo. Ele craquelou e eu olhei: ah, isso é só polir. Ela foi em duas óticas e o cara disse que o polimento retiraria a acuidade das lentes, que são daquelas que tem um "ponto bifocal". Sei lá se era verdade, mas condenaram as lentes, ela comprou outras, também da Zeiss (bagatela de 1500 contos) e, desta vez, sem o anti reflexo.

Flávio

rpaoliello

Flávio;

Sem dúvida que se for polir as lentes dos óculos acabaria por mudar as dioptrias da lente. Ou seja, alterando a curvatura por um mínimo que seja você acaba por gerar outra lente.

Lentes de qualidade como notoriamente são as da Zeiss devem ser calibradas na curvatura do perfil em medidas (aproximadas) de comprimento de onda da luz. Isso reprsenta talvez nanometros.

Se quiser lhe passo um artigo que explica como são feitas as lentes.

Aproveitando o tópico gostaria de indicar a todos uma fonte de como funciona o revestimento anti-reflexo das lentes. A imagem da Wikipedia é bem esclarecedora.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8c/Optical-coating-2.png

E bem legal!!!

Um abraço.

Renato

MarquinhosRJ

Caros ótimas dicas e informações!
Na segunda vou mandar levar o relógio lá no Mauro da Watch time para um polimento.
Posto o resultado aqui depois Antes/depois!

Abs.,

MarquinhsoRJ