Menu principal

Google Data Centers

Iniciado por Betocd, 19 Outubro 2012 às 22:11:51

tópico anterior - próximo tópico

Betocd

Fiquei muitíssimo impressionado com a estrutura dos Data Centers da Google.

Vale passear pelas imagens  e ler a descrição de cada uma delas.

http://www.google.com/about/datacenters/gallery/#/

Abs

automatic

lucius

Esses DC´s devem ficar em verdadeiros bunkers, alguém sabe do tamanho da segurança física envolvida?

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

DonPepe

Sei sim rs... A segurança física tipicamente é semelhante a empregada em cofres de bancos, até pq as informações que estão nesses centros de dados valem muito dinheiro e não estou usando sentido figurado  :)...

São portas blindadas, guaritas com vidros blindados, acesso aos ambientes identificado por crachá, biometria e senha, câmeras para todo lado e gravação das imagens com cópia externa, crachás que ficam bloqueados se vc pegar carona com um colega e esquecer de passá-lo ao entrar em alguma parte mais "delicada" da planta e alguns outros procedimentos que num primeiro momento podem parecer pura paranóia, tipo o segurança verificar o porta-malas e o interior do carro toda vez que uma pessoa autorizada entra no prédio para estacionar ou sai, mesmo que seja um funcionário ou visitante frequente.

Fora a segurança eletrônica que é um capítulo a parte, tipo: prédio construído utilizando uma malha metálica (gaiola de faraday para os iniciados) em torno das regiões que hospedam os equipamentos para evitar vazamento de informação por ondas eletromagnéticas, procedimentos para apagamento e destruição de fitas de backup, discos rígidos e outros meios que possam conter dados antes de serem descartados etc etc

Se falar mais, vou preso  ;D

Abraços

Arriba!!

Betocd

Já li tambem sobre localizações secretas de alguns data centers da Google, para evitar atques teeroristas.

Procede?

Abs

DonPepe

Procedia... Até eles lançarem esse site onde divulgam os DCs dos EUA. Os do Brasil são terceirizados, mas há clausulas de sigilo para o fornecedor. Outras grandes empresas de internet americanas fazem o mesmo.

klaus

eu tinha visto, relmente bem legal
da pra andar com a motoquinha do TRON ali naqueles corredores ;D