Menu principal

Bezel Orient Poseidon

Iniciado por Koopa, 01 Novembro 2012 às 10:55:01

tópico anterior - próximo tópico

Koopa

Pessoal, primeiramente já me desculpo por ser tão leigo, afinal, não entendo muito de manutenção de relógios...

Meu caso é o seguinte: uso com frequência todos meus relógios, tanto para banho em piscina ou às vezes no mar. Dos 3 Orient's Poseidon que tenho, 2 ficaram de uns dias pra cá com o bezel imóvel, não movimentando mem com reza brava... será sujeira? Detalhe: quando chego de algum lugar, sempre lavo bem eles em água corrente... o bezel chega a mover alguns milímetros, e depois volta a ficar imóvel...

Como faço para remover o bezel sem danificá-lo? Gostarai de tentar fazer uma limpeza eu mesmo, dispansando a assistência. Outra coisa: existe algum material específico para poder limpá-lo?

Desde já agradeço pela ajuda.

MarkT

Tente lavar com água e sabão neutro líquido. É o que eu faço sempre com meus relógios e nunca tive problemas. Inclusive acho que essa instrução está no manual.
Mas se entrou algum grão de areia entre o bezel e a caixa, aí talvez só levando na assistência para resolver.

ogum777

pode ser simplesmente também simples falta de lubrificação, que tenha ido-se embora após tantas lavagens.

ou mesmo tenha entrado areia...

se não tem o ferramental adequado, melhor não tentar o bezel fora. melhor ir a uma autorizada. mas deve ser algo bem simples mesmo.

Koopa

Penso que deve ter sido areia mesmo... de qualquer forma, obrigado pelas dicas. Esperarei a época de revisão para levá-lo, daí aproveito e faço um polimento no vidro.
Acho que vou acabar trocando por um bezel novo. Um deles está todo riscado.

Paulistano

eu não esperaria, pois se for oxidação, só vai piorar.
abraços.

ogum777

é, e se for oxidação das bravas, pega a caixa...

eu também não esperaria não....

Koopa

Xiiii agora estou ficando preocupado... relamente, o meterial do bezel não parece ser dos melhores... vai que está oxidando por dentro....

Está certo, vou levar logo...

Muito obrigado pelos conselhos pessoal.

Cigano

Tenho um Seiko SKX009, um dos presentaços que ganhei de um caro colega forista!!
Eu até comentei com caro Vinnie, se eu não me engano, pois o meu tem o bezel bem pesado para girar, as vezes eu nem consigo mover, mais fico com medo de retirar e não conseguir recolocar no lugar...

E num uso ele na água, porém as vezes lavo ele com água fervida, para retirar o cloro, e sabão neutro, e para ajudar a secar, uso um assoprador para retirar a água dos detalhes mais estreitos !!

Mais percebi isso deste que chegou até a mim, mais não fica imóvel de tudo, com pouco de força, eu consigo girar!!
Abraços,
Cigano!

vinniearques

charles

boa noite,

isso já aconteceu com 02 divers meus, um orient sub e um invicta, bom no meu caso, eu coloquei detergente liquido nas frestas do bezel, deixei uns minutos e girei  o bezel embaixo de agua corrente, com um pano para não escorregar, pra mim funcionou, uma vez fiz o mesmo procedimento embaixo do chuveiro, dessa vez com xampu, também destravou, as vezes tem que usar um pouco de força, mas na medida que o detergente vai entrando no bezel com agua corrente a areia vai saindo e se tem oxidação vai limpando também.

abs

charles ;)

ogum777

quando algum dos meus divers começa a ficar lento, duro, lubrifico com um lubrificante de silicone que não é agressivo. em spray. fica ótimo. mas os meus não entram no mar há um bom tempo.

heracles

Tenta colocar "limpa contato" pode ser que ajude
Quem sabe uma ou duas gotinhas de desingripante :-\

Abraço ;)
Heracles

Paulo Sergio

Amigos...
Vamos lá... soda cáustica, limpa contato, limpa alumínio, limpa inox, e demais congênes ( ;D ;D ;D), vão danificar as juntas do relógio, seja a do vidro, a da tampa e, para quem não sabe, alguns relógios têm um anel de borracha, parecido com uma junta, a parte interna do bezel! Além é claro das juntas da coroa e outros botões que, porventura, seu relógio tenha, as quais poderão ir para o brejo!
Ah, não podemos esquecer que esses cáusticos podem acabar com o bezel, além de poder causar manchas no relógio!
Assim, o melhor é retirar o bezel, verificar o que está ocorrendo e fazer a correção!
O Poseidon é um relógio novo, e merece ser tratado com o devido cuidado... não esqueça!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

ogum777

o melhor ainda é levar logo na assistência técnica...

se tem areia, pode ficar muito difícil de tirar. o ´nico relógio que conheço que tem proteção contra isso é o autozilla, que tem um mecanismo que facilita pra dedéu tirar o bezel e limpar.

heracles

Se não me engano no Espaço entre o bezel e a caixa não vai nenhúm tipo de vedação, por tanto não tem como
o desingripante ou "limpa contato" colocada de forma correta e em quantidade adequada ofender as junats nesse ponto
específico do relógio já que nesse local não ha juntas.....Pela forma que o cristal é preso acho pouco provável que ocorra algúm tipo
de infiltração pelo "vidro" já que ele é prensado e possui 6mm de espessura.

Agora nas demais partes acredito que seja prejudicial principalmente na coroa.
O mais indicado é levar em uma pessoa qualificada....  Eu já removi e não tem mistério, não foi necessário nenhuma
prensa para por o bezel no lugar, só fiz uso de um canivetel...pelo menos no meu caso não foi necessário nada além disso. ;)

Eu acho que tenho fotos do procedimento...Vou procurar e posto quando achar.

Abraço
Heracles

Cigano

Citação de: vinniearques online 01 Novembro 2012 às 22:37:12
Foi comigo mesmo cigano! ;D ;D ;D
Ainda bem que confirmou, achei que estava ficando louco...rsrsrs  ;D ;D ;D
E se não me engano, você tinha me dito, que o do seu não era pesado para girar, num foi ??

Agora, vejam que no SKX00X tem uma guarnição de borracha debaixo do bézel.

Fonte: WUS.
Abraços,
Cigano!

heracles

Cigano o meu é bem macio..talves diminuindo as "farpas" do anel onde
gera o atrito e o travamento do bezel você deixe o seu mais macio. :-\

Abraço ;)
Heracles

OBS: Dei uma olhada e o Posseidom realmente não tem guarnição de borracha

Cigano

Citação de: heracles online 02 Novembro 2012 às 17:30:03

Abraço ;)
Heracles

Eu tenho muito receio em tirar o bezel do meu, pois não sei se daria para voltar ao lugar sem ferramentas próprias, mo caso do meu Orient Sub200m ele é muito bacana de mexer, pois é fácil de retirar, e o bezel gira macio !! ;)

Caro Heracles, valeu a dica, vou ver alguma coisa na net em respeito das dificuldades em voltar o bezel no devido lugar sem sem causar danos!!
8) 8) 8)
Abraços,
Cigano!

ogum777

se todos pudessem postar fotos e descrever esses procedimentos, ajudaria em muito, pelo menos a mim.

tenho 3 seikos skx, 2 monsters e um 007. estou agora com um citizen ny0054, tenho um orient sub que aguarda manutenção pra voltar à vida, e outro orient diver na mira de compra.

eu uso os meus relógios. lavo-os. não gosto deles engordurados. embora não entre na água de praia com eles, e raramente numa piscina, isso não quer dizer que não possam pegar sujeira de outra forma. basta dizer que um pedal longo na estrada dabaixo de chuva cobre o corpo inteiro de água suja e com grãos de areia e outras sujeiras, e o mesmo acontece com o relógio.

por enquanto, apenas um lubrificante à base de silicone que não agride borracha é que já usei, e só usei em 2 relógios. os outros não precisaram. não travaram, apenas ficaram mais duros talvez em razão de lavagens.

heracles

Citação de: Cigano online 02 Novembro 2012 às 17:49:04
Citação de: heracles online 02 Novembro 2012 às 17:30:03

Abraço ;)
Heracles

Eu tenho muito receio em tirar o bezel do meu, pois não sei se daria para voltar ao lugar sem ferramentas próprias, mo caso do meu Orient Sub200m ele é muito bacana de mexer, pois é fácil de retirar, e o bezel gira macio !! ;)

Caro Heracles, valeu a dica, vou ver alguma coisa na net em respeito das dificuldades em voltar o bezel no devido lugar sem sem causar danos!!
8) 8) 8)

Esse é um problemas sério...eu tirei o bezel de um seiko monster, saiu fácil mas para por no lugar.......... :'(...tive que pegar uma
prensa emprestada pq com as mãos não vai de jeito nenhum e colocando ferramentas improvisadas é quase certo marca o bezel.
O Posseidom coloquei com as mãos ....nem de ferramentas foi necessário, excetuando para remover o bezel.

Abraço
Heracles ;)