Menu principal

Comecei meu primeiro barco!

Iniciado por paulorocha, 07 Novembro 2012 às 19:15:13

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Citação de: edulpj online 12 Novembro 2012 às 13:18:11
Se você me permite a intervenção, Paulo, cianoacrilato não é uma boa pedida para madeira... O ideal, ainda é o velho e bom PVA ("cola branca")...

Não só permito como incentivo a todos que me façam o mesmo! Este é o meu primeiro modelo e toda e qualquer dica é muito bem vinda. Vou providenciar.

Muito obrigado! :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

edulpj

Então vou refinar a dica... Compre cola de PVA profissional. Existem bisnagas não muito grandes inclusive. A cola de PVA escolar (tipo "Tenaz"), também pode ser usada, mas é mais diluída do que a "profissa" e não tem aditivo plastificante. A cola de PVA, é solúvel em água enquanto não cura. Depois de curada, se tiver plastificante não dissolve mais...

edulpj

Citação de: paulorocha online 12 Novembro 2012 às 13:00:48
Aqui em Brasília? Você tá brincando, né Flávio? Aqui não se acha absolutamente nada!
Mandei cortar em São Paulo, mais especificamente em Praia Grande. Acho que eles trabalham com diversos materiais (ferrosos eu sei que não rola, mas plástico, MDF, etc., dá pra cortar sem problemas).
O custo não é alto não. Neste eu gastei perto de 60 reais.

O maior problema de empresas que têm equipamento de corte a laser, é a disponibilidade de tempo ou de instalações... Aqui em minha cidade (Bauru - SP), tem uma empresa especializada em acrílico. Eles têm laser de baixa potência. Em teoria, corta madeira, mas eles não pegam serviço de corte em madeira pois o corte produz muita fumaça e eles não têm boa exaustão no local.

Na cidade vizinha (Pederneiras - SP), há uma metalúrgica que tem uma "monstra" que corta aço até 100 mm de espessura. Mas a máquina trabalha quase 24 horas por dia. Eles raramente aceitam serviço extra...

thomas.bnu

Tá ficando legal pra caramba.

Fazer um barco viking deve ser o ápice. O cara tem que ser bom também.

flávio

Realmente, cianoacrilato não sei se é o esquema. Meu pai montava aviões em balsa e tenho quase certeza que era cola normal. Ele só passava um produto no papel seda para ele ficar rígido, não sei o que era. O cheiro era bom, tipo gasolina! hahaha

Flávio

thomas.bnu

Quem não gosta de cheiro de gasolina tá mentindo!!!

Alberto Ferreira

O nome do produto para "esticar" o papel de seda (ou "entelar") era "(cola) dope"...

Ah! Que saudade!  ::)
8)

Abraços!
Alberto

edulpj

Aceto-Butirato de Celulose... Mais conhecido como DOPE... Os aviões "de verdade" entelados com tecido sobre estrutura de madeira, também usavam dope para selar e "esticar" a tela. Cheiro de dope + Cheiro de AVGAS, é a aviação da maneira mais pura que existe. Voar com o vento na cara num Fairchild PT-19... NÃO TEM PREÇO!!!

Mario_Fpolis

Excelente tópico!

Grandes histórias!

Paulo, tá ficando caprichado isso aí.

Bons ventos!

Amplexos de um ex-velejador. O pai da ex-namorada me tirou da tripulação quando o namoro acabou.... ;D ;D ;D
Amplexos do Mário

edulpj

Outra dica... Não sei se você já colou todo o contraplacado, mas tem nervuras do cavername que estão queimadas pelo laser. Dá uma lixada ou uma curetada nelas, pois essa camada de carvão formada, vai comprometer a colagem...

paulorocha

Eduardo, na verdade o cavername também é em balsa e não em contraplacado. Mas eu dei uma lixada sim, até porque se não lixar (e desbastar) as cavernas, o forro do casco não assenta direito e não cola. Na terceira foto da última sequência que eu mostrei dá pra ver bem o desbaste nas cavernas.

Vou providenciar a cola profissa. Acho que na Leroy Merlin deve ter (se não tiver, eles que fechem aquela bodega!).

Abração!
Um grande abraço

Paulo Rocha