Menu principal

Quartz x Automático.....

Iniciado por Neme, 16 Novembro 2012 às 01:30:59

tópico anterior - próximo tópico

Neme

Bom, ponho esta questão como mera opinião e curiosidade.

Sabemos que nossos assuntos discutidos aqui, são 99,9% sobre relógios automáticos/mecânicos, por isso o nome FRM não é........

Pois bem, o que faz os amigos realmente se "apaixonarem" por peças automáticas......?? Seria a diversidade, história, etc....

Na minha opinião, é a diversidade e a sensação de que algo está "vivo" junto à mim, podendo sempre disfrutar daquele tictactictactictacticta  maravilhoso ao pé do ouvido!   Já os quartz não me oferecem tal alegria.

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

Richard

Neme

Essa é uma questão legal.

Acredito que o FRM foi criado não só para relógios automáticos/corda, acredito que todo relógio possui partes mecânicas, portanto quartz, corda, automático, diapasão/accutron e outros tem o seu valor.

Eu prefiro os relógios automáticos e a corda por alguns motivos que já vou dizer, mas para não perder a questão, eu tenho um respeito muito grande por um relógio que não é automático mas é o Bulova accutron spaceview dos anos 60 pelo sistema inovador e tal.

Mas voltando a questão, pra mim é inigualável o fato de ter um mecanismo que parece um ser vivo, isso pra mim é fantástico.

Eu olho na parte de trás e tudo se mexendo praticamente independente é uma obra de arte, e claro tudo isso feito com precisão.

E digo mais, as sensações de usar um relógio automático e usar outro a corda pra mim são totalmente distintas.

Quando uso um a corda me sinto parte da história, adoro usar os meus relógios a corda é uma sensação única.

Mesmo com preferência a esses movimentos, eu gosto também de usar alguns a quartz, acho que no dia a dia ele me serve maravilhosamente bem, agora Neme, vai dizer que um Tag Heuer F1, Breitling aerospace ou um Rado de cerâmica todos movimentos a quartz não são legais?

São sensações diferentes, mas você tem razão no que você diz........o tictactictac é encantador.

Abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Sim.
Fórum de Relógios Mecânicos se refere a...
...relógios mecânicos.  ;)

Ok!
Mas isto não quer dizer que os movimentos a quartzo, ou outros não mecânicos (portanto sem aquele tão característico "tic-tac", como os "diapasões", ampulhetas, relógios de sol, etc...  ;)) também não tenham aqui o seu devido lugar. Lugar este que muitas vez é até importante e marcante na história da Horologia.

Eles certamente não são o nosso foco principal, mas muitos de nós os aceitam, usam e admiram, numa boa.  8)

Abraços a todos!
Alberto

jokr82

Eu tenho muito mais relógios a Quartz do que automáticos!

Mas depois que eu tive os meus 2 primeiros Automáticos Longines Conquest Ceramic, Tag Heuer Link, não quero mais relógios a Quartz não  :P

Tenho hoje 5 Automáticos!! E o que me marcou mais sobre o Tag Heuer 1887 Carrera, não foi o fato de eu sempre desejar o modelo Carrera, mais sim a história toda por trás dele, ainda mais também por sem meu primeiro relógio made in-house! E não é uma simples historinha não e sim uma história muito legal.

Enfim o único problema de ter só relógios automáticos, é o fator $$$$$$$$$ muito mais caro do que quartz, se não fosse por isso só teria mecanicos em minha coleção!

;) ;D

Sifion

Até o momento só possuo relógios movidos a Quartz...   :(

2013 é o ano pra mudar isso  :D

MarkT

Até conhecer o FRM eu só tinha relógios a quartzo.
Mas, depois de aprender muito por aqui, decidi partir para o meu primeiro automático.
Escolhi um modelo "mais em conta", porém muito recomendado pela sua qualidade e beleza, o Orient Poseidon.

Tenho o Poseidon há mais de um mês e posso dizer que é o relógio que mais gosto hoje, superando todos os quartzo que tenho. O automático transmite uma sensação diferente no uso, até pelo peso que é maior e pelo ponteiro que não vai "aos pulos" como nos quartzo.

Agora pretendo comprar mais um automático em minha próxima viagem ao exterior, já que aqui no Brasil os preços são impraticáveis, com algumas exceções. 8)

Richard

Citação de: Sifion online 16 Novembro 2012 às 11:38:52
Até o momento só possuo relógios movidos a Quartz...   :(

2013 é o ano pra mudar isso  :D

É Sifion, faça isso.

Vc vai curtir :)

igorschutz

Gosto de relógios que apresentem algo de diferente, sejam eles mecânicos ou quartzo. Desta feita, sou mais um relógio quartzo diferenciado, como um Omega Marine Chronometer, por exemplo, do que um Breitling com ETA 2824, por mais caro que ele seja.

Agora, acho que é uma completa desinformação (pra não dizer "ignorância") acharem que qualquer reloginho mecânico é especial só porque é mecânico.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

MarkT

Citação de: igorschutz online 16 Novembro 2012 às 14:55:11
Gosto de relógios que apresentem algo de diferente, sejam eles mecânicos ou quartzo. Desta feita, sou mais um relógio quartzo diferenciado, como um Omega Marine Chronometer, por exemplo, do que um Breitling com ETA 2824, por mais caro que ele seja.

Agora, acho que é uma completa desinformação (pra não dizer "ignorância") acharem que qualquer reloginho mecânico é especial só porque é mecânico.

Pôxa Igor, será que essa qualificação de "reloginho mecânico" foi pro meu Poseidon??? ???
Sei que ele é barato, mas todos falam bem dele por aqui no FRM. Tem até a série especial RM2!
Pra mim ele é especial mesmo, pois nunca tive um relógio mecânico e estou achando muito interessante possuir um.

Abraço. :)

igorschutz

Mark, não falei especificamente de você, mas falei de qualquer um que desmerece os relógios quartzo num geral e, ao mesmo tempo, exalta qualquer relógio mecânico, como se estes fossem especiais.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

helio

Eu tmb acho que desmerecer quartz por serem quartz e valorar mecânicos só por isto é pura ignorância, tem coisas boas nos dois mundos, bem como coisas medíocres (se bem que elas são abundantes no mundo quartz). Talvez o motivo desta hiper valoração seja puro saudosismo ou a percepção de que era o que de mais complexo se fazia antes da eletrônica, tudo isto hoje é balela pois a quase totalidade dos mecânicos é feita em CDCs. Eu tenho mais mecanicos que quartz, pura nostalgia (eu gosto muito de cronografos antigos), pois racionalidade nenhuma explica um 7750 ser considerado mais complexo que um  Miota com ajuste por radio, ou um tissot 2892 custar mais que um  Galaxy S3 :-X
A unica vantagem que vejo nos mecanicos é que não tenho que leva-los ao relojoeiro cada vez que els param ::)
[]s

caqferreira

Gostei do tópico demais pois também tinha essa impressão de que falar de relógios quartz em um fórum de relógios mecânicos seria uma heresia.
Agora a definição do Richard é fantástica, eu não poderia descrever melhor a definição dos relógios automáticos ao compará-los com organismos vivos, funcionando em harmonia.

Neme

Achei legal que gostaram do tópico, pois não tinha visto ainda uma discussão desta aqui...................mas que aquele tictacticta é encatodor, isso é!!!!

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

charles

boa noite;

não sou radical, tenho muitos quartz, ultimamente tenho comprado mais mecanico, a sensação de você ter uma "maquina" que usa como energia, apenas o movimento do proprio corpo me fascina, mas é importante sempre ressaltar que muitos quartz tem mecanismos que deixam no chinelo muitos mecanicos( a diferença é a bateria), tenho alguns quartz que não me desfaço, pois meu relojoeiro sempre me fala: - isso é maquina que vai a vida toda cuidado, só trocando a bateria e ainda tem reparo se estragar.Atualmente muitas marcas de renome tem maquinas muito boas quartz , mas de dificil reparo, algumas chamadas de "blindadas", ou seja vale mais a pena trocar a maquina toda se estraga, então se tratando de quartz não costumo investir muito.Mas sabe como é né?Relógio é que nem mulher, tu até pode preferir as morenas(ou loiras, negras,...), mas se brilhar quando tu coloca o olho, tu vai dar um jeito de possui-la mesmo não sendo a tua preferida.kkkk

abs
charles ;)

Richard

Citação de: caqferreira online 16 Novembro 2012 às 20:22:23
Gostei do tópico demais pois também tinha essa impressão de que falar de relógios quartz em um fórum de relógios mecânicos seria uma heresia.
Agora a definição do Richard é fantástica, eu não poderia descrever melhor a definição dos relógios automáticos ao compará-los com organismos vivos, funcionando em harmonia.

Caqferreira

Poxa, legal q vc também ache isso, quando eu olho na parte d trás é a primeira coisa q me vem a cabeça. :)

Abraços

F355

Os meus também são todos quartz....penso em adquirir um seiko no próximo ano.

solano

Amigos

Vale o lembrete : " Os mecânicos têm manutenção ! " Para quem quer entrar nesse mundo é preciso " coçar " o bolso a cada 5 anos, pelo menos. Uma revisão em um Omega é cara, em um Seiko pode ser metade do valor do relógio... :'( E lembrem-se que tudo depende do relojoeiro que vai fazer o serviço! ;) Já o quartz...

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Adriano

Depende um pouco. A revisão sozinha de um quartz é mais barata, mas quando precisa de circuito porque entrou água ou vazou bateria, sai mais caro que mecânico. Um X-33 por exemplo, se precisar de circuito, senta e chora. Um calendário perpétuo idem: sai no mínimo o dobro da revisão de um crono mecânico.

Abraços!

Adriano

Marcello Vedove

No meu caso estou um pouco desiludido com os quartz pois eu acreditava que seriam para pelo menos uns 50 anos, sempre levei na Citizen e agora só servem para peso de papel..... Esteticamente estão impecáveis mas agora só servem para ficar na gaveta!
Atualmente prefiro levar a cada 5 anos um automático para uma revisão a ter na gaveta sem utilidade um modelo a quartz a cada 15 anos!
Será que esses citizens que tenho são umas porcarias????
Posso estar completamente equivocado mas essa é a sensação que tenho de modelos a quartz.
Abraço à todos!

Marcos David

Citação de: MarkT online 16 Novembro 2012 às 16:16:01
Citação de: igorschutz online 16 Novembro 2012 às 14:55:11

Pôxa Igor, será que essa qualificação de "reloginho mecânico" foi pro meu Poseidon??? ???
Sei que ele é barato, mas todos falam bem dele por aqui no FRM. Tem até a série especial RM2!
Pra mim ele é especial mesmo, pois nunca tive um relógio mecânico e estou achando muito interessante possuir um.
Abraço. :)

Bem, iniciei minha vida horológica com um Quartz e hoje também tenho um Poseidon e um 7S26, que também se enquadra na categoria 'qualquer reloginho mecânico'.

Não. Não irei comprar um Omega Moon pra ir jogando fora estes meus 'reloginhos', pelo menos por enquanto. Até porque tenho outras prioridades. Mas é obvio que cada um deve possuir o que pode comprar e o que vale pelo que entrega. Acredito que o Poseidon é um deles, pelo menos para mim, apesar de ser um Poor Man's Watch.

Quanto ao relógio mais especial para mim é o mesmo Quartz que falei, um Citizen P130, foi meu primeiro relógio e ainda o possuo.

Abraços!
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley