Menu principal

TECHNOS VINTAGE... DÚVIDA NA ESCALA

Iniciado por Alberto Ferreira, 24 Dezembro 2012 às 14:34:15

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Eu vi este Technos (antigo, suíço) em um site de vendas da NET (que não cabe comentar aqui)...

A minhas dúvidas, estritamente com relação ao modelo deste relógio, são...

- Alguém já viu, ou conhece, o modelo (eu não).

- A escala interna é, conhecidamente, taquigráfica.
E a escala no aro externo?   Para que ela serviria? Como funcionaria?

Notem que...
1) Trata-se de um cronógrafo.
2) Não é um modelo para mergulho (nem mesmo adequado para submersão simples).

Eu agradeço aos que puderem comentar.

Abraços,
Alberto

Adriano

Rapaz... já quebrei a cabeça mas não decifrei. Suspeito que o "m" tenha a ver com metros... mas ela é progressiva, ou seja, quanto mais tempo decorrido, mais metros....

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Pois é, amigo Adriano...
Esta é a pergunta da Esfingie...

"Decifra-me ou te devoro..."

Mas,...
Supondo sempre que a escala é original do modelo...

Alberto

Sifion

Alberto,

Posso sugerir que você coloque o link da venda?

Eu fiz uma busca de imagem no google e ele não encontrou nada.

Qualquer informação constante no site da venda pode ajudar.

Creio que a transcrição da informação também pode servir.

Também fiquei curioso.

Abraços.

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 24 Dezembro 2012 às 14:52:33
Pois é, amigo Adriano...
Esta é a pergunta da Esfingie...

"Decifra-me ou te devoro..."

Mas,...
Supondo sempre que a escala é original do modelo...

Alberto

Sim! Mas mesmo que essa escala não seja dele, o mistério permanece. É uma escala de cronógrafo anyway. Busquei um catálogo da Hanhart aqui, pois lá tem stopwatches com "n" escalas diferentes... mas nenhuma como essa...

Abraços!

Adriano

Sifion

Amigos,

Encontrei isso procurando sobre escalas de cronógrafos online

Telemeter:
A telemeter is a watch function that finds the distance of an object from the wearer by measuring how long it takes sound to travel that distance. Like a tachometer, a telemeter consists of a stopwatch function and a special indication on the dial of a chronograph.

Como a distancia esta em metros e a marcação aumenta com o tempo, me parece plausível. No entanto haveria de ser medido c ima velocidade constante e certa.

Fica um chute.

edit deixa pra lá...essa escala progride de uma maneira que eu não acho que poderia ser o sugerido...

Alberto Ferreira

Sim, Adriano, a escala em si já causa dúvidas.

Mas, o que mais me intriga...
Na escala está grafado "PROF" e "M."...
Estaria em português?

A princípio eu fui levado a pensar em água, descompressão, etc...
Mas descartei, pois isso não combina com o relógio.

Seria o aro proveniente de um outro relógio (a metade de uma "régua de cálculo")? Qual?

Eu nunca vi nada sequer parecido, não como está.

Alberto

Alberto Ferreira

Adriano

Entendi: ela pode fazer parte de uma régua, e só fazer sentido quando completa... por isso seria importante saber se é original aí ou não...

???

Abraços!

Adriano

Adriano

E mais: às vezes, a maneira como a escala "bate" com a passagem no tempo, dá a dica. Fica óbvio que o 1 da escala bate com 5 segundos e aparentemente o 15 bate com 35 segundos. Não sei, pode ser paralaxe.

Faz algum sentido? Para mim não. Mas vejam: há escalas industriais que são personalizadas. A Hanhart, por exemplo, pode produzir um mostrador com uma escala personalizada para o seu uso, para uma determinada máquina, etc. Nesse caso a escala só faz sentido para aquela aplicação.

Abraços!

Adriano

shun

Não duvido muito que essa seja uma escala significado.. A gente vê cada coisa por aí..! hahaha Brincadeira..!

Vi esse relógio à venda também.. Deu coceirinha na mão mas não tenho grana para comprar então a coceira passa.. hahahaha

Abraços

automatic

Alberto Ferreira

Mas pode ser que não seja mero enfeite.
Pois há mesmo escalas dedicadas, específicas, projetadas para determinados usos e aplicações.

Para mim, ou para todos os que não sabemos, enquanto nós não descobrimos (e não somos "devorados" pela dúvida), realmente fica apenas a apreciação do "visual", que por sinal é bonito.

Ou,...
Há que pesquisar... (para quem gosta).

Abraços,
Alberto

Adriano

Uma das coisas que me causa curiosidade é o fato dela ser uma escala, digamos, progressiva. Ou seja, ao contrário da maioria das escalas, quanto maior o tempo decorrido, maior a unidade da escala. E não de maneira linear, como uma escala telemétrica, mas de maneira progressiva.

Sei lá, pensei em algo que acelere... Isso, ainda assumindo que o "m" seja de metros. O que, quanto mais tempo passa, mais se desloca? Algo que esteja em aceleração. O que?

O que, por exemplo, depois de 5 segundos andou um metro, e depois de 30 segundos andou cerca de 11 metros, e depois de 50 e poucos segundos passou dos 100 metros?

E, repetindo, assumindo que o "m" seja de metros, pois pode simplesmente não ter nada a ver.

Abraços!

Adriano

Leandro

Não faria muito sentido em um crono não-diver, mas poderia ser uma escala de descompressão para uma dada profundidade de mergulho?  Elas costumam ser assim, com progressões não-lineares:

http://home.watchprosite.com/show-nblog.post/ti-706083/

Um abraço,
Leandro

Adriano

A primeira coisa que pensei foi que fosse uma escala de tempos de mergulho sem descompressão ou tempo de descompressão, mas não faz sentido pois vários motivos. O primeiro deles é que essa escala de mergulho se relaciona com o ponteiro de minutos, e logo, teria que ser giratória, tal qual a luneta dos Doxa. A escala desse Technos é fixa e claramente se relaciona com o cronógrafo, ou seja, é uma escala de, no máximo, 60 segundos.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Pois é...

E lá vão mais algumas (saudáveis) "minhocas", para as cabeças suscetíveis e pensantes.

Quanto à hipótese de ser o implante de uma metade de uma escala de régua de cálculo (fake, portanto), isso não pressuporia ser uma escala logarítmica?
E esta por acaso seria?

O que vocês acham? É logarítmica?

E... Outra (minhoca)...
Como até já foi discutido aqui no FRM, uma escala dessas (ali no aro) na verdade também pode ser uma espécie de ábaco ou "tabela" de referência.
Não?

Eu lembro que num dos casos discutidos o relógio nem era cronógrafo.

Abraços,
Alberto

A Esfinge já está colocando o guardanapo no pescoço...  ;D

mestreaudi

Alguns fatores para considerarmos:

- escala fixa.
- pode, ou não, ter relação com a escala taquimétrica interna (provavelmente, não).
- por enquanto, uma escala logarítmica é a mais plausível para explicar essas referências numéricas, levando em consideração, uma tabela log. (Especialmente esse salto do 50 para o 100).
- não acho que seja uma escala qualquer só de enfeite, não existe razão qualquer para que seja assim com essas numerações específicas.
- pode, muito bem ser algo personalizado.

Minhocas, quanto mais penso, mas elas aparecem!  ;D ;D

abs!

Obs: A Seiko tem um relógio com escala log que é diferente dessa...
http://montre24.com/news/2012-12-24/2466/

E aqui um link com vários exemplos de bezel multifuncionais (vale a pena guardar!):
http://sliderulewatches.yvod.com/history4.html
Rafael.

Carbonieri

poderia ser para medir queda livre??? teria algo a ver com aceleração de queda???
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Mas, se fosse, com que objetivo, Carbonieri?

Alberto