Menu principal

TECHNOS VINTAGE... DÚVIDA NA ESCALA

Iniciado por Alberto Ferreira, 24 Dezembro 2012 às 14:34:15

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Alberto Ferreira

Voltando à questão tema do tópico.

Eu não sei se alguém poderá analisar e ver correlações.

...
Esta tabela veio daqui ---> http://www.jakubowski.com.br/legislacao/NR16.pdf

Mais uma tentativa para eventuais comentários.

Alberto

Adriano

Eu sou meio burro, por isso não conta.  ;D Mas não vi correlação.

E novamente, estamos falando, aparentemente, de uma escala fixa e que se relaciona com o ponteiro central de segundos do crono. Logo, é uma escala que mede um evento de, no máximo 60 segundos. Os limites de mergulho, com ou sem descompressão, tratam de minutos...

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: vinniearques online 26 Dezembro 2012 às 19:03:30
Citação de: heracles online 26 Dezembro 2012 às 19:01:18

OBS: reparem que o mergulhador da imagem esta
sem "roupa de mergulho" esta de sunga mascara e
pé de pato...indica pouca profundidade....rsrs sei lá!

Abraço ;)
Heracles

E digamos que ele está numa posição comprometedora, meio "posada" demais.........

;D ;D ;D ;D

Não, você é que não entendeu: ele não é um mergulhador, ele é da equipe olímpica de nado sincronizado...

Delicaaaaaado....

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

;D

Eu também!  8)

E não vi correlação além da que já discutimos, se a "tabela" (ábaco ou lá o que seja...) do aro do relógio trata mesmo de profundidades (PROF) e de metros (M.)

A questão dos minutos, e/ou horas, se for mesmo proposta para tempos de descompressão, é de fato relevante.
De onde eu "concluo", como o Adriano já fez, se for para aquela função, que ela não está relacionada com o segundeiro central.

Alberto

PS:
Naquela modalidade olímpica a grande dificuldade não é mergulhar, e nem nadar em conjunto...
...é manter aquele sorriso.
Eu fico com câimbra só de assistir...  ;D

mestreaudi

Também não vejo relação.

Só sei que, quanto mais olho para esse relógio, menos sentido ele faz...  :-\

abs
Rafael.

michelim

Iste relógio lembrou o relógio do Thomas:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=247.0

será que a escala é fixa mesmo? olhem no relógio do thomas, o zero da escala está em torno de 17s
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Alberto Ferreira

Boa, Mich!

Se não é a mesma peça, o que não importa aqui, o modelo parece ser o mesmo.

Valeu!
Se a escala é mesmo móvel, alguns de nossos comentários devem ser revistos...

Seria um túnel no fundo da luz?   ::)
;D

Abraços!
Alberto

Quanto a ser móvel...
Seria mesmo ou naquelas fotos estava apenas em uma posição não definitiva?
E não vejo nenhum "grip" que permita girá-la...

Adriano

Verdade...

A escala me parece fixa, pois não tem "pega" para ser manuseada. Mas essa nova foto introduziu aí um elemento que eu até já havia pensado, mas não cogitado: será que a escala está montada certo? Pois nem toda escala tem o seu início no 12. A própria escala taquimétrica, não precisa, necessariamente, começar no 12 e pode ultrapassar os 60 segundos de contagem. O que até a faz mais prática, pois a escala taquimétrica tradicional é meio, digamos, idiota: elas começam nos 400km/h, algumas aos 500km/h. O que se mede com isso? O trem bala? E mesmo assim, a velocidade é tão alta, que você, dentro ou fora do trem, não consegue acionar o crono e pará-lo precisamente nas marcações de quilometragem, à essa velocidade.

Muito mais inteligente são as escalas como dos antigos Daytona, e dos Seiko 6139-6002 por exemplo, cujas escalas passam dos 60 segundos e vão até os 50 km/h, começando a 200 ou 250 km/h. Bem mais "usáveis".

O que quero dizer, retomando, é que a escala da primeira foto pode estar simplesmente montada errada. Alguém desmontou, não observou e deduziu, erroneamente, pela flechinha, que o alinhamento dela deveria ser no 12. Isso não quer dizer que a nova foto esteja fazendo sentido para mim agora. Não parei para analisar. Mas pode muda a coisa completamente.

Agora me ocorreu uma coisa cômica: só batemos cabeça com o assunto até a intervenção de um engenheiro aeronáutico!!  ;D ;D ;D
Mich, se você não resolver essa, ninguém mais resolve!!!  ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

E a Esfinge está atenta...  ;)  :D

Mas,...
Sério.
Pena que o amigo Thomas tenha nos visitado, pela última vez, apenas em meados de outubro.
Ele talvez tivesse algo a nos esclarecer.

michelim

Fiquei curioso com o mistério da escala....

Sifion

Eu creio que é mais fácil a escala estar montada errada nesta segunda foto ou ela ser móvel do que a escala não iniciar do 12.

Se ela for montada como essa segunda foto mostra fica tudo mais estranho, pelo menos pelo meu modo de racionar o seu funcionamento.

Ou ela começa crescendo rapidamente com o seu acionamento 40 - 50 - 100 e decai pra 1. ou ela leva algo em torno de 23 segundos após o  acionamento pra chegar a 1 e depois continua acelerando exponencialmente.

Isso se considerar que ela marca algo como um taquímetro....a partir da passagem do tempo.

Sendo ela móvel, o mais provável é que ela seja utilizada para algum tipo de cálculo...talvez não a tabela de descompressão, mas algo no sentido.

Continuarei acompanhando esse tópico. Um dia a  gente acha a resposta...

michelim

Tem um relógio ducado igual a este, no livro do Gerg-R Lang  Chronograph to stop time , página 127. O zero encontra-se em 15 s. A indicação é de um medidor de profundidade de até 100m.

Achei um igual ao do livro no watchuseek, do Frank:
http://forums.watchuseek.com/f74/wruw-june-4th-700909-5.html

Agora como funciona, não descobria ainda

michelim

shun

Matou-se a charada? Muito bom Michelim!

michelim

Citação de: shun online 28 Dezembro 2012 às 14:33:46

Descobri o para quê serve, mas não como funciona...

Sifion

No fim, os 2 estavam montados de maneira equivocada, um mais que o outro, mas estavam.

Pelo que eu entendi, no fim das contas, é um cronógrafo com um profundimetro mecânico, é isso? Isso mostra o quanto a Technos caiu quando virou uma empresa brasileira.

e aí, Alberto, a Esfinge está alimentada?

michelim

Citação de: michelim online 28 Dezembro 2012 às 14:39:25
Citação de: shun online 28 Dezembro 2012 às 14:33:46

Descobri o para quê serve, mas não como funciona...

Eu acho que agora caiu a ficha:

01) O medidor de profundidade funciona com a água entrando no bezel, e mexendo o acrílico, fazendo com que a indicação em vermelho indique a profundidade.

02) O relógio da primeira foto não possui esta complicação ( provavelmente trocaram a caixa ou algum açougueiro retirou o medidor de profundidade)

Alberto Ferreira

Citação de: Sifion online 28 Dezembro 2012 às 14:41:27
...

e aí, Alberto, a Esfinge está alimentada?

;D
Digamos que ela fez uma "boquinha", para passar a tarde...

Pessoal,
Eu gostaria, por enquanto  8), de fazer alguns registros...

- Quando o tema desperta a atenção,...    ...quanto mais cabeças procurarem, ou pensarem,...   ...melhor.

- Nem sempre o que parece de fato é...  Outras vezes,... É justamente o que não (nos) parece.

- A Technos (dos bons tempos) teve modelos interessantíssimos na sua linha.

E, principalmente...
Não raro, nós vemos algo que foi montado por alguém da forma como este alguém pensou ser a correta...   Sem muita pesquisa, ou trabalho.

Agora, nos falta entender, ou descobrir, como a coisa de fato funciona.

Mãos à obra...
É por aí.

Abraços,
Alberto

heracles

Na minha opinião esta respondido ;)
Valeu Michelim por alimentar a Efinge :)
Realmnte vendo esse tipo de complicação
da para ter uma idéia de como a marca decaiu...
Concordo! primeiro modelo foi mexido....
Agora é ver como funciona essa peça...vamos lá

Abraço
Heracles