Menu principal

Omega Speed Rattrapante X IWC Rattrapante

Iniciado por João de Deus, 20 Janeiro 2013 às 18:33:54

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Gostaria de saber, se é que existem, as principais diferenças na construção dos calibres Omega 3600 e IWC 79230 (ambos com base Valjoux 7750 e módulo Rattrapante).
Apareceu uma oportunidade de trocar um Panerai PAM 183 por um destes relógios.
Escolhi o Omega porque gosto muito da marca e o modelo ser mais bonito aos meus olhos.
Em pesquisa na net verifiquei que os preços praticados pelo IWC rattrapante normalmente são mais elevados que o Omega.
Dai surgiram algumas dúvidas sobre a construção destes relógios.

João

João

Adriano

Essa é uma pergunta muito interessante porque os sistemas do Omega e da IWC são totalmente diferentes. Na verdade, o da IWC é que pode-se dizer ser mais diferente que o de todo mundo. Pois eu me lembro de cabeça de uns quatro sistemas diferentes de rattrapantes montados sobre os 7750. Todos, exceto o IWC, são acoplados no verso do movimento, ou seja, debaixo do mostrador, enquanto o IWC fica sobre o cronógrafo, entre a ponte do crono e a ponte do automático.

Isso significa também que quando se olha para um Omega 3600 ou outros, não se desconfia que haja modificação, ao contrário do IWC onde fica clara a presença da traquitana. E há uma vantagem chave do sistema da IWC: não impede ou não dificulta o uso do calendário. Nem sei se é possível, ou se for, seria complicadíssimo meter calendário nos outros sistemas que ficam debaixo do mostrador. No IWC, como pode-se ver facilmente nos Flieger, ele usa calendário normal.

Se não me engano, o sistema da IWC foi desenvolvido pelo gênio Richard Habring, quando ele ainda era da IWC, além de várias outras complicações. Como todos eles, o acionamento se dá por um comando totalmente independente do crono, ou seja, não dependem do comando de cames do cronógrafo. No caso do IWC, ele usa um sistema separado de cames. É muito legal pois é um sistema muito objetivo.

Já o da Omega usa também um acionamento por cames. Uma coisa que honestamente não sei dizer e tenho curiosidade de saber, é se esse sistema foi desenvolvido pela Omega ou pela ETA. Realmente não sei. Infelizmente nunca vi fotos do sistema do Omega. Tive um Speedmaster Rattrapante mas mesmo assim conheço o sistema só pelo manual técnico.

Conheço ainda um sistema da Rochat. Esse também fica debaixo do mostrador mas usa roda de colunas. E o Franck Muller também fez um com roda de colunas.

Sobre usar cames ou roda de colunas, antes que perguntem, não vejo diferença. A força usada é bem pequena e mesmo os sistemas com cames são macios de se acionar.

Agora, dizer qual é melhor ou pior, não sei dizer. Acho que todos eles são muito bem feitos, com toda qualidade. Só vejo uma vantagem conceitual no sistema da IWC por causa do calendário.

Abraços!

Adriano

João de Deus

Obrigado Adriano.
Informações muito úteis.
Particularmente não sabia da dificuldade do calendário em sistema rattrapante utilizando Valjoux 7750.
Realmente a maioria dos rattrapantes com Valjoux não tem calendário e os IWC´s tem.
Você acha que é por conta desta "tecnologia" que os IWC tem preços superiores aos Omegas por exemplo?
Abs

João
João

Adriano

Não, porque quase ninguem sabe dessas coisas. O IWC vale mais por especulação. Basta observar que um Flieger normal também vale bem mais que um Speedmaster normal, como um Date. E ambos usam 7750 melhorados. São relógios de mesma qualidade, em absolutamente tudo, mas um Flieger chega a custar 3 vezes um Date... vai entender.

Abraços!

Adriano

flávio

Eu sou suspeito, gosto mais do visual dos IWC. E o Adriano está certo, o sistema da IWC foi criado pelo Habring com vistas à facilidade de manutenção e menor quantidade de peças. Se é o sistema mais robusto do mercado, não sei. Fato é que ele o usa nos seus próprios relógios até hoje e, inclusive, foi utilizado também nos relógios mais complexos da IWC.

Flávio

João de Deus

Oi Flavio,
O modelo em questão era um IWC GST Chrono Rattrapante - ref 3715, se fosse um Pilot a história seria outra.
Mais um detalhe, o IWC não tinha absolutamente nada de documentação ou mesmo a caixa/estojo, enquanto que o Omega Speed Rattrapante estava completo, inclusive com o Certificado do COSC.
Não sei se esta história de documentos e etc é tão importante, mas eu dou preferência quando tem.

João
João

João de Deus

Outro detalhe:

Colocando o IWC GST ao lado deste Speed (cal 3600) nota-se que o acabamento da IWC é muito superior ao Omega.

João
João