Menu principal

Propostas diferentes......

Iniciado por Neme, 22 Janeiro 2013 às 22:10:26

tópico anterior - próximo tópico

Neme

Mesmo sendo diferentes, quais os amigos preferem: Breitling Blackbird ou Omega PO crono?
Outra coisa, pq os $$do blackbird varia tanto, desde uns 4, 000 até 20, 000 Obamas.
Pergunto isso, pois tive os dois na mão e fiquei puta confuso.

Abs
Neme
Abs.
Neme!

LF

Neme,

Uma pergunta importante: qual PO chrono? Se for o 9300, é outra categoria de calibre e não dá pra comparar com o B44 base ETA do Blackbird... Bom, pensando melhor... Se for o PO 3313, acho que eu também acabaria optando por ele porque eh um chrono com base Piguet muito mais legal do que a máquina B44 do Blackbird (base ETA 2892 com módulo chrono). O 3313 é mais fino, tem escapamento coaxial, roda de coluna... Mais sofisticado. Só toma cuidado se for comprar usado porque existem umas três versões dele e teve gente reclamando no WUS sobre dificuldade de resetar os primeiros. Bem, talvez o WUS não seja grande referência, mas se houve novas versões, certamente é porque estavam corrigindo algum problema nas anteriores, não é?

Agora uma questão de gosto pessoal: chrono da Breitling eu iria de Transocean ou Navitimer (B-01 in-house). Aí sim eu teria dúvida pra escolher entre um desses ou o PO. Acho que iria de Navitimer, PO e Transocean, nessa ordem. Mas não sei quais outros relógios você tem. O transocean com pulseira mesh é um belo coringa, porque passa tanto com terno e jeans, quanto serve pra um fim de semana na praia/piscina.

Abs.,

LF

ps. não sei porque o preço do Blackbird varia tanto... deve ser por causa dos materiais, não? em ouro, aço, etc.

Filipeandrade

LF, bela análise!

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Neme

Sim,PO 3313...............................boas considerações as suas LF. Mas me balancei mesmo pela beleza, estética do Blackbird.

Qual modelo vc se referiu com problemas de resetar, PO ou Blackbird?

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

Adriano

Todo crono baseado no F. Piguet 118x teve a alavanca de comando de zeramento redesenhada para evitar um possível problema de zeramento. O problema não foi exclusivo dos Omega, mas de todo mundo, todas as marcas que usavam esse mecanismo como base. Todo mundo passou a adotar a alavanca redesenhada no começo dos anos 2000. Ocorre que até o aparecimento dos Broad Arrow, não existiam relógios equipados com esses mecanismos em abundância. Com o 3303 da Omega, a quantidade de F. Piguet por aí de multiplicou e o problema começou a ser mais notado. Aí deu aquele bafafá todo que todo mundo conhece.

Enfim, o que quero dizer é que os únicos Omega que podem apresentar problema são os equipados com calibre 3303A ou 3301A, ou seja, os Broad Arrow e Legend da primeira leva. Já em 2003 essa alavanca foi redesenhada e eles viraram 3303B e 3301B, imunes à esse defeito.

Os 3313, que são 3303 com escapamento co-axial, só apareceram em 2005, e portanto, já com esse upgrade, mesmo nas versões A. Ou seja, não importa se é um 3313A, B ou C, ele é imune à esse problema e portanto, esse problema não acomete os Planet Ocean com esse calibre.

Abraços!

Adriano

LF

Boa, Adriano, obrigado pelos esclarecimentos! E entre o 3313 e o 9300... Apples and oranges? ::) Pergunto porque eu acho os PO equipados com 2500 mais bonitos do que os PO equipados com 8500, mas nem consideraria ter o primeiro versus o último porque acho que a qualidade dos calibres é incomparável... Já no caso dos chronos, acho os antigos (com três sub-dials) muito mais bonitos do que os novos. Mas e na parte técnica, o que você acha da comparação entre eles?

Abs!

LF

Neme

Mas afinal, qual a grande vantagem de se ter um 8500 a um 2500, digo no uso normal, apenas como apreciador  de relógios. Iria notar muita diferença?
Abs.
Neme!

LF

Neme,

Não sei muito bem como responder sua pergunta... Sabe qual a diferença, pra mim, entre ir trabalhar com meu Speedy Pro (como eu costumo fazer) ou com um Swatch? Simples: eu tenho muito mais tesão de usar o Speedy. Por isso, se você sentir o mesmo prazer com o 2500 ou com o 8500 no pulso, acho que deve ficar com o mais barato. Não existe nenhuma diferença perceptível; simplesmente um é mais próximo do estado da arte do que o outro e, ainda assim, nenhum dos dois é tão preciso como um G-Shock (se esse for o problema) :)

Abs!

LF

Adriano

Citação de: LF online 23 Janeiro 2013 às 20:35:02
Boa, Adriano, obrigado pelos esclarecimentos! E entre o 3313 e o 9300... Apples and oranges? ::) Pergunto porque eu acho os PO equipados com 2500 mais bonitos do que os PO equipados com 8500, mas nem consideraria ter o primeiro versus o último porque acho que a qualidade dos calibres é incomparável... Já no caso dos chronos, acho os antigos (com três sub-dials) muito mais bonitos do que os novos. Mas e na parte técnica, o que você acha da comparação entre eles?

Abs!

LF

Humm... O 9300 eu arriscaria dizer que é o crono mais phoda que tem por aí para produção em relativa larga escala. Pois ele tem tudo, tudo o que pode-se ter de melhor tecnicamente na relojoaria hoje. Usa duplo tambor de corda, usa embreagem vertical, usa roda de colunas, usa espiral de silício, usa escapamento co-axial... Qual crono por aí reúne tantos "plus" de uma vez só. Agora, isso não significa que eu queira dizer que ele é o melhor. Pois a coisa não é assim tão simples. Ele tem tudo isso, mas é também um mecanismo altamente complexo e cheio de detalhes. Complicado de se fabricar, complicado de se montar e revisar... E isso vai contra a onda. A onda, hoje, é fazer mecanismos simplificados para produção e manutenção. Os melhores exemplos são o Rolex 4130 e o Breitling B01.

Se for fazer uma analogia, os Rolex 4130 e os Breitling B01 são Volkswagen. O Omega 9300 é um Rolls-Royce. Dá para dizer genericamente que um é melhor que o outro? Acho que não. Pois reforço que, hoje, complexidade, não é exatamente visto por todos os projetistas como um adjetivo positivo. Mas tirando isso, não tem crono hoje que chegue aos pés do 9300. Tem sim, cronos inacreditáveis, como os Patek CH 27-70 ou CH 29-535, mas estes são o cúmulo da tradição, enquanto o Omega 9300 é o cúmulo da inovação. O 9300 é um laboratório. E denovo, não me arrisco a dizer o que é melhor.

Abraços!

Adriano

João de Deus

Gostei:
"Patek é o Cumulo da Tradição e Omega o Cumulo da Inovação"...
Disse tudo.

João
João