Livro "Os Caçadores de Vênus"

  • 9 Respostas
  • 2866 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Online: 29 Maio 2012 às 00:09:02 »
Deu na Veja, deu na folha, está aqui...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1088144-leia-o-prologo-de-os-cacadores-de-venus-de-andrea-wulf.shtml


Vou comprar, claro. Ei, qualquer ligação com o tema relógios, longitude, John Harrison, etc NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #1 Online: 29 Maio 2012 às 00:18:46 »

Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #2 Online: 29 Maio 2012 às 09:10:47 »
Muito interessante amigo Flavio, vamos esperar até dia 5 e 6 de junho para ver no que vai dar, as observações serão feitas apenas de telescópios? Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #3 Online: 29 Maio 2012 às 11:22:44 »
Boa Patrão!!!!

Como grande apreciador de tudo que se relaciona a astronomia, estarei atento ao que ocorrerá nas datas previstas.

Valeu a dica!


Obs.: a tal da Andrea Wulf está combinando bem com a história de Venus/Afrodite...  bem bonitinha ela  ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #4 Online: 29 Maio 2012 às 17:24:10 »
Será possível ver a olho nu. Entenda-se: com proteção nos olhos, porque você tem que olhar diretametne para o Sol. No entanto, para as medições precisas que os cabras faziam, a determinação da longitude precisa era necessária, telescópios e relógios de precisão, em regra reguladores portáteis (que de portáteis não tinham nada, relógios de pêndulo "pica grossa" mesmo).

By the way: comprei o livro, agora é esperar chegar.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #5 Online: 31 Maio 2012 às 18:29:55 »
Livro recebido. Aliás, parabéns à Saraiva, nunca vi entrega tão rápida, dois dias!


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #6 Online: 13 Dezembro 2012 às 21:50:48 »
Comprei o livro há tempos, mas só o peguei para ler há duas semanas. Feito! Gostei muito, sobretudo porque nos apresenta Nevyl Maskeline, o maior opositor de John Harrison, com outros olhos. Ele praticamente foi a mola propulsora de todas as expedições longínquas para determinar a distância da Terra ao Sol. E como eram brutos esses caras do passado! Hoje, todos me parecem uns bichinhas, inclusive eu, que fui criado tomando Yakult e soltando pipa no ventilador.


Flávio

*

Henk

Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #7 Online: 13 Dezembro 2012 às 23:29:42 »
Vou ler esse livro. Obrigado pela dica.

Esses cientistas/exploradores realmente eram forjados a ferro e fogo... me lembrei de um filme, baseado em fatos reais, que  retratou as dificuldades de mapear a ou as nascente(s) do Nilo... As Montanhas da Lua.

« Última modificação: 13 Dezembro 2012 às 23:39:14 por Henk »

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #8 Online: 30 Janeiro 2013 às 22:01:31 »
Flávio,

Depois daquele mega encontro no fim do ano em BH, e de tanto se falar no livro, também comprei, e estou pelo meio.

Uma leitura prá lá de interessante.

Átalo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Livro "Os Caçadores de Vênus"
« Resposta #9 Online: 30 Janeiro 2013 às 22:16:45 »
É um contraponto legal da figura do Maskelyne que, depois do livro da Sobel, entre os fãs de Harrison, é tido com um "pária", quando não é verdade. Aliás, longe disso.


Flávio