Movimento ou Relógio?

  • 26 Respostas
  • 5589 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Movimento ou Relógio?
« Online: 26 Janeiro 2013 às 00:22:47 »
Gostaria de saber dos amigos, quando vão comprar suas "máquinas", estão mais atrás de um bom calibre ou do próprio relógio como um conjunto completo. O que pesa mais na escolha?

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #1 Online: 26 Janeiro 2013 às 00:36:05 »
Como disse o poeta, beleza é fundamental! 8)
Marcelo

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #2 Online: 26 Janeiro 2013 às 00:39:04 »
E antes que alguém fale dos belos movimentos, pelos quais sou apaixonado, ainda usamos o relógio com o movimento voltado para o pulso, por mais que haja um PanoInverse, os Reversos e os esqueletos.
Marcelo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #3 Online: 26 Janeiro 2013 às 00:42:06 »
Depende do relógio, depende da máquina. Não compro relógio só pela beleza nem só pela máquina.

Abraços!

Adriano

*

jungman

Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #4 Online: 26 Janeiro 2013 às 06:28:53 »
Gostaria de saber dos amigos, quando vão comprar suas "máquinas", estão mais atrás de um bom calibre ou do próprio relógio como um conjunto completo. O que pesa mais na escolha?

Abs.
Neme

Olá amigos, como sou colecionador, busco relogios que marcaram época, que estão em bom estado, que se tornaram principalmente referencia de uma classe social, alguns são muito bonitos , outros nem tanto, todos eles com um movimento, e que convenhamos, se atravessaram meio seculo funcionando, é porque tinham alguma qualidade. Daqui a cinquenta anos, se eu estiver vivo, vou começar a colecionar estes que hoje são lançamentos, cheios de rodinhas, turbilhoes, balanços aparentes, atomicos, e sei lá mais o que, que ainda estiverem funcionando, e que era nesta época o sonho de consumo de milhares de pessoas, e que na mesma situação financeira minha, somente poderia olhá-los em catalogos e vitrines.
Quando isto acontecer, e a beleza estiver à cavalo num belo movimento, certamente realizará o colecionador, e o relogio fará parte de uma história.
Um abraço
Flavio

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #5 Online: 26 Janeiro 2013 às 09:41:05 »
Acredito que o conjunto, ou seja, o relógio é mais importante. Colocar um relógio no pulso e ver (ou pensar  ;)) que se encaixou perfeitamente deve ser levado em consideração. As "máquinas" tem vindo em caixas muito grandes para meu pulso, que posso fazer? Colocar no braço e ver como fica. (Ainda que não possa comprá-las.)

Não consigo usar um relógio que fica parecendo um escudo no meu braço, mesmo que contenha a mais exuberante e desejada máquina.

É interessante observar uma coisa: a simples troca da pulseira altera muito a forma como uma peça se encaixa no braço. Se gostou de um relógio, experimente com diferentes pulseiras, isto é, quando a troca é possível.

Abraço!
José Mário

*

vinniearques

Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #6 Online: 26 Janeiro 2013 às 10:56:18 »
Prefiro um feinho com um belo movimento a um bonitão com uma porcaria dentro!

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #7 Online: 26 Janeiro 2013 às 11:03:08 »
A resposta do Adriano está alinhada com o que penso... mas, ainda fico inclinado a gostar da cara do relógio como primeiro passo.

[ ]´s

Fab´s 
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #8 Online: 26 Janeiro 2013 às 11:29:18 »
Compro o relógio. Apenas com a ressalva de que seja uma marca com tradição.
Quanto ao movimento, se faz cinco ou dez segundos a mais ou a menos por dia, não vai mudar absolutamente nada na minha vida nem na vida de ninguém. Ainda mais se vc troca de relógio todo dia, como é meu caso.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #9 Online: 26 Janeiro 2013 às 13:04:32 »
Visual do relógio, claro! O que você vê não é o movimento. No entanto, tenho que confessar que, algumas vezes, a existência de um "mostrador traseiro" e pseudo qualidade do movimento foram fundamentais nas minhas aquisições. Exemplos?

O Longines Avigation eu sempre achei lindo, mas surgiu numa época em que mostradores traseiros não eram tão comuns. Comprei achando o máximo a visão um tanto quanto tosca (não achava isso na época...) do ETA 2892 elaboré; O Zenith Elite sempre achei lindo, mas o comprei influenciado pelo movimento; e o Nomos Tangente, que cai MUITO BEM MESMO com ternos, que uso toda semana mas não é meu estilo de relógio, também. Mas não pelo visual do movimento, e sim porque era o mais barato que podia comprar efetivamente feito na Alemanha. Se tivesse coragem minha opção seria outra.

No final das contas, voltando àquela eterna discussão, acho que se deve buscar um ponto de equilíbrio preço, visual, técnica, etc. Eu, por exemplo, não vejo muito sentido na Hublot cobrar o que cobra nos seus relógios e colocar um movimento que é bom, mas não tem nada demais e, pior, meter um display traseiro. Há relógios que cairiam melhor sem isso, o Hublot é um exemplo... Hoje vejo, também, que melhor teria sido a Longines colocar uma tampa com um emblema bacana (nos moldes do Longines Legend Diver) nos Avigation a uma tampa em cristal. Particularmente quanto à Longines, o emblema deles é bonito demais para ser desperdiçado!


Flávio

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #10 Online: 26 Janeiro 2013 às 22:45:40 »
Também escolho o relógio, via de regra, pela beleza.

Mais fácil eu escolher um relógio lindo com movimento comum/fraco do que um relógio feio com um mega movimento. Até porque, via de regra, o feio com mega movimento será mais caro. :P

Mas o movimento é sempre, na minha opinião, um baita critério de desempate. Tem dois relógios que gosto muito (pela aparência), tendo a escolher o de melhor/mais exclusivo movimento.

« Última modificação: 26 Janeiro 2013 às 22:52:09 por ThiagoDF »
Membro do RedBarBrazil

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #11 Online: 26 Janeiro 2013 às 22:50:15 »
Boa noite.

No meu caso sem dúvida o relógio. Compro um relógio por aquilo que ele representa para mim e normalmente esses valores são beeem subjetivos...kkkk

Abraço

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #12 Online: 27 Janeiro 2013 às 09:54:17 »
Eu dei uma broxada nos relogios com maquina eta/valjoux depois que a eta comecou a mandar os movimentos prontos para as fabricas ao inves de os caras comprarem desmontados e montarem depois, posso,estar falando uma grande besteira mas é como eu sinto. Principalmente pelos precos que nego tem cobrado, um aquatimer com um valjoux 7750 por sei la 6.000 dolares nao consigo comprar por mais que ache bonito. Com exceçao a se for alguma edicao limitada ou algo do tipo.

Abracos
Membro do RedBarBrazil

Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #13 Online: 27 Janeiro 2013 às 11:29:29 »
Acho q um mix, mas confesso(como o Flávio fez), que tenho vontade de comprar um Zenith Elite, muito mais pelo movimento...
Abs
AFTP

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #14 Online: 27 Janeiro 2013 às 20:51:00 »
Depende do relógio, depende da máquina. Não compro relógio só pela beleza nem só pela máquina.
Esta é uma afirmação interessante, me fez pensar muito, eu acho que posso dizer que compro o relógio independente da máquina, me basta o visual, mas claro, desde que o relógio, como um todo, seja de qualidade, o que, automaticamente, fará com que ele não tenha uma máquina "deal braker". Claro que este pensamento só vale em relógios de certo nível, nos mais simples (Seikos e cia.), nem me interesso em saber o que tem dentro, ou melhor, nestes aí, prefiro os quartz.

Eu dei uma broxada nos relogios com maquina eta/valjoux...
...um valjoux 7750 por sei la 6.000 dolares nao consigo comprar...
Eu estou na ponta contrária, tenho preferido os "eta/valjoux" e olha que no passado já pensei bem diferente, ao ponto de "levantar bandeiras". Hoje, vejo vantagem nos relógios com os movimentos massificados, desde que bons e confiáveis, principalmente pelas revisões indo de r$1,5k até r$4k/r$5k nos movimentos "in-house". Eu acho que esta onda do "in-house" foi uma forma de aumentar o preço de muitos modelos, que na prática, são muito semelhantes. Também acho que nego está cobrando muito por relógio muito simples, com pouco "valor agregado". É difícil de entender como um relógio zero, no e-bay, com 6497/8 COSC, caixa de aço alemã, safira e etc. só que artesanal pode custar 6,8 ou 10 vezes menos que o similar de origem em Florença... Entre diversos outros exemplos possíveis.


PS. cesar, editei sua mensagem apenas para deixar os 2 pontos que usei para basear meus comentários, quem chegou até aqui, já leu sua mensagem e não vai entender minhas edições fora de contexto.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #15 Online: 27 Janeiro 2013 às 21:51:09 »
Sem problemas a edicao falco. Eu estava neste exato momento falando por mp com um amigo aqui do forum sobre um panerai 372 e o preco absurdo que cobram por um relogio que nem data tem mas com o movimento inhouse.... Apesar do relogio srr lindo.

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #16 Online: 28 Janeiro 2013 às 00:03:54 »
Pois é... E eu paguei o preço. Na época, antes do reajuste, foi parecido com um Daytona. Mas é o tal negócio... Quantos relógios são equipados com o P.3000? Quanto custou pra desenvolver o calibre e colocá-lo em produção? É muito difícil essa história de medir valor. A gente acha que vale pouco porque há outras opções no mercado que entregam mais pelo mesmo, mas é uma comparação tão distante, entre um Rolex e um Panerai in-house...

Por isso que hoje, ao contrário de antes, eu não me importo tanto com o fato de ser ETA, F. Piguet, Valjoux, ou sei lá eu o que mais... Funciona tão bem quanto um in-house (ou melhor), na maior parte dos casos, e todo o custo de pesquisa e desenvolvimento já foi pago por anos e anos de produção em larga escala. Resumindo: comprei o 372 porque acho bonito e, pra responder a pergunta original: não compraria um relógio que não acho bonito só pelo movimento, mas não compraria um relógio que acho bonito se não tivesse um movimento bacana.

Abs.,


*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #17 Online: 28 Janeiro 2013 às 00:15:14 »
Que fique claro que estou seriamente tentado a comprar um 372 também, só nao reuni coragem suficiente hehehe.... ;D na verdade ja estou olhando preço, conversando com um outro amigo que tem um e esta pensando em vender etc....

Abraços
Membro do RedBarBrazil

Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #18 Online: 28 Janeiro 2013 às 00:55:56 »
Sei lá...
Por exemplo, já vi 6119 com várias caras... tá, o mecanismo é um trator, mas as "caras" que lhe foram colocadas também ajudaram muito o calibre!!! ;) ;) ;)
Assim, quem tem vários modelos com esse calibre necessariamente o ama? :-\ :-\ :-\
Creio que o mesmo se aplique ao Omega 30... outro "porreta", com "caras" bonitas!!!
Amo as caras... mas também os corações!!! :) :) :)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Movimento ou Relógio?
« Resposta #19 Online: 28 Janeiro 2013 às 01:55:15 »
Eu consulto o "oráculo", para o conjunto da obra...  ::)   E a conta, lógico...   :-[

E, a depender das respostas,...
Pimba! Fica tudo combinado!  8)

Alberto