Socorro, acho que estraguei meu M- Force!

  • 17 Respostas
  • 6556 Visualizações
Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Online: 28 Janeiro 2013 às 22:42:38 »
Caros Amigos;

Tenho um Orient M-Force STI Championship 2011 Limited Edition (EL03003B) que é meu relógio favorito.

Há uns dias atrás fui rever o aperto da coroa (por hábito), e quando forcei, ela cedeu, rosqueando mais um pouco.

Segue abaixo duas fotos, uma antes da coroa ceder e outra depois. Observem no logotipo da Orient, o “pé do leãozinho” em relação a caixa.

O que pode ter acontecido dentro do mecanismo quando eu empreguei força extra pra virar a coroa?

Será que eu estraguei algum mecanismo interno, pois ela virou além do ponto normal de sempre.

Me ajudem.

Abraço.

Marcelo.
« Última modificação: 28 Janeiro 2013 às 22:50:31 por Marcelo Andrade »

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2013 às 22:50:06 »
conselho: leve num bom relojoeiro para avaliação.

contudo, pode não ter acontecido nada.....

a guarnição pode ter cedido um pouco, a rosca do tubo ou da coroa pode ter ido para o espaço, a parte externa da coroa pode ter rodado um pouquinho...

não creio que tenha havido danos internos.

contudo resta uma questão: porque vcs acham que tem que "estrunchar" a coroa para que o relógio fique vedado? é só acentar a coroa e pronto....TODOS OS MOVIMENTOS SÃO FEITOS EM RELÓGIOS DEVEM SER SUAVES! difícil entender galera?

abraços e boa sorte.

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2013 às 22:53:33 »
Obrigado por ter respondido ao me tópico.

De fato, nunca mais vou empregar força nos meus relógios.

Obrigado pelo conselho.

Abraço.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #3 Online: 29 Janeiro 2013 às 01:14:54 »
Acho dificil ter ocorrido algum dano ao mecanismo em si.. Mas me preocuparia com a rosca do conjunto coroa/caixa e verificaria isso em um profissional gabaritado para análise..!

Um abraço!

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #4 Online: 29 Janeiro 2013 às 10:58:44 »
Obrigado pela resposta.

Vou levar no Sr. Massao, lá no Shopping Eldorado para uma verificação.

Abraço.

Marcelo.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #5 Online: 29 Janeiro 2013 às 11:36:15 »
Mas aqui vai um adendo. Não vejo lá muita preocupação das fábricas em encaixar tubos de modo a fazer com que a coroa, totalmente rosqueada, fique com emblemas para cima. Nem nos meus rolexes isso ocorre.


Flávio

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #6 Online: 29 Janeiro 2013 às 15:19:28 »
Meus únicos relógios de coroa rosqueada até hoje são da Orient.

No Poseidon, o "O" da Orient fica deitado, bem reto em relação à lateral do relógio, quando está totalmente rosqueada a coroa.

No Cal. 469 40th Anniversary, ele fica bem desalinhado, na diagonal.

Acho que o padrão é não ter padrão, como disse o patrão, hehehe ;D
Membro do RedBarBrazil

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #7 Online: 29 Janeiro 2013 às 15:27:46 »
Nao há padrão. O que acredito que o Marcelo queria mostrar é o quanto de "folga" a rosca deu em comparação a situação original, sem "ceder"

Nao conheço nenhuma marca em que posicione a coroa rosqueada de uma certa maneira.. Pra deixar bonitinho hehehe! Talvez coisa parecida só vi no Seiko 6105-811X, mas é por conta do pino e mesmo assim acredito que nao havia a preocupação de deixar os símbolos em uma determinada posição.

Abraços

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #8 Online: 29 Janeiro 2013 às 16:31:14 »
Tem uma marca aí, não lembro qual, que destacou como um "recurso" do seu relógio a coroa de rosca sempre fechar na mesma posição, com o símbolo posicionado corretamente em relação a caixa.

É algo perfeitamente possível de se fazer, é só querer.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #9 Online: 29 Janeiro 2013 às 17:16:45 »
Nunca vi um padrão na posição dos símbolos de coroas de relógios... e não acredito que tenha ocorrido algum problema em seu relógio!
Já parou para pensar que, das outras ocasiões em que rosqueou a corôa, tenha feito isso parcialmente, e que, desta vez, tenha feito o certo?
"Falo" isso pois não creio que o torque aplicado tenha "acabado"com a rosca, em termos de aperto!!! Ou observando seu relógio, "tá tudo ferrado" no tubo da coroa? ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #10 Online: 29 Janeiro 2013 às 18:26:29 »
Marcelo,
Se você apertou com os dedos (e eu não estou brincando... ou seja, se você não usou alguma ferramenta) eu acho muito difícil que sua ação tenha danificado algo no relógio.
Se não houvesse problemas pré-existentes nele.

Mas, como já dito, pode até ser que só agora você tenha apertado até o fim e antes não. E que só tenha notado a posição da coroa agora...

De qualquer forma, apesar dos nossos bem intencionados palpites e comentários, o mais acertado é mesmo fazer o que você já disse, levá-lo em um local confiável para uma avaliação técnica.

Boa sorte.

Alberto

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #11 Online: 29 Janeiro 2013 às 19:51:32 »
Caros Colegas;

Fico muito feliz em ser acolhido com tanta atenção aqui no fórum. Me sinto honrado.

Esclareço que mencionei a posição do "pé do leãozinho da coroa" apenas para adotar um ponto de comparação entre antes e depois do aperto.

Agradeço ao colega Alberto pela orientação técnica e pela atenção. Explico que o aperto foi feito apenas com as mãos, sem o uso de ferramentas.

Abraços a todos.

Marcelo.








*

Alberto Ferreira

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #12 Online: 29 Janeiro 2013 às 22:17:54 »
Sim, Marcelo, ficou claro que você apertou a coroa com os dedos.

Mas, acredite, eu já vi apertarem com um alicate de ponta fina. E não foi o dono, foi um açougueiro metido a relojoeiro.
Daqueles de portinha de botequim...

Naquela "teoria" da improvisação, e desconhecimento de causa, e por achar que o que veda é um "bom aperto".

Alberto

Ah!
O tal magarefe da "portinha" abria os fundos rosqueados com o mesmo alicate.
Encaixava as pontas nos rebaixos e... Vapt-vupt!

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #13 Online: 30 Janeiro 2013 às 10:18:43 »
Nossa, esse relojoeiro-açougueiro devia ser processado.

Já pensou? A gente trata nossos relógios com carinho, investe recursos e esforços neles, e chega um indivíduo e mete o alicate na coroa?!?!?!

Dá até arrepio...

*

Alberto Ferreira

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #14 Online: 30 Janeiro 2013 às 16:20:35 »
Pois é...
Mas estas coisas são mais comuns do que alguém talvez possa imaginar.

Ao ilustrar a situação, que eu realmente presenciei, eu falei em "relojoeiros de portinha de botequim" apenas para caracterizar a situação e o tipo de ação e/ou de "profissional".

Na verdade...
O fato relatado ocorreu em um dos "relojoeiros" (também de "portinha") que têm suas "oficinas" (sempre parcas em ferramentas) em um endereço bem conhecido de Sampa, naquele prédio que fica na famosa Rua Barão de Paranapiacaba, 61 - Centro - São Paulo/SP.

Este é o local, e o "alerta", já o "nome dos bois" eu prefiro não citar aqui, posto que alguns eventualmente talvez nem estejam mais por lá,...

Mas que eles, ou outros do mesmo "estilo", estão por aí, lá isso eles estão.

Moral da história, antes de encomendar um serviço verifique as instalações e os equipamentos usados pelo relojoeiro, isso já pode ser uma boa indicação.
Algo fundamental, eu diria.

Alberto

*

vinniearques

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #15 Online: 30 Janeiro 2013 às 16:26:18 »
Pois é...
Mas estas coisas são mais comuns do que alguém talvez possa imaginar.

Ao ilustrar a situação, que eu realmente presenciei, eu falei em "relojoeiros de portinha de botequim" apenas para caracterizar a situação e o tipo de ação e/ou de "profissional".

Na verdade...
O fato relatado ocorreu em um dos "relojoeiros" (também de "portinha") que têm suas "oficinas" (sempre parcas em ferramentas) em um endereço bem conhecido de Sampa, naquele prédio que fica na famosa Rua Barão de Paranapiacaba, 61 - Centro - São Paulo/SP.

Este é o local, e o "alerta", já o "nome dos bois" eu prefiro não citar aqui, posto que alguns eventualmente talvez nem estejam mais por lá,...

Mas que eles, ou outros do mesmo "estilo", estão por aí, lá isso eles estão.

Moral da história, antes de encomendar um serviço verifique as instalações e os equipamentos usados pelo relojoeiro, isso já pode ser uma boa indicação.
Algo fundamental, eu diria.

Alberto


Neste mesmo prédio já recebi a valiosa dica:

Quando o mostrador ta meio desbotado nas laterais pinta com tinta de caneta bic que fica tudo certo!

JURO!

e ele tem nome até que bom no mercado!

 :-X :-X :-X :-X

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #16 Online: 30 Janeiro 2013 às 19:56:18 »
Tem uma marca aí, não lembro qual, que destacou como um "recurso" do seu relógio a coroa de rosca sempre fechar na mesma posição, com o símbolo posicionado corretamente em relação a caixa.

É algo perfeitamente possível de se fazer, é só querer.
Sabem, no Sumô o "S" da Seiko fica na posição certinha.
Será mera coincidência?
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Re: Socorro, acho que estraguei meu M- Force!
« Resposta #17 Online: 30 Janeiro 2013 às 20:26:36 »
Tenho um SUMO e todas as vezes que usei a coroa para algum ajuste e quando novamente enroscado ela sempre fica com o "S" no mesmo lugar, visto o relógio de forma horizontal o "S" fica sempre em "pé".

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)