Horasa CronoDiver 200

  • 12 Respostas
  • 8085 Visualizações
Horasa CronoDiver 200
« Online: 01 Fevereiro 2013 às 11:55:28 »
Bom dia a todos!
Sou novo aqui no fórum. Eu o encontrei pesquisando sobre um relógio que acabo de comprar.
Alguém tem informações sobre ele? De que fábrica na Suiça ele veio?
O movimento é um Landeron 248, mas não vi nenhuma indicação do fabricante original. Já tinha visto muitos relógios Eska montados no Brasil pela HORASA, mas nunca tinha visto nenhum relógio de pulso com a marca Horasa no mostrador - muito menos SWISS MADE!

Abraços a todos!


*

Alberto Ferreira

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #1 Online: 01 Fevereiro 2013 às 14:47:11 »
Sim, Guilherme, e era  :-X, ainda é um bom relógio. É claro!

Veja o que o nosso colega Gravina, ao falar da marca HORASA, disse aqui nestes tópicos antigos...

Qual é a dessa Horasa? Isso era nacional? Lá em casa já teve um Tempra com mostrador Jaeger. Mas, que eu saiba, a Jaeger de hoje não tem mais nada a ver com a antiga.


Flávio

Era nacional............Grupo Hora S/A, fabricavam relógios de grande porte (carrilhões, cucos, etc) , e estes instrumentos para a indústria automobilística!!

Abs

Gravina




.... em um pulso um Longines Lindeberg.... no outro não tive tempo de identificar, mas, sem dúvida, deveria ser algo fantástico. Poderíamos dizer que a passagem do Gravina no MASP foi, tipo assim..... "The Flash"....

Muito obrigado a todos.

PS: Quando retornar para Porto Alegre, passerei as fotos para o computador e postarei aqui. As fotos saíram muito legais. Surpresas surgirão....

Oi Hessel,

Perdoe-me pela "flash" passagem :'( ;D ;D......................foi involuntária

O outro cronógrafo era um Landeron 248 Horasa



Abs

Gravina




Da net:

"A fabricante de relógios Eska, foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.
O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.
Ao longo dos anos, a Eska produziu de diversos modelos de relógios ,de parede, carrilhões, pedestais, cucos e bolso

Não foi propriamente uma manufatura, porém gozou de certo "status" nos anos 40 e 50.
Utilizou-se dos ebauches, mas têm alguns modelos muito valorizados no mercado internacional o cabriolet, por exemplo. Não era um relógio caro, mas era confiável.
Nos últimos anos, o seu proprietário residiu no Brasil, o Sr. Edgard Kocher chegou a montar uma fábrica por aqui  Emprêsa Brasileira de Relógios Hora SA, mas sofreu com a crise iniciada nos anos 70 e fechou a Fabrica Grupo Hora S.A na decada de 80.

O Sr. Edgard Kocher e Diretor Presidente da FANIA Empresa Nacional de Instrumentos Para Autos e Veiculos .
Com o maquinario suisso marca Sorel os relógios Silco e Eska foram bem comercializados por varias decadas, inclusive os relógios do Metrô de SP são desta marca.
No centro da cidade de São Paulo, existe um edíficio que ainda pertence a esta família, denominado de "Samuel Kocher" ".



Fonte: Joevendas.blogspot

Abs
Mint



???
O Sr. Edgar ainda é vivo?
Será que me confundi com o Samuel? (e este sim era o irmão do Sr. Sylvan-fundador) .....pode ser.........amanhã pergunto para Sr. Camilo!
Valeu mint!, obrigado... ;) :)

Abraços

Gravina

Ps.

Aqui era a HORASA no bairro Santo Amaro - SP





Abs

Gravina





Bem...
Eu não tenho nenhum HORASA destes...  :(
Mas bem que eu gostaria...  Pois eles fazem parte da História dos relógios, aqui no Patropi  ;)

Abraços,
Alberto
« Última modificação: 01 Fevereiro 2013 às 15:27:59 por Alberto Ferreira »

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #2 Online: 01 Fevereiro 2013 às 17:05:55 »
Obrigado pela resposta!

Esse Horasa vem de encontro a duas paixões: cronógrafos antigos e automóveis antigos!
É claro que o meu não está tão "mint" como o do sr. Gravina - e parece que já foi vítima de algum relojoeiro "barbeiro", pois acho que o inner ring não é original. Foi ótimo ver a foto do sr. Gravina, assim eu posso reproduzir melhor a cor do preenchimento luminescente dos ponteiros. No mais, o relógio está excelente. A foto que eu fiz com o celular na mão não lhe faz jus. Quando eu tiver melhores fotos, postarei aqui no fórum.

Um abraço, e parabéns pelo fantástico fórum!

Guilherme Lago

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #3 Online: 01 Fevereiro 2013 às 17:50:19 »
Grande Alberto, mais eficiente que o GOOGLE! ;D

Belo vintage GuilhermeLago!
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #4 Online: 02 Fevereiro 2013 às 16:48:08 »
Grande Alberto, mais eficiente que o GOOGLE! ;D

Belo vintage GuilhermeLago!

Deixa o Google descobrir ele... Alberto vai ficar milionário...  8)

Bele relógio caro Guilherme, a propósito, seja muito bem vindo ! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #5 Online: 02 Fevereiro 2013 às 19:31:49 »
E aguardem o AlbertoLeaks...


Mais leaks que Alberto...     ::)
 :P

Alberto

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #6 Online: 02 Fevereiro 2013 às 21:16:11 »
parabéns Guilherme.
belo relógio.
e merece um restauro perfeito.
aguardamos novas fotos, inclusive do "antes e depois", no tópico específico.
abraços.

Obrigado e peço a dica: onde restaurar?
« Resposta #7 Online: 03 Fevereiro 2013 às 11:06:47 »
Bom dia a todos!

Obrigado pelas respostas. Estou vendo que o fórum é bem ativo e o pessoal tem fantásticas peças no pulso!!

Costumo ser meio conservador nas restaurações - morro de medo! hehehe
No caso do Horasa aí, vou apenas preencher os ponteiros, trocar a coroa e os pushers. Uma boa pulseira NATO e o relógio estará pronto!

Aproveito para pedir uma dica: onde restaurar?
Moro em Brasília e aqui nunca consegui achar alguém em que fizesse um bom trabalho. Em São Paulo, fiz três restaurações com o Relojoeiro Suisso (com SS mesmo), lá na Pamplona, com as quais fiquei muito contente.

Vai aí a foto do primeiro. Na linha do "Caçadores de Vênus", esse aí tem algo de astronomia nele e, advinhem onde está Vênus? kkkk. O bracelete MOBLOT dá um toque especial.



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #8 Online: 03 Fevereiro 2013 às 14:33:37 »
Em Brasília há uma relojoaria apenas que é bem equipada e com relojoeiros bem treinados, a do Francelino, Centro Eletrônico Relojoeiro, na sala 1674 do Conjunto Nacional. Eles eram a antiga autorizada Omega daqui. Porém, com o tempo eles ficaram meio "preguiçosos" e não tem pegado restaurações e coisas "zicadas" para arrumar. O retorno financeiro não é grande e se perde muito tempo, mas vale a pena dar uma olhada. Eles também não são barateiro, que fiquei claro.


Flávio

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #9 Online: 03 Fevereiro 2013 às 15:02:43 »
Aetos, faz tempo que não via um relógio desta marca. meu avô tinha um de bolso, ficou pro meu irmão que é mais velho do que eu e pediu primeiro......alguem sabe a história dessa marca pra contar pra gente.....
sic transit gloria mundi

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #10 Online: 03 Fevereiro 2013 às 15:20:56 »
Amigo, nesse aí eu não levo mais nada.
Uma vez levei um TH Professional 200 que só precisava de revisão. O cara nem olhou pra mim e falou que eu tinha que ir prá H.Stern.
Depois levei meu Carrera 1153S que estava funcionando, mas o cronômetro não recomeçava de onde parou.tinha que zerar e começar de novo. Depois de uma semana ele jogou a toalha e me devolveu o relógio sem funcionar - tinha quebrado uma mola e deixou o pedaço dentro... E ainda riscou a tampa traseira.
Acabei levando no "Suisso", morri numa grana, mas ficou perfeito. Depois mando a fotos :)
abs
Guilherme

Re: Horasa CronoDiver 200
« Resposta #11 Online: 03 Fevereiro 2013 às 19:05:20 »
Aetos, faz tempo que não via um relógio desta marca. meu avô tinha um de bolso, ficou pro meu irmão que é mais velho do que eu e pediu primeiro......alguem sabe a história dessa marca pra contar pra gente.....

Não sei muita coisa sobre a AETOS - era um dos pequenos fabricantes que se dedicava a relógios "mais baratos" em se tratando da relojoaria suíça. Em 1969 foi mais uma das engolidas pela SSIH. Essa é a história da indústria de relógios na Suíça - fusões, cartéis e muita ajuda do governo para sobreviver. Felizmente sobreviveram e, agora, já dão a volta por cima.




Re:Horasa CronoDiver 200
« Resposta #12 Online: 07 Dezembro 2020 às 16:47:31 »
pode ajudar com este horasa??? valor origem..??