Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens

  • 45 Respostas
  • 16817 Visualizações
Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Online: 01 Fevereiro 2013 às 21:21:33 »
Sempre ouvi falar de bezel em cerâmica, mas caixa do relógio em cerâmica não... excessão do Rado.
Mas em em site de venda vi um IWC TopGun muito bonito por sinal, mas fiquei temeroso pela caixa Cerâmica!
Utilizando nosso mecanismo de busca encontrei em tópico uma informação do nosso colega Adriano sobre um IWC deste mesmo modelo que havia levado um tombo e a caixa faltava um pedaço.
Tem alguma vantagem em fabricar relógio em material (no caso cerâmica) cuja caixa "quebra"?

João
João

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #1 Online: 01 Fevereiro 2013 às 21:40:04 »
servir cafezinho!  ;D ;D ;D

liga não João, hj eu tô bobão!

*

Alberto Ferreira

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #2 Online: 01 Fevereiro 2013 às 21:46:05 »
Quebra.
Trinca, lasca, etc.

Veja neste meu Rado (vintage)...





Ah!
Desculpem a péssima qualidade das fotos...
...meio estilo "film noir".  ;)  :D

Ou seria "film marron"...  ::)
 :D

Alberto

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #3 Online: 01 Fevereiro 2013 às 22:24:10 »
servir cafezinho!  ;D ;D ;D

liga não João, hj eu tô bobão!

 8) boa.... rsrsrsrs.... realmente é a melhor opção para este material.
João

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #4 Online: 01 Fevereiro 2013 às 22:33:50 »
Cerâmica é dura, mas dura, mas dura, mas tão dura que... É quebradiça, como indicado pelo Alberto. Metal, submetido a impacto, o absorve e amassa; cerâmica quebra. Não arranha, essa a vantagem; mas quebra.


Flávio
« Última modificação: 01 Fevereiro 2013 às 23:14:48 por flavio »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #5 Online: 01 Fevereiro 2013 às 22:49:02 »
Só tem uma vantagem: difícil de riscar. Só.

IWC Top Gun: lindo de morrer, mas o primeiro que vi na vida, estava com a caixa partida ao meio e o dono perguntando se dava para colar...

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 01 Fevereiro 2013 às 22:52:30 por Adriano »

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #6 Online: 01 Fevereiro 2013 às 23:48:58 »
Pelo visto nao deu para colar né?!

Abracos
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #7 Online: 01 Fevereiro 2013 às 23:54:36 »
Pelo visto nao deu para colar né?!

Abracos

 ;D ;D ;D

Bem, eu não colei, mas vai saber por aí.. a legião de adeptos da gambiarra é grande!

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #8 Online: 01 Fevereiro 2013 às 23:59:58 »
 :D

Por falar em cerâmica, dei uma "fuçada" na net agora para ver se havia fotos e relatos de discos de luneta Rolex quebrados. Sim, existem. Bom é o preço do insert nos EUA: 750 obamas, somente isso. :-\

Porém, como não uso o relógio "profissionalmente". Como já ressaltado em tópicos anteriores por mim, foi-se o tempo em que os Rolexes eram de fato relógios feitos (e usados!) para dar o cacete.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #9 Online: 02 Fevereiro 2013 às 00:20:14 »
Foi o questionamento do colega RF, se não me engano, recentemente: quais divers ainda são tools mesmo, que aguenta a porrada?

Abraços!

Adriano

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #10 Online: 02 Fevereiro 2013 às 00:23:12 »
Foi o questionamento do colega RF, se não me engano, recentemente: quais divers ainda são tools mesmo, que aguenta a porrada?

Abraços!

Adriano


Pois bem, quais seriam? Poderia dar alguns exemplos?

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #11 Online: 02 Fevereiro 2013 às 00:27:29 »
Sim, lembro-me do tópico. Eu não mergulho profissionalmente, mas hoje, com todo respeito, há opções melhores no mercado para qualquer uso profissional que se preste. Não bastasse a funcionalidade de um relógio de quartzo digital ser melhor (esse Speedy X 33 seu que o diga. Meu Tissot Touch até poderia dizer alguma coisa se fosse o atual, resistente a 100 mts, mas como é o antigo, cuja distância de água tem que ser de 30 mts, já viu...), é infinitamente mais barato.

Relógio mecânico com funcionalidade, no final das contas, sobretudo dito de uso "profissional", virou uma falácia. A Breitling, por exemplo, se gaba de fazer "instrumentos para profissionais". Quem vai usar um Breitling para efetivamente bater?

Se bem que... Quando ainda pedalava, meu Polar deu um pau no alarme e precisou ficar 3 semanas no conserto. Usei o Omega Speedmaster para treinar, o que era uma porcaria, mas só tinha ele em casa na época, foi com ele mesmo.

E... Meu irmão é policial civil da entorpecentes daqui, operacional. Ele ACABOU com um TAG Heuer SL 2000 Chrono o usando no pau. Não estava nem aí. Quando vi o relógio, deu até dó. Ele disse: ah, o usei durante 10 anos sem parar em tudo quanto é operação, queria o quê?

Talvez ele esteja certo...

Naquela citação de não sei quem, não sei onde, de um livro do James Bond, ele claramente se refere ao Rolex Explorer. "São pesados, não tão elegantes, mas aguentam o pau!"
Flávio

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #12 Online: 02 Fevereiro 2013 às 10:33:55 »
Opa a citacao foi minha!!! Os rolexes continuam sendo tool watches, para alguem com a conta bancaria igual a do seu Eike para quando tiver que trocar as pecas hehehe...

Abracos,
Cesar
Membro do RedBarBrazil

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #13 Online: 02 Fevereiro 2013 às 17:23:45 »
João

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #14 Online: 05 Fevereiro 2013 às 12:30:11 »
Uma coisa que ninguém falou: o peso. É mais leve do que uma caixa de aço. Bem legal o link mesmo, obrigado!

Abs.,

LF

*

Alberto Ferreira

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #15 Online: 05 Fevereiro 2013 às 12:59:23 »
Uma coisa que ninguém falou: o peso. É mais leve do que uma caixa de aço. Bem legal o link mesmo, obrigado!

Abs.,

LF

Não, LF.
Teoricamente deveria ser o contrário.

Falando dos materiais, ok?  E não de casos específicos (dos relógios prontos e suas caixas, etc).
O carbeto de tungstênio (também conhecido como carboneto de tungstênio), que é um destes materiais (sinterizados) denominados genericamente de "cerâmicas" e usados pelos fabricantes de relógios é mais denso que o aço.

Carbeto de tungstênio = 15,80 g/cm³

Aço (inox) = tipicamente de 7,80 a 7,90 g/cm³


Mas, uma ressalva,...
Nem sempre as caixas de "cerâmica" são maciças, em geral elas são apenas "revestidas" (recobertas) com o material duro.

Alberto

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #16 Online: 05 Fevereiro 2013 às 13:27:52 »
Oi Alberto,

Obrigado! Interessante... Fiquei pensando e, mesmo que o caso fosse apenas de revestimento de cerâmica, também não faria sentido que fosse mais leve, concorda? É que já provei alguns Panerais em aço e cerâmica, um logo depois do outro, e a diferença de peso era perceptível. Vou tentar descobrir como fazem a cercâmica da PAM.

Abs.,

LF
« Última modificação: 05 Fevereiro 2013 às 13:34:46 por LF »

*

Offline LF

  • ****
  • 432
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #17 Online: 05 Fevereiro 2013 às 13:34:23 »
Alberto,

No próprio artigo postado pelo João de Deus, consta essa informação:

Ceramics are also rather light, usually ranging from 2 to 6 g/cc, many of them being around 3 g/cc. They are much lighter than stainless steel (8 g/cc) and titanium (4.5g/cc). They are around the same density as aluminum (2.7 g/cc).  This low density together with high hardness makes them very desirable for many aerospace and military applications, such as lightweight layers of armor that break up incoming projectiles or themselves are designed to break up to disperse the energy of a high velocity impact.

A densidade do aço informada por eles bate com o seu número (8, arredondando pra cima), mas falam da cerâmica em 3g/cc, então, o material não deve ser carboneto de tungstênio... Será?

Abs.,

LF

*

Alberto Ferreira

Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #18 Online: 05 Fevereiro 2013 às 13:54:55 »
Certamente não é carboneto (carbeto) de tungstênio.

A questão é que o termo "cerâmica" se tornou (comercialmente) bastante "amplo" e "genérico".
Pode até ser algo não sinterizado (como são os carbetos, onde há uma matriz de cobalto com "grânulos" de tungstênio), mas algo que tenha apenas a característica da dureza e da resistência a riscos.

Eu trabalhei muito tempo no projeto de equipamentos de perfuração de rocha, onde as ferramentas (as brocas) são "calçadas" com pastilhas (ou "botões") de carboneto de tungstênio, e na verdade há diversos nomes comerciais (marcas) para as diferentes formulações, etc.

E usar o termo "cerâmica", de maneira comercial, é mais ou menos como falarmos em "plástico", de forma genérica.
Sim,...  Plásticos...  Mas qual deles?

Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Caixa em Cerâmica: Vantagens X Desvantagens
« Resposta #19 Online: 05 Fevereiro 2013 às 14:34:07 »
...Vou tentar descobrir como fazem a cercâmica da PAM...

Do site deles:

"
The ceramic used in Radiomir cases is a high-tech zirconium oxide powder (ZrO2) containing 3% binder and colouring pigments.

This high-tech ceramic has many advantages, such as extreme hardness and long-term resistance against wear and corrosion.

The zirconium oxide powder is isostatically pressed (in a liquid at 2,000 to 3,000 bar) to form a cylinder or tube. After the pressing stage, the sintering process starts at a temperature of about 1,500 °C, and the cylinder or tube undergoes a shrinkage of about 20% (this is known as “binder shrinkage”).
"

e segue:

"For the Luminor and Luminor 1950 cases, Officine Panerai uses a high-tech ceramic made of zirconium oxide (ZrO2). The material is made from powder which is isostatically pressed while the final shapes of the various components are formed by grinding. This high-tech ceramic has many different qualities: extreme hardness (up to five times greater than that of stainless steel), resistance to scratches and shocks and its surface has a very high aesthetic impact.


Preparation of zirconia powder
The powder consists of about 80% zirconia powder and 20% of a binding powder. To achieve the black colour, a colour pigment highly resistant to heat is added.


Injection of the mixture into the mould
During the injection process, the zirconia powder with the binder is warmed slightly so that it flows as a liquid substance into the injection machine. This liquid substance is forced under extremely high pressure into the mould that forms the shape of the component. This manufacturing step is called the “green stage”.


Machining during the green stage
The case middle, lever and bridge are machined during the green
stage. Since the consistency of the material is still very soft, the components can be shaped by turning, milling and drilling.


Removal of the binder
The binder is removed from the components by a chemical process at a temperature of approximately 100°C. It takes several hours for all the binder to be removed.


Sintering of the ceramic
Over a period of about three days, the components are heated to 1500°C and then allowed to cool down. After this stage, the components consist of 100% zirconia ceramic and have a hardness of 1200HV (5 times greater than stainless steel).


Grinding the ceramic in the hard stage
The grinding phase gives the components their final dimension. In order to achieve the required tolerances, special diamond grinding tools are used. Since the ceramic is extremely hard, the grinding process is very time consuming.


Finishing
The finishing of the ceramic component is carried out by sandblasting."
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!