Esquerdo ou direito????

  • 54 Respostas
  • 27069 Visualizações
*

jungman

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #20 Online: 01 Março 2013 às 07:14:44 »
Que coisa interessante este tópico, tambem uso no braço esquerdo, sou destro, mas me lembro de meu pai reclamar, que não havia relogios para os canhotos, e que a coroa deveria ser invertida, para facilitar a corda. Hoje este problema estaria resolvido. Não entendia aquele problema dele, era só usar no pulso esquerdo e pronto. Mas realmente deve ser desgastante para o relogio, um problema com choques, riscos,  etc, advindos de seu uso no braço de maior atividade. Na verdade eu nunca coloquei um relogio no braço direito, nem para ver como é que fica, tenho o punho esquerdo de 20,5 cm e o direito é um pouquinho maior, 21cm ; então não é qualquer um que serve no esquerdo, tenho pulseiras de metal, já com alongador, e estão justas, todas as pulseiras de couro tem de ser XL, senão não serve.
Só ainda para ilustrar o tópico; tem aquela do homem sem o punho esquerdo, que usava o relogio no braço esquerdo, no que sobrou do punho. Então um garoto pergunta para ele porque não usa o relogio no outro punho, que lá não teria perigo de cair, ao que ele responde: E quando eu quizer dar corda, ou tirá-lo do pulso, chamo tua mãe?
Mas são convenções às quais estamos atrelados, a esta e a tantas outras, que nem percebemos, desde quando estamos agindo de uma forma, porque alguem disse que teria de ser assim. A industria relojoeira, mais antiga, nunca pensou neste problema, eu nunca vi um Omega com a coroa invertida destinado ao publico 'canhoto'.( tem pessoas que nem pronunciam esta palavra). Provavelmente este publico não era expressivo para que fosse modificado o tradicional relogio com coroa direita para ser usado no braço esquerdo. Mas este publico existe, até deveria ser feito uma pesquisa, para sabermos com mais precisão, quantas pessoas são destras, e quantas canhotas. Com certeza quem levasse eles em consideração, e desenvolvesse produtos destinados a este publico teria uma receptividade muito boa.
Abraço

Flavio 

*

DonPepe

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #21 Online: 01 Março 2013 às 07:34:14 »
Sou canhoto e sempre usei relógios no pulso esquerdo. Nunca nem me passou pela cabeça questionar o por que da convenção.

Arriba!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #22 Online: 01 Março 2013 às 08:14:41 »
Meu pai me ensinou a usar o relógio no suposto lado errado, e eu usei por alguns anos mesmo, hoje sigo a tradição.
"All your base are belong to us"

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #23 Online: 01 Março 2013 às 10:07:34 »
Sou destro, uso no esquerdo.

Quando machuquei meu pulso com a fivela de um relógio tive que usar durante 1 mês mais ou menos no pulso direito.
Não senti qualquer desconforto, bom saber que posso usar o relógio no pulso que quiser sem me incomodar.
Mas nada é fácil. Meu pulso direito é maior que o esquerdo...
Preciso aumentar a pulseira...  ::)

abs
Rafael.

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #24 Online: 01 Março 2013 às 12:08:47 »
Que coisa interessante este tópico, tambem uso no braço esquerdo, sou destro, mas me lembro de meu pai reclamar, que não havia relogios para os canhotos, e que a coroa deveria ser invertida, para facilitar a corda. Hoje este problema estaria resolvido. Não entendia aquele problema dele, era só usar no pulso esquerdo e pronto. Mas realmente deve ser desgastante para o relogio, um problema com choques, riscos,  etc, advindos de seu uso no braço de maior atividade. Na verdade eu nunca coloquei um relogio no braço direito, nem para ver como é que fica, tenho o punho esquerdo de 20,5 cm e o direito é um pouquinho maior, 21cm ; então não é qualquer um que serve no esquerdo, tenho pulseiras de metal, já com alongador, e estão justas, todas as pulseiras de couro tem de ser XL, senão não serve.
Só ainda para ilustrar o tópico; tem aquela do homem sem o punho esquerdo, que usava o relogio no braço esquerdo, no que sobrou do punho. Então um garoto pergunta para ele porque não usa o relogio no outro punho, que lá não teria perigo de cair, ao que ele responde: E quando eu quizer dar corda, ou tirá-lo do pulso, chamo tua mãe?
Mas são convenções às quais estamos atrelados, a esta e a tantas outras, que nem percebemos, desde quando estamos agindo de uma forma, porque alguem disse que teria de ser assim. A industria relojoeira, mais antiga, nunca pensou neste problema, eu nunca vi um Omega com a coroa invertida destinado ao publico 'canhoto'.( tem pessoas que nem pronunciam esta palavra). Provavelmente este publico não era expressivo para que fosse modificado o tradicional relogio com coroa direita para ser usado no braço esquerdo. Mas este publico existe, até deveria ser feito uma pesquisa, para sabermos com mais precisão, quantas pessoas são destras, e quantas canhotas. Com certeza quem levasse eles em consideração, e desenvolvesse produtos destinados a este publico teria uma receptividade muito boa.
Abraço

Flavio 

Realmente Flávio, tb acredito que algumas empresas poderiam levar isso mais a sério, talvez tenha um nicho de mercado escondido aí, pronto para ser explorado....
Vou dar um exemplo bizarro, mas tem a ver com essa história de nichos esquecidos....
Recentemente descobri um problema no fígado que faz com que eu não possa mais tomar uma gelada por algum tempo.... se eu quiser, tem que ser sem alcool, e é ASSUSTADOR!!! em praticamente 100% dos bares que frequentei nos ultimos 3 meses vc não encontra cerveja sem alcool no cardápio, e qdo encontra nunca tem.... acredito que agora que a lei-seca esta vindo cada vez mais agressiva, esse  é um nicho que os donos de bares devem começar a prestar mais atenção!!!!
PS: sei que vcs devem me achar louco de beber essas cervejas sem alcool...hehe mas devo reconhecer que estou estudando esse assunto tb...e tenho encontrado coisas muito bizarras!! tipo pessoas que estão querendo beber sem alcool pra poder não perder tanto a noção em baladas e afins!!!!!! de qq forma.... até que tem algumas que não são tão horríveis!!!hehe

Agora, eu nunca tinha me atentado nesse esquema da facilidade ou dificuldade para dar corda....e para o fato que as pessoas são mais assimétricas do que a gente imaginava!! hahahah

abraçø a todos!!!

Rafa ;D ;D ;D ;D

*

Pandolfi

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #25 Online: 01 Março 2013 às 12:34:30 »
Meuis amigos, talvez tecnicamente a fabricação e a montagem do relógio seja melhor com a coroa na direita...

Eu sou canhoto mas a Dona Santa (professora) tinha uma régua de madeira de 50 cm e batia sem dó quando eu tentava escrever com a mão esquerda.

Passei a escrever com a direita, mas a letra é uma droga...

Para outras coisas uso a mão esquerda e o relógio fica no braço esquerdo...

Abração e sejam felizes...
Pandolfi


*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #26 Online: 01 Março 2013 às 13:19:47 »
Que coisa interessante este tópico, tambem uso no braço esquerdo, sou destro, mas me lembro de meu pai reclamar, que não havia relogios para os canhotos, e que a coroa deveria ser invertida, para facilitar a corda. Hoje este problema estaria resolvido. Não entendia aquele problema dele, era só usar no pulso esquerdo e pronto. Mas realmente deve ser desgastante para o relogio, um problema com choques, riscos,  etc, advindos de seu uso no braço de maior atividade. Na verdade eu nunca coloquei um relogio no braço direito, nem para ver como é que fica, tenho o punho esquerdo de 20,5 cm e o direito é um pouquinho maior, 21cm ; então não é qualquer um que serve no esquerdo, tenho pulseiras de metal, já com alongador, e estão justas, todas as pulseiras de couro tem de ser XL, senão não serve.
Só ainda para ilustrar o tópico; tem aquela do homem sem o punho esquerdo, que usava o relogio no braço esquerdo, no que sobrou do punho. Então um garoto pergunta para ele porque não usa o relogio no outro punho, que lá não teria perigo de cair, ao que ele responde: E quando eu quizer dar corda, ou tirá-lo do pulso, chamo tua mãe?
Mas são convenções às quais estamos atrelados, a esta e a tantas outras, que nem percebemos, desde quando estamos agindo de uma forma, porque alguem disse que teria de ser assim. A industria relojoeira, mais antiga, nunca pensou neste problema, eu nunca vi um Omega com a coroa invertida destinado ao publico 'canhoto'.( tem pessoas que nem pronunciam esta palavra). Provavelmente este publico não era expressivo para que fosse modificado o tradicional relogio com coroa direita para ser usado no braço esquerdo. Mas este publico existe, até deveria ser feito uma pesquisa, para sabermos com mais precisão, quantas pessoas são destras, e quantas canhotas. Com certeza quem levasse eles em consideração, e desenvolvesse produtos destinados a este publico teria uma receptividade muito boa.
Abraço

Flavio 

Realmente Flávio, tb acredito que algumas empresas poderiam levar isso mais a sério, talvez tenha um nicho de mercado escondido aí, pronto para ser explorado....
Vou dar um exemplo bizarro, mas tem a ver com essa história de nichos esquecidos....
Recentemente descobri um problema no fígado que faz com que eu não possa mais tomar uma gelada por algum tempo.... se eu quiser, tem que ser sem alcool, e é ASSUSTADOR!!! em praticamente 100% dos bares que frequentei nos ultimos 3 meses vc não encontra cerveja sem alcool no cardápio, e qdo encontra nunca tem.... acredito que agora que a lei-seca esta vindo cada vez mais agressiva, esse  é um nicho que os donos de bares devem começar a prestar mais atenção!!!!
PS: sei que vcs devem me achar louco de beber essas cervejas sem alcool...hehe mas devo reconhecer que estou estudando esse assunto tb...e tenho encontrado coisas muito bizarras!! tipo pessoas que estão querendo beber sem alcool pra poder não perder tanto a noção em baladas e afins!!!!!! de qq forma.... até que tem algumas que não são tão horríveis!!!hehe

Agora, eu nunca tinha me atentado nesse esquema da facilidade ou dificuldade para dar corda....e para o fato que as pessoas são mais assimétricas do que a gente imaginava!! hahahah

abraçø a todos!!!

Rafa ;D ;D ;D ;D

pois é, eu adoro leftys, embora use-os no braço esquerdo. sou agitadinho, e uma hora o relógio escorrega pro punho, e daí coroa e guarda de coroa podem fazer um buraco e tanto no dorso da mão. pequenos detalhes influenciam pra dedéu, a ponto dos skx 779 e 781 serem mais confortáveis que o skx 007, que tem "slimed case" mas as guardas da coroa, embaixo, possuem duas pontas.

mas esse não é o pior dos problemas. tenho intlerância severa à lactose. eu e grande parte dos adultos brasileiros. ache qualquer coisa rpa comer na rua que não tenha queijo....

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #27 Online: 01 Março 2013 às 14:35:07 »
Flávio,

Na questão de quantas pessoas são destras e quantas são canhotas eu já li que estimam a porcentagem de canhotos entre 10 e 15% da população mundial, mas não existem estudos aprofundados sobre isso.

Atualmente existem lojas especializadas em artigos para canhotos, principalmente online.

Pandofi,

Eu lembro que uma vez uma professora tentou fazer isso comigo, me obrigar a escrever com a direita. Disse a ela que não conseguia e não ia escrever com a direita. Lembro que mesmo menino fui reclamar disso com a minha mãe, depois disso a professora nunca mais falou nada.

Outra coisa, não se preocupe, até hoje eu não me lembro de ter visto um canhoto com uma letra decente! kkkkkkk É o mal da raça!

Abraços.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #28 Online: 01 Março 2013 às 14:55:02 »
"All your base are belong to us"

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #29 Online: 01 Março 2013 às 17:24:48 »
Meuis amigos, talvez tecnicamente a fabricação e a montagem do relógio seja melhor com a coroa na direita...

Eu sou canhoto mas a Dona Santa (professora) tinha uma régua de madeira de 50 cm e batia sem dó quando eu tentava escrever com a mão esquerda.

Passei a escrever com a direita, mas a letra é uma droga...

Para outras coisas uso a mão esquerda e o relógio fica no braço esquerdo...

Abração e sejam felizes...
Pandolfi



Hahahahahaha bons tempos aqueles heim? Pelo menos tinha-se mais respeito pelos professores!! Hj esta um caos....

Minha mãe disse que tinha que ajoelhar no milho na escola da fazenda....heheh tenso....

Brincadeiras a parte, to vendo que tem mais gente do que eu imaginava canhota por aqui!! Heheh

*

jungman

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #30 Online: 01 Março 2013 às 17:35:54 »
Meuis amigos, talvez tecnicamente a fabricação e a montagem do relógio seja melhor com a coroa na direita...

Eu sou canhoto mas a Dona Santa (professora) tinha uma régua de madeira de 50 cm e batia sem dó quando eu tentava escrever com a mão esquerda.

Passei a escrever com a direita, mas a letra é uma droga...

Para outras coisas uso a mão esquerda e o relógio fica no braço esquerdo...

Abração e sejam felizes...
Pandolfi


Caro Pandolfi, o coitado do meu pai passou por essa da régua, na verdade nem era régua, era um pau cortado no mato(camboim), e se o iniciante pegasse o lápis com a mão esquerda, o pau comia...
Acabou sendo ambi-destro,a força, escrevia com a mão direita, mas no restante dava preferencia a mão canhota.
Tem certas coisas, que nem é possivel falar hoje em dia, isso era a liberdade dos anos 20. A figura do mestre chegava para intimidar qualquer pupilo.
Hoje os alunos nem sabem escrever, veja as PÉROLAS DO ENEM, primeiramente voce ri, mas ri muito, depois voce começa a pensar, e é essa gente que vai votar e dirigir o País, logo,logo....
Um grande abraço
Flavio

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #31 Online: 01 Março 2013 às 18:01:09 »
Já ouvir muitas historias, dos mais antigos, de professor bater no aluno com régua por escrever com a mão esquerda, pelo jeito é verdade mesmo né?? kkk

Bom eu uso na esquerda, o relógio mesmo sendo destro, pois desde de pequeno meu pai dizia que relógio, se usa no braço esquerdo, mais sempre tive essa duvida também, boa pergunta Rafa, nunca tinha pensado em perguntar, ainda bem que você teve a coragem, e curiosidade no assunto.
Abraço a todos
Tiago 

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #32 Online: 01 Março 2013 às 19:48:03 »
Já ouvir muitas historias, dos mais antigos, de professor bater no aluno com régua por escrever com a mão esquerda, pelo jeito é verdade mesmo né?? kkk

Bom eu uso na esquerda, o relógio mesmo sendo destro, pois desde de pequeno meu pai dizia que relógio, se usa no braço esquerdo, mais sempre tive essa duvida também, boa pergunta Rafa, nunca tinha pensado em perguntar, ainda bem que você teve a coragem, e curiosidade no assunto.
Abraço a todos
Tiago 


Hehe Valeu Tiago....o tópico também me surpreendeu...eu tinha quase certeza que eu ia ser chacotado e o tópico ia ser apagado!! hahahaha

Abração

Rafa 8) 8) 8)

*

Offline Luis Costa

  • **
  • 53
  • Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo.
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #33 Online: 01 Março 2013 às 22:48:21 »
Interessante todas as hipóteses aventadas.
Da minha parte sei lá porque, mas sempre usei no pulso esquerdo.
Por curiosidade já tentei colodar no direito, mas não me senti bem.

*

DonPepe

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #34 Online: 01 Março 2013 às 23:11:47 »
Uma coisa que me ocorreu enquanto estou esperando meu voo e estou sem o que fazer:

- Como muitos aqui sabem, Santos Dummont lançou a moda de homens usarem relógio de pulso, coisa que até então era exclusivo de mulheres, para poder olhar as horas enquanto pilotava seus aviões. Como ele era uma celebridade da época, passou a ser elegante homens utilizar relógios de pulso;

- Santos Dummont era canhoto, provavelmente utilizava o seu famoso Cartier No pulso esquerdo.

Será que estamos imitando nosso inventor mineiro até hoje???? :)

Arriba!

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #35 Online: 01 Março 2013 às 23:55:10 »
Uma coisa que me ocorreu enquanto estou esperando meu voo e estou sem o que fazer:

- Como muitos aqui sabem, Santos Dummont lançou a moda de homens usarem relógio de pulso, coisa que até então era exclusivo de mulheres, para poder olhar as horas enquanto pilotava seus aviões. Como ele era uma celebridade da época, passou a ser elegante homens utilizar relógios de pulso;

- Santos Dummont era canhoto, provavelmente utilizava o seu famoso Cartier No pulso esquerdo.

Será que estamos imitando nosso inventor mineiro até hoje???? :)

Arriba!



Grande pepe!! Essa foi matadora!!!!!

Mandou mto bem de verdade!! Acho que merece até uma pesquisa relacionar isso com Santos Dummont!!!


*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #36 Online: 02 Março 2013 às 00:08:52 »
Uma coisa que me ocorreu enquanto estou esperando meu voo e estou sem o que fazer:

- Como muitos aqui sabem, Santos Dummont lançou a moda de homens usarem relógio de pulso, coisa que até então era exclusivo de mulheres, para poder olhar as horas enquanto pilotava seus aviões. Como ele era uma celebridade da época, passou a ser elegante homens utilizar relógios de pulso;

- Santos Dummont era canhoto, provavelmente utilizava o seu famoso Cartier No pulso esquerdo.

Será que estamos imitando nosso inventor mineiro até hoje???? :)

Arriba!



Grande pepe!! Essa foi matadora!!!!!

Mandou mto bem de verdade!! Acho que merece até uma pesquisa relacionar isso com Santos Dummont!!!



mas o desenho é de fato do santos dummont? lembremos que relógios de pulso anteriores eram femininos, patek philippe. aí já não existia um padrão de se fazer para uso na esquerda, para se dar corda com o relógio no pulso?

não estaria a dupla santos dummont/cartier apenas fazendo uma versão feminina e bem mais legível de um modelo mais antigo?

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #37 Online: 02 Março 2013 às 01:17:56 »
tem um outro detalhe ao qual me atentei agora.

a escrita, antes, era basicamente com bico de pena. escrevia-se com a direita, pois fica praticamente impossível usar a pena com a esquerda para escrever da esquerda pra direita.

o relógio na direita poderia arrastar o papel. atrapalharia o movimento da mão direita.

além disso, já nas patentes antigas de relógios de pulso, a coroa aparece no lado direito. antes, se dava corda com o relógio no pulso também. dar corda com a mão esquerda, pra quem é destro, é meio complicadinho... faço isso nos meus dois leftys, que possuem a possibilidade de corda pela direita, e é meio incômodo, acabo virando o relógio de cabeça pra baixo pra fazer isso. e isso pq o relógio, quando dou corda, não está no pulso....

tem um outro fator também. a I guerra disseminou a ideia do relógio de pulso como relógio masculino (também). os pilotos de avião, normalmente destros, usavam a mão direita no manche. logo, essa mão não seria a melhor para se colocar o relógio, para não ter que se tirar a mão do manche para ver as horas.

isso sem falar que, usado na direita por destros, o relógio - então com muito menos resistência do que possui um diver hoje, por exemplo - danificaria-se mais facilmente.

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #38 Online: 02 Março 2013 às 01:22:28 »
girard-perregaux de 1880. relógio da marinha alemã.
já para se colocar no pulso. com coroa à direita.


*

Alberto Ferreira

Re: Esquerdo ou direito????
« Resposta #39 Online: 02 Março 2013 às 09:36:00 »
Uma coisa me parece certa...

Cada teoria pode parecer certa...  :D

Algo como aquela do IIII ou IV dos mostradores com cifras "romanas".

Há laudas de teorias (e causos) sobre o tema.
E nenhuma conclusão indiscutível.  ;)

Mas,...
Aqui, nas cifras, há uma diferença, o dono do relógio não pode escolher o que mais lhe apetece...  ::)
 8)

Alberto