Menu principal

Você sabe quem é a pessoa por trás do apelido usado aqui? Questões de segurança.

Iniciado por admin, 28 Fevereiro 2013 às 20:00:26

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Já imaginaram como as redes sociais nos deixam absolutamente nus? Eu então, por ser um boêmio convicto, conheço pessoalmente milhares de pessoas e, muitas vezes, fico com medo das tais redes sociais, sobretudo porque sou uma pessoa muito franca e aberta e, às vezes, esqueço-me que muitos dos meus amigos da "rede" eu pouco conheço pessoalmente.

Mas vejam: nas chamadas "redes sociais", e aqui cito a mais conhecida, devo ter 700 "amigos", mas apenas uns 10 não conheço pessoalmente, a ponto de ter sentado pelo menos em uma mesa de bar para conversar. E mesmo assim me descuido muito, contando o que não deveria contar, publicando fotos que não deveria, etc

Imaginem agora uma rede social que, ao contrário das regras da tradicional, onde pelo menos você ESCOLHE quem poderá ler o que publicar, fosse absolutamente pública, sem qualquer restrição. Pior: onde as pessoas pudessem esconder-se atrás de apelidos, mesmo sendo pessoas de boa ou má índole.

Pois essa "rede social" social existe sob a forma de fóruns de discussões como o FRM.

Hoje encontrava-me em uma audiência criminal pesadíssima quando recebi uma ligação telefônica de número desconhecido que, normalmente, não atenderia. No entanto, em virtude de uma viagem em breve, resolvi atender, pois poderia ser importantíssimo.

Para minha surpresa, era um forista daqui com o qual nunca me encontrei pessoalmente nem ao menos conversei, quesionando-me a respeito de acontecimentos referentes ao FRM e...

Com uma falta de educação que não me é peculiar, fui um tanto quanto grosseiro e perguntei-lhe como havia obtido meu telefone. A resposta? Você é uma figura pública! Desliguei o telefone na cara!

Sim, sou uma figura pública. Como promotor de justiça, qualquer um de vocês tem acesso ao meu salário na internet; podem encontrar-me sem muita dificuldade no meu local de trabalho; podem até conversar comigo através do telefone do meu trabalho. No entanto, meu endereço não é público! Meu telefone pessoal não é publíco! E, para dizer a verdade, alguns dados são absolutamente sigilosos pela profissão e encarados pelo departamento responsável do Ministério Público como de segurança, de modo que não estão autorizados a fornecê-los.

Acredito, pois, que meu telefone não tenha sido obtido por pessoa que desconheço através do meu trabalho. Alguém aqui - e conheço pessoalmente vários - , sem querer prejudicar ninguém, mas com uma ingenuidade que beira o absurdo, provavelmente o forneceu.

Isso fez com que eu pensasse em algumas questões, sobretudo após divulgamos aqui vários acontecimentos a respeito de assaltos, etc.

Ei, as pessoas que estão aqui são hobbistas e interessadas num mesmo assunto! E ponto final! É verdade, sim, que a partir das discussões aqui, vim a conhecer pessoalmente vários, que se tornaram meus amigos. Mas antes disso, as pessoas que estão do outro lado "da linha" são interessados em relojoaria, e só! Não sei se do outro lado do computador se encontra um psicopata, negro, pobre, branco, azul, promotor de justiça, engenheiro, estuprador, etc

Dito isso, não estou aqui querendo uma caça às bruxas, mas pelo amor de Deus, sejam menos bobos! Os encontros pessoais que ocorrem entre os foristas são justamente para solidificar eventual amizade surgida aqui. Até isso, acho de uma temeridade SEM TAMANHO pessoas divulgarem a outras que não conhecemos dados pessoais.

Querem entrar em contato comigo? Enviem-me um e mail! O mail está na primeira página do site principal há mais de uma década, o mesmo e mail; querem discutir assunto relacionado à relojoaria, de forma privada? Enviem-me uma mensagem privada? Querem encontrar-se comigo? Vamos combinar, eventualmente nos encontraremos. Afinal, até viagem internacional já fiz com forista que só conhecia, antes, virtualmenente.

Não passem dados pessoais de pessoas daqui a outras sem autorização desta. Não bastasse o perigo envolvido, é uma PUTA falta de educação!

Flávio

igorschutz

Também já aconteceu comigo de um usuário indesejado ter entrado em contato comigo e falado: "Sei onde você trabalha, vamos nos encontrar?"

Isso me assustou um pouco, pois, ainda que não seja um segredo de Estado onde trabalho, como é que o infeliz obteve essa informação? Ou ele me investigou (de stalker o mundo está cheio) ou alguém que me conhece foi muito indiscreto e falou o que não devia.

Desta forma, reitero suas palavras e peço que os colegas fiquem alertas.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Dorotheo

Não uso apelido.
Tudo que falo aqui pode ser confirmado.
A segurança é preocupante, mas por Lei (absurda na minha opinião) até meu salário, endereço e nome de meus dependentes podem ser obtidos na internet.
A segurança que tenho é em casa e no coldre. Treinamento meu e de minha família pelos ótimos PF's.
Uma forma de verificarmos isso é realizar alguma espécie de checagem de  membros, pelo menos um número de CPF e endereço, que apesar de não evitar nada pode afastar os principiantes trambiqueiros.
Igor solicitei amizade no Face, se puder me dar o prazer será muito bom.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

ogum777

é, eu não conheço pessoalmente ninguém aqui.

se sou uma figura pública? já fui capa de jornal, saí em revistas, TV... mas não sou nenhuma celebridade não.

comprei relógios de colegas aqui. mas só. e reloginhos simples. paguei antecipadamente.

mas talvez ao contrário de outros colegas, resguardo meus dados pesoais aqui. estou acostumado a não dividir dados pessoais pela net, pq eu tenho uma categoria bem especial de stalkers na minha cola: alunos!

claro, ao me proteger deles, me protejo de outros stalkers. tenho que me proteger só de stalkers mesmo. não tenho posses - nem quero ter - que possam ser cobiçadas por outrem. melhor assim.

quanto amim, não se preocupem. minha preocupação aqui é discutir movimentos, caixas, pulseiras, braceletes e etc. admiro os caros relógios alheios, alguns seria um sonho usar -e pasmem, já usei - mas não quero realizar sonhos dese tipo não. estou bem com meus reloginhos. os próximos serão bugigangas do ML mesmo. nada além disso.

bom, recomendo aos colegas cuidado. não usem como contato aqui nesse fórumque é abeto, o mesmo e-mail que usam para outras atividades.

é uma questão de senso: evitem usar o próprio nome. nós podemos ser honestos, desinteressados, mas outras pessoas não o são.

eu acho que esse tópico aqui não deveria ser público:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.0

aqui se rastream posses alheias.

Alberto Ferreira

Pois é...
E o nosso grupo cresceu.

Mesmo quando nós éramos poucas centenas de participantes, a questão da segurança sempre veio à baila, por alguns é bem verdade.

Nos famosos encontros no MASP sempre houve a preocupação de evitar mostrar as fotos aqui, publicamente.

Hoje, o nosso grupo cresceu...
Muitos pensam diferente, creem que estão ocultos na multidão.
Não estamos!

Não sabemos quem nos está lendo, inclusive agora...
E nós não fazemos ideia das suas reais intenções.

Parece simples, não?

Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: ogum777 online 28 Fevereiro 2013 às 20:58:03

...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.0

Talvez não tão radical, mas a sua preocupação procede...

Aliás,...
Esta é uma das razões que eu prefiro os vintages...  ;)   
Alguns, quase "sucatas"...  :D  Desculpe a brincadeira, viu, amigo Adriano  ;)  :-X  ;D ;D ;D.

Mas o assunto é mesmo sério.
E nós já tivemos amigos, que já deixaram o FRM, que foram roubados em suas casas...

Como dizem, "fita dada"? Será?
Eu, logicamente, não tenho certeza, e nunca terei, mas pode ser.  ::)

Alberto

vinniearques

Eu normalmente pra me encontrar com alguem novo sempre pergunto aos amigos que conheço e confio sobre a pessoa, sempre tem alguem que sabe alguma coisa! Ai dependendo disso penso no encontro!

Já conheci bastante gente daqui pessoalmente e até agora sempre foi tudo maravilha!

Não tem jeito, temos que pensar na segurança em qualquer lugar!

Richard

É Flávio, eu to pasmo com essa mensagem que vc mandou, até troquei a minha foto por segurança e coloquei essa outra.

É triste viu, eu sou meio assustado com essas coisas de assalto e ultimamente to bem esperto com isso, mas sei lá as vezes a gente esquece e é bom ser lembrado que existem pessoas maldosas ou bem diferentes da gente.

Eu não conheço ninguém daqui e também não teria problema nenhum em conhecer, eu até tive a oportunidade uma vez que fui na Watch time e vi duas pessoas comentando sobre o FRM, um moço que trabalha na  Watch time "eu acho" e uma outra pessoa, mas sou tão reservado que nen falei nada, só peguei o meu relógio que estava lá e sai.

Eu estou pensando em entrar em contato com uma pessoa daqui que está vendendo um relógio na área reservada, se realmente eu seguir em frente com isso, vou perguntar para algumas pessoas que são mais antigas no fórum pra pedir referência.

Ruim pelo que aconteceu mas bom pra ficar esperto.

Abraços

mmmcosta

Neste fórum, e em outros, uso meu nome, e meu sobrenome é muitíssimo peculiar, o que facilita minha localização em outros meios.

Por outro lado, não exponho minha vida privada como as pessoas vêm adorando fazer nos Facebooks da vida.

A curiosidade é inerente à condição humana - o problema são os "mansos" e "forgados", que não conseguem reprimir seus instintos e fazem bobagens como a relatada acima.
Marcelo

Jose Luis

O problema é que muitos se esquecem que a Internet é aberta a todos e depois que alguma informação cai na rede dificilmente se consegue retira-la.  

"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Fevereiro 2013 às 22:09:33
Citação de: ogum777 online 28 Fevereiro 2013 às 20:58:03

...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=4.0o

...

Aliás,...
Esta é uma das razões que eu prefiro os vintages...  ;)   
Alguns, quase "sucatas"...  :D  Desculpe a brincadeira, viu, amigo Adriano  ;)  :-X  ;D ;D ;D.

...

Alberto

Depois da minha delicadeza e elegância rurais naquele tópico, eu reconheço que mereço a gozação!  ;D

Abraços!

Adriano

mmmcosta

Na civilização a "invasão de privacidade" também acontece. Há dois anos um dos moderadores mais ativos (e simpáticos), com uma das mais belas coleções do PuristS, teve sua casa em Paris invadida e seus relógios roubados. A GRANDE diferença é que lá a bandidagem não mata como aqui.
Marcelo

mmmcosta

Eu não diria rurais, Adriano. O povo da roça pode não ser elegante, mas costuma ser muito cordial. 8)
Marcelo

jfestrelabr

Por essas e outras que não participo de redes sociais muito frequentadas, acho uma porta para a falta de privacidade.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Alberto Ferreira

Epa!

Mas brincadeiras à parte, né Marcelo?
Inclusive esta minha, agora aqui com você.  :D

Rapaz...
Pensando bem...   ::)

Eu vou lhe dizer uma coisa... 
Mesmo de chapéu de palha o Adriano é elegante, cordial e gente finíssima.
Depois dos charutos, a cultura horológica é a parte mais "fraca" dele.
8)

É mentira, Terta?
;)

Alberto

Adriano

Citação de: Richard online 28 Fevereiro 2013 às 23:04:59
É Flávio, eu to pasmo com essa mensagem que vc mandou, até troquei a minha foto por segurança e coloquei essa outra.

Abraços

Bem melhor, por sinal!  ;D ;D ;D

Brincadeira, ein?

Citação de: Richard online 28 Fevereiro 2013 às 23:04:59

Eu não conheço ninguém daqui e também não teria problema nenhum em conhecer, eu até tive a oportunidade uma vez que fui na Watch time e vi duas pessoas comentando sobre o FRM, um moço que trabalha na  Watch time "eu acho" e uma outra pessoa, mas sou tão reservado que nen falei nada, só peguei o meu relógio que estava lá e sai.

Abraços

O moço da WT só podia ser eu! ;D
Quando estiver lá pode me chamar para nos conhecermos!

Abraço Richard!

Adriano

vinniearques

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 01 Março 2013 às 00:06:53
Epa!

Mas brincadeiras à parte, né Marcelo?
Inclusive esta minha, agora aqui com você.  :D

Rapaz...
Pensando bem...   ::)

Eu vou lhe dizer uma coisa... 
Mesmo de chapéu de palha o Adriano é elegante, cordial e gente finíssima.
Depois dos charutos, a cultura horológica é a parte mais "fraca" dele.
8)

É mentira, Terta?
;)

Alberto

;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

Rafaexp

Realmente esse tópico faz a gente refletir sobre várias coisas nesse sentido....

Dou novo por aqui, e vejo uma grande união entre o pessoal, e vejo que muitas pessoas ja se conhecem pessoalmente o que considero importante....

Fico triste porém de ver que infelizmente alguns colegas passaram por mal-bocados e que pode ter sido visado por aqui.... Esse pensamento realmente é muito assustador...

Como tb sou uma pessoa que tento ser reservado, apesar de ter alunos e clientes que algumas vezes tentam me add no facebook, sempre fica aquele dilema: adicionar para não parecer antipático, ou ignorar e correr o risco de ser tachado de arrogante???

E nesse meio tempo não devemos esquecer que nosso amigo google vive indexando cada click nosso.... E isso tb é uma enorme invasão de privacidade tb.... Pelo menos eu acho...

Abraço a todos 
Rafa

TUZ40

Eu comentei a respeito disso com o Vinnie na ultima vez que nos encontramos, aqui é muito fácil para pescar algumas vítimas.

Por vias das duvidas mudei minha fotinha também.  ;D
"All your base are belong to us"