Menu principal

O que você está bebendo hoje?

Iniciado por zugo, 08 Março 2013 às 01:35:22

tópico anterior - próximo tópico

sat

Isso que eu quis dizer. Aqui, em torno de R$ 106,00.
Abraços,

SANDRO

TUZ40

"All your base are belong to us"

Filipeandrade

Oo Daniel´s ¬¬ A primeira bebida de verdade que provei... Hhaha  8)
-Seulement trois doigts waiter.

Abraços Schütz!


Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

ThiagoDF

Esse Jack Single Barrel é top, muito bom!

Hoje devo tomar umas cervejinhas vendo o UFC, depois posto fotitas... 8)
Membro do RedBarBrazil

TUZ40

Eu compro mais é para minha mulher, ela AMA bourbon, mas ainda prefere o tradicional, que segundo ela tem gosto de Jack mesmo. ;D

PS. Esse Marlboro não me pertence, meus vícios são mais caros infelizmente, mas não detonam com sua saúde.  :)
"All your base are belong to us"

flávio

Arthur, tecnicamente Jack Daniels não é Bourbon, acredite. E acreditem também: eu gostava mais do Jim Beam (o toscão mesmo, rótulo branco) ao Jack. No mundo dos apreciadores, isso era uma heresia, mas o Jim Beam é mais "doce". Aliás, as diferenças entre os whiskies americanos é bem mais pronunciada, na minha opinião, do que as canas escocesas. O Jim Bean Black já é BEEEEM melhor, mas não o encontrava tão facilmente, mas ele seguia o padrão bourbon normal de 50% de álcool, ao contrário do 40 do branco. Só diluir com mais gelo. E não me venham com essa de tomar bourbon sem gelo, porque tenho certeza que se no "faroeste" já existisse geladeira, tomariam com gelo! 8)

Flávio

vinniearques

O Jack pertence a uma categoria meio que só dele!

Tennessee Whiskey

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Well, more or less. Sim, o JD não é um bourbon comum, é um "tenessee", especificamente, pois passa por um processo de "filtragem" (cuja finalidade não é exatamente filtrar, por isso usei aspas), e é feito no Tenessee. Portanto o tenessee é um tipo de bourbon, e um puro bourbon, "straight bourbon".

Abraços!

Adriano

flavio

Já deixa na cama Igor? Adriano, existe regulamentação nos EUA para isso e... O que é cerveja? Digo isso porque para alemães o que se vende aqui não é cerveja, pela lei de lá. Outro exemplo. No Brasil se vende cerveja kolsch, mas tecnicamente ela não é, até mesmo porque kolsch tem designação de origem, o nome só pode ser usado em cana feita em colônia, ainda que a daqui seja igual a de lá. O que define um bourbon? Pergunta séria. Flávio

ThiagoDF

O Igor acorda e já faz um gargarejo... ;D
Membro do RedBarBrazil

Adriano

O cara que deixa uma garrafa de Stolichnaya Elit no criado mudo, tem problema...

Flávio, correto! Tão quanto a cerveja alemã, e o uísque escocês, o bourbon, para ser bourbon, também é definido por regulamentos ou lei. No caso do bourbon, não é exatamente lei, mas uma regulamentação de um órgão específico (tipo um meio equivalente ao nosso Ministério da Agricultura):

- tem que ser produzido de uma mistura de grãos que contenha pelo menos 51% de milho;
- tem que ser envelhecido em barris de carvalho "tostado";
- tem que obedecer um limite máximo de graduação alcóolica (de 80% na destilagem, 62,5% quando vai para o barril e 40% na garrafa);
- e obviamente tem que ser feito nos EUA.

E se ele além de tudo isso for envelhecido por pelo menos dois anos, e for bem puro (sem mistura, nem colorante, nem nada), pode ser chamado de "straight bourbon". E isso pode ser usado no rótulo junto com a idade de envelhecimento (se for envelhecido menos de 4 anos). O Tenessee, por fim, é um "straight bourbon" feito no Tenessee mas não é regulado pelo mesmo órgão, mas sim pela NAFTA (Acordo de livre comércio norte-americano), ou seja, é uma regulamentação mais comercial.

Aí uma curiosidade, que muitos devem saber, outros não: os bourbons são feitos exclusivamente em barris de carvalho novos. É justamente uma das condições que dá à eles a coloração caramelo, além de aroma, e tudo mais. O álcool dissolve boa parte dos extratos da madeira e que viram "tempero" do uísque. Os barris tem seu interior torrado com um maçarico. O motivo? Bem, existem inúmeras versões, até lendas, do motivo disso. Alguns são óbvios, como evitar que solte fiapos de madeira, mas há inúmeros outros.

Pois bem, os barris não são reaproveitados para fazer mais bourbon, mas sim, vendidos depois de usados. Para onde? Principalmente para a Escócia! Sim, o "scotch" é o oposto, não usam barris novos, nunca, mas sim barris americanos usados. Eventualmente, usam barris que foram usados para vinho, brandy (ou cognac), mas normalmente são vendidos em edições especiais, informando justamente que tal scotch foi envelhecido em barris de Jerez, por exemplo.

Isso significa que as destilarias americanas tem uma boa parte de sua renda provenientes da revenda de seus barris usados. É uma relação "win-win".

Abraços!

Adriano

flávio

Já viu um programa do NatGeo sobre a JD? Muito legal e, como falou, por mim ele se enquadrava em tudo que o bourbon "normal" também. Eu, porém, nem posso dizer muito se o JD é bom mesmo comparado aos outros ou hype, já que pouco conheço de bourbons. E não irei conhecer, já que os tirei do meu cardápio hahahahahaha


Flávio

Adriano

Não, não estou bebendo agora, mas beberei a noite, certamente: uma Johann Adalbert Hochzeitsbier, da Faust (www.faust.de). Viva a Baviera! Presente de um amigo, ao qual não tenho como agradecer o suficiente!  ;)






Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: flavio online 12 Julho 2013 às 11:00:46
Já viu um programa do NatGeo sobre a JD? Muito legal e, como falou, por mim ele se enquadrava em tudo que o bourbon "normal" também. Eu, porém, nem posso dizer muito se o JD é bom mesmo comparado aos outros ou hype, já que pouco conheço de bourbons. E não irei conhecer, já que os tirei do meu cardápio hahahahahaha


Flávio

Sim! Documentário muito legal! E sim, acho o JD "hype" demais. Embora eu também possa opinar pouco quanto a paladar pois não consigo tomar uísque americano. Nenhum. Questão de gosto mesmo. Já tentei, desisti. Tentei denovo, há um mês atrás (juro), não consegui denovo. Então eles também não fazem parte do meu "menu". Nem posso opinar se é bom mesmo ou não. Mas sinto sim que o JD é o Johhny Walker americano: 99% das pessoas colocam eles no topo da lista, e pior, justamente os mais baratos. Conheço um zilhão de fãs incondicionais de Red Label. Sim, acho os JW bons uísques, mas não todos. Já disse e repito: eu acho o Black Label bem meia-boca (troco por qualquer outro 12 anos, e troco inclusive por standards como um Cutty Sark ou J&B Rare, que deveriam ser inferiores), nada de especial para meu paladar e o Red então, acho um ótimo limpa-vidros. Uso Red para limpar cachimbo. Sério. Não sei o que os apreciadores de americanos dizem do JD.

Abraços!

Adriano

Clélio


Aproveitando, o texto do Adriano

"Para ser bourbon:

- tem que ser produzido de uma mistura de grãos que contenha pelo menos 51% de milho;
- tem que ser envelhecido em barris de carvalho "tostado";
- tem que obedecer um limite máximo de graduação alcóolica (de 80% na destilagem, 62,5% quando vai para o barril e 40% na garrafa);
- e obviamente tem que ser feito nos EUA.

Estes dias meu pai, que sabe que gosto de JD me trouxe uma pinga de Milho feita no interior de Minas... já provaram ???
Nem tentem... tem gosto de querosene  ;D ;D

Apesar que um dia destes provei um Four Roses que também era uma paulada...


Abs

Adriano

Existe um troço que é um uísque americano, mas não é bourbon, justamente por não ser envelhecido em barris. É o "corn whiskey", que é engarrafado diretamente após destilação. É também conhecido como o "moonshine", uma espécie de cachaça caseira (e ilícita) típica dos EUA. Mas claro, existe também como bebida legal, feita industrialmente, e uma famosa é a "Original Moonshine".

Tenho curiosidade de experimentar esse troço:

http://moonshine.com/index.php

A tal cachaça de milho é basicamente a mesma coisa. E uísque escocês de milho, arroz e outros cereais são componentes básicos do uísque escocês "blended" junto com o uísque de cevada maltada. Aliás, é o que diferencia o "single malt" do "blended": a mistura de uísques destilados de outras coisas que não malte.

Abraços!

Adriano

Clélio

 Aproveitando;
  Alguem já provou o Suntory ?? O que achou ? Ouvi dizer que é um puuuta uisque...

  Antes que esqueça, tenho duas variedades para o final de semana: Youngs Double Chocolate Stout e uma Baden -Baden 1999.
  Hoje vou de Baden Baden 1999 para testar um sanduiche de pancetta, se der errado a cerveja me salva... ;D

Abs a todos.

Adriano

Eu nunca tomei mas conheço algumas pessoas que já tomaram Suntory. Uns realmente dizem que é um puta uísque. Outros disseram que é bom, mas não é excepcional.

Como eu acredito que a comparação fatal seja com o uísque escocês, e assim sendo, o "terroir" tem peso grande na qualidade, ou pelo menos no caráter do uísque (prova disso é que temos uísques completamente diferentes dentro da própria Escócia, de região para região), então acho que, é até óbvio, mas o uísque japonês nunca vai ser um uísque escocês. Digo isso propositalmente para que, assim como eu, quem um dia for experimentar, tenha isso em mente e faça a avaliação com essa ressalva.


Abraços!

Adriano