Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.

  • 31 Respostas
  • 8106 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #20 Online: 08 Março 2013 às 23:26:18 »
Humm, juro que não sei se entendi a questão mas:

- mecânicos não perdem batida, nunca. Se isso acontecer, é um defeito grave e faz o relógio adiantar pois perde-se um bloqueio de um dente da roda de escape. Relógio mecânicos adiantam ou atrasam quando a frequencia de oscilação e maior ou menor que a teórica. Não porque errou uma ou outra batida ou oscilação, mas porque todas elas estão mais rápidas ou mais lentas do que deveriam.

- isso ocorre por "n" fatores, principalmente externos ao escapamento e externos ao próprio relógio. A oscilação ma frequencia correta começa na corda. Tudo entre ela e o balanço pode alterar isso.

- o calibre 2500 não sofreu aumento de frequencia, mas redução. Baixou de 28.800 para 25.200 e a precisão melhorou, não por isso, mas por melhorias na geometria do escapamento. Logo vê-se que o papel da frequencia pode ser pouco relevante.


- frequencias mais altas exigem cordas de tensão muito alta cuja curva de descarga pode ser mais difícil de controlar. Ou seja, o isocronismo posicional que pode-se ganhar na frequencia, pode-se perder no desenrolar da corda.

Desculpem a falta de assentos, escrevo do celular.

Abraços!

Adriano

« Última modificação: 08 Março 2013 às 23:29:57 por Adriano »

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #21 Online: 08 Março 2013 às 23:53:09 »
 ;D que aula!! Vocês são $&@$&!
Hj a tarde ei li  sobre o TAG na Pulsoe fiquei com algumas dúvidas... E quando chego a noite aqui....

Tá dá!!! Uma aula sobre o assunto!!

Obrigado a todos!!

Rafa 8)

Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #22 Online: 09 Março 2013 às 21:57:48 »
Lindo relogio e os posts explicativos estão uma verdadeira aula me orgulho cada vez mais de fazer parte dete forum.
Abraço.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #23 Online: 11 Março 2013 às 11:09:31 »
Humm, juro que não sei se entendi a questão mas:...
Adriano, obrigado pelos esclarecimentos.
Acho que escrevi muito e escrevi mal. Não fui capaz de expor meu ponto assim como também não fui capaz de entender o lance da relação frequência vs. precisão. Confesso, com o risco de parecer uma anta, pois pelo que vejo é um conceito simples, e por isto, acho que tudo já foi dito aqui e não necessita de mais informação.
Em relação aos 2500 fui confiar na memória e me perdi, mais suas correções foram ótimas, e tornaram o exemplo melhor ainda.
Sobre as "batidas perdidas" entendo que não "pula um ciclo", meu texto ficou confuso... quanto cito o "agente externo" digo algo que possa fazer com que a regulagem seja perdida (alterada?) - ainda que de forma MUITO baixa e que isto vá impactar no desempenho ao longo do tempo, algo como 999 batidas aconteçam (ou 1.001) no período onde deveriam ocorrer 1.000, como exemplo.
De qualquer forma, muito obrigado pela boa vontade.

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #24 Online: 11 Março 2013 às 11:51:03 »
Exatamente! A conta é essa mesma.

O relógio de 28.800 bph por exemplo não funciona a 28.800 bph rigorosamente. Se funcionasse assim, a precisão dele seria a de um relógio atômico! Ele adianta ou atrasa justamente porque ao invés de 28.800 semi-oscilações por hora, ele acaba produzindo 28.808, o que significa fácil uns +5s/dia. A oscilação do balanço não é perfeitamente isócrona, ou seja, mesmo que numa determinada condição você consiga fazer ele vibrar a exatos 28.800, qualquer mudança na amplitude, qualquer aceleração extra, vai mudar essa frequência. O balanço é um elemento que depende demais de momento de inércia. Quando você mexe o braço, você está acelerando e desacelerando o relógio, e logo, o balanço. Falando de maneira tosca, se o balanço está indo para um lado e ele recebe uma aceleração no sentido contrário, ele desacelera e a oscilação não é mais de 28.800 bph exatamente. Ou o inverso, ele pode ser acelerado por um movimento do pulso. Esse é um agente externo que faz o tempo todo o relógio sair de sua frequência teórica, mesmo que momentaneamente, ou de maneira passageira, como preferir.

Essa é uma vantagem de relógios estacionários, tipo os cronômetros marítimos ou reguladores de pedestal: eles estão bem menos sujeitos à sofrerem interferência externa sobre sua frequência teórica. Mas ainda assim, sofrem com a temperatura, magnetismo, etc.

Abraços!

Adriano


*

Alberto Ferreira

Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #25 Online: 12 Março 2013 às 21:35:15 »
...
...Quando você mexe o braço, você está acelerando e desacelerando o relógio, e logo, o balanço. Falando de maneira tosca, se o balanço está indo para um lado e ele recebe uma aceleração no sentido contrário, ele desacelera e a oscilação não é mais de 28.800 bph exatamente. Ou o inverso, ele pode ser acelerado por um movimento do pulso. Esse é um agente externo que faz o tempo todo o relógio sair de sua frequência teórica, mesmo que momentaneamente, ou de maneira passageira, como preferir.

...


Esta colocação, que eventualmente talvez não tivesse até então ficado clara para alguns, é fundamental.

Os relógios pessoais (portáveis) não são minimamente estáticos. Embora em menor grau, nem mesmo os de bolso.
Nós os movimentamos, o tempo todo.

Alberto

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #26 Online: 13 Março 2013 às 11:58:23 »
...
...Quando você mexe o braço, você está acelerando e desacelerando o relógio, e logo, o balanço. Falando de maneira tosca, se o balanço está indo para um lado e ele recebe uma aceleração no sentido contrário, ele desacelera e a oscilação não é mais de 28.800 bph exatamente. Ou o inverso, ele pode ser acelerado por um movimento do pulso. Esse é um agente externo que faz o tempo todo o relógio sair de sua frequência teórica, mesmo que momentaneamente, ou de maneira passageira, como preferir.

...


Esta colocação, que eventualmente talvez não tivesse até então ficado clara para alguns, é fundamental.

Os relógios pessoais (portáveis) não são minimamente estáticos. Embora em menor grau, nem mesmo os de bolso.
Nós os movimentamos, o tempo todo.

Alberto

meus relógios aceleram e desaceleram muito, então!  ;D

o engraçado é que eu pensavai nisso ontem quando voltava para casa, após a aula. vou e volto para essa faculdade usando bicicleta. na buraqueira da região de são paulo onde moro, no entorno de uns 2 kms da minha casa, nas subidas e descidas, o guidão da bike - e portanto minhas mãos - vibram muito.

às vezes me questiono se meus relógios - divers simples - não são afetados pelo uso que faço.

pra dar um pouco a ideia do que falo, é so pegar um relógio e balançar rápido o suficiente para não se vê-lo direito. é mais ou menos o que acontece com um relógio no meu pulso quando desço numa via esburaracada a 45 por hora.


Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #27 Online: 13 Março 2013 às 15:18:33 »


     É justamente na situação explicada pelo Adriano que os Hi Beat (36.000bps) levam vantagem sobre os demais de "baixa frequencia" . Após uma mudança de posição do relógio ,a retomada da frequencia original é muito mais rápida num hi beat que num 19.800 bps, por exemplo . Enquanto o 36.000 bps quase que não  altera a frequencia , o outro pode levar segundos para voltar a se estabilizar . E no somatório do dia isto vai fazer diferença .
  Em suma, dois relógios sendo um de 18.000 bps e outro de 36.000 , ambos "regulados" e funcionando com corda cheia , mesma posição etc e sobre uma mesa , não terão nenhuma diferença na precisão . A diferença vai aparecer quando  colocar no pulso  ( e movimentar ) .Supondo que ambos sofram exatamente os mesmos movimentos no pulso , o de "baixa frequencia"  será menos preciso..
     Os quartz ,por não possuirem espiral e balanço , não sofrem  esses efeitos gravitacionais .

    Coincidentemente na entrevista do Akira Ohira no outro tópico , ele  também  cita a importância de maior influência do controle da tensão da corda para este caso, como disse o Adriano .

 
   

Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #28 Online: 13 Março 2013 às 15:38:34 »
Caros;

Li todas as explicações e acho importante trazer em pauta um assunto que é muito citado.

Como disse o colega: "(...)Após uma mudança de posição do relógio ,a retomada da frequencia original é muito mais rápida num hi beat que num 19.800 bps, por exemplo .(...) "

O relógio de alta frequência atinge sua frequência de batimento instantâneamente ? Muito mais rápido que o de baixa? Usando de prolepse; a energia não seria acumulada paulatinamente?

O que acham?

Um abraço.

Renato

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #29 Online: 13 Março 2013 às 17:06:24 »
Instantaneamente não, mas bem mais rápido sim. Por dois motivos: a espiral é bem mais rígida, e o momento de inércia do balanço é menor.

Abraços!

Adriano

Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #30 Online: 13 Março 2013 às 17:30:30 »

   Correção no meu post anterior ,
   Onde se lê bps leia-se bph

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: Incrivel.Relogio Martin Braun que oscila a 7200bph.
« Resposta #31 Online: 13 Março 2013 às 17:52:52 »
Saiu um vídeo do relógio.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=l6usMiFyEEI&feature=player_embedded[/youtube]

Abraços.