Menu principal

Desafios da semana

Iniciado por admin, 02 Abril 2013 às 11:19:00

tópico anterior - próximo tópico

Sifion

Citação de: flavio online 05 Abril 2013 às 11:10:17
Respostas 1, 2 e 3 corretas, muito embora eu sinceramente não acredite (se puder indicar fonte, agradeço) que a RGM faça molas. Digo isso porque só há dois anos passaram a fazer calibres em casa e antes usavam ETAs modificados. A RGM, até onde eu saiba, usa molas Nivarox.

A 4 está incorreta e a resposta está contida na sua reposta anterior! ;)

Flávio

Por isso que eu comentei que poderia retirar qualquer afirmação equivocada do meu comentário. Parti da premissa que o In-house incluiria todas as peças, inclusive a mola de balanço. Você esta corretíssimo Flávio, eles usam nivarox. Informação atualizada e vinda de uma entrevista do proprietário.
http://www.watchtime.com/featured/roland-g-murphys-american/#

flávio

Esses RGM são bonitos demais! E o lay out do movimento foge da mesmice que vejo no mercado, de fato parecendo um relógio americano antigo em miniatura.

Flávio

flávio

Faltam 3 dias... A resposta é... Basta olhar quem fabrica e quem sobra nos relógios!

Flávio

flávio

Como não mais se manifestaram, a última resposta: todas as molas são Nivarox, menos no Technotime.

Curiosidade. Desde que a primeira "fornada" da liga foi feita, algo em torno de 400 a 500 kg, apenas 3 ou 4 vezes mais ela foi processada. Acreditem: considerando a espessura de cada espiral usada em relógio, aproximadamente 2000 kg foram suficientes PARA GIRAR TODA A INDÚSTRIA de relógios suíços, fazendo milhões de espirais! Talvez por isso o Straumman tenha procurado ganhar dinheiro na indústria odontomédica.

Sifion, o próximo desafio é seu!

Flávio

Sifion

Fds foi movimentado, por isso não voltei ao tópico.....ainda tinha esperanças de chegar à essa conclusão....mas qualquer informação sobre quem fabrica as molas de determinado relógio é algo que praticamente não se discute.....

O do relógio Chopard, por exemplo. A liga Variner é utilizada no balanço que é por eles produzido, mas a mola eu não encontrava nada se era ou não fabricação própria também...
Ainda assim, deu pra aprender um bocado, até mesmo sobre a existência de competições de precisão, que eu achava que haviam se encerrado pelo que havia lido até então.

Vou preparar o desafio e tentar, na medida do possível, manter o nível.

Abraços.

Dorotheo

Minha nossa!
Eu estou no nível do desafio:

Qual marca suíça começa com O e termina com MEGA e vocês discutindo fabricante de mola!
Parabéns a todos por compartilhar as informações.

Lendo e aprendendo.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Rafaexp

Citação de: flavio online 08 Abril 2013 às 16:16:14
Como não mais se manifestaram, a última resposta: todas as molas são Nivarox, menos no Technotime.

Curiosidade. Desde que a primeira "fornada" da liga foi feita, algo em torno de 400 a 500 kg, apenas 3 ou 4 vezes mais ela foi processada. Acreditem: considerando a espessura de cada espiral usada em relógio, aproximadamente 2000 kg foram suficientes PARA GIRAR TODA A INDÚSTRIA de relógios suíços, fazendo milhões de espirais! Talvez por isso o Straumman tenha procurado ganhar dinheiro na indústria odontomédica.

Sifion, o próximo desafio é seu!

Flávio

WOOOOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWWWWWW que loucura!!! você teria como saber , apenas como curiosidade, óbvio, quanto seria o valor de venda de cada espiral???? agora fiquei curioso....

Pq, dentro da odontologia, a Straumann é uma das empresas com o custo mais alto...obviamente, uma das empresas mais confiáveis e com algumas técnologias que nenhuma outra tem...igual disse antes...a haste do torquímetro deles, por ex... é uma delas...

desculpe fugir um pouco do tópico, talvez???

abraço

Rafa

vinniearques

Parabens Sifion!

A pulseira vai hoje !

Abração

Mcjesuss

Citação de: Dorotheo online 08 Abril 2013 às 18:59:16
Minha nossa!
Eu estou no nível do desafio:

Qual marca suíça começa com O e termina com MEGA e vocês discutindo fabricante de mola!
Parabéns a todos por compartilhar as informações.

Lendo e aprendendo.
Abs

+1

Rafaexp

Heyyy Flávioooooo!! 8) 8) 8)

Enquanto o sifion pensa no novo desafio, vamos tentar descobrir o valor  aproximado de uma espiral!!! Andei caçando por aqui e nada ainda!! Hehehe pode ser?? ::) ::)

Abraço a todos

Rafa

flavio

Adriano, diga o preço de algumas! Fiquei curioso também. Flávio

Sifion

Prometo que segunda lanço o meu desafio, é que manter o nível não tá fácil não  ;D

Pela tecnologia necessária, apesar do pouco material utilizado, eu acho que com certeza não será das mais baratas não. Até porque é A peça para a precisão do relógio.

Mais um aqui que ficou curioso com o preço! Serve até o preço de substituição da peça para o consumidor, não precisa ser o da produção não.

Abraços.

Sifion

Amigos, primeiramente desculpem pela demora, essa semana que passou foi um tanto quanto corrida e hoje o dia foi ainda mais.

Para o desafio eu vou tentar focar em coisas históricas ou fora do comum da Horologia, tentar fazer um desafio técnico ia dar certo não  ;D

As ampulhetas, relógios de sol e relógios de água são conhecidos pela maioria, mas na antiguidade outros métodos eram também muito utilizados para a medição do tempo.

Outros relógios eram um pouco mais ardentes que um relógio de sol se alguém chegasse muito perto, alguém sabe quais poderiam ser é? Além disso, um desses comportavam uma complicação, qual seria essa complicação?

Há certo tempo discutiu-se acerca das unidades do tempo, que saiam de divisores de 60 (Ex: 60 minutos - 60 segundos) para divisores de 100 (Ex: 100 milésimos, 100 centésimos). No entanto essa convenção na definição das horas nem de longe foi  a única a ter existido..

Pergunta: Qual outra divisão de horas e minutos e segundos já foi instituída oficialmente, em um passado relativamente não tão distante?

Resumindo:

Pergunta 1: quais são os relógios antigos que poderiam ser um tanto quanto mais ardente que o sol, qual a complicação que poderia ser implementada em um desses relógios?

Pergunta 2: Qual uma outra divisão de horas e minutos a ser implementada em um passado não tão distante do nosso?

Abraços.

flavio

Velas eram usadas em períodos frios e era possível instalar um alarme. A outra... Na França revolucionária era tudo centésimal, mas não sei se é isso que pensou. Flávio

Sifion

Pensei que acabaria sendo fácil, mas não tão fácil =(

Não era exatamente uma vela, essa também era usada, mas com a vela é meio difícil instalar um alarme até onde eu vi.

A outra era a França sim. Durante a revolução francesa eles utilizaram um sistema de horas e um calendário diferente.

vinniearques

Citação de: Sifion online 17 Abril 2013 às 00:20:43
Pensei que acabaria sendo fácil, mas não tão fácil =(

Sifion, estamos falando do patrão né, dificilmente vai ter uma que ele não acerte!

flavio

Rafaexp

hahahahaha deu até pra imaginar a carinha do Sifion :  :-[ :-[ :-[ :-[

Porra, tenho até medo de acertar alguma....fazer as perguntas do quiz pros patrões aqui é tenso!!!!!!

O nível é altíssimo!!!!!!

Reconheço, que eu aprendi mais uma com a pergunta do Sifion!!! VALEUUUU!!!! \o/

abraço

Rafa

Sifion

pra tentar dar um chance a mais pro pessoal se divertir, já que a resposta do Flávio, apesar de correta, não era exatamente a que eu buscava vamos destrinchar a 1a pergunta.

Como funcionava o "relógio" com alarme na antiguidade? O patrão mencionou o relógio de vela, mas esse não encontrei como sendo possível fazer algum tipo de alarme com ele. O que era a resposta que eu tinha em mente também tem o fogo como "força motriz" para a medição do tempo.

Tentar fazer durar um pouquinho mais o desafio  ;D ;D ;D

Com a resposta dessa nova pergunta eu vou postar umas fotos dos relógios, pra ficar mais interessante.

Abraços.

Rafa: a carinha mudou, por mais rápido que tenha sido, se deu pra alguém aprender alguma coisa ta valendo. Ta assim agora  :)

Sifion

Ninguém mais vai dar opinião? Postarei as fotos hoje mais tarde.

Flávio, é seu o desafio novamente.  :)

Abraços.