Menu principal

Pesquisa sobre aumentos salariais

Iniciado por solano, 03 Abril 2013 às 17:53:18

tópico anterior - próximo tópico

Henrique

Discordo novamente. 
Em TI ao contrario de uma fabrica de calçados por exemplo o que se vende é o conhecimento do empregado/consultor, a "expertise" do mesmo.  As empresas são meras intermediárias e é isso que os clientes estão percebendo de algum tempo para cá.  Já presenciei diversas mudanças de contrato em licitações em que a equipe permanecia e a empresa saia.  O problema é que alguns gerentes/executivos ainda não caíram na real, o quê eles vendem não é a bandeira/marca deles e sim o conhecimento do funcionário, que tem que ser bem remunerado por isso.  O elo fraco na verdade não é o funcionário especializado, esse sempre vai ter trabalho, e sim a gerência que muitas vezes é inchada e ineficiente.
Trabalhei 15 anos em uma multi americana que pagava bônus, depois em uma nacional que pagou durante um tempo, em um multinacional que pagava para a "igrejinha" e por último uma que nem toca no assunto.  Todas elas entre as 10 mais do setor.  Realmente você deve ser um caso a parte porque de todos os meus conhecidos, e não são poucos em mais de 25 anos na área tenho uma "network"  de mais de 500 pessoas, menos de 10% recebem bônus e a grande  maioria trabalha em empresas com mais de 10.000 funcionários.

Citação de: DonPepe online 05 Junho 2013 às 20:46:57
O dissídio num percentual de reposição da inflação não é problema algum... O que estou falando que é um problema, e tem acontecido nos últimos anos no mercado de TI em SP, é que os dissídios têm sido muito maiores que a inflação...  E esse ganho real sobre a inflação pode parecer bom para o empregado no curto prazo, mas no médio e longo prazo o maior prejudicado não é a empresa, é o elo fraco: o empregado...

Sobre bônus: desculpe, não sei a realidade das empresas onde vc trabalhou ou trabalha, mas onde trabalho e nas empresas onde trabalhei nos últimos 10 anos (todas 100% nacionais, diga-se de passagem), esse assunto é muito sério. No começo do ano já sabemos as metas (que negociamos em novembro do ano anterior), cada funcionário recebe um relatório mensal sobre o resultado dele e da empresa, cada gerente acompanha isso mensalmente com seus funcionários (pq se não fizer o bonus dele vai para o fubá junto) e em dezembro ele recebe o relatório com o resultado consolidado do ano e sabe quanto vai cair na conta dele em março do ano seguinte como bonificação... Sem pegadinha, sem surpresa, sem amigos do rei. Dos meus funcionários, nos últimos 4 anos, 90% recebeu no mínimo 95% de sua bonificação e os que passaram 2 anos seguidos sem atingir as metas foram substituídos (para não atrapalhar o desempenho dos colegas ou o meu. simples assim).

Sei que há empresas sérias e outras nem tanto no mercado, mas na minha opinião pessoal, quando se está em um lugar em que um compromisso sério como remuneração fixa (salário) ou variável (bonus, plr etc) não é levado a sério, o melhor caminho que o profissional tem a seguir é buscar um outro lugar onde os compromissos são respeitados. Imagino que vc pense: é fácil falar, duvido fazer... Já aconteceu comigo no passado de ter negociado metas agressivas, te-las cumprido e superado, e a regra do jogo mudado no meio do caminho transformando meu prêmio em pó. O que fiz?? Procurei emprego e em 3 meses estava em uma empresa séria e trabalho em empresas sérias desde então.

Também não vou ficar citando nomes de empresas, pois além de deselegante seria anti-ético, mas afirmo para vc que é possível trabalhar em lugares em que meritocracia, premiação por resultado e ética são assuntos sérios. Dá trabalho, exige pesquisar a empresa antes de aceitar uma proposta de trabalho e negociar bastante antes de entrar, mas a maioria das empresas é séria... O complicado é detectar as picaretas que estão escondidas e disfarçadas de "great place to work"...

Abraço!

Arriba!

jorghata

Olá pessoal, situação inquietante é a do professor estadual  do estado de SP, que como eu
precisa trabalhar práticamente três períodos mesclado com escolas particulares para se ter
um salário razoável, pois os aumentos salariais(quando há) não repõem as perdas para a inflação.
Imagine um professor que trabalhou 32 anos e ganha  menos de R$3000,00 com carga completa
e com todos os adicionais e promoções possíveis.
Recebemos bônus também, num sistema vergonhoso em que se privilegiam escolas onde os
índices de reprovação são baixos (Entenda-se: aprovação à qualquer custo!)
Fui aprovado recentemente na prova de Promoção por Mérito para ganhar míseros 10%
de aumento.
De 38000 inscritos passaram apenas 4000.
Mas enfim esse é o Brasil, mas  dou-me por feliz onde estou pois os índices de violência
são mínimos,embora consiga dar aulas apenas à 20% dos alunos, pois o desinteresse é muito grande. :(               Abraços!