Menu principal

Problemas com bezel (catraca)

Iniciado por O Cara, 22 Abril 2009 às 01:41:25

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Tenho costume de usar a bezel (catraca) de meus relógios como um cronógrafo, principalmente se vou dar uma passadinha rápida no shopping para ficar dentro do tempo da tolerência e gratuidade no estacionamento.
Tenho um relógio Citizen Minicombo que a catraca está frouxa, roda a tôa, então qualquer esbarrada e já perco a marcação inicial.

Como poderia "endurecer" mas a catraca para ela ficar mais firme e não sair do lugar tão fácil?
Um abraço
Fábio

Byron

Meu caro, acredito que basta levar num relojoeiro bom - e não aqueles caras que trocam bateria em shopping - que ele resolve o problema. Deve ser coisa simples.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

igorschutz

Vai depender de qual o problema com o aro.
Se for simplesmente a mola que ficou frouxa, acho que dá pra resolver apenas com um alicate.

Como o aro não é uma parte crítica, e é fácil de montar e desmontar, acho que você mesmo pode tentar fazer um diagnóstico do problema. O que acha?

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

O Cara

Citação de: igorschutz online 22 Abril 2009 às 08:52:55
Vai depender de qual o problema com o aro.
Se for simplesmente a mola que ficou frouxa, acho que dá pra resolver apenas com um alicate.

Como o aro não é uma parte crítica, e é fácil de montar e desmontar, acho que você mesmo pode tentar fazer um diagnóstico do problema. O que acha?

Abraços,

Igor

Igor, para começar como eu desmonto esse bezel?
Ele estando desmontado eu poderia ver o que se passa dentro dele e no caso de uma mola que pudesse ser ajustada com um alicate com certeza eu conseguiria fazer.

Um abraço
Fábio

César-HT

Olá para todos.

Acho queu posso ajudar nesta situação, pelo menos já fiz isso algumas vezes.

- Primeiro você deve olhar o relogio com a caixa de lado e contra a luz, ai vai virando a caixa na horizontal, você vai perceber que existe um pequeno espaço entre o bezel e a caixa, mas que conforme você vai virando, vai ver que em alguns pontos (em dois ou mais) há algo entre este espaço, é justamente a mola ou bolinha (nos sistemas que usam isso) que faz o "clic" do bezel.

- Se o bezel não tiver o sistema de catraca, que faz aquele "clic", mais fácil ainda.

- Prepare o lugar onde for fazer isso, de preferência em uma mesa ou superfície lisa e sem reentrâncias ou buracos pequenos (onde se pode perder algumas peças). Tome cuidado para que nenhuma pecinha pule e se perca.

- Com um canivete, você introduz com muito cuidado a lâmina no espaço entre o bezel e a caixa, observando para não colocar a lâmina onde esteja a mola ou bolinha do sistema de catraca (a tal do "clic"), se não tiver sistema de catraca, pode colocar a lâmina sem essa preocupação.

- Depois você faz alguns movimentos para cima e para baixo com a lâmina, tudo com muito cuidado para evitar riscar a caixa, a fim de soltar o bezel.

- Depois que o bezel estiver solto, ai você vai poder examinar melhor que tipo de sistema o relógio tem e o estado dele.

- Se tiver uma mola em forma de aro com umas partes levantadas, é só flexionar um pouco mais essas partes elevadas, para deixa-las mais levantadas e isso fará a pressão do bezel ficar mais firme.

- Se o sistema for de bolinha com uma mola comum (em espiral) por baixo da bolinha, então é só esticar um pouco a mola para também dar mais pressão quando o sistema for montado.

- Verifique se na parte interna do bezel existe um o'ring, um aro de borracha, se tiver, veja se está rececado e se não estiver com rachaduras (se tiver rachaduras só mexa nele se tiver outro aro de borracha igual para colocar no lugar) e passe um pouco de silicone (de relojoaria, que se encontra fácil em fornituras) no aro de borracha.

- Feito isso, com todo o cuidado, coloque no lugar o sistema de molas, se for em forma de aro ou de bolinha com mola por baixo, coloque na posição o bezel, de forma que esteja na posição correta para então você fazer uma pressão e o bezel encaixar novamente na caixa.

Acho que é isso, se algum colega quiser acrescentar algo é só escrever.

Parece complicado, mas é que eu tentei se detalhista para que você fizesse sem sustos o procedimento.

A gente aprende fazendo, certa vez eu fiz isso com o meu Seiko Monster laranja, que eu achava estar com pouca pressão no bezel.............puxa vida foi uma verdadeira epopéia, mas eu conseguí e o relógio ficou ótimo, mas e o medo de fazer algo errado.............fiquei com o c... na mão  ;D.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

O Cara

Cezar, muito bom o tutorialzinho, obrigado.
O bezel em questão não tem "clic", é daqueles que roda macio para os dois lados, deve ser a mola de aro mesmo.

Não sabia que o bezel era só encaixado, achei que tivesse algum sisteminha prendendo ele por baixo.

Assim que eu tiver tempo já vou fazer os procedimentos depois atualizo aqui o post, antes de fazer ainda darei outra olhada, se alguem quiser acrescentar mais alguma coisa fique à vontade.
Um abraço
Fábio

Daniel Eira

Fábio,

Apenas cuidado, pois um amigo meu foi tentar fazer isso e sumiu com a bolinha do click !  ;D
Ele foi meio afobado. Siga as dicas do César que vai dar certo !  ;)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

amadeu

alguem aqui jah postou que a bolinha de caneta esferografica serve certinho. ;) ;) ;) ;)