Tag Heuer Calibre 17

  • 4 Respostas
  • 1888 Visualizações
Tag Heuer Calibre 17
« Online: 27 Julho 2011 às 13:30:35 »
Pessoal, alguém saberia informar se o calibre 17 da Tag Heuer é ETA 2892 com módulo DD ou é ETA 2894?
Grato.

João
João

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Tag Heuer Calibre 17
« Resposta #1 Online: 27 Julho 2011 às 13:40:36 »
Ninguém sabe ao certo. A TAG é uma das empresas que menos disponibilizam informação. Mas parece que o calibre 17 é ETA 2894. Eu não gosto...

Abraços!

Adriano

Re: Tag Heuer Calibre 17
« Resposta #2 Online: 27 Julho 2011 às 13:43:10 »
Oi Adriano.
Obrigado.
Abs
João
João

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Tag Heuer Calibre 17
« Resposta #3 Online: 27 Julho 2011 às 14:04:30 »
Se for para confiar na literatura, realmente é um 2894 que, também como o Adriano, acho que tem lá suas falhas. E falo isso com conhecimento de causa, pois tenho um Longines Avigation com tal movimento.

Basicamente é um ETA 2892 com um módulo. Ao contrário do que víamos antigamente, módulos Depraz, substituído por algo próprio da ETA. Problemas:

- Os módulos Depraz, conquanto visualmente "crus" demais (muito aço estampado), possuíam (possuem) acabamento funcional nas peças. São cronos por came e, impressionante, nunca vi nenhum relógio com tais movimentos que não tivesse o acionamento muito macio e preciso. Basta lembrar dos Speedmaster Auto Reduced, que vários aqui devem ter. A lubrificação é complexa? Sim. Mas nada muito diferente de um módulo. "Lavou, tá novo", como diria o ditado.

- Já o módulo ETA usado no 2894 possui roda de coluna, mas uma roda de coluna tão mal feita, com cantos vivos tão pronunciados, que cada vez que se aciona o crono, parece que algo vai se quebrar lá dentro! Plá!!!!!!!!!!!! Parece que vai quebrar mesmo! Não bastasse isso, parece que a conexão das rodas é no mínimo mal feita, pois o ponteiro pula rápido, desacelera, pula rápido, desacelera, num vai e vem que eu achava que era característica do Longines, mas já vi em Chopards, que usam o mesmo movimento. Para piorar, a própria ETA não recomenda a desmontagem e lubrificação do troço, que é para ser descartável (mas as autorizadas daqui desmontam e lubrificam, melhor do que a lubrificação original da ETA, que é ruim, para dizer o mínimo).


No final das contas, é um movimento que traz um layout bonito para o relógio, funciona - não posso negar - mas...Não é algo que imagino dentro de Chopards, Longines, etc. Na verdade, acho que a ETA deveria abandonar este projeto e seguir para algo mais tradicional. Já que está na moda a cópia de movimentos de patente expirada, copiem os módulos Depraz!  :P



Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Tag Heuer Calibre 17
« Resposta #4 Online: 27 Julho 2011 às 14:45:19 »
Além de tudo o que o Flávio falou, eu não gosto porque acho o acionamento duro demais. Quando o poussoir é pequeno, fica um buraco no dedo para tentar acionar, parar, zerar... é muito ruim. É a pior opção que há em cronos.

Sobre a manutenção, para ser mais exato, as autorizadas do Swatch Group normalmente conseguem fazer a revisão nesse módulo porque também foram um dia autorizadas da Longines, e a Longines é a única marca que eu conheço que possui procedimento para revisão do módulo da ETA. Por parte da ETA mesmo, ela nem recomenda manutenção, mas a troca direta do módulo.

Abraços!

Adriano