Se for para confiar na literatura, realmente é um 2894 que, também como o Adriano, acho que tem lá suas falhas. E falo isso com conhecimento de causa, pois tenho um Longines Avigation com tal movimento.
Basicamente é um ETA 2892 com um módulo. Ao contrário do que víamos antigamente, módulos Depraz, substituído por algo próprio da ETA. Problemas:
- Os módulos Depraz, conquanto visualmente "crus" demais (muito aço estampado), possuíam (possuem) acabamento funcional nas peças. São cronos por came e, impressionante, nunca vi nenhum relógio com tais movimentos que não tivesse o acionamento muito macio e preciso. Basta lembrar dos Speedmaster Auto Reduced, que vários aqui devem ter. A lubrificação é complexa? Sim. Mas nada muito diferente de um módulo. "Lavou, tá novo", como diria o ditado.
- Já o módulo ETA usado no 2894 possui roda de coluna, mas uma roda de coluna tão mal feita, com cantos vivos tão pronunciados, que cada vez que se aciona o crono, parece que algo vai se quebrar lá dentro! Plá!!!!!!!!!!!! Parece que vai quebrar mesmo! Não bastasse isso, parece que a conexão das rodas é no mínimo mal feita, pois o ponteiro pula rápido, desacelera, pula rápido, desacelera, num vai e vem que eu achava que era característica do Longines, mas já vi em Chopards, que usam o mesmo movimento. Para piorar, a própria ETA não recomenda a desmontagem e lubrificação do troço, que é para ser descartável (mas as autorizadas daqui desmontam e lubrificam, melhor do que a lubrificação original da ETA, que é ruim, para dizer o mínimo).
No final das contas, é um movimento que traz um layout bonito para o relógio, funciona - não posso negar - mas...Não é algo que imagino dentro de Chopards, Longines, etc. Na verdade, acho que a ETA deveria abandonar este projeto e seguir para algo mais tradicional. Já que está na moda a cópia de movimentos de patente expirada, copiem os módulos Depraz!
Flávio