Limpeza tambor de carga

  • 22 Respostas
  • 5754 Visualizações
*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Limpeza tambor de carga
« Online: 15 Abril 2013 às 18:49:29 »
Geralmente em meus desmontes tenho deixado de lado o tambor de carga por falta de segurança e ferramentas.

Estive lendo alguns tópicos do forum e agora sei que estava cometendo um erro grave.

O problema é que não tenho como comprar um conjunto de estrapadas e mexer com a mola manualmente eu não tenho coragem.
Eu estava pensando em apenas abrir o tambor e lavar o conjunto sem retirar a mola. Será que dá certo?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #1 Online: 15 Abril 2013 às 19:01:57 »
Não, não adianta nada pois a limpeza nunca vai ficar perfeita (nem usando ultrassom) e principalmente porque não vai conseguir lubrificar adequadamente, especialmente a parede do tambor.

Tirar a corda e botar ela de volta na mão ainda é melhor do que tentar lavar sem desmontar.

Abraços!

Adriano

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #2 Online: 15 Abril 2013 às 19:23:06 »
A mola e o tambor deve ser bem revisado, caso não tenha uma lubrificação correta apos a limpeza, pode acontecer oxidações e no futuro o rompimento.

Ps. Interfere na precisão do relógio uma mola suja.

Corrijam-me se erro em algum aspecto.

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #3 Online: 15 Abril 2013 às 19:48:02 »
Como seria possível colocar a mola com os dedos?

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #4 Online: 15 Abril 2013 às 22:15:46 »
muita habilidade...principalmente nos automáticos.

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #5 Online: 16 Abril 2013 às 17:13:33 »
E mergulhar a mola na benzina não é prejudicial a sua durabilidade?

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #6 Online: 16 Abril 2013 às 17:17:12 »
Como seria possível colocar a mola com os dedos?

Veja esses links:
http://horologyzone.com/watch/watch-school/mainspring-disassembly.html

http://horologyzone.com/watch/watch-school/mainspring-disassembly.html
E seja bem vindo caro Msch !! 8)

Usei esse tutorial dias a trás,irei mostrar em um tópico que irei abrir do Bell Matic que ganhei do caro Henk!! ;)
« Última modificação: 16 Abril 2013 às 17:21:08 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #7 Online: 16 Abril 2013 às 17:19:48 »
E mergulhar a mola na benzina não é prejudicial a sua durabilidade?

Creio que não, posso até estar errado, pois fiz isso, mas na hora de montar, eu pinguei uma gota de óleo nos dedos por causa da transpiração das mãos, como sabem, suor contém sal !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #8 Online: 16 Abril 2013 às 17:53:03 »
Como seria possível colocar a mola com os dedos?

Veja esses links:
http://horologyzone.com/watch/watch-school/mainspring-disassembly.html

http://horologyzone.com/watch/watch-school/mainspring-disassembly.html
E seja bem vindo caro Msch !! 8)

Usei esse tutorial dias a trás,irei mostrar em um tópico que irei abrir do Bell Matic que ganhei do caro Henk!! ;)

Excelente link Cigano, não tem nada como ver alguém fazendo para podermos aprender.  ;D

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #9 Online: 17 Abril 2013 às 18:02:00 »
Olha esse link que bacana.

Ele monta o tambor usando uma estrapada.

[youtube=425,350]https://www.youtube.com/watch?v=_NtPKkBDxAA[/youtube]

*Não é propaganda não. Nem conheço essa relojoaria.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #10 Online: 18 Abril 2013 às 09:07:22 »
Jamais toque a corda com os dedos diretamente, não interessa o quão limpas estão suas mãos. Se for para colocar a corda no tambor "na mão", o que, repetindo, já não é muito aconselhável pois se não for bem feito, deforma a corda, mas ainda é melhor do que não desmontar, tem que usar dedeiras. Básico do básico.

Nada de óleo nos dedos, nada disso, não adianta, e pior, você vai acabar passando óleo para uma corda que não deveria ser lubrificada. É dedeira. Não use os dedos nús para manipular peça nenhuma depois de revisado, menos ainda peças de aço como a corda.

Abraços!

Adriano

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #11 Online: 18 Abril 2013 às 12:43:43 »
Olha esse link que bacana.

Ele monta o tambor usando uma estrapada.

[youtube=425,350]https://www.youtube.com/watch?v=_NtPKkBDxAA[/youtube]

*Não é propaganda não. Nem conheço essa relojoaria.

https://www.youtube.com/watch?v=_NtPKkBDxAA

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #12 Online: 18 Abril 2013 às 12:49:57 »
Hoje tomei coragem e retirei a espiral do tambor.
Tirar até que foi bem fácil o complicado foi montar.


Dúvidas
Tem alguma ferramenta especial para abrir o tambor de carga? Eu abri com a chave de fenda.

Quais os pontos corretos de lubrificação?

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #13 Online: 18 Abril 2013 às 15:37:14 »
Dúvidas
Tem alguma ferramenta especial para abrir o tambor de carga? Eu abri com a chave de fenda.

acho que vc não assistiu direito aos vídeos postados pelo colega Vinemarques. es tira com as unhas, forçando o tambor para baixo. nunca com chave de fenda.

*

Offline msch

  • *
  • 25
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #14 Online: 18 Abril 2013 às 16:06:09 »
Dúvidas
Tem alguma ferramenta especial para abrir o tambor de carga? Eu abri com a chave de fenda.

acho que vc não assistiu direito aos vídeos postados pelo colega Vinemarques. es tira com as unhas, forçando o tambor para baixo. nunca com chave de fenda.

Eu prestei bastante atenção no vídeo, e eu bem que tentei, mas não consegui abrir com a unha não.
« Última modificação: 18 Abril 2013 às 16:09:19 por msch »

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #15 Online: 18 Abril 2013 às 16:31:31 »
pelo que pude ver no video, se utiliza as duas unhas, uma em cada borda da engrenagem. o que faz a tampinha pular é o eixo que tem dentro do tambor. eu consegui.

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #16 Online: 18 Abril 2013 às 17:05:52 »
Jamais toque a corda com os dedos diretamente, não interessa o quão limpas estão suas mãos. Se for para colocar a corda no tambor "na mão", o que, repetindo, já não é muito aconselhável pois se não for bem feito, deforma a corda, mas ainda é melhor do que não desmontar, tem que usar dedeiras...
Adriano, me esclareça uma coisa ... estas dedeiras a que você se referiu não são encontradas aqui no Brasil (bom, pelo menos nunca vi pra vender aqui) ... dá na mesma usar estas "luvas de procedimento"? São a mesma coisa?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #17 Online: 18 Abril 2013 às 17:34:45 »
Você até acha dedeiras por aqui, mas elas são para uso médico ou cosmético (manicures, etc.), e elas contém talco, normalmente. Não servem também.

As para relojoaria são totalmente livres de talco, e eu nunca vi vendendo aqui no Brasil. Sim, pode usar luva cirúrgica, desde que também encontre uma sem talco. A única coisa é que é desconfortável.

Abraços!

Adriano

Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #18 Online: 18 Abril 2013 às 17:40:51 »
Você até acha dedeiras por aqui, mas elas são para uso médico ou cosmético (manicures, etc.), e elas contém talco, normalmente. Não servem também.
Médico? Seriam as usadas para exame de próstata? IRC! :o  ;D

As para relojoaria são totalmente livres de talco, e eu nunca vi vendendo aqui no Brasil. Sim, pode usar luva cirúrgica, desde que também encontre uma sem talco. A única coisa é que é desconfortável.
Acho que estas de procedimento não tem talco, mas não tenho certeza! Minha esposa compra esse troço pra cozinhar ... me parece que são de latex ... pensei em cortar os dedos e usar ... será que dá certo?
Vou tentar e depois posto aqui o resultado....
Abraço,
Lourival

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Limpeza tambor de carga
« Resposta #19 Online: 18 Abril 2013 às 17:45:19 »
Quando brincava, usava cirúrgicas cortadas! O talco só existia no lado de dentro, não tinha problema e, se tivesse, nada que ÁGUA não resolvesse.


Flávio