Magnetismo?

  • 6 Respostas
  • 1822 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Magnetismo?
« Online: 16 Abril 2013 às 23:11:38 »
Amigos, boa noite.
Certo tempo atrás,  até que me deram uma pequena explicação sobre magnetismo,  antimagnetismo,  enfim, estas coisas em relação aos relógios.  Pois bem, ainda continuo não entendendo muito bem isso, portanto tenho algumas dúvidas a serem esclarecidas.

O que realmente é um antimagnetismo no relógio?
Como funciona?
Todos os modelos possuem ou não?
Quais danos um campo magnético pode causar no mecanismo?
Quais objetos têm isso, e em relação ao dia dia,  onde estaríamos expondo nossos relógios à tais objetos?

Desculpem as muitas perguntas, mas gostaria realmente saber isso.
Abs.
Neme!

Re: Magnetismo?
« Resposta #1 Online: 17 Abril 2013 às 08:48:04 »
Bom dia a todos,
olha, não sou lá um expert no assunto mas lá vai "polrvra" ...  :P
Até onde sei (e me corrijam os entendidos) o magnetismo interfere apenas na mola do balanço, o chamado cabelo.
Como é de aço, se as espiras forem magnetizadas pela presença de um campo magnético, elas "colam" umas nas outras e altera o periodo do balanço.
O efeito disso é que o relógio passa a adiantar uma vez que, com espiras "presas" umas nas outras, o efeito "prático" disso é como se o cabelo (mola) ficasse menor, mais curto, o que altera o período da roda do balanço, fazendo ela diminuir sua amplitude e, desta forma, "andar mais rápido" ...
Antimagnetismo ... acho que se refere a materiais antimagnéticos usados na confecção do cabelo, o que torna as referidas molas imunes a campos magnéticos ... acho eu!
Espero ter ajudado! E acertado ;) :D :D :D
Abraço,
Lourival
« Última modificação: 17 Abril 2013 às 08:55:25 por Lourival »

*

Alberto Ferreira

Re: Magnetismo?
« Resposta #2 Online: 17 Abril 2013 às 10:14:26 »
Falando de maneira muito básica, e superficial, duas coisas podem ser feitas para proteger.

1) Usar uma espiral (a mola) que seja de material não magnetizável.

2) "Blindar" o interior, onde está o movimento.
Em geral isso não é tão complicado assim, pois (a depender da intensidade do campo magnético) a caixa e seus componentes, se de ferro (ou aço), já podem desviar o fluxo, que sendo assim não passaria pela espiral.
Mas, eu repito, tudo vai depender da intensidade do campo magnético, por isto existem modelos com proteção específica (muitas vezes maior) como os Rolex Miligauss, por exemplo.

Campos magnéticos podem ser gerados por muitas fontes e terem valores maiores ou menores.
Desde telefones celulares (intensidade relativamente baixa - teria que estar bem próximo), tubos de TV antigos (há uma bobina em volta deles que está lá para desmagnetizar o tubo, mas gera um campo - portanto não coloque o relógio sobre eles), até estações com transformadores e afins (as locomotivas elétricas são um caso clássico).

O efeito da magnetização é temporário, cessa com a aplicação de um desmagnetizador adequado.
Nenhum dano maior, permanente, ocorre no movimento.

Alberto

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Magnetismo?
« Resposta #3 Online: 17 Abril 2013 às 10:23:30 »
Show........ agora sim estou mais esclarecido. :)

Valeu!

Abs.
Neme!

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Magnetismo?
« Resposta #4 Online: 17 Abril 2013 às 12:12:18 »
GRaaaande Alberto e Lourival, ja colocaram uma luz no fim do túnel!!

No comentário do Alberto, ele fala sobre depender da intensidade do campo....

Teria como o vc mesmo, Alberto, dar uns exemplos dessa intensidade no nosso dia a dia???o que seria alta média ou baixa intensidade???

Achei extremamente interessante esse tópico!!!!

E mais uma vez, obrigado ao neme por criar o tópico e as rápidas respostas do Lourival e do mestre Alberto!!!

Abração

Rafa

Re: Magnetismo?
« Resposta #5 Online: 17 Abril 2013 às 13:56:38 »
Imãs com forte campo magnético são os de neudímio ... presentes em HDs de computador ...  são usados no controle da cabeça de leitura/gravação. Se você tiver algum HD velho, abra o danado ... retire os discos e verá o imã abaixo da haste que segura a cabeça ... tem um exemplo aqui (http://www.youtube.com/watch?v=GcyrGAEwqik) de como retirá-lo ... mas retire antes o relógio do pulso  ;D ;D ;D ;D ;D
Acho que outro exemplo são os imãs de altofalantes (aqueles que ficam atrás dos cones) ... bem fortes também!

*

Alberto Ferreira

Re: Magnetismo?
« Resposta #6 Online: 17 Abril 2013 às 15:30:36 »
Rafa...

Na prática e na teoria, na brincadeira e no sério, nós já andamos conversando bastante sobre o assunto em outras oportunidades.

Veja esta aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7263.0

Alberto

PS:
Ah!
O meu dedo "escapuliu" lá naquela outra postagem...
O Rolex é Milgauss, e não Miligauss, claro!   ;)

Sorry!   :-[