A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]

  • 16 Respostas
  • 3270 Visualizações
*

Alberto Ferreira

A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Online: 29 Abril 2013 às 22:59:36 »
Nós já discutimos o assunto, esparsamente, em algumas oportunidades.

Mas com esta série de tópicos, que eu pretendo ir lançando a partir deste, sempre enfocando algum conceito e pontos a respeito dos quais paira uma discussão, pontos de vista e opiniões, emitidos com maior ou menor rigor, eu proponho que nós esclareçamos e debatamos os fundamentos técnicos e os questionamentos pertinentes.

Então vamos começar.
E aqui a questão é...

Por que você prefere um cronógrafo com roda de colunas?
Quais as suas "razões", convicções e dúvidas?

Alberto

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #1 Online: 29 Abril 2013 às 23:04:28 »
Gostei muito da iniciativa, gostaria de sugerir fotos e/ou esquemas para ficar mais claro o entendimento sem ter de obrigatoriamente recorrer a outras paginas ou links.
abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Alberto Ferreira

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #2 Online: 29 Abril 2013 às 23:19:29 »
Sim, bem lembrado, Jansen.

Comecemos então com uma imagem da própria roda de colunas (collumn weel, em inglês).


Imagem da NET - crédito na mesma.

Alberto

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #3 Online: 30 Abril 2013 às 00:50:27 »
Alberto que tal comecar com uma definicao?
Fiz uma busca rapida aqui e gostei dessa explicacao do adriano e dos videos postados por voce.
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7487.0

se possivel e claro respeitando os autores seria bom resgatar esse topico como base das explicacoes.

ps.: Perdoem a falta de acentos e cedilha, estou no cecular.

abs a todos
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #4 Online: 30 Abril 2013 às 09:52:06 »
Eu prefiro apenas porque o acionamento cortuma ser mais macio e normalmente a pressão para todos os comandos é igual, diferente do came costuma ter "durezas" diferentes para cada função. Vide o Valjoux 7750, cujo primeiro acionamento, segundo acionamento, parada e zeramento tem pressões totalmente diferentes uma das outras.

A vantagem da roda de colunas pára por aí. O resto é apenas gosto pelo sistema clássico. E mais bonito de se ver.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #5 Online: 30 Abril 2013 às 09:54:18 »
A roda de colunas é uma peça mais "complicada" de ser fazer, precisa ser usinada, e é mais bonita de ser ver. Não é a toa que detém a preferência dos entusiastas.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #6 Online: 30 Abril 2013 às 10:13:24 »
Para  mim é questão de ser o sistema clássico e mais bacana de ver funcionando. As pressões, como disse o Adriano, são iguais em todas as funções, mas não quer dizer que sejam sempre "macias". Os Zenith El Primero que mexi sempre eram bem duros. Clá!


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #7 Online: 30 Abril 2013 às 14:56:01 »
OK!
Eu concordo... É o sistema tido como mais bonito, "elegante" (palavras certas?). Clássico, etc...

E, de fato, maciez não é peculiaridade (algo intrínseco) do sistema. Como disse o Adriano estaria mais para "constância" dos esforços...

Mas,...
É só isso mesmo?
É apenas daí que vem a sua "aura"?

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #8 Online: 30 Abril 2013 às 15:03:01 »
E a "durabilidade"?
Entendida aqui como o bom e preciso funcionamento ao longo do tempo de uso.

Alguém teria alguma opinião ou experiência sobre isso?

Alguma comparação com outros sistemas?

Alberto

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #9 Online: 30 Abril 2013 às 15:31:04 »
Reza a lenda que dura mais, porque toda a operação é sempre dividida, em regra, entre 6 ressaltos, enquanto que no came ocorre no mesmo ponto.


Flávio

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #10 Online: 30 Abril 2013 às 17:49:06 »
Caro Alberto;

De início, meus parabens pelo belíssimo tópico. Ótima iniciativa!!!

Acho realmente muito interessante o sistema da roda de colunas. Aquela bela pecinha que tanta atenção atrai quando nada ou muito se sabe a respeito dos chronógrafos.

Realmente avaliar em abstrato uma saída, um dispositivo, uma técnica, é tarefa inglória. Mas acho que o grande trunfo de usar uma roda de coluna seja conseguir condensar toda a lógica do mecanismo em uma única peça. Lembrem-se que em um torno mecânico automático existem diversos excentricos para fazer tarefas. Já a roda de colunas consegue condensar tudo (enbora nada mais seja que um came). Na verdade, desculpada a alegoria, a roda de colunas é o cérebro do chronográfo enquanto o balanço seria o coração. 

Muitos colegas o fórum acham uma peça de dificílima usinagem, mas, sinceramente, não vejo tanta dificuldade. Fabricando um dispositivo acho que sai facinho, mesmo sem o tal CNC. Acho mais difícil fazer uma matriz de estampar um ponteiro que fazer uma roda de colunas.

Quanto aos outros métodos; tenho conhecimento apenas do Landeron que usa um trinquete, também muito interessante, e simples, bem simples, mas não sinônimo de baixa qualidade. Diga-se de passagem acho outro sistema muito bem planejado o sistema do Landeron, porquanto estampando chega-se em um sistema completo, sem necessidade de muita usinagem que funciona muito bem desde que não coloquem na mão de "pessoas iluminadas". Aliás acho que muita gente fala mal de Landeron por causa de ser um movimento a princípio barato e por conseguinte estar sujeito a maus relojoeiros.

Um abraço.
 
Renato


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #11 Online: 30 Abril 2013 às 18:06:27 »
Roda de coluna não é de "dificílima usinagem", apenas é mais trabalhosa de confeccionar que o came, que pode ser confeccionado até mesmo por estampagem (7750)

Aliás, falando em condensar em si toda a lógica do mecanismo, o came trabalha de igual forma que a roda de coluna, então não vejo vantagem ou diferencial nesse aspecto.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #12 Online: 30 Abril 2013 às 18:22:48 »
Sim, Flávio, é uma razão.
E como dito a "regra" (o mais comum... ...o básico?) é mesmo haver os tais seis ressaltos.

Mas,...  ::)
Ampliando a conversa...
E sempre lembrando o que nos foi dito pelo Adriano lá naquele tópico...

"...
A roda de colunas nada mais é do que um comando mecânico com cheios e vazios, uma espécie de "0" e "1". As pontas das alavancas podem cair no cheio, que é a coluna da roda, ou no vazio, que é o espaço entre as colunas. As colunas são espaçadas de modo que sua combinação de cheios e vazios permite o deslocamento de uma alavanca enquanto bloqueia outra. Um exemplo de combinação possível: quando se aciona o pulsador, a roda de colunas gira e cai em uma combinação que libera a alavanca da embreagem e bloqueia a alavanca de zeramento. Quando se pára o cronógrafo, a roda de colunas gira novamente e a alavanca da embreagem se desloca e a do zeramento é desbloqueada. Ambas ficam desbloqueadas, pois uma vez parado, você pode acionar denovo ou zerar. Se optar por zerar, o martelo é liberado, junto com o freio (se houver).

Aí há pequenas variações de combinações, pois por exemplo, o martelo de zeramento pode ir e voltar, ou seja, ele pode zerar e voltar à posição de repouso, e as rodas ficam paradas por um freio, ou pode ir e permanecer em repouso em contato com o came-coração enquanto o relógio estiver zerado. Outra opção, independente desta primeira, o martelo de zeramento pode ser conduzido pelo comando do pulsador de zeramento, ou pode ser apenas liberado pelo botão de zeramento, e seu deslocamento se faz por ação de uma mola. O Omega 861 é um caso clássico dessa segunda opção.
..."



OK.

Mas então, sempre considerando que, mesmo sendo com "roda de colunas", os movimentos têm lá as suas características próprias, eu pergunto...

Por que este aqui...


MONTBLANC movimento MB R200

...tem os tais seis ressaltos.



E este aqui...


ROLEX Cal. 72

...tem nove?

Qual a diferença? As funções deles são diferentes?


Aqui os respectivos sites onde há uma descrição de cada um destes movimentos...

MONTBLANC ---> http://montblanc.watchprosite.com/?show=nblog.post&ti=510581

ROLEX ---> http://www.rolex-chat.com/rolex-cal72.html

Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #13 Online: 30 Abril 2013 às 18:25:46 »
Roda de coluna não é de "dificílima usinagem", apenas é mais trabalhosa de confeccionar que o came, que pode ser confeccionado até mesmo por estampagem (7750)
...


E eu já vi movimento barato, creio que chinês, em que a "roda de colunas" era feita de chapa dobrada.

Infelizmente eu não tenho imagem aqui para ilustrar.

Alberto

Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #14 Online: 30 Abril 2013 às 18:26:24 »
Bom, achei um artigo interessante do WALT ODETS descrevendo o funcionamento do Valjoux 7750

Vle a pena dar uma olhada http://people.timezone.com/library/horologium/horologium631672313433425752

Agora, quanto em condensar a lógica acho em minha humilde opinião que a roda de colunas consiga malhor resultado tendo em vista que todos os braços trabalharão em praticamente um único plano.  Por isto acho sua tarefa de condesação mais efeiciente. Enquanto que no came propriamente dito são necessários mais de umplano como por exemplo no Valjoux 7750.

Abraço

Renato

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #15 Online: 30 Abril 2013 às 22:22:56 »
Simplesmente...OBRIGADO!!!
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: A RODA DE COLUNAS - [DESMISTIFICANDO, DEBATENDO, ESCLARECENDO]
« Resposta #16 Online: 01 Maio 2013 às 02:03:18 »
Mais uma aula dos mestres!!

Mas reconheço que ainda estou usando o link do tópico antigo!! Heheh

Muito legal essa idéia do grande Alberto!!

Como disse o Dorotheo, simplesmente OBRIGADO!

Abraços

Rafa