Menu principal

Curiosidades... "aço escovado" e "tambor de corda."

Iniciado por J.Damasceno, 23 Abril 2013 às 11:14:26

tópico anterior - próximo tópico

J.Damasceno

Bem, aí vão duas coisas que andei pensando esses dias:

1. É possível fazer com que um relógio de aço polido possa passar a ser aço escovado? Alguém já viu se o resultado final fica bom? (e o inverso? também é possível?)

2. Creio que a maioria absoluta dos relógios mecânicos automáticos tenham um tambor de corda com duração de 40 horas (aproximadamente). É possível trocar esse tambor por um bem maior? (por exemplo, se não me engano a IWC tem uma linha cuja duração de sua corda é de 90 horas - Não tenho certeza).

Alberto Ferreira

1) Claro que pode, basta refazer o acabamento.
Mas,...
Consideração importante, em qualquer dos casos sempre ocorrerá uma perda de material (leia-se, perda da superfície original) e aquele material que saiu, não volta.

2) Não. O tambor, e portanto as suas características, faz parte do projeto.

Alberto

Adriano

Já perfeitamente respondido!

Só para complementar, discorri, há um tempo atrás, sobre o que determina a reserva de marcha de um relógio. Verá que o diâmetro do tambor é parte fundamental do cálculo. Logo, se não dá para mudar ele, não dá para muito o cálculo sem que se mexa radicalmente em outros componentes da fórmula.

Recomendo a leitura:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7690.msg142475#msg142475

Abraços!

Adriano

J.Damasceno

Muito bom pessoal, valeu pelas observações. Sobre a perda de material no processo de escovagem, creio que é algo absurdamente pequeno não?! Mas enfim, não farei, só era curiosidade mesmo. Já sobre o tambor de corda, realmente uma pena não poder alterar. Digo isso porque acho essa "padronização" de 40 horas, algo muito, mais muito pouco mesmo. Eu gostaria de um relógio mecânico automático que possuísse reserva de marcha para uns "5 dias" fora do pulso para que viesse a parar. Enfim...

Valeu.

Alberto Ferreira

Citação de: J.Damasceno online 23 Abril 2013 às 12:02:44
...
... Sobre a perda de material no processo de escovagem, creio que é algo absurdamente pequeno não?! ...
...

Não! Não é.
E, pior, mesmo numa "escovação", a tal perda geralmente acontece nos piores lugares, nas arestas e nos "cantos vivos", por exemplo.

E...
Para quem tem "olhos de ver" (desculpe a brincadeira  ;)... Mas eu falo genericamente, e não com você, ok?), dói na vista.
Pois aqueles tais "olhos" conseguem ver, e de longe.  ;)

Alberto

Adriano

Muito bom pessoal, valeu pelas observações. Sobre a perda de material no processo de escovagem, creio que é algo absurdamente pequeno não?! Mas enfim, não farei, só era curiosidade mesmo. Já sobre o tambor de corda, realmente uma pena não poder alterar. Digo isso porque acho essa "padronização" de 40 horas, algo muito, mais muito pouco mesmo. Eu gostaria de um relógio mecânico automático que possuísse reserva de marcha para uns "5 dias" fora do pulso para que viesse a parar. Enfim...

Valeu.

Essa padronização é uma necessidade técnica. Existem um, ou melhor, vários bons motivos para ser assim. A relativa baixa autonomia, a relativa imprecisão, a relativa fragilidade, são coisas intrínsecas do relógio mecânico. Have to live with. Ou esqueça e compre um quartz.

Mas nem tudo está perdido. Se o problema é só a reserva de marcha, é fácil resolver. É só comprar um desde aqui, que dispensa apresentação. Sete dias (ou 168 horas) de reserva de marcha, e é automático. "Fácil":

http://www.iwc.com/en/collection/pilots/IW500901/

"Seus pobremas se acabaram-se", como diziam no extinto programa de TV. Esse eu "agarantio". E não é tabajara.

Abraços!

Adriano

Jmm

Talvez este: Lange 31   ;D

Brincadeira à parte, girem a imagem e observem o tamanho do tambor.

paulorocha

Apenas para complementar a questão do polimento, seja escovado, seja espelhado: o processo feito corretamente remove mais do que 50 mícrons de material, e isto numa caixa de aço. Para comparação, um plaquê de boa qualidade tem por volta de 20 a 30 mícrons de espessura.

PS.: o "escovamento" remove MAIS material que o "espelhamento", pois este último se utiliza do processo de brunimento, que poupa (um pouco) o material...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Rafaexp

Citação de: Adriano online 23 Abril 2013 às 12:30:31

Valeu.

Essa padronização é uma necessidade técnica. Existem um, ou melhor, vários bons motivos para ser assim. A relativa baixa autonomia, a relativa imprecisão, a relativa fragilidade, são coisas intrínsecas do relógio mecânico. Have to live with. Ou esqueça e compre um quartz.

Mas nem tudo está perdido. Se o problema é só a reserva de marcha, é fácil resolver. É só comprar um desde aqui, que dispensa apresentação. Sete dias (ou 168 horas) de reserva de marcha, e é automático. "Fácil":

http://www.iwc.com/en/collection/pilots/IW500901/

"Seus pobremas se acabaram-se", como diziam no extinto programa de TV. Esse eu "agarantio". E não é tabajara.

Abraços!

Adriano

Eitcha, e quanto vale a brincadeira do IWC de 168 horas???hehehehe

Adriano

Citação de: paulorocha online 23 Abril 2013 às 13:03:36
Apenas para complementar a questão do polimento, seja escovado, seja espelhado: o processo feito corretamente remove mais do que 50 mícrons de material, e isto numa caixa de aço. Para comparação, um plaquê de boa qualidade tem por volta de 20 a 30 mícrons de espessura.

PS.: o "escovamento" remove MAIS material que o "espelhamento", pois este último se utiliza do processo de brunimento, que poupa (um pouco) o material...

Perfeito!

Agora, uma coisa é certa, e até óbvia: você perde mais material tentanto polir um escovado do que o oposto. Escovar uma caixa polida é algo normal, até porque, antes de escovar, tem que polir (pois o escovado não tira riscos a não ser que seja muito, muito leve). Mas para eliminar um escovado e fazê-lo virar um polido, e possível, mas tem que tirar muito material.

Abraços!

Adriano

J.Damasceno

Pessoal, só para não criar um outro tópico com o mesmo tipo de pergunta.

E com relação a esse PVD? (é a mesma coisa que o "íon-black")?. É possível aplicar esse processo (PVD) em um relógio aço-inox?

paulorocha

Damasceno, eu não sei se os processos são os mesmos, mas o PVD é feito com deposição de tinta vaporizada. Não é um processo barato de se fazer em baixa escala.

Já uma eletrodeposição feita artesanalmente é bem mais plausível.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Pois é...
Nós já discutimos o tema (PVD) aqui, mas não custa enfatizar alguns pontos, para os que chegaram depois.

- PVD é um método, nomeadamente "physical vapor deposition", o material depositado pode ir muito além de uma mera tinta (cores), ou de "filmes" (deposições) metálicos (materiais diversos para cobertura da base), e pode ser tudo isso e/ou algo mais.

Justamente por ser assim, a resistência do recobrimento dependerá diretamente das características do material aplicado.

Aliás, é por esta razão que o método é também utilizado no tratamento (revestimento) de ferramentas de corte (para usinagem mecânica), neste caso exatamente para aumentar a vida dos "bits", que logicamente sofrem uma extrema abrasão durante o seu trabalho de corte.

Portanto,...
Há PVD´s e PVD´s, e o resultado para os relógios pode ir desde um simples acabamento estético até algo que, de fato, aumente a resistência da superfície aos riscos.

Alberto

kroiden

Não sei se eu teria coragem de mandar fazer, mas eu acho legal o Rolex GMT todo escovado como o Submariner. Esse novo com o bezel azul e preto então acho que ficaria show!

jorghata

Falando em tambor de corda é normal hoje o ajuste nas folgas
axial e radial (espero estar falando corretamente), ou troca-se
o conjunto inteiro?