Novos livros adquiridos e primeiras impressões

  • 8 Respostas
  • 2392 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Online: 23 Abril 2013 às 20:58:27 »
Aproveitei para juntar três títulos que queria e comprei na Amazon que, não sei o que fizeram, está mais rápida do que antes: em 10 dias os recebi.

O primeiro, chamado The History of The Swiss Watch Industry já havia sido mostrado a mim pelo Igor e, como é o assunto pelo qual mais tenho interesse, comprei. Li um capítulo e parece ser muito bacana, conquanto tenha achado um roubo 55 dólares em brochura com 160 páginas. Parece até preço de livro brasileiro. Só textos, algum diagrama, até mesmo porque me pareceu uma tese ou coisa do tipo, eminentemente acadêmico. Muito bacana!

Com o falecimento do Daniels, sua biografia (escrita por ele) foi relançada. Capa dura, 230 páginas, também li um capítulo, muito bacana, sobre as várias tentativas de venda do escapamento às empresas suíças. O cara comeu o pão que o diabo amassou nas mãos dos suíços PAU NO TOBA da Patek e Rolex, principalmente. Mas ele não desistiu. Ele sabia que os novos relojoeiros em algum tempo assumiriam posições de destaque nas empresas e fatalmente teriam outra mentalidade, tendo sido, inclusive, influencidados por ele. Dito e feito. Seu maior medo era não ver o escapamento coaxial produzido em massa e, pior, com um movimento especificamente projetado para ele (o 8500). Viu ambas as coisas, pode morrer em paz (acho que foram 35 dólares).

O outro, do Michael Clerizo, estava sendo escrito e ele morreu. Também é uma biografia, mas com várias fotos e diagramas, um livro muito bonito (custou uns 55 dólares). Mas não é apenas bonito, tem muito conteúdo, o que pude perceber ao também ler um capítulo.

Ah! Várias dúvidas sobre lubrificação de escapamento coaxial, projeto, etc, são esclarecidas pelo próprio do livro.

Algumas fotos do estilo dos livros:







Agora resta ler. Há livros aqui em casa esperando há uns 4 anos para serem lidos...


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #1 Online: 23 Abril 2013 às 21:49:35 »
Show de bola patrão! A parte mais cara para qualquer livro, para mim, também tem sido achar tempo para lê-los.

Quero encomendar os do Daniels.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #2 Online: 23 Abril 2013 às 23:31:50 »
 ;D boa Flavio!,!

Com disse o mestre Adriano, o problema é tempo agora!! Boa sorte e parabéns pelos belos livros!!

Abraço

Rafa

Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #3 Online: 24 Abril 2013 às 07:55:52 »
Bacana Flávio ... este do Daniels, A Master Wathcmaker & His Art então, nem se fala!
Existem dois  livros que estão na minha mira ... este e o The Theory of Horology.
Boas aquisições.
Abração e vê se num some ... quando aparecer aqui na terra, dê um alô para tomarmos algumas!
Abração
Lourival

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #4 Online: 16 Outubro 2013 às 15:02:47 »
Terminei de ler o The History... esta semana e realmente vale muito a pena. É basicamente um resumão com pouco mais de 150 páginas, mas com muita novidade que não havia encontrado em nenhuma obra anterior. Eu achei o preço do livro salgado pelo que ele é como livro, não como conteúdo (é uma brochura tabajara de papel ruim), mas valeu cada centavo. Recomendo. Ele traça a história da indústria suíça desde os primeiros fabricantes do jura, passando pela mecanização impulsionada pela competição com os americanos, período entre guerras e posterior intervencionismo estatal (uma cartelização institucionalizada pelo Estado, que perdurou até meados dos anos 60), criação dos grandes conglomerados a partir dos anos 60 também, chegando ao Swatch Group, e dias atuais. Eu acho que o modelo atual poderia ter sido melhor explorado, o autor dedica poucas páginas a isso, mas no geral, o livro é muito bom. Recomendo.


Flávio

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #5 Online: 16 Outubro 2013 às 18:34:37 »
Flávio adquiri na mesma fonte o livro 'The History' e concordo plenamente com suas observações.
Mas agradeço muito a indicação do livro do Daniels, esse gênio!
Meu abraço, Veiga.

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #6 Online: 04 Novembro 2013 às 08:41:16 »
Adriano enquanto aguardo a regulagem do meu Moon estou a ler o livro do George Daniels 'All in Good Time'.
Interessantíssimo!
Meu abraço, Veiga.

Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #7 Online: 05 Novembro 2013 às 18:33:51 »
Flávio adquiri na mesma fonte o livro 'The History' e concordo plenamente com suas observações.
Mas agradeço muito a indicação do livro do Daniels, esse gênio!
Meu abraço, Veiga.

Bacana Flávio ... este do Daniels, A Master Wathcmaker & His Art então, nem se fala!
Existem dois  livros que estão na minha mira ... este e o The Theory of Horology.
Boas aquisições.
Abração e vê se num some ... quando aparecer aqui na terra, dê um alô para tomarmos algumas!
Abração

Lourival


[+1]

E da-lhe conhecimento!  ;D

Veiga, mandou na própria boutique?

Abs.

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Novos livros adquiridos e primeiras impressões
« Resposta #8 Online: 06 Novembro 2013 às 08:56:06 »
Não, fui até a Watch Time na Faria Lima. O pessoal é super técnico e atencioso.
É a autorizada pela Omega.
Meu abraço, Veiga.