Menu principal

O início de tudo

Iniciado por MARQUES, 24 Abril 2009 às 14:03:32

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Pandolfi,
É a famosa questão,... não é mesmo? Restaurar, ou não?

Mas olha só,...
No caso do meu, seria necessário fazer alguns reparos para deixá-lo outra vez em ordem (de funcionamento, etc.).
Limpeza e revisão do movimento e ajuste na dobradiça da tampa.

Mas eu lhe confesso que estou considerando uma alternativa, talvez, meio "maluca"...   Talvez não,... ::)

Eu estou "pensando seriamente" em "congelar o tempo",...  ::)
;) :D

É o seguinte,
O grande valor que este relógio tem para mim é a lembrança do "Velho",... Nem mais, nem menos!

Então,...
Eu estou pensando em talvez colocá-lo em uma pequena caixa de vidro, totalmente lacrada e impermeabilizada, como fazem alguns museus horológicos.
O relógio ficaria exatamente como está, com aquelas exatas "imperfeições" que o "Velho" deixou.

Assim, eu poderia expô-lo em um lugar apropriado,...
... e depois, no devido tempo, passá-lo para um dos meus filhos

Mas a idéia ainda não está suficientemente "amadurecida", e a alternativa seria repará-lo (mas sem banho ou restauro do mostrador), para poder, vez ou outra, usá-lo,...
::)

Eu ainda não cheguei a uma conclusão.

Um grande abraço a todos!
8)

Pandolfi

Caro Alberto, você está coberto de razão, o sentimento paterno é coisa séria mesmo, eu faria o mesmo.
Este meu relógio comprei ano passado, junto com outro, portanto não é o caso de herança paterna.
Porisso, estou pensando em melhorar seu mostrador para poder usá-lo no dia-a-dia, pois a máquina está cem por cento funcionando.
Esteja à vontade para dar sugestões.
Obrigado e grande abraço.
Pandolfi

Tomas

Muito bonita a historia sua Marques, obrigado por nos compartilhar,

Abraços, Tomas
abraços Tomas.

Moscabranca

Belíssima e comovente história.
seja bem vindo.

Mosca

Alberto Ferreira

Citação de: Pandolfi online 28 Abril 2009 às 08:53:03
...
Este meu relógio comprei ano passado, junto com outro, portanto não é o caso de herança paterna.
Porisso, estou pensando em melhorar seu mostrador para poder usá-lo no dia-a-dia, pois a máquina está cem por cento funcionando.
Esteja à vontade para dar sugestões.
...

Salve, amigo Pandolfi.

Bom,...
A ressalva é aquela de sempre,...
É muito difícil fazer uma "avaliação" por fotos, a decisão é muito "pessoal", etc, etc. e tal,...  :-[

Mas, posto isso, eu lhe diria que.

- O mostrador não me parece tão mal.
O tal de "envelhecimento" ou (para falar mais bonito...  :D) a "pátina"... Como dizem por aí nos leilões virtuais, ocorreu "por igual".
Apesar deste meu tom de brincadeira, isso é mesmo o que me parece.
Talvez, o mostrador esteja apenas um pouco "escuro" (e eu sei que o amigo gosta de vê-los "branquinhos").

- É difícil (ou melhor, impossível) "limpar" um mostrador antigo (se for pintado).
Eu explico. A tal "limpeza" sempre removerá algo (além da conta).
A intenção poderia até ser a de remover apenas o verniz superficial (já oxidado), mas na prática (na real), algo mais vai sair junto.  :(

- Há quem se proponha (até técnicos relojoeiros experientes) fazer um tal de "enceramento" (uma limpeza leve usando um material específico).
Isso já foi feito em dois mostradores meus.
O resultado?
Bem,... Foi uma na "bola" e outra na "búlica".  ;) ::)
Como foram "experiências" com dois mostradores pouco "relevantes", eu não me preocupei.
Mas se a "búlica" tivesse ocorrido com um mostrador de mais "respeito", eu ficaria bem "frustrado".
Na dúvida, eu não recomendo.

Moral da história.
A de sempre.  :D
Se você não se sentir "confortável" sempre que tirar o "velhinho" do bolso e se isso sempre lhe causar algum tipo de reação "negativa", parta para uma "limpeza", sim.
Caso não seja bem assim, ou se (com o tempo) você "aceitar" melhor o fato (e o tal "envelhecimento", normal, diga-se), deixe como está.

Mas, evidentemente, estes meus comentários não evitam (e nem pretendem) que decisão tenha que ser sua mesmo. Em qualquer sentido.

São apenas "ponderações" entre amigos.

Um grande abraço!

Pandolfi

Caro Alberto, agradeço suas balisadas ponderações.
Grande abraço.
Pandolfi