Menu principal

O que é o termo "vintage"?

Iniciado por vizel, 30 Abril 2013 às 09:42:04

tópico anterior - próximo tópico

vizel

Bom dia pessoal

Desculpe estar fugindo do assunto desse tópico, mas alguém poderia me esclarecer o que significa o termo "vintage"

Vejo esse termo atribuído a muitos relógios.

O que significa?

Forte abraço a todos.
Vizel
vizel

flávio

Antigo, muito embora em relojoaria antigo signifique qualquer coisa de 1980 para trás.

Flávio

Adriano

É um modo "sofisticadinho" de dizer que é antigo. Se você diz que um relógio é vintage, você é sofisticado. Mas há de se tomar o cuidado de não ultrapassar alguns limites e dizer "vintage fabuloso", que aí deixa de ser sofisticado para ser viadagem. É uma linha tênue...

;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

igorschutz

Vintage, no começo, era o termo utilizado para designar relógios antigos em bom estado, condizente com sua idade, porém, como não poderia deixar de ser, começou a ser usado vulgarmente para designar qualquer relógio antigo, esteja bom, esteja podre, e assim ficou.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

vinniearques

Usa-se muito esse termo para designar instrumentos musicais tambem!

Adriano

Citação de: igorschutz online 30 Abril 2013 às 10:38:42
Vintage, no começo, era o termo utilizado para designar relógios antigos em bom estado, condizente com sua idade, porém, como não poderia deixar de ser, começou a ser usado vulgarmente para designar qualquer relógio antigo, esteja bom, esteja podre, e assim ficou.

Exato. "Vintage" era uma espécie de elogio, uma qualidade. Hoje é qualquer coisa véia. Esse é só mais um dos termos corrompidos, especialmente por fóruns internet afora.
Só não é pior do que os termos "tricompax" ou pior, "bicompax", que até as próprias empresas adotaram e usam em catálogos, press-releases e etc... Queria saber quem foi o analfa que inventou isso.

Abraços!

Adriano

Jefferson

Citação de: vinniearques online 30 Abril 2013 às 10:40:10
Usa-se muito esse termo para designar instrumentos musicais tambem!

Pode ser usado para praticamente qualquer objeto. É muito comum no ramo das bicicletas também. Qualquer coisa que remeta a outra época histórica pode ser denominada vintage.

Mas conforme o Adriano e o Igor já mencionaram, a qualidade da peça também está envolvida nessa denominação.

Abraços,

Jefferson

FALCO

Citação de: Jefferson online 30 Abril 2013 às 11:18:56...
Qualquer coisa que remeta a outra época histórica pode ser denominada vintage.
...

Eu acho que é por aí...
Acho que vintage é algo que seja, diferenciado, de qualidade e seja representante do estilo da época que foi produzido. Aquilo que não se enquadra nisto é só antigo.
Por exemplo, um Rolex 5513, da década dos 60's na minha opinião não é vintage, é apenas antigo, pois seu desenho (atemporal) não representa a época que foi produzido, em contrapartida, um PloProf de mesma época, considero vintage, pois seu desenho "cushion" é uma característica da época.
Ainda que saiba que, atualmente, nos relógios, vintage = antigo.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flavio

Não compartilho da opinião do Igor e Adriano. Para mim significa antigo e só. E sempre usei como antigo, independentemente do estado. Flávio

Alberto Ferreira

Plim... Plim...
Momento cultural no FRM... Também conhecido como "aprendamos nos trinta..."  ;)

Mas,...
Esta aí acima é apenas uma mera brincadeira, certo? 
Digamos, por assim dizer, colocado desta forma, mesmo que possa não parecer... Mas no fundo, no fundo...  Uma brincadeira, ok?

Ok,...
Então lá vai... E sem dar uma de "professor Pedante - O Chato de Galochas", ok?

Na prática é o que disseram, velho, antigo e tal...

Mas,...
O termo vintage veio do universo dos vinhos.
Onde significa "safra", mas ao sair deste universo o termo passou a ser usado com a conotação de uma safra especial.
Aliás há uma palavra (lá para os vinhos nesta situação) ainda mais específica na conotação de ser algo (de um ano muito) especial...   "Millésime".

Portanto, aqui nos relógios, embora muitas vezes nós não consideremos (ou usemos) assim, "vintage" não deveria significar apenas algo velho, ou meramente antigo, mas sim algo que tem algum diferencial que permitiu que seja assim. "Safrado", de boa safra...  ;)

Mas, entre "dever ser" e ser... Vai uma certa distância.  ;)  8)

Abraços!
Alberto

amadeu

se for vintage eh caro pacas
se for um reloginho velho  consegue comprar por preço baratinho, baratinho. ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Mas aí, os caros, já é reloginho "millésime...  ::)

Com direito a "biquinho" e tudo.
;D

Adriano

Não é chatisse não, é justamente por essa origem, dos vinhos, que eu entendo o termo como uma qualidade de um objeto antigo, e não tão somente um objeto antigo.

Extendendo o assunto, e não querendo estabelecer regras, mas apenas por curiosidade: e afinal, como cada um pronuncia o bendito termo? Eu falo "a la" gringa: "víntage". Mas há quem diga "vinteige" ou até "vintáge". E aí? E afinal, como é originalmente a palavra em sua lingua original?

Abraços!

Adriano

tio Gugu e tia Wiki me deram a resposta abaixo:

"A palavra Vintage no século XVIII passou a significar "ano em que foi feito um vinho". Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. Os requisitos para ser "Vintage" são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura), e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado. No oposto, Coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como Retro.
O termo Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retro é algo novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante."

Adriano, a palavra é de origem francesa, portanto sua pronúncia "mais adequada" (não sei se existe a "correta") deveria ser como em francês.

Aproveitem o feriado!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Alberto Ferreira

Sim, é francesa.
Eu diria algo como "vintáge".

Em inglês...
Depende...
Os britânicos, se podemos dizer isso...  ::), dizem algo como "víntAge"...
Com "tomAto". 

Na "Gringolândia"... eu creio que "víntEIge", algo assim como dizem "tomEIto".
;)  8)

Alberto

Edson Ramos

Boa noite a todos,
Vejo muito também no mundo dos relógios o termo "heritage", o que seria?
Obrigado

Alberto Ferreira

Eu acho que algo como "herança"...
No sentido de ser algo ancestral, que nos traz o passado...

Bem,...
Não sei se eu exagero...  ::)
Mas hoje a "galera" fala em "DNA"...  ;)

Alberto

amadeu

RTOL

Pois é amigo Alberto Ferreira (grato pela explicação) mas a mim ficou parecendo que se fosse utilizado o termo millésime no caso dos relógios, aquela tenue linha da qual cita o Adriano, teria sido ultrapassada em largo salto. Melhor manterem só  vintage.

Dorotheo

Lá "no Guaxupé-MG" vintage é igual a "véio com gosto", ou seja, uma coisa antiga e conservada.
Saudade da terrinha e dos meus pais.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire