Relogio para Cegos

  • 8 Respostas
  • 2525 Visualizações
Relogio para Cegos
« Online: 03 Maio 2013 às 11:04:29 »


Hoje um cara que trabalha comigo, sabendo que eu gosto de relógios, veio pedir uma dica de relojoeiro pruma peça super interessante. Um relógio de bolso pra cegos, segundo o João, o botão na lateral do relógio quando pressionado, fazia tocar as horas pra que quem não enxerga as pudesse ouvir.

Tirei umas fotos pra vcs verem e tentei abrir a tampa traseira mas não forcei, uma vez que não há dobradiça.

As peguntas são:

- já viram um assim?
- vale a pena consertar?
- onde ou quem seria o artífice mais recomendado?


Abraço, gabo  :)








*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Relogio para Cegos
« Resposta #1 Online: 03 Maio 2013 às 11:15:53 »
Se faz soar as horas por meio de batidas num gongo, é um repetidor. Agora falta definir se é repetidor de minutos, de cinco, de quarto, etc., ou seja, de acordo com a forma como o relógio faz soar as horas é que define-se o tipo de repetidor.

Provavelmente, o relógio do seu amigo contém uma máquina similar a esta: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=9371.0

Repetidores são mecanismos complexos e delicados. Não é qualquer um que mexe.

É claro que vale a pena restaurar o relógio, afinal, repetidores são raros e caros, porém, ACHO que este relógio não está na caixa original, pois um mecanismo como esse normalmente vem numa caixa de ouro ou outro metal precioso.

Fico curioso para saber como um relógio dessa estirpe pode acabar nesse estado de conservação.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: Relogio para Cegos
« Resposta #2 Online: 03 Maio 2013 às 12:53:16 »

Fico curioso para saber como um relógio dessa estirpe pode acabar nesse estado de conservação.

Porra!!! que relógio interessante!!!!!! :o :o :o :o :o

Estou curioso junto com o Igor?!?! como foi ficar desse jeito?!?!!? é uma pena!!!!

Acredito que vale a pena uma restauração!!!!!

Abraço

Rafa

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Relogio para Cegos
« Resposta #3 Online: 03 Maio 2013 às 13:09:17 »
 
    Normalmente os relógios para cegos tem o vidro basculante, pelo menos os de pulso, assim o usuário "sente" a posição dos ponteiros.

 Abs

Re: Relogio para Cegos
« Resposta #4 Online: 03 Maio 2013 às 13:47:54 »
para quem tem dificuldade de visão é bem mais facil acabar derrubando o relógio, o que acredito que tenha acontecido. um relógio para esse uso deveria estar sempre com a correntinha para tentar dminuir acidentes
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re: Relogio para Cegos
« Resposta #5 Online: 03 Maio 2013 às 17:05:14 »
Eu não conheço este relógio...
Seria interessante se nós pudéssemos ver uma(s) foto(s) do movimento e do interior da caixa.

Até confirmação ou informação de quem sabe mais eu fico sem a certeza ele seria mesmo algo específico para uso por cegos.  ::)

Pode ser uma soneria ("normal"), ou "repetidor", com nos disse o amigo Igor.
Não esqueçamos que no passado, muitas vezes os ambientes eram mal iluminados... Daí o uso desta complicação.

Mas, com a palavra quem conhece.

Alberto

Re: Relogio para Cegos
« Resposta #6 Online: 03 Maio 2013 às 19:41:14 »


Amigos,

obrigado pelas respostas e sim, vou tentar abrir o relógio do cara pra satisfazer a nossa curisosidade.
Voltando a pergunta: estando em Sampa, onde ou quem seria o artífice mais recomendadopra consertar?

Abs gabo  :)

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: Relogio para Cegos
« Resposta #7 Online: 04 Maio 2013 às 19:43:55 »
Leva no Carregalo.
Pode até ser que ele não arrume (o que acho difícil), mas certamente te dará o caminho das pedras.
Procure endereço e telefone dele no buscador.

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: Relogio para Cegos
« Resposta #8 Online: 04 Maio 2013 às 23:05:50 »
Gente, gente, gente... Conforme já disseram, trata-se de um repetidor. NADA a ver com "relógio para cegos". A funcionalidade foi desenvolvida à época em que não havia luz elétrica,  para que o indivíduo pudesse saber as horas sem precisar acender a vela, o lampião ou a a lamparina para "lê-las".
Marcelo