Menu principal

Seiko raro no eBay (VFA)

Iniciado por Bernardo, 20 Maio 2013 às 15:47:01

tópico anterior - próximo tópico

Octávio Augusto

Abraço,

Octávio Augusto

amadeu

vfa eh very foda de achar?
pelo preço eh o que parece.  ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

flávio

Acho que os conhecedores poderiam fazer um resuminho para os leigos do modelo. Quantos foram produzidos, em que ano, quais eram os parâmetros de ajuste, etc.

Resuminho, por favor!  ;)

Flávio

Adriano

Não sei dizer quantos foram produzidos (nem sei se alguém "no mundo" sabe essa informação). Mas entre os GS mecânicos só existe VFA com calibre 61xx e 45xx, sendo os 6185 e 6186 automáticos (date e day-date respectivamente) e o 4580 de corda manual (date, se não me engano).

Abraços!

Adriano

Adriano

A propósito, na edição 84 da Pulso escrevi a matéria da seção "Vintage" sobre o Grand Seiko 6145-8000. Elaborei uma tabela de comparação entre os limites de alguns certificados para comparação. Como a tabela é uma compilação de minha autoria, posso publicá-la.

Abraços!

Adriano

Gravina

Citação de: Adriano online 21 Maio 2013 às 11:47:47
... (nem sei se alguém "no mundo" sabe essa informação)....

Acho que o Adriano tem razão..........talvez nos arquivos (não divulgados) da Seiko.

O meu não é um GS, é apenas um VFA a quartz de 1973............acho que foi ajustado por um cara chamado Kintaro Hattori  ::), mas não tenho certeza.

Abs

Gravina

Filipeandrade

Tem um ruby um pouco pequeno ali no mostrador ou é impressão minha?

Abraços e o relógio é lindo!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Alberto Ferreira

Legal!
O tópico e o assunto da precisão em si. Sobre a qual sempre ainda "paira" alguma dúvida nas cabeças de muitos.

Para ilustrar ainda mais, será que alguém teria (se não for algo interno da Seiko) um exemplo de boletins de marcha de um VFA em condições plenas?

Será que alguém poderia indicar algum site com mais informação sobre os VFA?

Alberto

shun

Vou tentar explicar um pouquinho sobre os Seiko VFA. Pode haver inúmeras imprecisões então peço ajuda aos colegas para me corrigir!

A História dos GS e do VFA tem a ver com a Seiko querendo mostrar ao mundo que também sabia fazer relógios com precisão incrível, logo, nos idos de 1960, o objetivo era conseguir enviar relógios para as competições de cronômetros de Neuchatel, Genebra, Besançon e Observatório de Kew. Essas competições se deram todos os anos até mais ou menos 1969 ou 70.. Essas competições tinham limites tão altos que as manufaturas enviavam movimentos construídos especificamente para as competições, as únicas fabricas que venderam esses relógios que passaram pelos testes foram a Waltham, com seus relógios de bolso, a Girard-Perregaux e a Seiko!

Alguns movimentos ficaram muito famosos com essas competições: Peseux 260, Zenith 135, Longines 360, Girard-Perregaux 32A e o Seiko 45. Porém, excetuando-se a GP e a Seiko, os movimentos de outras manufaturas que estão por aí no mundo não são aqueles que foram certificados, são "apenas" construídos com as mesmas especificações, sem, necessariamente, o 'ajuste fino' dos  exemplos que realmente passaram pelas competições. Em torno de 226 movimentos Seiko 45 (4520 e 4580) que foram certificados foram vendidos ao público no final da década de 1960.

A Seiko, após dominar o mercado doméstico queria agora mostrar para o mundo sua capacidade.. Para isso haviam as competições; Em 1962, a Seiko recebeu o 'ok' de Neuchatel para participar e em 63 a Seiko participou na divisão de relógios a quartz e ficou em décimo lugar, no ano seguinte a participação da Seiko amargou os 144 (Suwa) e 153(Daini) lugares (Lembrem que a Seiko possuía duas fábricas que competiam entre si; a SUWA Seikosha e a DAINI Seikosha.). Os japoneses concluíram que para melhorar a precisão teriam que manejar a magnetização, aumentar o 'beat-rate' (Daí vem os Hi-Beat) e melhorar os ajustes do movimento. Se compararmos os resultados de 1964 com os de 1968 (103 calibres 4520 foram submetidos, 73 foram certificados) 1969 (30 calibres 4580 submetidos, 25 certificados) e 1970 (150 calibres 4580 submetidos, 128 certificados) percebemos claramente que os japas não estavam para brincadeira! Em 1968 a Seiko havia conseguido um belo segundo lugar na competição de Neuchatel - o quarto e o oitavo lugar também eram Seiko.

Como dito anteriormente a Seiko acabou vendendo todos esses relógios para o público como "Observatory Chonometer" em caixas de ouro 18k em um valor nos dias de hoje de aproximadamente US$10.000,00. A variação média de alguns dos exemplares que foram certificados por Neuchatel tinham média diária de +/- 0.175s por dia!  :o :o :o

Já os calibres 4580 especialmente ajustados foram vendidos como "Grand Seiko VFA", em caixas de aço. Pouquíssimas unidades do VFA foram produzidas e vendidas devido ao seu processo de fabricação ser muito difícil. O Seiko 45GS VFA foi vendido com a garantia de marcha de +/- 2s por dia, com variação mensal de +/- 60s...!

Em 1972 os calibres GS 6185 e 6186 VFA foram lançados pela SUWA Seikosha enquanto que o calibre 45G VFA era produzido pela Daini Seikosha. Não há dados de quantos desses 61GS VFA foram produzidos, certamente poucos. E é esse 61GS VFA que o cara está tentando passar por uma modesta fábula... hahahaha

Esse "resuminho" foi uma tradução livre de um outro texto, muito mais completo, que merece ser lido integralmente! Então, mãos (Ou olhos, nesse caso) à obra, pessoal! Aqui o link: http://general.watchprosite.com/show-nblog.post/ti-757773/

Rafaexp

Citação de: Adriano online 20 Maio 2013 às 18:01:58

Com um zero a menos à direita, esse relógio estaria bem pago. Com certificado, estojo e etc., eu até concordaria em chegar perto dos US$ 10k.

Abraços!

Adriano

O mestre Adriano arriscou uma estimativa de valor, mais razoável sobre este relógio.... gostaria de saber se todos concordam??

mas pelo que entendi, esse relógio esta sem os certificados estojo e tudo mais.... então....qual seria o valor a ser pago nele.... realmente apenas um 0 a menos a direita??hehe

E que lindo seiko heim Gravina!!??!!???

Abraço

Rafa

FALCO

Eu não conheço o modelo e a linha e menos ainda tenho informações para opinar sobre seus valores, mas, fazendo um paralelo com outros modelos da Seiko, antigos e algo importantes, duvido muito que este relógio seja capaz de atingir ao menos 1/10 do valor pedido, por mais interessante que seja. Diferentemente de algumas marcas aqui apontadas, a Seiko não tem grandes "players", o que é decisivo para fazer um relógio de aço atingir os níveis de valores do anúncio.
Enquanto um 62MAS ou um 6145-8000 custar menos de us$1k e um 6159-022 pouco mais deste valor acho difícil falar em "dezenas de milhares de dólares" nos Seiko.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

Isso é fato. Outro dia divulgaram um site aqui com GS sendo vendidos de forma "atravessada". Havia modelos de 3 mil dólares, o que era bastante razoável, até estranhei. Disseram, inclusive, que no mercado paralelo é possível comprar os GS bem mais baratos. Eu gostaria de ter um daqueles 36mil bph com ponteiros azuis, simplão mesmo, parecendo os aqua terra. Mas... O preço de lista dele é de 7.5 k e, tecnologia à parte, a Seiko tem que comer MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO feijão para cobrar no seu relógio o que a Rolex cobra num Datejust. Não que não sejam comparáveis, mas a penetração do nome Seiko no mercado de luxo é pífia, coisa para colecionador mesmo.

Flávio

Henk

Esses GS especiais têm um mercado restrito, lembrando ainda que o público alvo da Seiko para esses é o doméstico.
Será que não estamos fora desse mercado em todos os sentidos? Será que o vendedor iria dar a cara pra bater assim, apesar da sua qualificação ser boa?
Acho difícil esse relógio ter seu preço reduzido para, digamos, 10K.  Uma hora vai sumir do mercado... por quanto?

Sei lá... acho loucura também... só supondo o que eu não conheço...

Bernardo

Pessoal,

Fazendo um raciocínio aproximado, simplista,  para estimar/entender o que se pagava, na época, por um VFA semelhante ao do anúncio:

Um "Seiko Quartz-Astron 35SQ", relógio de ouro e primeiro relógio de quartz disponível comercialmente, lançado no final de 1969, custava na época JPY 450.000, o equivalente a um carro médio, como por exemplo um Corolla. Foram feitas 100 unidades deste relógio, as quais foram vendidas em uma semana.  JPY 450.000 eram equivalentes a US$ 1.250

Como evolução da série 35, surgiu em 1971 a série 38, a qual tinha preço mais acessível. O calibre 3823, também conhecido como SQW 38 foi lançado em outubro de 1971, a um preço de JPY 150.000. O relógio mecânico mais caro da época, o Grand Seiko VFA 61 custava JPY 100.000 e um Seiko KS Special Chronometer custava JPY 35.000.

Assim, o preço de um Seiko GS 61 VFA, desconsiderando alguma inflação, em 1971, seria de 22,2% de um Corolla, que custa atualmente, no Japão, cerca de US$ 17.000. Considerando 22,2% de US$ 17.000, o valor atualizado do Seiko GS 61 VFA seria de uns US$ 3.774. Os Seiko GS automáticos atuais, na SeiyaJapan.com, custam entre US$ 3.162 e US$ 5.298.

Noutra linha de raciocínio: Se JPY 450.000 eram equivalentes a US$ 1.250, JPY  100.000 seriam equivalentes a US$ 277.50; um Rolex Submariner sem data, em 1970, custava US$ 230.00

Diria então, que transportando o valor dos GS 61 VFA para os dias atuais, teríamos algo perto/abaixo dos US$ 6K. Seria, talvez, em termos de preço (e qualidade), o equivalente ao Grand Seiko Spring Drive SBGA011, relógio atual, que custa US$ 5.298.

=============================

Os Seiko GS, pelo que entendo, sempre  tiveram dificuldade em se colocar no mercado ocidental, pelos seus altos preços. Desta forma, como já foi dito aqui, ficaram quase que restritos ao mercado interno japonês. Um VFA é muito raro de aparecer fora dos leilões japoneses - acho que este do anúncio é o segundo que vi  no eBay; o anterior apareceu há cerca de 2 anos atrás; se não me falha a memória, o preço era bem menor (acho que uns US$ 10K).

Tal modelo VFA tem grande significado na história dos relógios Seiko, sendo desejado por muitos colecionadores. O tempo dirá se conseguirá ou não ser vendido pelo valor que está sendo pedido.

Uma coisa me parece certa: se houver comprador, esteja em qual  lugar do mundo estiver, o mesmo deverá ter sérios problemas com a "patroa" para explicar a aquisição...

Abraços,

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Astron_(wristwatch)
http://forums.watchuseek.com/f9/almost-start-seiko-quartz-watch-history-160408.html
http://www.motorpasion.com.br/segredos-geral-carros/novo-toyota-corolla-2013-da-as-caras-no-japao
http://minus4plus6.com/PriceEvolution.htm
http://www.seiyajapan.com/category/1_grand_seiko/

Betocd

Citação de: Bernardo online 22 Maio 2013 às 00:31:55
Pessoal,

Fazendo um raciocínio aproximado, simplista,  para estimar/entender o que se pagava, na época, por um VFA semelhante ao do anúncio:
...

Bela pesquisa!
Parabens.

Abs,

NOTA:
Texto repetido na citação editado pelo moderador em atenção a estas recomendações  ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6730.0
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação

Alberto Ferreira

Na verdade, qualquer comparativo que envolva a conversão de moedas e, para complicar, o tempo (anos...) sempre será passível de erros...
E estes erros podem sem grandes.

Ah!
Mas é só para termos uma ideia... Talvez digam...  ::)

Sim, eu sei...
Tudo bem, mas pode ser uma ideia baseada em falsas premissas, portanto inválida.

Eu vou dar um exemplo "comezinho"...
Eu vi uma maçã em uma banca de frutas de Tóquio, o preço dela, convertido dos ienes para os reais era um total absurdo...

Mas,...
E o poder aquisitivo?
Quanto tempo (se pudermos mensurar) alguém tem que trabalhar lá no Japão para comprar aquela maçã e aqui, alguém com condições análogas (mais uma vez, se pudermos quantificar), quanto teria que trabalhar?

Este exemplo não pretende sugerir que nós façamos algo parecido nas comparações, eu não tenho esta pretensão, ele apenas tenta ressaltar a "base" da questão.

Alberto

flávio

Desenterrei o tópico em virtude de artigo publicado hoje na net sobre os Seikos que foram levados às competições de observatório. Como dissemos, uma competição de observatório não era uma simples certificação de cronômetros, mas algo muito, mas muito mais preciso. O interessante é que a Seiko, assim como a GP, chegou a colocar no mercado alguns cronômetros certificados em observatórios (cerca de 250), a preços que, na época, equivaliam a seis vezes um Grand Seiko.

O artigo:

http://www.watchesbysjx.com/2013/06/up-close-seiko-astronomical-observatory.html

Uma pergunta: como manter esse acabamento em forma de "tapecaria" em uma caixa de ouro e como restaurá-lo em caso de danos?

Flávio

melao

Citação de: flavio online 04 Julho 2013 às 11:02:27
Desenterrei o tópico em virtude de artigo publicado hoje na net sobre os Seikos que foram levados às competições de observatório. Como dissemos, uma competição de observatório não era uma simples certificação de cronômetros, mas algo muito, mas muito mais preciso. O interessante é que a Seiko, assim como a GP, chegou a colocar no mercado alguns cronômetros certificados em observatórios (cerca de 250), a preços que, na época, equivaliam a seis vezes um Grand Seiko.

O artigo:

http://www.watchesbysjx.com/2013/06/up-close-seiko-astronomical-observatory.html

Uma pergunta: como manter esse acabamento em forma de "tapecaria" em uma caixa de ouro e como restaurá-lo em caso de danos?

Flávio

PQP....... :o :o :o :o
Lindo,babei.......

Adriano

Citação de: flavio online 04 Julho 2013 às 11:02:27

Flávio

Não tem como. Nem a própria Seiko, a não ser que tenha guardado a mesma estampa que fez isso exatamente nessa caixa, originalmente. Na verdade, não é uma estampa, mas um acabamento "rolled", se não me engano. Como se você passar um rolo de macarrão "texturizado" sobre uma massa.

A propósito, belo trabalho de pesquisa nesse artigo, pois eu nunca havia visto fotos tão claras do calibre de 72.000 a/h nem fotos dos boletins. Show de bola!

Abraços!

Adriano

melao

Já que o assunto aqui nesse topico sao relogios de alta precisao,me bateu uma duvida meio boba e talvez até simplista.Mas gostaria de ter esse conhecimento.
A maioria dos relogios complicados e de alta precisao sao a corda manual,tanto antigamente quanto nos dias atuais.A minha duvida é se os relogios a corda manual favorecem a precisao e as complicaçoes mais do que os automaticos.Tanto na parte de engenharia,como na parte de regulagens e tal?
Será que algum dos nossos mestres poderia ajudar a esclarecer.
Grato desde já.Um abraçao.