Menu principal

Curiosidade... "íon black"?

Iniciado por J.Damasceno, 28 Maio 2013 às 11:14:54

tópico anterior - próximo tópico

J.Damasceno

Há algum tempo tem sido possível ver relógios que mesmo sendo de aço inox apresentam como característica mais marcante o fato de serem da cor predominantemente, "preta", completamente "preta". Atualmente já há algumas sutis variações de tonalidade, entretanto, o que venho lhes perguntar é se (1.) é possível a confecção de relógios com outras cores? cores variadas, usando esse mesmo recurso que permite que relógios na cor do aço, fiquem "pretos".

2. Gostaria de saber se vocês tem informações sobre a durabilidade dessa pigmentação, pois já observei alguns desses relógios com a cor do aço voltando a aparecer, em especial, nas extremidades das garras da pulseira.

Valeu.

capitao caverna

Salve,

Bem, vou falar com experiência prática, ou seja, não sei se era ion black ou o mesmo processo de que tu se refere, mas eu já vi relógio automático com caixa de aço completamente preta e eram antigos (decada de 70 ou 80). A marca era Citizen; mas é como falei, não sei se era preto pelo mesmo processo de "escurecimento" que tu falou ou se era simplesmente pintado. Mas eu vi! ;D

Abraço

Alberto Ferreira

Aqueles das décadas de 1970-80 eram pintados, com uma tinta epóxi.

Eu creio que o que o Damaceno fala é algo completamente diferente.
E na verdade há vários nomes comerciais, etc.

Mas basicamente todos eles são uma deposição superficial, como por exemplo o famoso PVD (Physical Vapor Deposition), hoje o método mais comum, que por sinal permite a deposição de diferentes materiais e, consequentemente, dentro de certos limites, de diferentes tonalidades.

Mas estes métodos também não são eletrodeposições, os chamados "plaquês".
Outro método mais antigo portanto bastante diferente do PVD, porém ainda usado até hoje (neste caso os materiais depositados são metálicos, ouro, prata, níquel, etc).

A durabilidade depende mais (da resistência) do material aplicado do que do método.

Alberto